Mesa oval - Eleições e dabate: Cai, Dilminha, cai e leve o Lula e o PT consigo.

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# mar/16
· votar

Qualquer pessoa que veja classe média como um problema, e não a solução, não merece qualquer respeito.

Bizet
Veterano
# mar/16
· votar

megiddo
Não sei. Se por um lado acho que brasileiro não tem maturidade pra viver em democracia, por outro não dá pra alcançar essa maturidade sem vivenciar o sistema. São só 30 anos democráticos, os EUA têm 200 e ainda fazem muita cagada, é só olhar um debate republicano, ou a esperança bizarra que o povo coloca num cara que fala fantasias econômicas só pelo fato dele ser honesto e não receber super pac e prometer direitos humanos básicos.

Ditadura é ruim pra caralho, tanto pela minha vontade de defender o direito alheio de falar merda quanto pelo fato de que no longo prazo democracias sempre trazem mais resultado (porque um ditador ruim é desastroso).

Um governo autoritário da natureza daquele aplicado pelo lee kuan yew talvez prestasse. Eu tenho minhas dúvidas sobre o funcionamento desse tipo de centralização em países grandes (e ocidentais), mas talvez essas dúvidas não tenham mais espaço em 2016, tá muito fácil fazer organização e interpretação básica de dados, fazer acompanhamento dos projetos, tudo de forma independente e pouco manipulável (independente no nível interno, como que de forma a impedir o contratante de ser enganado pelos contratados).

Mas todo autoritarismo precisa do quarto poder, que não deve ter interesse em políticas progressistas. Não to falando de mídia golpista, PT vs PSDB, manchetômetro nem nada disso, to dizendo que os meios de comunicação são oligopolizados, e que, a priori, os interesses individuais dos donos não devem ser progressistas justamente porque eles sairiam perdendo. E não existe um cenário mundial como aquele dos anos 30 pra trazer um Getúlio da vida (apesar dele não ser progressista no sentido das diferenças de classe, antes ele que o médici e seu vôo de galinha estratosférico). Não acho que um lee kuan yew teria expressão aqui não.

Bizet
Veterano
# mar/16
· votar

Snakepit
Solução na teoria, problema na prática.

Snakepit
Veterano
# mar/16 · Editado por: Snakepit
· votar

Bizet
Qual o problema na pratica?

Uma parte da população que não é elite, mas que tmb não se comporta como massa de manobra como os pobres, não sendo capacho da esquerda, é problema?

Snakepit
Veterano
# mar/16 · Editado por: Snakepit
· votar

Com o Temer presidente vai ser engraçado ver toda esquerda começando a elogiar o Moro e criticar a corrupção.

E toda direita falando que é a hora de deixar o Temer trabalhar.

Bizet
Veterano
# mar/16
· votar

Snakepit
Uma parte da população que não é elite

É elite. Se tu mora em SP e tem renda familiar total acima de 6 conto já é classe B1, mais rico que 85% da população. Isso não é classe média nem fudendo, é elite mesmo.

E por elite não to dizendo que é "privilegiado" de forma absoluta, porque se tu tem filho em escola particular, mora num lugar prestável, e tem plano de saúde, coisas que supostamente são básicas, 3k da sua renda já foram embora.

Mas quase 60% das famílias de SP não têm nem isso, nem esses 3 mil. Brasil é pobre, cara.

Snakepit
Veterano
# mar/16
· votar

Bizet
É elite. Se tu mora em SP e tem renda familiar total acima de 6 conto já é classe B1, mais rico que 85% da população. Isso não é classe média nem fudendo, é elite mesmo.

Se classe média é elite... então não existe classe média.

Do que diaxo tu ta reclamando então?

Bizet
Veterano
# mar/16 · Editado por: Bizet
· votar

Snakepit
Questão de nomenclatura só. Antes e depois me referi ao mesmo setor da população, com nomes diferentes, não muda nada.

