Ajuda: Sobre o aluguel de apartamento ou casa para solteiro!

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# ago/12


Galera, gostaria de estar bem informado sobre isso.

Vocês sabem como funciona detalhadamente o esquema de locação de imóveis?

O que é mais vantajoso, casa ou apartamento?

Qual o prazo de contrato geralmente estabelecido? Um anos? Dois anos?

Os impostos como IPTU é incluso no aluguel? O condomínio, geralmente, não está incluso no aluguel né? Qual o índice mais utilizado para reajuste? IPCA? IGPM?

Sei que não posso comprometer 1/3 da minha renda.

Alguém que mora de alguel poderia me dar dicas? Qualquer coisa só para ter uma noção.

Mexe que mexe

soruji
Veterano
# ago/12
· votar


Cadê esse bonequinho: <o> ???

Parou de ser revistado??

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


soruji

Sim. Virei gente hihihi <o>


Agora me ajude com o tópico seu cretino ^^

brunohardrocker
Veterano
# ago/12
· votar


O que é mais vantajoso, casa ou apartamento?

Depende da sua preferência e da conveniência (segurança, privacidade, espaço, ambiente...)

Qual o prazo de contrato geralmente estabelecido? Um anos? Dois anos?

Depende do combinado com a imobiliária.

Os impostos como IPTU é incluso no aluguel? O condomínio, geralmente, não está incluso no aluguel né? Qual o índice mais utilizado para reajuste? IPCA? IGPM?

Que eu saiba, diretamente o IPTU não está. O condomínio geralmente tb não. E o índice deve ser o IGPM, embora não seja bem assim (alguns estabelecem conforme o sal mínimo, o que não é justo.)

soruji
Veterano
# ago/12
· votar


Agora me ajude com o tópico seu cretino ^^

Mas eu não pago aluguel.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


soruji
Mas eu não pago aluguel.


Seu madruga feeling

CindyFerrari
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Cara, apartamento me parece melhor principalmente por questões de segurança.

Os contratos geralmente são de um ano e índice é o IGPM. O condomínio, geralmente é um valor à parte. Sobre IPTU não sei te dizer.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


brunohardrocker

Bom, para um solteiro, AP é melhor pq é mais facil de manter e limpar.

Mas tem o condominio, ai quebra as pernas. Casa já não tem isso, mas é mais caro e mais difícil de limpar.


Que eu saiba, diretamente o IPTU não está. O condomínio geralmente tb não. E o índice deve ser o IGPM, embora não seja bem assim (alguns estabelecem conforme o sal mínimo, o que não é justo.)

Eu sempre achei que o IPTU fosse obrigação do locador e não do locatário, afinal não sou dono do imóvel, mas vi na internet alguns casos do IPTU ser pago pelo inquilino.

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


Aqui tem tudo que vc precisa saber:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12112.htm

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


CindyFerrari
Os contratos geralmente são de um ano e índice é o IGPM. O condomínio, geralmente é um valor à parte. Sobre IPTU não sei te dizer.


Ai é que está. Como para morar sozinho, inicialmente, é necessario apertar o cinto de todas as formas, o gasto fixo deve ser o meno possível.

Sem contar que tem agua, luz, gás, comida, roupa. Isso tudo deve ser planejado como gasto fixo.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


-Dan


Valeu.

Vou ler agora

o/

brunohardrocker
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Mas tem o condominio, ai quebra as pernas. Casa já não tem isso, mas é mais caro e mais difícil de limpar.

Aí tem que colocar tudo na ponta do lápis.

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Eu sempre achei que o IPTU fosse obrigação do locador e não do locatário, afinal não sou dono do imóvel, mas vi na internet alguns casos do IPTU ser pago pelo inquilino.

O IPTU é obrigação do proprietário do imovel. Mas no contrato de locação ele pode estabelecer que vc o pague. MAs se vc nao o pagar, o locador que será cobrado perante o Fisco, mas, provavelmente o locador ele entrará em regresso contra você depois.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


-Dan
brunohardrocker


Então em qualquer contrato eu posso exigir uma clausula em que a obrigação do IPTU é do locador e não do locatário?

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Valeu.

Vou ler agora

o/


Leia a 8245 tb.

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Então em qualquer contrato eu posso exigir uma clausula em que a obrigação do IPTU é do locador e não do locatário?

