Sobre a avaliação de característica religiosa do ser humano e a incerteza

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# fev/12


A grande sacada da avaliação dogmática e religiosa do ser humano está no fato da incerteza de estarmos, de fato, sendo avaliados ou não, por qualquer entidade divina que seja.

Se você tem certeza que se cometer crimes/pecados/delitos vai te levar pro inferno (ou seu similar), então você não é uma alma puramente nobre por fazer o bem, sabendo disso. Você só não é imbecil de cavar sua cova no dito mármore quente. Logo, não faz mais que sua obrigação, e pior, fica tentando justificar suas posturas, pois teme o livre arbítrio real.

Porém, se você não consegue ter certeza da existência do pós-morte, ou tem a certeza da sua inexistência, aí sim você pode ser classificado como um ser em análise, uma pessoa a ser, de fato, julgada. Aí que está a avaliação de fato. Você será bom, porque você quer ser bom, e não por medo ou por desejos de realizações apocalípticas "futuras".

Logo, a graça e o valor da discussão sobre deuses, é justamente nunca ter a certeza de sua existência.

Se o nosso mais famoso Deus descesse em rede nacional e falasse "Gente, eu existo e sim, o capeta ta contratando..." todos enlouquecidamente o seguiriam, e sua estratégia de analise de seu protótipo mais bem sucedido, o ser humano, iria por água abaixo. Mas o complô divino, espertamente, nunca dará essa certeza, e é isso que convalida o seu julgamento.

Essa é a verdade sobre deus, ou não. Espero que tenham gostado.

Tmusic
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Se você tem certeza que se cometer crimes/pecados/delitos vai te levar pro inferno (ou seu similar), então você não é uma alma puramente nobre por fazer o bem, sabendo disso. Você só não é imbecil de cavar sua cova no dito mármore quente. Logo, não faz mais que sua obrigação, e pior, fica tentando justificar suas posturas, pois teme o livre arbítrio real.

Meu pastor diz isso sempre /o/

Se o nosso mais famoso Deus descesse em rede nacional e falasse "Gente, eu existo e sim, o capeta ta contratando..." todos enlouquecidamente o seguiriam

Você acha que todos largariam suas vidinhas divertidas para fazer isso? Quem quer achar, procura, insiste e acha. Se Deus concedesse isso de graça a todo mundo, com certeza a cobrança seria muito maior em cima de TODAS as pessoas. E na época de Jesus(tomando-se por real sua existencia), muita gente não o quis seguir. Na verdade, maioria não o quis seguir, e isso é assim até hoje.

Tem muita gente que conhece Deus e não segue. Vide os frouxos que falam "mimimi vou sair não aguento mais isso aqui tchau bjmeliga" e não permanecem congregando e buscando na individualidade.

Sinceramente, Deus está provando a sua existencia todo dia. Só que nós tendemos a ser tão arrogantes e não aceitamos, muita gente faz esforço pra não acreditar, porque sabe que a hora q tiver certeza ou conhecimento do q tá fazendo, vai ser cobrado. Então se camuflam numa concha confortável e quentinha, como quem quer dizer "aqui ele não vai me achar, então não vai ter como ele cobrar nada, e não tem como ele me cobrar se eu não souber q ele existe ou conhece-lo"

Bom, espero q isso acabe para o bem de muitas pessoas.

Tem tbm as q não creem por eperiencias frustradas.

"Mimimi, eu pedi e não ganhei, ele não existe".

Ah, fala sério. Quem quer ver Deus e provar da sua existencia, com algumas semanas de insistencia conseguem.

Tmusic
Veterano
# fev/12
· votar


E outra, muita gente quer q Deus se manifeste bonitinho assim, mas a coisa é muito tensa, pow!

Se Deus fizesse isso, ele iria puxar orelhas como se não houvesse amanhã. E iria cobrar muita coisa.

Mas na vinda de Jesus isso vai rolar de qualquer jeito /o/
Pena q vai ser tarde demais pra todo mundo u.u

Strato_Master
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan

eu penso mais ou menos assim....

se você tivesse certeza não precisaria de fé.... por isso acho totalmente sem sentido tentar provar a existencia (ou inexistencia) de Deus...

Tmusic
Veterano
# fev/12
· votar


Strato_Master
por isso acho totalmente sem sentido tentar provar a existencia (ou inexistencia) de Deus...

ISSO!

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan

Vou escrever a teoria da Seleção Espiritual, e você vai ser o co-autor.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Vou escrever a teoria da Seleção Espiritual, e você vai ser o co-autor.

Tamos aí. A gente faz uma capa bem brilhosa, com um nome bem provocativo, colocamos vampiros no meio e pronto, ganharemos muita grana. =]

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Tmusic
Meu pastor diz isso sempre /o/

Eu sei. Ele me consulta.

Você acha que todos largariam suas vidinhas divertidas para fazer isso? Quem quer achar, procura, insiste e acha. Se Deus concedesse isso de graça a todo mundo, com certeza a cobrança seria muito maior em cima de TODAS as pessoas. E na época de Jesus(tomando-se por real sua existencia), muita gente não o quis seguir. Na verdade, maioria não o quis seguir, e isso é assim até hoje. (...)

