Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar

Creio que todos aqui já viram esta entrevista. Aos que ainda não tiveram a oportunidade, vale cada minuto.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar

Lendo "O Brasil em perigo", de Enéas Carneiro (1996).

A despeito do que eu sempre ouvi do Enéas, o cara acertou praticamente tudo o que disse sobre o futuro do País (vide a entrevista no Roda Viva em 1994 que - ao meu ver - o único ponto em que ele se equivocou foi o plano real).
Vejo que os brasileiros jogaram no lixo a única oportunidade que tiveram de pelo menos tentar ver uma mudança nesse país (eu creio que a figura caricata do Enéas o atrapalhou também, acho que foi um erro ele se apresentar daquela forma, parecia mais um déspota do que alguém que amava o país e sonhava por Brasil melhor). Vi alguns comentários por aí dizendo: "Bolsonaro está ai, não vamos cometer o mesmo erro novamente". Não sei praticamente nada sobre o Bolsonaro, porém não acredito que ele será um Estadista como creio que o Enéas seria (mesmo assim, se ele se candidatar à Presidência, terá meu voto!).

E agora, quem poderá nos defender?

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar

Samá Samutte
E as ideias dele, o nacionalismo, o absolutismo, patriotismo, entre outras, nada valem?

Cara, você descobriu o Enéas agora, pelo que entendi. Acho que você já sabe que ele morreu, né? Enfim...

O Enéas era exatamente isso que você "percebeu". Inteligente pra cacete, nacionalista, patriota, etc...

(era meio doido também... hehehe)

Mas isso tem lá muito valor no mundo da política? Particularmente aqui no Brasil?

O que conta aqui é o nosso "jeitinho", a grana na meia ou na cueca, o apadrinhamento, o toma-lá-dá-cá, o é-dando-que-se-recebe, e por aí vai. As qualidades do Enéas (principalmente a honestidade) não o manteriam nem uma semana no poder...

Benva
Veterano
# out/15
· votar

Fidel Castro
Haddad x Ciro Gomes

Isso, vamos fazer uma ciclofaixa transamazônica!

General Patton
Membro Novato
# out/15
· votar

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar

General Patton

TD4W?!?

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar

JJJ
Cara, você descobriu o Enéas agora, pelo que entendi. Acho que você já sabe que ele morreu, né? Enfim...

Eu o "conheço" desde a infância, porém não sabia nada sobre ele (só sabia que era o cara que dizia: "meu nome é Enéas 56"; daí eu dizer que essa imagem que ele passou para a população provavelmente o atrapalhou). Aí resolvi assistir essa entrevista no Roda Viva e fiquei embasbacado com a inteligência, cultura, visão, etc. dele (sim, eu sabia que ele havia morrido; à época, se eu soubesse o que estávamos perdendo, acho que teria chorado).

Mas isso tem lá muito valor no mundo da política? Particularmente aqui no Brasil?

Não! Nenhum! É exatamente o que ele fala na entrevista:

"Perdoe-me, se o Partido dos Trabalhadores tem uma estrutura de pensamento tão forte, por que, na sua linha de frente para o cargo máximo da nação, apresentou uma pessoa - não tenho nada em particular com esse senhor - uma pessoa sem preparo? Não consigo entender é que haja um aplauso de um grupo a uma pessoa que nunca estudou, que se exprime com muita dificuldade em linguagem falada ou escrita e que, perdoe-me, fala do que ouve. Eu não conheço, nesse senhor, o candidato do PT, nada que, nesse período todo desde 1979, me tenha impressionado, no que concerne em alguma análise profunda de questões sérias. Eu nunca vi isso. Eu não sei como uma pessoa que nunca foi educada e nunca educou ninguém pode falar de educação. Eu não entendo. Agora, se o senhor diz que eu estou ofendendo, não estou ofendendo, estou fazendo um diagnóstico preciso. Para dirigir uma escola, exige-se que a pessoa tenha um diploma. Para ser presidente da República, não se exige nada? Em 1989, eu era a mesma pessoa, tão preparada quanto sou hoje, os mesmos diplomas que eu tenho hoje. Nunca houve um órgão de comunicação nunca, não, o senhor [humorista e entrevistador de TV] Jô Soares me chamou, me deu essa oportunidade. Mas ninguém se interessava, era uma pilhéria, eu era um motivo de jocosidade, era uma figura, para os senhores, histriônica. Estou falando em geral; pode até haver, no conjunto dos senhores, alguém que admitia que apreciava o que eu digo. Então, se há o preconceito, não é meu. O que é que deveria fazer a imprensa quando vê um médico que trabalhou a vida inteira, que ensinou a vida inteira, que formou jovens, que nunca chegou atrasado no seu curso,
que deu exemplo de cidadania formando pessoas, que se dedicou sempre ao trabalho e não fazendo greves, estudando e trabalhando? Por que a imprensa não foi perguntar para mim o que eu pensava em 1989?"

