Se fossemos proibir qualquer doutrinação ideológica nas universidades, o que acha?

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


outro termo demonizado.


aparentemente, Marx ficou eternamente associado com aquela faceta vermelha da Guerra Fria. ninguém mais lembra das críticas construtivas do Karlão ao pensamento clássico, economia política et al.


Faz sentido. Editei o post.

TG Aoshi
Veterano
# abr/12
· votar


Sei que a separação esquerda/direita já caiu em desuso, mas pra ficar mais fácil a explicação, por que não é nem um pouco comum alguém pender à "direita" e ir totalmente contra a corrente?
É mais ou menos o que a snowwhite falou, só que pender a direita é muito pior do que ficar em cima do muro. Tem que ter personalidade bem forte pra aguentar o tranco, fora que são poucos os que estão dispostos a gastar o tempo com isso.
Ainda mais que, infelizmente, boa parte desses militantes "esquerdistas" de universidade é bem mente fechada e averso a qualquer doutrina ou ideia que vá contra as suas. O que pressupõe imaturidade, e de novo, quem é que quer perder tempo com criança?

Alguns meses atrás tinham publicado uma matéria interessante no Estadão falando das dificuldades de ser "direita" nas universidades. Vou ver se encontro mais tarde.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# abr/12
· votar


boa parte desses militantes "esquerdistas" de universidade é bem mente fechada e averso a qualquer doutrina ou ideia que vá contra as suas

Isso é comum a muitos esquerdistas, mas acho que muitos grupos partidários (no sentido de que militam por algo, não de partidos políticos) acabam caindo nisso, não só a esquerda. Boa parte dos conservadores que eu já conheci são dogmáticos assim.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Isso é comum a muitos esquerdistas, mas acho que muitos grupos partidários (no sentido de que militam por algo, não de partidos políticos) acabam caindo nisso, não só a esquerda. Boa parte dos conservadores que eu já conheci são dogmáticos assim. (2)

Drinho
Veterano
# 09/set/23 17:51
· votar


Viciado em Guarana

Diga-me mestre... Aqueles maconheiros da fflch conseguem um diploma?

Quem diria…

Wanton
Veterano
# 09/set/23 18:31
· votar


11 anos depois e o Bruno não aprendeu nada.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 12:39
· votar


Selecionei umas pérolas.

Cavaleiro

"por que não é nem um pouco comum alguém pender à "direita" e ir totalmente contra a corrente?" (pergunta do Bruno)

Claro que é, nos cursos que são mais voltados para o mercado as pessoas normalmente são de direita, mesmo em federais como cursos de tecnologia (engenharia, computação, sistemas), administração, contabilidade e etc.

Ainda tem separação por universidade, aqui em Floripa por exemplo, economia na federal é esquerda e na estadual é direita, rivalidade eterna.

Pessoal que faz um curso para se achar filósofo sem utilidade prática alguma e depois não consegue se sustentar tem que colocar a culpa no sistema econômico.


TG Aoshi

infelizmente, boa parte desses militantes "esquerdistas" de universidade é bem mente fechada e averso a qualquer doutrina ou ideia que vá contra as suas. O que pressupõe imaturidade, e de novo, quem é que quer perder tempo com criança?


megiddo
Membro
# 10/set/23 13:53 · Editado por: megiddo
· votar


Pedro_Borges
quem é que quer perder tempo com criança?

Quando ele escreveu isso não existia o MBL.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 14:54
· votar


Caramba, a gente esses tópicos de 2012 e percebe o quanto isso aqui virou um campo minado na atualidade. Antes se discutiam assuntos sensíveis sem piegas, ofensas e tal.

brunohardrocker
Veterano
# 10/set/23 15:14
· votar


Ao menos ninguém pode me acusar de tomar posições de ocasião.

Drinho
Veterano
# 10/set/23 15:48
· votar


Pedro_Borges

Quando não tem doente fanático fica mais tranquilo mesmo.

Pedro_Borges
Veterano
# 10/set/23 19:16
· votar


Vou fazer uma ressalva, pois os cursos de economia, administração e ciências contábeis são da divisão de humanas, porém, em todas universidades têm faculdades próprias, graças a Deus.

Pedro_Borges
Veterano
# 03/nov/23 21:45 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Assim será o novo Plano Nacional da Educação para a década 2024 - 2034. O texto básico já tá rolando por aí, mas será apresentado ao Senado somente em janeiro/2024:

O eixo III deixa claro que a doutrinação de esquerda vai correr solta. O combate será contra o conservadorismo, o agronegócio, a militarização das escolas, a escola sem partido (vai ter que ter partido). Incentivar a regulação dos meios digitais, combater o discurso de ódio (da direita, pois da esquerda não tem discurso de ódio, viu?).

Eles deram o recado.



Wanton
Veterano
# 03/nov/23 22:00 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
vai ter que ter partido

Desonesto! Aponte algo de errado na fala dela.

brunohardrocker
Veterano
# 03/nov/23 22:05
· votar


Pedro_Borges

Esse pessoal acha mesmo um absurdo as instituições de ensino NÃO terem partido.

