Engenharias - Tecnologias - Ferramentas

Autor Mensagem
Desbravadorde...
Membro
# dez/13


E ai pessoal õ/

• Estou cursando Engenharia Elétrica (ênfase em Controle e Automação) e já trabalho na área como Projetista Eletricista.
• Abri o tópico com intuito de nos ajudar a conhecer melhor as ferramentas que nos beneficiam no trabalho.


Normalmente eu uso o AutoCAD 2013 para desenvolver os diagramas elétricos, mas eu creio que deve ter alguns problemas melhores para isto, inclusive o AutoCAD Electric, mas a curva de aprendizagem não deve ser muito longa, correto?

Outros programas que uso:
• Proteus 7.8 (Isis e Ares)
• Solidworks
• Software de supervisórios
• Software de programação de CLP

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/13
· votar


Bom, se você está falando de softwares para quem tá na fase de estudos:

Pra simulação de sistemas de controle, Scilab / xCos (ou MatLab / Simulink se a empresa/universidade dispuser de grana pra isso);

Pra elaboração de diagramas elétricos, sem dúvida o AutoCAD Electrical é extremamente poderoso, mas um software gratuito que cumpre bem o papel é o Caddy Electrical;

Existe um módulo específico do AutoCAD para elaboração de diagramas de instrumentação e controle (P&I), mas eu costumo elaborar por conta própria os blocos já que a norma ISA S5 é simples quando comparamos com outras normas;

Uso bastante o PROTEUS pra simulação e elaboração de diagramas eletrônicos, mas também gosto do PSPICE Student pra fazer simulações mais elaboradas de eletrônica analógica.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/13
· votar


Alguém já fez algum curso da QiSat? Tô pensando em comprar um pacote de estruturas de concreto (NBR 6118 + Estabilidade Global + Eberick V7 + Palestra sobre durabilidade de estruturas de concreto).

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


opa, bom tópico
sou estudante do 3º ano de eletrotécnica...

queria saber se tem como fazer planta elétrica com o AutoCAD Electrical 2014 com mais dinamismo (na verdade, de maneira menos chata.. LOL)

ah, esse Luminus, é tudo isso que falam?

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


Desbravadorde...
Automação Residencial ou Industrial?

Desbravadorde...
Membro
# dez/13
· votar


Dúvida de PC para desempenho Gráfico:

Minha namora cursa arquitetura..
Eu dei a ideia dela já montar um pc com uma configuração legal para softaware gráficos como AutoCAD e Revit (o que ela mais usa), mas ela também curte edição e imagens e etc.

Pensei num PC meio que assim:
• Processador: Intel® Core™ i5-4440 Processor (6M Cache, up to 3.30 GHz)
• 8 Gb (1600 MHz) de Memória RAM
• Nvidia Quadro K600
• Nvidia GTX 660

Opções de Disco:
1. HD de 500 GB + SSD 128 GB.
2. SSD de 256 GB.
PS.: Placa mãe é um grande mistério =P


Ajuda ai pessoal õ/

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


não é melhor usar 2 placas de vídeo iguais?

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Desbravadorde...
Placa mãe é um grande mistério =P
é uma das peças mais importantes, se pegar uma que não seja compativel com o hardware que voce comprou, jogou dinheiro fora...
voce precisa pegar uma que tenha o soquete intel e que seja compativel com o processador que vai pegar, no caso o i5...
tem que ver, qual o maximo de memoria ram ela suporta, tem que ver se a frequencia dela é compativel...
recomendo as marcas asus e gigabyte, asus principalmente
LEMBRE-SE: as vezes, investir mais grana numa placa mãe agora reduz custos num upgrade futuro

Desbravadorde...
Membro
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
não é melhor usar 2 placas de vídeo iguais?
É uma boa ideia, mas não sei como elas se portar exatamente e etc...
Pensei na possibilidade de pegar somente Quadro K600 e com o dinheiro da outro, investir na troca do i5 para o i7 4770k.

The Man Who Sold The World
Dei uma pesquisada e achei bem interessante a Asus z87 plus, está com um preço até que legal pela quantidade de coisas que tem e etc.
Suporte a Intel de 4ª geração, 4 slot de memoria de 8gb (32 gb ao todo), 6 portar USB 3.0 boost (até 170% mais rapida que 3.0 convencional) e saí por uns 600 reias.


Já estou pensando no PC meio assim:
- Processador: Intel® Core™ i7-4770k (3.50 GHz)
- 8 Gb (1600 MHz) de Memória RAM
- Nvidia Quadro K600
- HD de 500 GB + SSD 128 GB.
- Placa mãe: Asus Z87-Plus

O Pc vai sair meio caro, mas daí espero num dar pau com AutoCAD, Revit, SolidWorks e etc..