Aí um dos jornalistas foi dizer que greve é constitucional; Enéas respondeu:

"A greve é um direito inalienável de um trabalhador. Eu nunca disse o contrário. Está no manifesto do meu partido. Isso é uma coisa. Outra coisa é viver disso, é fazer disso profissão de fé. Outra coisa é não ter feito nada além disso, na vida. Como, aliás, o jornal do senhor escreve sobre mim não sei quem, não me lembro, que eu não gravo o nome dos senhores; disse que a biografia do senhor candidato do PT era melhor que a minha. Mostre-me o currículo do candidato do PT, mostre-me o que ele fez ao longo da vida."

E pensar que hoje temos no cargo mais importante do país uma mulher que saúda a mandioca, acha que criança e cachorro é uma coisa só e, ainda por cima, quer criar tecnologia para estocar venho. É de trazer lágrimas aos olhos.

Fidel Castro
Veterano
# out/15
· votar

Samá Samutte

Enéas era anacrônico em 1989, quiçá hoje...

erico.ascencao
Veterano
# out/15
· votar

Interessante a última pesquisa do Ibope: todos os principais figurões da política nacional têm mais de 50% de rejeição, com exceção do Aécio (47%). O Lula tem a maior rejeição (55%) e a maior certeza de voto (23%). Números de um país esquizofrênico politicamente.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/15
· votar

Samá Samutte
E as ideias dele, o nacionalismo, o absolutismo, patriotismo, entre outras, nada valem?

Não. Porque em tempos de "paz" ninguém precisa dessas coisas.

E na moral, o véio defendia calotes financeiros e queria construir uma bomba atômica.
Não se encante com ele não!

Bolsonaro
E esse aí é só uma caricatura. Um Pinscher que pensa que é Rottweiler.

Fidel Castro
Veterano
# out/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar

Valiam lá pra 1822.

Patriotismo é complicado no Brasil pois o Brasil foi feito uma 'nação só' na canetada pelo Getúlio, a identidade cultural é muito diferente regionalmente, não chega a ser uma Espanha, mas é quase lá. Tem algo em comum a todos sob território nacional para dizer: isso é Brasil? A porra é tão extensa geograficamente falando e ainda de difícil acesso que nem conhecemos o Brasil. Diferente de um camarada em um país europeu que está a um tiro do outro lado do país. A única coisa em comum ao Brasil inteiro é grade da TV aberta

Nacionalismo é perca de tempo em uma era onde o capital é global e a comunicação global instantânea.

Absolutismo nem comento...

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar

Viciado em Guarana
o véio defendia calotes financeiros

Você está equivocado. Ele defendia a negociação da dívida para no mínimo 30 anos.

queria construir uma bomba atômica.

Outro engano seu; o que ele queria era que o Brasil fosse detentor de uma autonomia no que concerne à energia nuclear. O que aconteceu é que - à seu exemplo - as pessoas deturparam as ideias dele. Ele não queria construir uma bomba e ameaçar o mundo com isso. Por qual razão os EUA até hoje não se engraçaram para o lado dos russos?

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar

Fidel Castro
Valiam lá pra 1822

pronto, chegou o progressitinha prafrentex e seu espírito da história

meu filho, o espaço nacional é uma unidade relativamente homogênea em termos de lei, dinheiro, costume e língua. É coisa básica para organizar a sociedade, uma célula dela (como a família)

mas pra você nada disso importa, tu só quer comprar esse discurso de auto ajuda protomarxista de banca de jornal

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar

queria construir uma bomba atômica.

meio maluco, mas é um blefe considerável em nível mundial. Até o paquistão e índia tem essa porra, o brazil deveria ter pela sua posição e território

Fidel Castro
Veterano
# out/15
· votar

sallqantay

dramaqueen, não sei onde está a autoajuda, o marxismo e muito menos o protomarxismo (nasci depois dele).

o espaço nacional é uma unidade relativamente homogênea em termos de lei, dinheiro, costume e língua.

Lei e moeda são canetadas. Costume? Acho BEM heterogêneo, o que tem em comum foi meio que empurrado goela abaixo pois os meios de comunicação são bem centralizados no Brasil, bem como a cultura de massa.

Língua eu concedo essa.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar

Fidel Castro

caneta > seu pipi

deal with it

Fidel Castro
Veterano
# out/15
· votar

sallqantay

caneta é maior que tudo

unificaram as Repúblicas Italianas na caneta, criaram um fucking estado judeu bélico na terra prometida na caneta lol.

não duvido nada, em uma canetada você pode amanhã acordar negra, mulher e polonesa.

FELIZ NATAL
Veterano
# out/15
· votar

Sei lá, sou bem leigo nesses assuntos de politicas e zas, mas tive a oportunidade de assistir o referido vídeo da entrevista do Enéas na TV Cultura há cerca de algum tempo e fiquei embasbacado com sua linha de pensamento e a forma clara de expressá-la mesmo sendo técnico.