(mas como no popular "classe média" corresponde aos fazendeiros de cana que acham que não são elite por não serem barões do café, normalmente me refiro a eles com esse nome mesmo)

Resumindo: 1) a galera que não sabe que é elite é o problema pela ebulição política infundada que ela cria e a situação de baixa governabilidade que isso gera e 2) classe média é solução na teoria e não na prática porque essa teoria só funciona em país mais rico e com menos desigualdade (já que aqui a classe média com capacidade de gerar poupança e alto poder de consumo na verdade é elite, não sendo numerosa o suficiente pra ser solução, e a classe média real é a classe trabalhadora, que não consegue nem gerar poupança por não ter dinheiro nenhum sobrando depois de sequer adquirir PARTE dos itens básicos de consumo).

Sobre essa última parte: te garanto que quem tem renda familiar de menos de 3k por mês não vai economizar nem 300 depois de receber um aumento pra 4k. Vai é botar o filho em escola particular, adquirir um plano de saúde, contratar serviço de banda larga (menos de 50% da população tem banda larga), etc. Pode falar o que for da capacidade que o consumo tem de alavancar uma economia, sem investimento é vôo de galinha, e sem poupança (e uma classe capaz de gerá-la de forma significativa) não tem o investimento necessário. Essa história de que classe média move tudo não funciona aqui ainda, não tem jeito.

A solução é continuar tentando puxar CDE pra cima, na base do top-down mesmo, parando de dar atenção a "qual classe carrega o país nas costas" e dando atenção a "que fatores alavancam o país", aqueles 5 básicos da produtividade e competitividade, ou 4, dependendo da maturidade da economia e do caminho a ser seguido. Mas pra isso precisa de governo grande, eficiente (não é paradoxo, fôdace), e de consciência social e política dos fazendeiros de cana e café de que eles vão ter que abrir mão de alguns privilégios. Principalmente os cafeicultores aí, só que eles são donos da mídia quase toda e vão pintar todo progressista como comunista, e a população, principalmente os fazendeiros de cana que tão levando fistfuck diário dos barões sem perceber, vai cair na ladainha e ir pra rua reclamar de corrupção. Sei lá, cara, boa sorte.

sallqantay
Veterano
# mar/16 · Editado por: sallqantay
· votar

Bizet

nem precisa do populacho não, basta captar poupança externa (mas aí tem que rezar a cartilha neoliberal)

todo progressista como comunista

nem todo, tem progressista que é nazista e/ou fascista (ideologias pró progresso social, avanços e essas coisas lindas)

Bizet
Veterano
# mar/16
· votar

sallqantay
vai trollar sua vó

sallqantay
Veterano
# mar/16
· votar

Bizet

boa sorte com a sua solução de continuar tentando puxar CDE pra cima, na base do top-down mesmo

talvez em 800 anos o brazil consiga acumular capital o bastante para níveis mínimos de desenvolvimento

Bizet
Veterano
# mar/16
· votar

sallqantay
Não to falando de redistribuição direta de renda não, só sayajin

E não precisa ser a única fonte da grana (nem mesmo a principal, em termos absolutos), mas precisa ser a fonte da iniciativa e do planejamento

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/16 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar

Fidel Castro
Você está colocando como opostas coisas que o são apenas em aparência. Veja bem, uma esquerda que vai as ruas e pede menor desigualdade e a queda da oligarquia política (seja lá o que for entendido por esse termo) está em perfeita consonância com qualquer cartilha liberal. Você como economista sabe que desigualdade sustentada se diminui pelo crescimento econômico, não por transferência de renda sistemática (que também tem o seu papel). O mesmo princípio unificador se aplica à política. Não há monopólio de insatisfação.

Se te desagrada o estilo de vida burguês, como é manifesto em suas postagens, isso não deve macular a análise. Sair às ruas à quisa de patriotismo, mesmo que sem agenda pragmática, é absolutamente louvável. A massa precisa ser educada, assim como a esquerda precisa fazer oposição de forma inteligente, denunciar os vícios da concorrência sem recorrer a chavões que, a esta altura, são igualmente vazios.

brunohardrocker
Veterano
# mar/16 · Editado por: brunohardrocker
· votar

Fidel Castro

Sabemos que o brasileiro se difere do americano pelo bolso.
Mas a questão é que o outro lado não é melhor.

