As gerações e suas tecnologias.

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11


    A duração média de uma vida humana é suficientemente longa para que ocorram grandes evoluções e modificações nas tecnologias. (Smith, 2001)

    Existem casos em que a evolução tecnológica é um processo contínuo, sendo o avanço seguinte apenas uma modificação pequena ou simples da tecnologia anterior (Yung, 2007), nestes casos é mais fácil que uma geração possa acompanhar de perto o processo, sendo favorecido pelo aprendizado paulatino (Bell, 2007).

    Porém, em alguns casos, uma nova tecnologia pode ser muito ou completamente diferente das tecnologias anteriores, dificultando e muito o aprendizado para uma geração já tardia, enquanto que para a geração atual a adaptação é bem mais fácil (Pascoal, 2010).

    Um exemplo prático já publicado na literatura é o caso de um pai que adquire um Blackberry e não sabe utilizar suas funções, sendo obrigado a recorrer ao filho, que faz parte da geração atual. (Lórbas, 2011)

    Discorram sobre casos semelhantes ao citado no final do texto.


    Minha mãe sempre me pde pra ler as mensagens dela no celular, adicionar os contatos na agenda, etc etc etc...

    E não adianta, já tentei ensinar mil vezes.


    E vocês?

    AnaClara
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Minha mãe aprendeu tão bem que já usa mais internet que eu.

    Vocês que não sabem ou não tem paciência pra explicar.

    guizimm
    Veterano
    # set/11
    · votar


    meu pai q tem quase cinquenta anos sabe usa o computador melhor que eu

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AnaClara
    Vocês que não sabem ou não tem paciência pra explicar.

    ...

    tambourine man
    Veterano
    # set/11
    · votar


    slash >>> all (Troll, 2011)

    AnaClara
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Digo isso por experiência própria.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Boa! Mostra pra eles como se faz uma redação decente!

    :)

    qew
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tambourine man

    slash >>> all (Troll, 2003)

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11
    · votar


    malmsteen >>> all (Urubu et all, 2005)


    AnaClara
    Digo isso por experiência própria.

    Não entendi, explica melhor ae.

    Christhian

    XDDD

    AnaClara
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Minha mãe sempre pedia ajuda pra minha irmã, e ao invés de ela explicar, ela fazia pra ela, e não tinha paciência pra explicar, até porque minha mãe também não queria aprender.

    Mas quando ela pedia a minha ajuda eu fazia ela ficar perto de mim e eu mostrava ela como fazia umas cinco vezes. Depois ela parou de pedir ajuda e passou a fazer sozinha.

    brunohardrocker
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Meus pais pararam no telefone fixo com discagem giratória.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu fui o programador oficial de video cassete aqui em casa

    uma tela com:
    rec> data --:-- > time --:-- > SP/EP/SLP/ CH xx vhs/uhf/cab/sat.... ST/M OK s/n

    parece coisa de egípcio, alienígena...

    Volunteer
    Veterano
    # set/11
    · votar


    AnaClara
    Vocês que não sabem ou não tem paciência pra explicar.

    Tá zuando? Eu já fiz até manualzinho pra minha mãe aprender a gravar um cd, tutoriais com imagens e o caralho. Não funcionou não, e nem é burrice, é coisa de velho mesmo, não tem jeito.

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O problema não está em quem ensina e sim em quem aprende.

    AnaClara
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Volunteer
    Tá zuando? Eu já fiz até manualzinho pra minha mãe aprender a gravar um cd, tutoriais com imagens e o caralho.