O que acham?

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Desbravadorde...
na boa, se fosse pra mim o pc (leia isso tres vezes)
eu compraria um i5 4440 (quad core) e investiria mais em memoria ram, e talvez deixaria só o ssd de 500 gb (compra no ebay ou paraguai)
pelo menos pra mim, eu faria isso cara... mas veja oque precisa ai... lembrando que pra rodar autocad e etc tu não vai precisar de um processador fudido, top de linha e mimimi) mas memoria ram, e um ssd é sempre bom, deixaria o pc muito mais rapido
abs

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13 · Editado por: Tears Of Fire
· votar


de placa de vídeo, acho melhor pegar a GTX, a Quadro é de low energy (ou algo parecido), não acho que vai ter um bom resultado quanto a GTX..
mas o que o The Man Who Sold The World falou é verdade, eu rodo o CAD 2014 num Zacate de 3gb de ram, placa de vídeo onboard, HD quase cheio, num notebook todo fudido e o programa roda com menos lag que o Firefox... huahah

acho que é bom ter uma placa de vídeo caso você for fazer aquelas maquetes virtuais... ajuda na renderização... trabalhos com vídeos também... mexer no Cantasia por aqui é quase impossível...

mvrasseli
Veterano
# dez/13
· votar


Desbravadorde...
Quando falou em ferramentas achei que tava falando de chave de fenda, philips, torx, inglesa, multímetro... Essas sim são indispensáveis. O software precisa ser todo fodástico assim não, o que vale é a criatividade e conhecimento do projetista.

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
apesar de ter pouca experiencia, eu trabalho com informatica, e digo que pra rodar esses programas de design tanto 2d quanto 3d, hoje em dia é muito mais facil ter um processador mediano e uma memoria ram boa, que o contrario, o mercado de processadores esta muito acelerado (rs) nenhum aplicativo hoje precisa de um octa core de 4 ou 5 ghz pra rodar, agora é diferente ter uma memoria ram massa, pq ela vai ser aproveitada bem mais por ser responsavel pelo multi tarefas e claro, pela velocidade e diminuição de lags no uso dos programas
ps: esse lance que falei do processador não conta em caso de ter de renderizar imagens e videos, nesse caso, quanto mais pontente o processador, mais rapido ele ira renderizar
lembrando, que é mais que essencial ter uma boa placa de video, pois atualmente no mercado existem sim programas que exigem mais recursos de video, e evidentemente, com uma maquina suprindo esses requisitos é possivel roda-los com uma qualidade de imagem superior, por exemplo o revit, rodei ele sem muitos problemas com um celeron de 2.5ghz , 4gb de ram e uma 9600gso, lembrando que sem muitos problemas: anguns lags e alguns segundos para renderizar a imagem
mas é só pra vc ver como é meio pira esse lance de só i7 presta e mimimi

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
pois é... cara... quando meu note tava novinho, tinha um par de coisa que não rodava (jogo, claro) principalmente o Gears... coloquei um pente de 1gb (ao total 3gb, nem estava fazendo um bom dual chanel, se é que consegue fazer dessa maneira) e o jogo roda liso e com bons gráficos... não sei se o Windows 8.1 ajudou nisso, mas o fato é que memória ram é algo muito mais importante do que eu achava... será que com o uso de SSD's a velocidade aumenta? tipo, ouvi falar que o computador chega a armazenar arquivos que eram para estar na RAM no disco, quando está está cheia... na verdade, já aumenta a velocidade pelo fato de ter o envio mais rápido que o HDD..

quanto a placa de vídeo, parece que se você for trabalhar com a máquina (principalmente com a UDK e alguns editores de vídeo) a melhor placa são as da nVidia... andei lendo sobre, parece que ela coloca algumas tecnologia que ajudam os programas, tornando-os mais rápidos... claro, pode ser isso, quanto pode alguma espécie de reconhecimento que o programa faz, tipo quando aparece "works better with..." no GTA Sam Andreas (um exemplo beeem famoso)
não sei da veracidade disso...
também eu fico meio assim de trocar a nVidia pela AMD nos portáteis, tipo, eu olho no site da Dell, a nvidia vai um memória DDR3 e a AMD vai com DDR5, parece que ele ganha uma certa vantagem..