Então pra que acabar com a instituição do pai de familia de SUV com bandeira do Brasil, camisa da cbf, adesivo de Fora Dilma e que vota no PSDB porque é de direita?

brunohardrocker
Veterano
# mar/16
· votar

Camisa da CBF é digno.
Historicamente o que fizemos de melhor, numa criação inglesa.

Konrad
Veterano
# mar/16
· votar

One More Red Nightmare

Voltei dos mortos só para postar sobre as inúmeras falácias na argumentação do Excel, mas você me poupou o trabalho.

+1

Konrad
Veterano
# mar/16
· votar

Queria levantar o ponto da eficácia da máquina agitprop do PT que conseguiu:

a - Colar no combate à corrupção a causa do estado atual da Economia brasileira

b - Demonizar a figura de um juiz que até agora teve menos de 2% das decisões reformadas em instância superior e ainda pregar nele uma placa partidária

Fidel Castro
Veterano
# mar/16 · Editado por: Fidel Castro
· votar

Konrad

Não é uma argumentação, é um desabafo, to realmente decepcionado com tudo isso.

Há uma agenda por reforma que só é reforma na embalagem, e tá todo mundo comprando e assinando patriota embaixo. Não há debate, hão posições sólidas e consolidadas. E a proposta de Brasil, chuta pra cima, alguém há de resolver por nós

.Você está colocando como opostas coisas que o são apenas em aparência. Veja bem, uma esquerda que vai as ruas e pede menor desigualdade e a queda da oligarquia política (seja lá o que for entendido por esse termo) está em perfeita consonância com qualquer cartilha liberal. Você como economista sabe que desigualdade sustentada se diminui pelo crescimento econômico, não por transferência de renda sistemática (que também tem o seu papel). O mesmo princípio unificador se aplica à política. Não há monopólio de insatisfação.

Se te desagrada o estilo de vida burguês, como é manifesto em suas postagens, isso não deve macular a análise. Sair às ruas à quisa de patriotismo, mesmo que sem agenda pragmática, é absolutamente louvável. A massa precisa ser educada, assim como a esquerda precisa fazer oposição de forma inteligente, denunciar os vícios da concorrência sem recorrer a chavões que, a esta altura, são igualmente vazios.

Você tá lendo retórica onde não tem. Não me desagrada o estilo de vida burguês, me desagrada a ignorância orgulhosa do pequeno burguês, que é uma 'classe' massiva no brasil, com swing para cagar o país no qual eu vivo.

Eu acredito muito mais no desenvolvimento econômico e na educação individual, principalmente financeira, para reduzir a desigualdade do que na arbitrariedade do estado. Há a disparidade capital x salário que deve ser levada em conta, mas e se todo salário se convertesse parte em capital? As pessoas não são educadas para isso. Mas isso é outro debate.

Eu só me assusto com o fato de que as pessoas brandando bandeiras na rua tão tendo swing para cagar o Brasil, porque é uma galera que não quer debate, não quer discutir proposta de futuro. Só quer ver cabeça rolando. Vigilantismo barato.

Cadê a reforma no estado? Cadê a reforma tributária? Cadê demandas para um incentivo à produtividade em especial a qualidade da mão de obra? Cadê a desoneração do pequeno investidor? Cadê o acesso à educação? Cadê uma porrada de coisa que ninguém pede além da cabeça da Dilma numa bandeja?

É mais um desabafo de decepção do que um discurso. Esses movimentos poderiam ser muito mais, mas vai dar tudo na mesma, porque as pessoas não querem parar para pensar. Os grandes veículos de mídia ajudam muito nisso, hão ótimos colunistas, outros meio merdas. Mas o headline mastigado é sempre a mesma merda. Não há um estímulo há crítica, não há um estímulo ao pensar além. Não vende anyways. E esse macartismo sem noção já perdeu a graça.

Fidel Castro
Veterano
# mar/16 · Editado por: Fidel Castro
· votar

Em tempo, concordo com nada da pauta econômica do PSOL da vida, mas é louvável eles colocarem ela em debate, visível a todos e falarem sobre ela.

Chamarem o debate. É um partido de visões radicalmente diferentes à minha, no que concerne soluções macroeconômicas, mas é um modelo de partido no que hão pouquíssimos casos de corrupção, é bem transparente quanto às suas agendas e permite participação ativa da base.