    Que filho paciente. =]

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Não se ensina truque novo a cachorro velho.

    tambourine man
    Veterano
    # set/11
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/270103/

    Sniper
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Um exemplo prático já publicado na literatura é o caso de um pai que adquire um Blackberry e não sabe utilizar suas funções, sendo obrigado a recorrer ao filho, que faz parte da geração atual. (Lórbas, 2011)


    Isso aí é preguiça que gente velha tem de aprender, acha mais fácil pedir ajuda pro filho toda vez do que aprender

    luckitto
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Um exemplo prático já publicado na literatura é o caso de um pai que adquire um Blackberry e não sabe utilizar suas funções, sendo obrigado a recorrer ao filho

    Meu pai comprou um blackberry (TaylorBass, 24/set/11 12:02h)

    Nem sei o que escrever... Mas fechei, por que o tópico não tem nada com nada. Se quiser dicas de como mexer no Blackberry, use a busca, o google... ou sei lá! (Christhian, 24/set/2011 12:08h)

    Up topic: Lembre-se que nos ultimos 50 anos foram criados mais aparelhos e desenvolvidas novas tecnologias do que nos 500 anos anteriores. Talvez isso explique a dificuldade de adaptação dos mais velhos.

    Do Telégrafo (1899) a chegada do TELEX foram quase 70 anos; do TELEX ao FAX menos de 15 e do FAX ao email aepnas 9 anos.

    Do radio a TV B&W para a TV color e agora HDTV o cronograma é similar.

    Conclusão: Sempre será assim daqui pra frente e nossos filhos no futuro terão que nos ajudar a entender coisas que para eles é moleza...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11
    · votar


    luckitto
    Sempre será assim daqui pra frente e nossos filhos no futuro terão que nos ajudar a entender coisas que para eles é moleza...

    Pois é, quero só ver como vai ser quando esse dia chegar.

    tambourine man
    Veterano
    # set/11
    · votar


    por isso que eu sou pelo congelamento da técnica e decrescimento econômico, dá muito menos trabalho.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11
    · votar


    tambourine man

    É por isso mesmo?

    tambourine man
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    um dos motivos. Trabalhamos para acumular capital [que demanda sempre novas técnicas para destruir as velhas]. Poderíamos facilmente trabalhar umas 3 horas por dia com o que temos hoje, e isso não é utopia.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    tambourine man
    Poderíamos facilmente trabalhar umas 3 horas por dia com o que temos hoje, e isso não é utopia.

    Seria uma boa.

    Concordo parcialmente.
    Embora o trabalho seja para acumular capital, tem trabalhos que o número de horas não seria diminuido, caso acumular capital não fosse necessário.

    Por exemplo, para uma orquestra Sinfônica preparar uma apresentação, levaria o mesmo tempo em ambos os casos, não?

    Ou seja, em nem todos os casos seria possível diminuir o número de horas.

    Mas fale mais aí sobre essa sua idéia, achei interessante.

    tambourine man
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    economistas também defendem o decrescimento como forma de diminuir a pressão sobre recursos naturais.

    Por exemplo, para uma orquestra Sinfônica preparar uma apresentação, levaria o mesmo tempo em ambos os casos, não?

    Sim, mas quantas apresentações são necessárias? Quem define isso? Os patrocinadores, muito provavelmente.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    tambourine man

    Mas sobre trabalhar só 3 (ou o valor que seja), ainda acho que se aplicaria a todos os empregos... E os médicos, por exemplo?
    E os bombeiros? E os policiais?

    Sim, mas quantas apresentações são necessárias?

    Hoje em dia, pelo menos 3 por semana (noites de sexta, sábado e tarde de domingo)

    Só que com tdo mundo trabalhando só 3 horas por dia, não acha que a demanda por lazer/arte/cultura iria aumentar bastante?

    Comuna CCCP
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Só que com tdo mundo trabalhando só 3 horas por dia, não acha que a demanda por lazer/arte/cultura iria aumentar bastante?

    Com certeza, teríamos que dobrar a produção de duplas sertanejas...

    tambourine man
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    é um campo muito especulativo. Enfim, vale a imaginação.

    Só que com tdo mundo trabalhando só 3 horas por dia, não acha que a demanda por lazer/arte/cultura iria aumentar bastante?

    deveras

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a As gerações e suas tecnologias.