Que eu saiba não. Vc pode ser substituto tributário dele, desde que compactuado no contrato.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


-Dan


Blz hihihi <o>

CindyFerrari
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Ai é que está. Como para morar sozinho, inicialmente, é necessario apertar o cinto de todas as formas, o gasto fixo deve ser o meno possível.

Sem contar que tem agua, luz, gás, comida, roupa. Isso tudo deve ser planejado como gasto fixo.

Aí vc tem que ver o quanto vale a pena.. Vc provavelmente vai gastar pouco com água, luz e gás. Comida vai pesar mais pq vc vai querer comprar pronta. Roupas, lazer e outros gastos terão que ser controlados mesmo.

Tem outro detalhe que eu considero muito importante: localização e acesso. Considere isso bastante, não adianta economizar no valor do aluguel se vc vai gastar mais tempo e dinheiro com transporte.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


CindyFerrari

Verdade. Comida nem tanto pq eu sei cozinhar e odeio comida congelada.

E como muito pouco fora de casa. Gosto mesmo do bom e velho arroz e feijão ^^

O bom é que em apartamento fica fácil para manter limpo e organizado

=D

Ahhh e já tenho bicicleta. para o local onde eu pretendo alugar fica fácil se locomover pela cidade através desse transporte hihihi

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Casa!
Vai por mim, casa é muito melhor.

Se é mais barato eu não sei, mas que é melhor é.
Pelo menos os seus vizinhos não ouvem o mexe que mexe que acontece nas madrugadas.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


Viciado em Guarana

Tá velho. Eu sei que casa é muito mais confortável.

Mas pense. A minha única fonte de renda no momento é o salário do meu trabalho e não vou receber ajuda financeira de ninguém. Vou ter outros gastos além do aluguel, por isso vou ter que planejar muito.

Um imóvel com um quarto apenas é o suficiente né, se vier visita, dorme no sofá hihihi.

Apartamento tem a vantagem de não ter quintal e ter gás encanado. Como não vou ter empregada, casa vai dar muito trabalho para limpar. Apartamento é mais fácil.

O único problema do apartamento é o condomínio. Seria maravilhoso encontrar um pelo qual já estivesse embutido no aluguel

o/

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
É aquela velha história entre:
querer / poder
melhor / mais barato

Nós pobres sofremos!
Boa sorte nessa empreitada em busca do sonho da casa própria!

o/

Eric Clapton
Veterano
# ago/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Viciado em Guarana
Nós pobres sofremos!Boa sorte nessa empreitada em busca do sonho da casa própria!o/


Claro.

Eu vou para o Canadá e vou ter a casa dos meus sonhos. Mas como farei isso se ainda moro com meus pais e não tenho gasto nenhum que não seja comigo? Preciso sentir a experiência de morar sozinho e conhecer realmente as dificuldades e as vantagens.

Eu preciso sentir a água bater na bunda e me virar nos 30. Quando ficar doente e me virar da mesma forma.


Mas tudo isso tem sua recompensa. Não deve existir sensação melhor no mundo do que ser totalmente independente e de dono do próprio nariz. MINHA CASA, MINHAS REGRAS.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


Bom. Dormitório completo eu já tenho. Eu mesmo que comprei e está novo.

Para a sala, um conjunto simples de sofá e estante está de bom tamanho. Já tenho TV de LED, Home Theater e Aparelho de Som.

Cozinha, uma Geladeira e um Fogão. Minha mãe tem um armário novinho guardado. Posso comprar dela por um preço mais barato. Mesa é barato.

Lavanderia só uma máquina de lavar já seria o suficiente. Em casa tem duas. Uma parada. Só mandar arrumar e ver quanto meu pai quer nela (apesar que eu duvido que irá aceitar o dinheiro, mas se ele não quiser aceitar eu compro uma nova).

Acho que só isso para começar né?

CindyFerrari
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Verdade. Comida nem tanto pq eu sei cozinhar e odeio comida congelada.
E como muito pouco fora de casa. Gosto mesmo do bom e velho arroz e feijão ^^
O bom é que em apartamento fica fácil para manter limpo e organizado
=D
Ahhh e já tenho bicicleta. para o local onde eu pretendo alugar fica fácil se locomover pela cidade através desse transporte hihihi


Aaaah bom, então só falta arrumar as trouxinhas mesmo hihihi
Outra coisa, vc não vai transformar num bordel-strip-club, vai??

