Não devemos respeitar crenças

Autor Mensagem
landlord
Veterano
# abr/13


Não devemos respeitar crenças contrárias ao consenso científico", diz biólogo britânico

Fila dando volta no quarteirão. Parecia estreia de um filme de Hollywood.

Tudo para ver a palestra de Richard Dawkins, 72, talvez o ateu mais famoso do mundo, biólogo, tipo raro de intelectual híbrido que se comunica bem com o grande público e com os eruditos dos centros de pesquisa de ponta.

Folha - Deus existe?

Richard Dawkins - Nós não sabemos se fadas existem. Nós não levamos a sério a existência do deus nórdico Thor, ou de Zeus, ou de Dionísio ou de Shiva.
Até que tenhamos sérias evidências de que algum deles existiu ou exista, não perdemos tempo com isso. Por que deveria ser diferente com o Deus cristão ou com o judeu ou com o muçulmano?

Mesmo que alguém concorde com o que o sr. acaba de dizer, há milhares de fiéis pelo mundo. É possível explicar essa enorme propensão à fé?

Há experimentos em psicologia infantil que demonstram que crianças, quando indagadas sobre a existência de uma pedra pontiaguda em um ambiente, preferem a explicação que tenha causa e consequência claras.

Em outras palavras, preferem acreditar que a pedra é pontiaguda para que os animais daquele ambiente possam usá-la para se coçarem.

Não aceitam que a pedra pontiaguda se formou a partir de processos geológicos e da erosão através do vento e da água. Talvez muitos dos fiéis de hoje ainda retenham esta atitude infantil ao pensarem sobre o mundo.

Um outra hipótese é que a propensão à fé seja simplesmente um resquício do medo de se ficar só em um ambiente hostil. Nossos ancestrais viviam sob constante ameaça de serem atacados e mortos por animais selvagens.

Pode ser que nossa necessidade de criar fantasmas e divindades que vão nos punir esteja conectada com esse traço evolutivo presente em nossos primórdios.

O sr. diz que há uma tendência ao silêncio em relação às doutrinas religiosas dos outros, que as pessoas evitam debater sobre suas próprias crenças, e que esse fato é nocivo à sociedade. Não seria necessário simplesmente respeitar as diferentes crenças das pessoas?

Não devemos respeitar crenças que influenciam a vida de crianças e que vão contra conhecimento dado como consenso na comunidade científica.

Uma coisa é uma pessoa dizer que acredita em Papai Noel e manter esta crença dentro de sua família -ainda que eu considere uma pena para os filhos.

Quando algumas pessoas, contudo, começam a ensinar que a Terra tem apenas cerca de 10 mil anos, aí eu acho um absurdo e quero lutar contra isso.

Um novo papa acaba de ser eleito. Ele é argentino. É possível dizer que isso representa um avanço em termos políticos da fé no mundo em desenvolvimento?

Se pensarmos que haverá uma menor centralização política daqueles que determinam o futuro da Igreja Católica, sim, sem dúvida.

No Brasil, a Igreja Católica tem perdido fiéis para outras tradições protestantes. Alguns atribuem tal fenômeno à dinâmica dos rituais católicos, ainda bastante hierarquizados e tradicionais, se comparados às religiões protestantes.

Não conheço bem o contexto brasileiro, mas é possível imaginar que a não participação ativa dos fiéis nas missas católicas é um dos fatores que provavelmente têm contribuído para tal queda.

Explicando melhor, os rituais protestantes nos EUA são como shows, os participantes dançam, cantam, tocam instrumentos.
Suponho que no Brasil as missas ainda tenham um formato bastante tradicional e que provavelmente tenham pouco apelo social para conquistar seguidores jovens.

Em sua obra, o sr. dá ênfase à possibilidade de qualquer um rejeitar crenças religiosas ou vivências espirituais e ainda assim ter uma vida plena e ética. Sem as religiões, onde é que encontraríamos códigos morais?

Suspeito que não encontramos regras morais nos ensinamentos religiosos. Se fosse esse o caso, nossa conduta moral não se alteraria praticamente a cada década. Seria estanque.

Pense que até bem recentemente nós considerávamos a escravidão como algo normal e que também as mulheres não deveriam participar dos processos democráticos.

E quanto ao que não conseguimos explicar? Não vem daí uma das "necessidades" da religião e da crença no "sobrenatural"?

Essa talvez seja uma das explicações que mais me aborrecem para se crer em uma deidade.

Eu gostaria que as pessoas não fossem preguiçosas, covardes e derrotistas o suficiente para dizer: "Eu não consigo explicar, portanto isso deve ser algo sobrenatural". A resposta mais correta e corajosa seria a seguinte: "Eu não sei ainda, mas estou trabalhando para saber".

Acabam de ser divulgados os primeiros resultados das pesquisas sobre índices de felicidade idealizados pelo governo do primeiro-ministro britânico, David Cameron. O sr. já investigou a relação entre religiosidade e felicidade?

