Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare
E a prova do Enem totalmente contaminada com a ideologia da esquerda.

Imagina como os adolescents vao sair da escola.

Na real eu acho ainda um milagre o Brasil não ser uma venezuela. Sao Paulo ainda salva o país.

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare
Venezuela - câmbio oficial 6 bolivares pra 1 dolar. No mercado negro, ta 700 pra 1.


Moeda é um ficção contábil. Quando a Economia estabilizar, corte-se zeros/renomeie-se a moeda e pronto. A economia real continua funcionando. Foco na moeda é coisa de neo-liberal.

/campineiro

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Konrad
E quando acabarem as reservas?

(Segundo o Sayad, a diferença do Plano Real para os outros 4 planos de estabilização, entre outras coisas, foi que a âncora para a inflação praticada no último, o câmbio, foi possível por causa da reestruturação da dívida externa e o aumento das reservas. )

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


One More Red Nightmare
E quando acabarem as reservas?

A Argentina faliu?

Imprima-se mais dinheiro. Inflação como alívio de débito ftw.

/campineiro alienado.

foi possível por causa da reestruturação da dívida externa e o aumento das reservas

(agora falando a sério, ok?)

Reestruturação da dívida eu até entendo (a primeira, que o Ricupero e FHC coordenaram), mas a segunda parte do argumento é meio nebulosa para mim pois a direção da causalidade pode ser a oposta e o argumento continua válido!

Não me sinto apto a concordar nem discordar! heheh

PS: Recomendações:

http://www.saraiva.com.br/a-real-historia-do-real-183079.html

http://editora.fgv.br/paeg-e-real-dois-planos-que-mudaram-a-economia-b rasileira

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Konrad
Adoro indicações!

Konrad
Veterano
# out/15 · Editado por: Konrad
· votar


One More Red Nightmare

Tem uma penca aqui. Vamos trocando ideias.

Esse assunto "Início do Plano Real" é muito rico e desafiador para os modelos que a gente estuda na Graduação (e, infelizmente, na pós lato e stricto também). É uma pena que - invariavelmente, em minha experiência - em todas as aulas que abordam o tema, a coisa descamba para uma polarização absurda, e a discussão passa por tudo, menos pelos dados.

Tem uma pá de coisas sui generis no início do plano:

a - mesmo com a taxa de juros nas alturas - uns 70% a.a - o nível de consumo foi às alturas - assim como os níveis de atividade da indústria nacional* (Campineiros, where is your God now?) - aumentou cerca de 30% na comparação ano a ano (acho que usei setembro 93/setembro 94 na época - perdi as tabelas em uma formatação dessas da vida).

b - Apesar das taxas de juros absurdas, o investimento estrangeiro direcionados a ativos reais aumentou, e o capital dito especulativo diminuiu, mesmo quando se ajusta o volume relativo pelo absoluto no agregado. E isso durou até 97.

Por essas e por outras que acho meio difícil achar/separar/ponderar as causas/efeitos e falar de âncora cambial. Tem muito trabalho a ser feito nesse campo de estudo - historiográfico e de análise quantitativa do período. Vai demorar uns 30 anos até haver clima político para uma análise mais centrada da coisa.



* depois foi para o buraco, mas o argumento continua válido

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


Snakepit
Na real eu acho ainda um milagre o Brasil não ser uma venezuela.

Nossa vantagem é o tamanho e a diversidade do país.

Mas no longo prazo essa vantagem inercial acaba.

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


Collor caiu por muito menos

O cara pegou o dinheiro da poupança. Um monte de gente quebrou nessa ocasião. Até suicídio teve.

st.efferding
Membro
# out/15
· votar


Collor caiu por muito menos

O cara pegou o dinheiro da poupança.


Não, o Collor congelou a poupança.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


LeandroP
O cara pegou o dinheiro da poupança. Um monte de gente quebrou nessa ocasião. Até suicídio teve.

Tá, mas o impedimento do Collor não teve relação com os planos econômicos (ainda que a insatisfação popular por causa dos planos econômicos malucos facilitasse o processo)

LeandroP
Moderador
# out/15
· votar


makumbator

O impedimento do Collor não foi porque meia-dúzia de "cara-pintada" foi às ruas também.

makumbator
Moderador
# out/15
· votar


LeandroP
O impedimento do Collor não foi porque meia-dúzia de "cara-pintada" foi às ruas também.

Mas menos ainda pela questão dos planos econômicos. O motivo legal foi o esquema de arrecadação de propinas do PC Farias (com contas fantasmas, laranjas e tudo mais). O único ponto do impedimento em relação ao bloqueio da poupança foi a descoberta que as contas do PC Farias e do Collor ficaram de fora do confisco, mas é quase uma nota de rodapé no esquema de corrupção montado.

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Snakepit

Lavagem cerebral bolchevique na cara dura

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


makumbator
LeandroP

O Collor, não obstante seus vários erros, caiu mesmo quando resolveu peitar a imprensa (Globo inclusa) e o Congresso. O resto foi "acessório"...

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


JJJ

"Não me deixem só"

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Konrad

Cara, assisti ontem uma entrevista do Enéas Carneiro no Roda Viva de 1994 e fiquei encantado com os posicionamentos dele! Andei lendo algumas coisas e estou pesquisando bastante sobre os ideais que ele defendia. Pelo pouco que entendo de política, notei que ele era um homem fora de seu tempo e estava há anos-luz de qualquer candidato de sua época.

O que você acha dele? Acha que ele teria sido um bom Presidente?

sallqantay
Veterano
# out/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Samá Samutte

Existe um abismo entre ser bom de retórica e comandar um país. Seria uma tragédia ele presidente, o cara nem tinha experiência no ramo

Konrad
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte

Totalmente aloprado.