Eric Clapton
Veterano
# ago/12
· votar


CindyFerrari
Aaaah bom, então só falta arrumar as trouxinhas mesmo hihihiOutra coisa, vc não vai transformar num bordel-strip-club, vai??


ahahah

Claro que não. Quero morar sozinho pra ficar sozinho mesmo. Essa é a época. Aproveitei bastante minha fase de sexo adoiado de adolescente para a fase adulta.

Eric Clapton
Veterano
# ago/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


CindyFerrari

O esquema de morar sozinho é uma vontade que tenho há muito tempo. E recentemente vem tomado conta de mim de várias formas, mas ao contrário, fui imaginando desde longe, planejando como seria minha vida em outro país (como minha vontade manifestada aqui de ir para o Canadá e ter uma vida digna por lá onde o dinheiro dos meus impostos teria um retorno justo) ou até mesmo de ter uma casa que sempre imaginei e que queria que fosse examente igual ao que estivesse em minha mente, mesmo as megalomanias hehehe... mas morar sozinho é o início do ínicio e como eu já disse antes, como é que eu posso ter minha casa própria ou ir morar em outro país se ao mesmo eu sei como é a sensação e as dificuldades de morar sozinho?

Então não vejo vantagem em comprar uma casa agora e nem de usar meu FGTS para isso.

Não vejo problemas em pagar aluguel por uns dois ou três anos para sentir essa experiência.

Também não estou saindo de casa por algum tipo de problema com minha família, muito pelo contrario. Vai ser difícil até demais para mim e para eles, mas eu tenho que fazer isso. Já passei da hora, se eu não fizer isso agora eu sinto que vou me arrepender muito.

Não tenho medo de dificuldades e nem de trabalho. Tenho energia e inteligência de sobra, modéstia a parte. Também não tenho interesse em me ajuntar com ninguém e nem dividir casa. Eu quero uma casa SÓ MINHA, com minha regras, minhas dívidas, levar quem eu quiser, hora que eu quiser e quando quiser sem dar satisfação.

Se não der certo, sei as a portas da casa dos meus pais vão estar sempre abertas.

Saudade é normal né hehe, mas ela se mata com um telefonema ou 5 horas de ônibus ou 1 hora de avião. Ir para uma cidade nova que você conhece apenas poucas pessoas deve ser true demais. Tudo novo. Vida nova. Isso motiva, faz eu pensar em frente e não parar no tempo. Posso chamar a galera do OT para ir NA MINHA casa hehehe
Também não quero tranformar isso em um puteiro. Claro que vai ter festa e tudo de divertido, mas não sou moleque, já sou um homem, não tão velho, mas que passou por muita coisa na vida e já tive muitas experiências ruins. Sinto que estou pronto. Não sei se você me entende Cindy, mas é uma coisa da alma. Uma coisa muito boa. Uma vontade de ficar sozinho e se sentir livre, novos desafios.

Eu tenho o pé muito no chão, por isso que cada opiniao aqui, memso na brincadeira é válida. Desde a construção da minha casa até a viagem ao exterior me fez pensar muito e criar uma roteiro, um objetivo na minha vida sem meter o pé pelas mãos e acho que morar sozinho, mesmo de aluguel, hoje, é o melhor início dar dar seguimento nas outras coisas hihihi <o>

tambourine man
Veterano
# ago/12
· votar


minha dica é procurar prédios pequenos sem porteiro ou elevador, o aluguel e condomínio é mais barato

CindyFerrari
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Eu me vi todinha no seu relato agora
=´)

Tbm tenho desejo de morar só desde o início da adolescência. Recentemente estava analisando a hipótese de morar com uma amiga, mas financeiramente ainda não é viável. Um dia será! hehe

De qq forma, tomara que dê tudo certo pra vc!
o/

Fisherman
Veterano
# ago/12
· votar


Eric Clapton
Em apartamento tem o tal do condomínio. Isso é que mata.
Em média, uma pessoa toma dois banhos por dia.
Vc acaba pagando no condomínio, a água de vários apartamentos em que moram 3 ou mais pessoas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda: Sobre o aluguel de apartamento ou casa para solteiro!