Não vi os resultados ainda. Quanto à relação entre religiosidade e felicidade, ainda que eu não tenha estudado o assunto, é possível prever que tal correlação é mais um mito do que um fato.

Os países que apresentam melhores índices de desenvolvimento humano e, em tese, uma melhor condição para a existência da felicidade, são países com o maior número de ateus do mundo.

Seus cidadãos encontram bem-estar, alegria e consolo nas possibilidades sociais, culturais e intelectuais concretamente disponíveis em seus países, não em entes divinos.

Fonte

sallqantay
Veterano
# abr/13
· votar


A resposta mais correta e corajosa seria a seguinte: "Eu não sei ainda, mas estou trabalhando para saber"

má notícia para você, seu arrogante metido a teólogo frustrado que não entende o limite da razão: NUNCA SABEREMOS AO CERTO

sallqantay
Veterano
# abr/13
· votar


Até que tenhamos sérias evidências de que algum deles existiu ou exista

facepalm.jpg

alguém leva a sério esse cara? Só em um mundo dominado por fanáticos sedentos de vingança é que um lixo desses é propagado

El_Cabong
Veterano
# abr/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Não devemos respeitar crenças contrárias ao consenso científico


É a afirmação mais burra que eu já vi.
No século XXV os cientistas de lá, olharão para o Século XXI, e farão piadas do conhecimento científico que temos !!!

Enquanto que as crenças que tratam destes assuntos numa linguagem figurada e descompromissada com a explicação científica dos fatos, continuarão tendo crédito.

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


Há experimentos em psicologia infantil que demonstram que crianças, quando indagadas sobre a existência de uma pedra pontiaguda em um ambiente, preferem a explicação que tenha causa e consequência claras.

Claro, afinal essa simples indagação é bem comparável ao princípio de observar tudo o que existe e acreditar num criador.

landlord
Veterano
# abr/13
· votar


Não li nada que me pareceu absurdo ou agressivo... Não que eu ache que a pessoa tem que excluir sua espiritualidade, mas quando ele fala que não devemos respeitar uma crença que ensina que a terra tem 10 mil anos, concordo totalmente.

sallqantay
Veterano
# abr/13
· votar


landlord
Não li nada que me pareceu absurdo ou agressivo...

Parabéns, você já internalizou a falta de respeito ao outro e se mostrou incapaz de entender outros pontos de vista.

landlord
Veterano
# abr/13
· votar


sallqantay

Não vejo dessa maneira também, inclusive acho que esse tipo de argumento é o que sustenta preconceitos contra mulheres, negros e homossexuais.

Respeitar uma crença é dizer que aceito que você ache que eu vou pro inferno, que você ache que eu sou pecador e etc...

Isso está certo?

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


Problema do Dawkins é que pra chamar a atenção ele é provocativo e arrogante.

Não devemos respeitar crenças contrárias ao consenso científico

Esse é um título muito forte e dá margem pra muita merda, se ele limitasse a falar sobre o rigor científico e a confiabilidade de informação seria bem melhor. Mas dizer que não existe nenhum tipo de conhecimento que possa fugir do método científico é limitar demais.

El_Cabong
Veterano
# abr/13
· votar


landlord
mas quando ele fala que não devemos respeitar uma crença que ensina que a terra tem 10 mil anos, concordo totalmente.

O problema é que, quem crê nisso é uma ramificação fundamentalista !!

E pelo o que notei ele coloca no mesmo saco todos os fundamentalistas junto com os não fundamentalistas.

Se colocarmos para debater com este cara, um Cristão por exemplo, que crê na Teoria da Evolução das Espécies, no Big Bang, ... Este cara mesmo assim não vai chegar num consenso com este religioso, porque na verdade ele quer mesmo é combater TODOS os que não são Ateus.
Pelas suas palavras já se nota isso !!!

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


em tese, uma melhor condição para a existência da felicidade, são países com o maior número de ateus do mundo.

O cara não quis escapar da primeira falácia de causa e consequencia e elaborou mais uma.

sallqantay
Veterano
# abr/13
· votar


landlord
Respeitar uma crença é dizer que aceito que você ache que eu vou pro inferno, que você ache que eu sou pecador e etc...

Isso está certo?


sim, dentro do universo de crença dessas pessoas. Como eu não acredito no inferno, isso simplesmente não me diz respeito. Tô nem aí

landlord
Veterano
# abr/13
· votar


El_Cabong

Cara ele usa extremos para mostrar com clareza. Eu não quero combater qualquer um que tenha religião... só acho que uma instituição religiosa só atrapalha.

Cada um deveria ter sua espiritualidade sem encher o saco dos outros ou criar regras e dogmas.

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


landlord

Mas em que sentido você propõe "não respeitar" crenças?

Tipo, não concordar com elas, não aceitar para si ou ofender pessoas na sua liberdade de crença (como fazem certos membros da 'respeitada' ATEA)?

El_Cabong
Veterano
# abr/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


landlord
só acho que uma instituição religiosa atrapalha.

Acho que isso seria uma generalização !!

Creio que há sim as que atrapalham, e as que não atrapalham.