Quem assume agora com o impedimento, PMDB? O oposto disso. Sleazy ass motherfuckers. PSDB? Não conseguiria nem se tentasse, devido à fragmentação e desorganização interna.

Fidel Castro
Veterano
# mar/16
· votar

Eu queria ver novas lideranças e novas ideias surgirem desse caos, só tó vendo Temer assumindo.

Tem fogo para revolução, para mudança. Só que vai ser gasto trocando o dinossauro na ponta da lança.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/16 · Editado por: Pedro_Borges
· votar

Fidel Castro
É um partido de visões radicalmente diferentes à minha, no que concerne soluções macroeconômicas, mas é um modelo de partido no que hão pouquíssimos casos de corrupção

Por enquanto, e infelizmente posso te dizer que aqui em Goiânia tem vereador do PSOL comprometido com desvio. É questão de crescer e ganhar alçada pra tudo ser igual aos outros.

O que temos que fazer é, através da sociedade civil organizada, propor e exigir aprovação de medidas que blindem as instituições, pois essas ações jamais serão propostas por políticos.

Há um velho ditado que considera desprovido de inteligência um engenheiro que constrói uma cadeia e não deixa uma fuga secreta. Os políticos levam a sério essa premissa. Portanto, não sairá deles jamais uma proposta de reforço às estruturas das instituições.

Dias atrás vi o Serra, num programa desses de TV, sugerindo uma EC para aprovar o parlamentarismo já para 2018. Putz, cara, isso é o caus do caus, fisiologismo em alto grau e justamente de quem a gente espera um pouco de estadismo. Os caras só pensam em casuísmo e naquilo que acomoda seus interesses.

Agora pensa, um sistema parlamentarista com o primeiro ministro de posse de tantas verbas para comprar sua permanência junto ao parlamento. De posse de poder de mando em tantos ministérios e estatais com altos orçamentos. Muda o nome, mas a mazela é a mesma, e o que é pior, sem impeachment, pois primeiro ministro só cai via parlamento e neste caso, comprado.

Quando falo sociedade civil organizada também vejo que é uma coisa muito complicada, pois, em tempos de PT, todos sabem que a Dilma estava organizando as chamadas 'Organizações Sociais' para congregar sindicatos e tais, com poder paralelo de parlamento.

Portanto, depende também do momento político para propor esse tipo de organização. Nesse particular, penso que seria bom agora uma limpeza geral, ampla e irrestrita de todos os políticos implicados e indignos e aproveitar o momento para propor essas medidas e exigir a aprovação.

E me desculpe por alguns posts, mas aqui surgem belos debates e você, apesar de eu discordar de seu posicionamento ideológico, é um bom debatedor.

Rednef2
Veterano
# mar/16
· votar

Isso "povo" brasileiro, mostra tua cara contra a corrupção, e juntos acabaremos com essa praga criada pelo PT....

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cunha-apresenta-proj eto-que-muda-conselho-e-pode-livra-lo-de-cassacao/

......algo de errado não está certo.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/16
· votar

Konrad
Bom tê-lo de volta. Sentimos sua falta.

Fidel Castro
Nós temos mais pontos de concórdia que discórdia. Sim, há uma crise moral, que impede o bom diálogo e a noção da realidade das coisas. As causas desse problema, porém, me parecem obscuras e dificilmente coincidem com a ascensão do PT ao poder, embora muito lhe serviram. Concordo tambem que as grandes reformas não foram feitas quando deveriam, e que agora é improvável que o sejam. Mas essas reformas sao conhecidas, debatidas e até propostas na camara. Nao sao votadas porque sei la eu.

Veja, por exemplo, aquela sobre a desobrigação da petrobras como unica operadora; as propostas para a unificação e enxugamento das previdencias, os estudos sobre o Simples, do remanejo eleitoral, voto distrital etc. Há debate. Enquanto isso o Barbosa quer fazer sumir parte da divida mobiliaria num estalar de dedos. Quem é que impede as reformas, que trava o debate conclamando guerra ao judiciario, que diz que pode tirar o comando da PF? Me diga que bem faz ao diálogo dizer que ha um golpe em curso?