Mas o que vai acontecer? O mesmo de sempre. Pode ser que tenhamos volume nas casas legislativas para botar o pau pra torar e barrar o avanço desses projetos.
Mas daí chega la no STF, numa manobra que algum zé de um partido que entrou com uma petição, e até o "conservador" Xandão dá um jeito de constitucionalizar. Porque agora tá em paz com o lulopetismo.

O problema foi terem feito um projeto meia boca no ESP, que parou na mão dos neopentecas, que introduziram um monte de merda no debate, e não passou.

Wanton
Veterano
# 03/nov/23 22:06
· votar


brunohardrocker
Esse pessoal acha mesmo um absurdo as instituições de ensino NÃO terem partido.

Você acredita no nome porque é burro. Escola Sem Partido é um movimento bolsonarista, que nem você.

Wanton
Veterano
# 03/nov/23 22:08 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
brunohardrocker

Por que vocês não brigam por remunerar bem os professores, hein? Talvez assim os direitistas se interessassem pela carreira.

Sobre a "doutrinação".

Lucmac
Veterano
# 03/nov/23 22:15
· votar


Leigo falando de educação é o cu do palhaço, bicho.

Black Fire
Gato OT 2011
# 03/nov/23 22:45
· votar


Mas o que vai acontecer? O mesmo de sempre. Pode ser que tenhamos volume nas casas legislativas para botar o pau pra torar e barrar o avanço desses projetos.
Mas daí chega la no STF, numa manobra que algum zé de um partido que entrou com uma petição, e até o "conservador" Xandão dá um jeito de constitucionalizar. Porque agora tá em paz com o lulopetismo.



Black Fire
Gato OT 2011
# 03/nov/23 22:46
· votar


Por que me alfabetizaste para ler as asneiras que o Bruno escreve?

brunohardrocker
Veterano
# 03/nov/23 23:07
· votar


Lula tem que tesourar tudo essa galera!

Pedro_Borges
Veterano
# 03/nov/23 23:24 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton
Desonesto! Aponte algo de errado na fala dela.

Você acha mesmo que o aluno não deva estudar as diversidades políticas/ideológicas, conservadora, liberal e progressista e ficar preso somente a esta última? Que a escola deva combater o conservadorismo? Que democracia é essa meu amigo?

Eu penso que a ideia de universidade vem de universalidade.

Escola Sem Partido é um movimento bolsonarista

Que seja, pelo menos podemos dizer que ele teve um boa ideia, só não soube por em prática. É o mundo ideal. Cada aluno tendo acesso ao conhecimento diverso e por seu próprio arbítrio adotar seu campo ideológico. Quer ideia melhor de liberdade?

Claro que tu não enxerga isso, pois a tua concepção é totalitária.

Eu acho deveras hilário ver esquerdista falando em democracia.

Wanton
Veterano
# 04/nov/23 00:24 · Editado por: Wanton
· votar


Pedro_Borges
Que seja, pelo menos podemos dizer que ele teve um boa ideia, só não soube por em prática.

A ideia é péssima, leigão! Você conhece o projeto? Claro que não.

Eu acho deveras hilário ver esquerdista falando em democracia.

Por pura ignorância! Uma democracia legítima está bem à esquerda do sistema vigente.

Você acha mesmo que o aluno não deva estudar as diversidades políticas/ideológicas, conservadora, liberal e progressista e ficar preso somente a esta última?

Eu acho que você não entende porra nenhuma de educação, de política ou de ideologia.

Lelo Mig
Membro
# 04/nov/23 01:34
· votar


É tanta asneira que dá até vergonha.

LeandroP
Moderador
# 04/nov/23 05:17
· votar


Deve ter sido um esquerdista que escreveu PROGRESSO na bandeira nacional. Era pra ser conservadorismo.

Lucmac
Veterano
# 04/nov/23 07:51
· votar


Lelo Mig

É tanta asneira que dá até vergonha

Perai, assim fica parecendo que você quer sugerir que quem é antipetista é burro.

Pedro_Borges
Veterano
# 04/nov/23 07:55
· votar


Wanton

Eu acho que você não entende porra nenhuma de educação, de política ou de ideologia.

Tenho plena consciência disso, mas o pior estágio é o seu que pensa que sabe.

Pedro_Borges
Veterano
# 04/nov/23 08:06
· votar


A ideia é péssima, leigão! Você conhece o projeto? Claro que não.

A ideia em sí é ótima, mas como eu disse, não teve uma forma plausível de efetivação. Vi um ensaio de decreto no município do Rio de Janeiro, era de fato infantil.

brunohardrocker
Veterano
# 04/nov/23 08:27
· votar


Pedro_Borges

O que mais se teve proveito no projeto foi levantar a bola do debate. Imaginamos que havia um tempo em que a doutrinação nem era discutida. E passamos anos dentro do governo PT sem discutir.

De resto, lembro que o projeto deixava muita ponta solta. Teve muito pitaco da bancada evangélica, querendo avançar sobre temas que não se tem que mexer.
Deram muita brexa e trabalharam mal.

Wanton
Veterano
# 04/nov/23 09:41
· votar


brunohardrocker
O que mais se teve proveito no projeto foi levantar a bola do debate.

Que debate? Vocês não entendem conceitos, como querem debater?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se fossemos proibir qualquer doutrinação ideológica nas universidades, o que acha?