Engenharias - Tecnologias - Ferramentas

Autor Mensagem
Desbravadorde...
Membro
# dez/13


E ai pessoal õ/

• Estou cursando Engenharia Elétrica (ênfase em Controle e Automação) e já trabalho na área como Projetista Eletricista.
• Abri o tópico com intuito de nos ajudar a conhecer melhor as ferramentas que nos beneficiam no trabalho.


Normalmente eu uso o AutoCAD 2013 para desenvolver os diagramas elétricos, mas eu creio que deve ter alguns problemas melhores para isto, inclusive o AutoCAD Electric, mas a curva de aprendizagem não deve ser muito longa, correto?

Outros programas que uso:
• Proteus 7.8 (Isis e Ares)
• Solidworks
• Software de supervisórios
• Software de programação de CLP

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/13
· votar


Bom, se você está falando de softwares para quem tá na fase de estudos:

Pra simulação de sistemas de controle, Scilab / xCos (ou MatLab / Simulink se a empresa/universidade dispuser de grana pra isso);

Pra elaboração de diagramas elétricos, sem dúvida o AutoCAD Electrical é extremamente poderoso, mas um software gratuito que cumpre bem o papel é o Caddy Electrical;

Existe um módulo específico do AutoCAD para elaboração de diagramas de instrumentação e controle (P&I), mas eu costumo elaborar por conta própria os blocos já que a norma ISA S5 é simples quando comparamos com outras normas;

Uso bastante o PROTEUS pra simulação e elaboração de diagramas eletrônicos, mas também gosto do PSPICE Student pra fazer simulações mais elaboradas de eletrônica analógica.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/13
· votar


Alguém já fez algum curso da QiSat? Tô pensando em comprar um pacote de estruturas de concreto (NBR 6118 + Estabilidade Global + Eberick V7 + Palestra sobre durabilidade de estruturas de concreto).

Tears Of Fire
Veterano
# dez/13
· votar


opa, bom tópico
sou estudante do 3º ano de eletrotécnica...

queria saber se tem como fazer planta elétrica com o AutoCAD Electrical 2014 com mais dinamismo (na verdade, de maneira menos chata.. LOL)