Bom só para apavorar os outros em debate/entrevista e etc, pois como ele não jogava pelas "regras", não tinha muito compromisso em manter a postura "certa".

JJJ
Veterano
# out/15 · Editado por: JJJ
· votar


Konrad
"Não me deixem só"

Foi a última cartada delle: pedir apoio popular.

Pediu para as pessoas saírem de verde/amarelo para demonstrarem apoio ao país (a ele...). No dia seguinte, todo mundo de preto nas ruas... kkkkkkkkkkkkkk

Já não tinha apoio nenhum, na verdade.

JJJ
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
sallqantay

Enéas não teria suporte, caso fosse eleito. E, com o temperamento que tinha, ia repetir o erro do Collor: peitar todo mundo. E ia se phoder do mesmo jeito...

Acusam o FHC de ter comprado o congresso para passar a reeleição. Tem o mensalão do PT. Tem outros mensalões também. É uma merda, mas a verdade nua e crua é que o nosso sistema político só funciona se o Congresso resolver cooperar. E como ele só coopera se enxergar alguma vantagem... já viu, né?

Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


LeandroP
O impedimento do Collor não foi porque meia-dúzia de "cara-pintada" foi às ruas também.

Claro que foi.

A "materialidade" da prova contra ele só se sustentou por falta de força política e controle da midia. Faltou conchavo político para engavetar e dinheiro para os meios de comunicações.

Hoje não existe nenhuma prova concreta hoje contra a Dilma exatamente por esse motivo, força política. Se o povo for para a rua ela cai, achar a "Elba" da Dilma vai ser o de menos, assim como de qualquer outro político no Brasil. Todo político tem seu Elba.

A popularidade dela ta zerada, basta a midia botar o brasileiro na rua. Mas toda midia esta muito bem sustentada pelo governo, portanto não existe interesse em derrubar ela agora.

Quem mantém ela no poder é justamente o Cunha e a quadrilha que é a base aliada do governo.

Detalhe que existem diversos impedimentos para investigar a Dilma hoje, o Moro não pode investigar ela por exemplo.

Impeachment pelo Congresso não é golpismo, mas é um julgamento político. Tudo depende da força política e da capacidade do presidente de fazer e manter seus conchavos políticos.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Konrad
sallqantay
JJJ

E as ideias dele, o nacionalismo, o absolutismo, patriotismo, entre outras, nada valem?

LeandroP
Moderador
# out/15 · Editado por: LeandroP
· votar


JJJ
O Collor, não obstante seus vários erros, caiu mesmo quando resolveu peitar a imprensa (Globo inclusa) e o Congresso. O resto foi "acessório"...

O Collor peitou a mesma que o elegeu, e que no final o derrubou.

Nessa época não havia redes sociais, e quem mandava mesmo era a mídia (e ainda é).

Snakepit
Quem mantém ela no poder é justamente o Cunha e a quadrilha que é a base aliada do governo.

Aonde essa base é aliada com o governo? Era quando recebia mensalão, só se for. Depois que parraram de receber a mesada do governo, acabou o "tapinha nas costas".

Me lembro de ver um monte de deputado safado dando tapinha nas costas do Lula e adulando o molusco. O apoio dele era impressionante, mesmo não elegendo um número considerável de deputados do PT. Ou seja, o que rola no momento é a política da chantagem, o que é nojento e ruim pro país. Antes era a da bajulação e das mesadas.

Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


LeandroP
Aonde essa base é aliada com o governo? Era quando recebia mensalão, só se for. Depois que parraram de receber a mesada do governo, acabou o "tapinha nas costas".

Voce realmente acredita que o Cunha e o PMDB são oposição?

Conte os ministérios do PMDB e reveja seus conceitos.

o que rola no momento é a política da chantagem

Essa é a maneira falida do PT fazer política, foi a maneira que sobrou para manter a Dilma no cargo após sua falência política devido ao estelionato eleitoral, Lava Jato, destruição da economia e da LRF.

Não sei se com outro seria diferente, mas essa é a realidade. Colocar o PT como a vitima nessa situação é muita ingenuidade.

Snakepit
Veterano
# out/15
· votar


Enquanto isso:

Dívida pública federal avança em setembro e chega a R$ 2,73 trilhões.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/10/1698545-divida-publica-fe deral-avanca-em-setembro-e-chega-a-r-273-trilhoes.shtml

Economistas pioram previsão do PIB pela 15ª semana e veem inflação a 9,85%
http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/10/26/economistas.htm

Ta aí a receita do sucesso. o/

Fidel Castro
Veterano
# out/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Aguardo um mundo onde o segundo turno de 2018 seja Haddad x Ciro Gomes

aí nem sei em que votar (positivamente)

Snakepit
Veterano
# out/15 · Editado por: Snakepit
· votar


LeandroP
Aonde essa base é aliada com o governo? Era quando recebia mensalão, só se for. Depois que parraram de receber a mesada do governo, acabou o "tapinha nas costas".

Quase passou despercebido.

Mas é no minimo curioso, ou engraçado, um defensor do PT admitir a existencia do mensalão.

Mensalão que por sinal é intriga da oposição e criação da mídia golpista.

#dirceutocomvoceenaoabro

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
b]JJJ[/b]
o nacionalismo, o absolutismo, patriotismo, entre outras, nada valem?

claro que vale, mas nao basta. Toda, absolutamente TODA ideia política é válida até certo ponto e em certo contexto

E, com o temperamento que tinha, ia repetir o erro do Collor: peitar todo mundo. E ia se phoder do mesmo jeito...

[2]

One More Red Nightmare
Veterano
# out/15
· votar


Ele não deixa de ser um role model, tho. Só maneirar na loucura.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Edit.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.