Dá pau em qualquer um do cenário atual, de longe ( fora o Ciro )

E pensar que hoje temos no cargo mais importante do país uma mulher que saúda a mandioca, acha que criança e cachorro é uma coisa só e, ainda por cima, quer criar tecnologia para estocar venho. É de trazer lágrimas aos olhos.
[2]

Viciado em Guarana
Veterano
# out/15 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar

Samá Samutte
Você está equivocado. Ele defendia a negociação da dívida para no mínimo 30 anos.
Tipo o que a Grécia está tentando fazer?
Por aqui a gente conhece isso por outro nome.

o que ele queria era que o Brasil fosse detentor de uma autonomia no que concerne à energia nuclear
Para fins militares.

sallqantay
meio maluco, mas é um blefe considerável em nível mundial. Até o paquistão e índia tem essa porra, o brazil deveria ter pela sua posição e território
Mas quando o véio propôs a parada já tinha passado e muito da época de se fazer isso.
O Irã tentou por o pau na mesa assim recentemente, não deu muito certo.

Quer fazer a bomba e quebrar os acordos, faz! Mas isso não é mais o tipo de coisa que tu fica espalhando por aí aos quatro ventos antes de estar com o produto em mãos.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar

Viciado em Guarana

uma pessoa me disse (alegando ter fontes do exército) que o brazil tem a bomba. Mas vai saber...

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar

Viciado em Guarana

Li em uma entrevista ele falando sobre a intenção de aumentar o efetivo das Forças Armadas com o intuito de garantir uma resistência em caso de ataques externos; creio que a ideia da bomba está no mesmo aspecto. Disse ele: "Quem garante que se nós nos levantarmos não seremos alvo de uma tentativa de intervenção". Todavia acredito que foi um equívoco ele expor isso em rede nacional, como já salientou o salpicão acima.

Agora, sobre a negociação da dívida, caso tenha interesse, veja essa breve entrevista que ele concedeu ao Jô Soares. Ele fala um pouco sobre isso:

http://www.youtube.com/watch?v=v8NtQOh1pg4

Snakepit
Veterano
# out/15
· votar

Essa corrida armamentista é uma piada. Isso seria o prego que faltava no caixão tupiniquim.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar

Nacionalismo é perca de tempo

LeandroP
Moderador
# out/15 · Editado por: LeandroP
· votar

Snakepit
Mas é no minimo curioso, ou engraçado, um defensor do PT admitir a existencia do mensalão.

Talvez seja apenas curioso mesmo. Não sou um defensor do PT. Tenho afinidade com as ideias do PT e de outros partidos também. Reconheço qualidades de outros partidos, mas também aponto aquilo que eu não considero certo, inclusive no PT.

Voce realmente acredita que o Cunha e o PMDB são oposição?

Acredito que o Cunha tem uma influência enorme, proporcional à sua riqueza pessoal. Ele faz sim oposição, e não faz por algum ideal que não seja o máximo poder.

Colocar o PT como a vitima nessa situação é muita ingenuidade.

Ah, não tenha dúvida. É tipo de aliança que o PT fez pra poder governar sem ser por decreto (ditador) ou por agrados (velha política nefasta condenada inclusive pelo PT) e que afetou de forma notável o prestígio que elegeu 4 vezes seguidas 2 presidentes do partido.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar

A Argentina está prestes a se livrar do Kishnerismo:

Daniel Scioli (Dilma) e Nauricio Macri (Aécio) vão para o segundo turno com um diferença de 2 pontos.

Ficam na briga pelos votos do Sergio Massa (Marina Silva).

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar

https://www.facebook.com/JornalDaGlobo/videos/714837605284675/

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar

Deve ter kischner em todo o aparato de poder dos hermanos. Só matando um a um para se livrar desses parasitas

JJJ
Veterano
# out/15
· votar

sallqantay
uma pessoa me disse (alegando ter fontes do exército) que o brazil tem a bomba. Mas vai saber...

Bomba eu não sei, mas canhão... tem um monte... kkkkkk

Snakepit

Essa corrida armamentista é uma piada. Isso seria o prego que faltava no caixão tupiniquim. (2)

Nem a URSS aguentou isso...

Snakepit
Veterano
# out/15
· votar

sallqantay
Só matando um a um para se livrar desses parasitas

Cortando a teta do governo já é suficiente.

Basta ver a Dilma Bolada.

Viver de ideologia é coisa do passado.

erico.ascencao
Veterano
# out/15 · Editado por: erico.ascencao
· votar

O fato é que o Brasil tem um programa nuclear tocado principalmente pela Marinha, voltado para a construção de um submarino movido a energia nuclear. É um projeto de mais de 30 anos. Parte dele é o Projeto LABGENE.