Eu to falando de prova real que não deixe dúvidas. Não de experiencias individualizadas, como foi seu caso.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Tmusic
E outra, muita gente quer q Deus se manifeste bonitinho assim, mas a coisa é muito tensa, pow!

Se Deus fizesse isso, ele iria puxar orelhas como se não houvesse amanhã. E iria cobrar muita coisa.

Mas na vinda de Jesus isso vai rolar de qualquer jeito /o/
Pena q vai ser tarde demais pra todo mundo u.u


ok.. ok..

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


Bom, na verdade existe um grande paradoxo por trás disso.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox
Bom, na verdade existe um grande paradoxo por trás disso.

disserte...

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


-Dan

Sobre o caráter do ser humano. O que influencia? O núcleo que a pessoa vive, ou são os genes?

Na verdade tanto em um quanto na outra, será que é a gente mesmo que escolhe a nossa personalidade, ou não temos culpa do que somos?

As vezes não há saída.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox
Sobre o caráter do ser humano. O que influencia? O núcleo que a pessoa vive, ou são os genes?

Na verdade tanto em um quanto na outra, será que é a gente mesmo que escolhe a nossa personalidade, ou não temos culpa do que somos?

As vezes não há saída.


Creio que um pouco de muitas coisas define a personalidade. Você nao pode escolhe-la diretamente, nem seus genes. Mas pode escolher seus meios, mesmo que nem sempre.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


-Dan

Nós não podemos escolher nossos meios.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox
Nós não podemos escolher nossos meios.

Eu posso escolher o meu.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


-Dan

Agora. Mas na verdade isso é uma ilusão, porque o seu primeiro meio, você não pôde. E isso faz uma grande diferença.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox
Agora. Mas na verdade isso é uma ilusão, porque o seu primeiro meio, você não pôde. E isso faz uma grande diferença.

Mas nunca é tarde pra mudar.

Obs: Desvirtuamos o tópico.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


-Dan

Mas é essa a questão.

Desculpa por desvirtuar teu tópico. Acho que se eu tivesse sido um pouco mais explícita isso não teria acontecido. hehe

Parei

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox
Mas é essa a questão.

Desculpa por desvirtuar teu tópico. Acho que se eu tivesse sido um pouco mais explícita isso não teria acontecido. hehe

Parei


faça um tópico sobre a influencia do meio, personalidade e panz!

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


-Dan

Acho esse assunto meio batido, mas vou fazer

o/

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox
Na verdade tanto em um quanto na outra, será que é a gente mesmo que escolhe a nossa personalidade, ou não temos culpa do que somos?

Uma resposta a essa questão, teria utilidade?

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


brunohardrocker

Nós não escolhemos as questões que sobrevêm a nossa causa.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Se você tem certeza que se cometer crimes/pecados/delitos vai te levar pro inferno (ou seu similar), então você não é uma alma puramente nobre por fazer o bem, sabendo disso. Você só não é imbecil de cavar sua cova no dito mármore quente. Logo, não faz mais que sua obrigação, e pior, fica tentando justificar suas posturas, pois teme o livre arbítrio real

partindo do princípio de que somos todos pecadores e inclinados a fazer o que é errado, podemos dizer q ao viver lutando contra essa sina,e saindo "inculpes" fomos sim vencedores

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox

É que não vejo respostas, cansei de tentar definir o indefinível. Mas por não saber e não ter certeza, deixo em aberto a questão. Pode ser que tenha resposta.
Mas se tiver, será útil? A utilidade ou falta dela que me apavora.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Ou não apavora, porque não conheço.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Será útil para outras definições, não concorda?

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Gourmet Erótico
partindo do princípio de que somos todos pecadores e inclinados a fazer o que é errado, podemos dizer q ao viver lutando contra essa sina,e saindo "inculpes" fomos sim vencedores

Mas aquele que não se considera pecador terá mais plena avaliação do que aquele que vive com medo do livre arbítrio real.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Mary Lennox
É que não vejo respostas, cansei de tentar definir o indefinível. Mas por não saber e não ter certeza, deixo em aberto a questão. Pode ser que tenha resposta.
Mas se tiver, será útil? A utilidade ou falta dela que me apavora.


Viajei aqui. Resposta pra que, no caso?

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# fev/12
· votar


-Dan

Pra isso:

"Na verdade tanto em um quanto na outra, será que é a gente mesmo que escolhe a nossa personalidade, ou não temos culpa do que somos?"

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Mary Lennox
Será útil para outras definições, não concorda?

Pode ser. Ou pedemos chegar apenas na definição em si, e depois disso esse conhecimento ser tão útil para a refeição quanto a tijela de frutas falsas.

Podemos levantar alguns fatos geradores sobre a nossa personalidade, mas jamais se viu um mapeamento objetivo de tudo isso. É um caos, e pra lá eu não vou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a avaliação de característica religiosa do ser humano e a incerteza