Quanto às possibilidades do PSDB, discordo, ou pelo menos nao descartaria de antemão. Desconheço o ambiente do partido, mas nao acredito que os outros seus concorrentes também nao estejam em fragilidade. E lá ha boas propostas. Por que nao?

Snakepit
Veterano
# mar/16
· votar

https://pbs.twimg.com/media/Cew22HSXEAA9mtl.jpg

Fidel e Bizet piram.

st.efferding
Membro
# mar/16
· votar

Admiro a dedicação que vocês tem de ficar acompanhando essa corrida de cachorro atrás do próprio rabo acontecendo na política atualmente e a retórica padrão feice decorrente deste festival de atrocidades. Não tenho saco (!) para isso

o/

Xeper
Veterano
# mar/16
· votar

Admiro a dedicação que vocês tem de ficar acompanhando essa corrida de cachorro atrás do próprio rabo acontecendo na política atualmente e a retórica padrão feice decorrente deste festival de atrocidades. Não tenho saco (!) para isso

Larguei de mão dessa parada ontem com o "Fora PT, Temer Presidente"

st.efferding
Membro
# mar/16
· votar

Xeper

Às vezes até fico meio dividido entre a vergonha de não poder especular com tamanha minúcia e elegante pedância em palavras tal qual o menino prodígio Douglinhas (superando o Guaraná atualmente) e a vergonha alheia das retóricas vazias intumescedoras de pipi de piá de prédio que desfila com a empregada nos protestos proclamadas pelos migxs Bizet, sallgadinho e Fidel Castro (perdoando em parte o Bizet por ter feito análise bem pé no chão nos primeiros posts desta página).

Mais saudável mesmo é ficar de olho nas promessas de futuro com altas taxa de acerto da nossa mamis diná pessimista Snakepit e ganhar dinheiro nos trades com o resto das sardinhas famintas

Jube
Veterano
# mar/16
· votar

Fidel Castro
Eu queria ver novas lideranças e novas ideias surgirem desse caos, só tó vendo Temer assumindo.

Tem fogo para revolução, para mudança. Só que vai ser gasto trocando o dinossauro na ponta da lança.

O que penso sobre isso é que um novo líder teria que tomar atitudes um tanto radicais para cortar gastos, programas sociais, regalias para servidores e tudo mais.
Isso queima a imagem deste líder e a oposição oportunista se aproveita disso para jogar a popularidade do líder no lixo e então voltam com tudo fodendo tudo outra vez jogando a sujeira embaixo do tapete e o povão elegendo eles alegando que durante o governo corrupto e maquiador, conseguiram comprar um carro ou uma casa, então ta tudo bem( tem exemplo no tópico ).
Além do mais, medidas anti corrupção, anti regalias, vão afetar diretamente os políticos de rabo preso que não vão dar apoio ao líder e este vai afundar.

Por fim esses lideres até podem existir, mas são aqueles de partidos menores que quase ninguém vota, as pessoas nem se importam e analisar os candidatos e vão sempre pelos clássicos de grandes partidos que aparecem com bastante intenção de votos no "mentirafolha"

-Dan
Veterano
# mar/16 · Editado por: -Dan
· votar

Fidel Castro
Não é uma argumentação, é um desabafo, to realmente decepcionado com tudo isso.

Há uma agenda por reforma que só é reforma na embalagem, e tá todo mundo comprando e assinando patriota embaixo. Não há debate, hão posições sólidas e consolidadas. E a proposta de Brasil, chuta pra cima, alguém há de resolver por nós

Até entendo seus pontos. Mas quando tu começa a dar piti citando SUV dos cara, perde a credibilidade. Josefo explica.

sallqantay
Veterano
# mar/16 · Editado por: sallqantay
· votar

o uso do termo golpe pelos esquerdopatas é correto, só que o argumento volta contra eles. Acusar de golpe também não deixa de ser um golpe, um golpe de retórica.

Na política, tal como na guerra, o ataque tem sempre a desvantagem. Quem sai acusando geralmente deixa brecha para ser atacado (contragolpe)

Nesse sentido, o PMDB é muito mais astuto. Ele fica mais na dele