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
cara, na minha opinião, a amd no quesito qualidade e preço é infinitamente superior à nvidia (e à intel tbm) porem acho que eles não conseguiram aliar essa qualidade de preço e potencia com segurança e vida util, pois os componentes tendem a aquecer demais, niveis realmente absurdos de temperatura...
acredito que tendo um sistema de refrigeração bom (principalmente pra desktops) como coolers bons, ou watercoolers etc, a amd seja muito mais negocio

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


cara... meu notebook foi uns dos que menos esquentaram aqui em casa e o 1º AMD
claro, 2 anos e som dele pifou (exposto em outro tópico), as USBs, de vez em quando não pegam ou ele não consegue receber dados de entrada humana (teclado, mouse, touchpad interno e externo), mas o bicho aguenta.. talvez seja por conta de ser um processador fraco com GPU onboard.. (ps. vale lembrar que o cooler tem uma pá em falta huahahah)

bem... acho que vou dar preferencia à um "ATI" quando for comprar meu próximo note... parece que em Janeiro minha mãe me libera o crédito... e lá vou eu.. \o/

Ah! falando nisso, quem tiver a procura de algo parecido, vi um ultrabook da Asus com i7 e GT 635M com 8gb de RAM... parece algo bem fortinho.. o negocio tá por volta de 2.5k até 2.8k...

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
viu aonde? to querendo pegar um note, disponho de 2.5 K, to pensando em ir pro paraguai agr em janeiro pegar...

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
na Fastshop... mas da uma olhada no site da Dell, tem um latitude de 15" com tela Full HD, placa AMD venus (a mesma do novo 15R).. mas ela peca em alguns quesitos... :/

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
cara, tu acha que a dferença entre um i7 dual core e um i5 seria gritante?
to só com essa duvida hueheuheuhe
tava querendo além de tudo, jogar gta V kkkkkkkkk

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
hauahaha

cara... eu estou mais para o Asus... mas é bom olhar eles por exemplo, o Latitude tem tela Full HD e AMD Venus de 2bg ddr5, mas tem uma só porta usb 3.0, não tem HDMI (uns acham que é pra compensar o 15R, outros que é pra forçar você a comprar o dock dele... meio tenso isso ai)
tem o 15R, com 3 portas USB 3.0, AMD Venus 2gb ddr5, mas a tela é HD só e ele tem HDMI... mais uma coisa ou outra.... em ambos, vem o i5 de 4ª geração
o Asus vem com um i7 de 3ª geração... vale pegar a referencia e buscar uns reviews...

cuidado pra não pegar aqueles 16gb de vírus.. huahuahaha

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
hsuahsuahsuahsuahs podeixar, eu to ligado que nao lançou pra pc ainda

sei la, acho que vale pegar no paraguai msm, e comparar o clock dos processadores e talz (apesar de que isso não vale pra quase nada), tem muito mais a ver com estabilidade, memoria de cache e tal, acredito que um i5 já ira suprir minhas necessidades, porem, tem o lance do i7 da quarta geração ser quad core, isso tbm conta e muito a favor, o lance é pesquisar msm

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
uhum... se tiver num bom preço, melhor o i7... tem q

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
uhum... se tiver num bom preço, melhor o i7... tem que ver a referencia no site da Intel...
outro porém é: o Asus tem 8gb de Ram, os Dell possuem 6gb... CoD aprova isso? uhuahaha

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
provavelmente o dell é expansivel pra 8gb, o lance é ver se o asus já tá no maximo suportado ou se dá pra fazer algum upgrade de RAM

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
só sei de uma coisa sobre esse Asus, a Fast aumentou o preço pra 2.9k :(
alegria de pobre não podia durar por até janeiro, né? huahahah

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
huhueheuheuheuhe eles viram a gente falando do note aqui (sindrome do fcc, as condor lemon drop e sx sst), até cogitava comprar, agora nao mais (leia isso fast shop)

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
huahahaha
talvez
espero que desça o preço logo...
se bem que eu não vi muita diferença entre ele e o i5 ofertado pela Dell

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13 · Editado por: The Man Who Sold The World
· votar


Tears Of Fire
poisé cara, ultimamente tenho achado que a diferença pratica ente o i5 top e um i7 mediano é nula... mas não tenho experiencia com os 2 pra afirmar com 100% de certeza, é apenas uma hipótese

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


The Man Who Sold The World
dei uma olhada na Avell... tem umas coisas boas... mas muito caro... não sei se compensa... além do que, a partir do b154 já fica tudo muito caro :(

The Man Who Sold The World
Veterano
# dez/13
· votar


Tears Of Fire
é uma marca que parece ser legal, apesar dos preços exorbitantes, e do design das maquinas ser estranho, porem é notebook gamer né, as configurações são customizaveis, só não sei qual placa eles usam e se é confiavel, cogitei comprar mas não confio, sem falar no preço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharias - Tecnologias - Ferramentas