Não creio, por exemplo, que uma entidade religiosa que sirva para congregar seus fieis, e que dentre outras coisas, atue ativamente em causas sociais e obras de caridade atrapalhe alguém.

sallqantay
Veterano
# abr/13 · Editado por: sallqantay
· votar


landlord
só acho que uma instituição religiosa só atrapalha

te digo o seguinte, se não fossem as igrejas evangélicas espalhadas pela periferia do brazil, essa porra já teria virado o caos faz muito tempo. Para o bem ou para o mal elas oferecem a ordem e a esperança para muita gente

Acredite, estamos melhores com elas do que sem elas

fikdik

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


((Devil Boy+Rute)/2 + Excel))/2 = sallqantay

landlord
Veterano
# abr/13
· votar


Para o bem ou para o mal elas oferecem a ordem e a esperança para muita gente

Triste, mas verdade.

brunohardrocker
Mas em que sentido você propõe "não respeitar" crenças?

Impedir, proibir que certas crenças espalhem conceitos comprovadamente errados ou preconceituosos e façam pessoas se virarem umas contra as outras.

Acho que deveria haver menos proteção do estado sobre as igrejas.

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


landlord
Impedir, proibir que certas crenças espalhem conceitos comprovadamente errados ou preconceituosos e façam pessoas se virarem umas contra as outras.

Jogar toda a culpa disso na crença das pessoas soa meio conveniente, sendo que essas barbaridades partem de todo lado.

Les Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


Eu não entendo por que ele prega a intolerância se o ateísmo é (e sempre vai ser) uma minoria. O mínimo que um representante de uma minoria deve fazer é passar uma boa impressão, pra que essa minoria não continue sendo discriminada.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/13
· votar


brunohardrocker
sallqantay
El_Cabong

Nós nunca viveremos em paz!
E eu vou destruir os seus deuses e as suas crenças com minhas bombas de Toddynho!

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


(e sempre vai ser)

sei não, hein

Les Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


john s mill
sei não, hein

Uma coisa é uma população sem religião, outra é uma população ateia. E isso até acontecer algo grave na vida da pessoa.

Mas por que você acha isso?

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


Les Guitar

Simplesmente porque o ateísmo tem mantido uma taxa de crescimento positiva ao longo dos anos.

É uma transição que já tem ocorrido em boa parte do mundo (principalmente países nórdicos), diria até que é uma tendência.

http://www.paulopes.com.br/2012/07/ateismo-vai-superar-religiao-em-203 8.html#.UVm_2BeyBc0

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


E isso até acontecer algo grave na vida da pessoa.

Isso não é religioso, só ateu medroso.

Mas acho que é normal recorrer inclusive aquilo que não acredita em momentos de desespero, mas isso não implica necessariamente em acreditar.

landlord
Veterano
# abr/13
· votar


Existe um exagero aqui, eu não sou ateu, apenas não tenho religião. Tenho minha espiritualidade e até acredito que possa haver um sobrenatural ai.

Também existe um exagero no titulo da reportagem, e muita gente está achando que isso é uma marcha contra qualquer ensino religioso.

Eu concordo com o sallqantay quando ele fala sobre as igrejas evangélicas na periferia, mas vcs realmente acreditam que isso é o certo? Uma igreja ganhar dinheiro com brainwash e servindo como doses de lexotan para que os pobres não se rebelem?
Agora se você critica ela, e quer que as coisas sejam diferente vem um bando de gente apoiado pelo estado dizer que devemos ter liberdade religiosa e que se minha religião considera errado fazer sexo por prazer eu devo ir para o inferno?
Quando esses mesmo "pastores" forem para o politica, pois religião se confunde com politica, forem eleitos e criminalizarem atitudes como essa, como acontece em alguns estados dominados pelo Islã mais "xiita", como faz?

Eu acredito, sinceramente, que a religião do jeito que eu conheço, não funciona. (ou funciona bem demais)

Jack Kerouac...
Veterano
# abr/13
· votar


não vejo problema em alguém crer em deuses ou na vida pós-morte, só sou contra a adoção dogmas sem sentido que podem prejudicar tanto a ela quanto aos outros ao redor.

como os pacotes de religião trazem incluso dogmas e leis irracionais, sou contra a religião.

El_Cabong
Veterano
# abr/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


landlord
Putz!! Não sei com relação a religião muçulmana e afins, mas uma religião cristã, dizer que no sexo não se pode ter prazer, tem que ler mais a Bíblia !!!

Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
Provérbios 5.18-19

Se isso não é prazer, o que que é ???

landlord
Veterano
# abr/13
· votar


Feliz Páscoa!

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


john s mill

Pra começar que o site que veiculou a notícia é ridiculo (paulopes), esse cara é e seu jornalismo é como a snowwhite versão masculina.

E depois, a contestação do rabino ao estudo é bem pertinente. Ele relaciona o crescimento do IDH com o ateísmo. Pode até ter alguma relação eventual, mas não causal.
E não se esqueça que grupos que privilegiam a intituição familia permanecem mais fortalecidos socialmente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não devemos respeitar crenças