Sobre a crença científica e religiosa em uma ordem oculta

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11


A ciência e a religião se pautam pela existência de uma ordem oculta, acessível pela linguaguem. Não só essa ordem pode não existir, como a nossa linguagem pode ser incapaz de tal feito.

E se o mundo for irracional, ilógico e falso? A nossa fé em uma ordem superior não seria só a neurótica tentativa de esconder isso [pela ciência ou pela religião]? De nos proteger do caos da poeira estelar da qual somos feitos?

versem em decassílabos rimados em ABAB

guizimm
Veterano
# mai/11 · Editado por: guizimm
· votar


versem em decassílabos rimados em ABAB
eu n entendi bulhufas de nada
mais tudo bem mesmo assim de boa
eu vou seguindo na mesma estrada
eu estou de boa aki a toa

fail

Headshock
Veterano
# mai/11
· votar


Caramba! Nunca pensei nisso
Agora que tu falates eu reparei
Minha vida não vai mudar por isso
Estou desconfiado que tu é gay...

LOOL!

pedirmaiscedo
Veterano
# mai/11
· votar


versem em decassílabos rimados em ABAB

Lá Sí Lá Sí

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


Agora que tu falates eu reparei
fail

SODAPOP
Veterano
# mai/11
· votar


A ciência é coisa louca, é fato
Religião, lógico raciocínio
Um mais um mais um: "trindade", falo
Veneramos a ciência: declínio

Ajoelhados, três: Newton, Hawking, Einstein
Bem depois do Deus-Pai arquitetá-los
Deus calculando seus destinos: pasmem
Os reservou um Éden e cavalos

Cavalgaram, viram a macieira
Newton, cansado pôs-se a dormir
O pecado caiu em sua cabeça
Serpente mordeu maçã, fez cair

Junto a ela, caíram dogmas sim
De todas as cores e de credos
Germinou-se em fecundo capim
Colocou em nossa cruz outro prego

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


SODAPOP

-q

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


SODAPOP

Yo! Manolo! altos raps ae!

o/

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


se for assim a religião ja largou na frente..

russobass
Veterano
# mai/11 · Editado por: russobass
· votar


Codinome Jones

ta faltando o Córtex Frontal comentar.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Foooorças ocultas!

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


russobass
ham?

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


ainda vou aprender com o cavalero como bombar meus tópicos

=/

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Esse pensamento se pauta em alguma corrente filosófica?

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


SODAPOP
n ta em versos decassílabos

Widdly Scuds
Veterano
# mai/11
· votar


Tá tudo cheio de erro, vou tentar uns aqui.

O que nos resta além de nossa lógica?
Mostre-me seu caminho e se explique

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


Codinome Jones

nem sei

Widdly Scuds

só estou levantando possibilidades. Não sei o que há depois e nem sei se podemos saber

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


O que nos resta além de nossa lógica?
a ultima palavra n pode se proparoxítona

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


E se o mundo for irracional, ilógico e falso? A nossa fé em uma ordem superior não seria só a neurótica tentativa de esconder isso [pela ciência ou pela religião]? De nos proteger do caos da poeira estelar da qual somos feitos?


Não












uai...

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar


J. S. Coltrane
Vc precisa falar mal da religião e dizer que a ciência comanda. Aí todos vão te dar valor. Aí vão aparecer uns chatos que dirão que a ciência é só mais um dogma, e que não pode deduzir a totalidade da realidade. Aí a polêmica vai se instaurar. Aí garotos pré vestibulandos vão te chamar de marxista de merda, que faz humanas, e que humanas não é ciência, e eles vão sair com cara de fuck yeah, pq outros idiotas iguais a ele vão pensar a mesma besteira...

Issaê. \o\

Dylan Thomas
Veterano
# mai/11
· votar


e que humanas não é ciência

Ainda essa história? Espero que o post do Bog resolva qualquer indagação: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/234910/p5#6836884

Em todo caso, indico isso para o pessoal das humanas que queira se iniciar em ciência: http://www.amazon.com/Complete-Idiots-Guide-Math-Dummies/lm/R1904EC9O2 DP93

E, ao adquirirem competências básicas, encarem as primeiras páginas do livro do professor Penrose: http://www.amazon.com/Road-Reality-Complete-Guide-Universe/dp/06794544 38

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar


Dylan Thomas
Isso é tão começo do século passado, além de positivista pacaralho. Num sei como isso ainda persiste. Mas enfim, sou de humanas, não sou cinetista. Não tenho envergadura moral pra isso.

Dylan Thomas
Veterano
# mai/11
· votar


começo do século passado

Lembrei disso:



Devil Boy
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Eu me pergunto como em pleno século XXI alguém ainda pode ser solipsista e ao mesmo tempo perguntar às outras pessoas por que elas não são.

Sério. Esse conflito entre a tua crença e os axiomas inerentes ao teu próprio ato discursivo não te causa a menor dissonância cognitiva?

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Vc precisa falar mal da religião e dizer que a ciência comanda. Aí todos vão te dar valor. Aí vão aparecer uns chatos que dirão que a ciência é só mais um dogma, e que não pode deduzir a totalidade da realidade. Aí a polêmica vai se instaurar. Aí garotos pré vestibulandos vão te chamar de marxista de merda, que faz humanas, e que humanas não é ciência, e eles vão sair com cara de fuck yeah, pq outros idiotas iguais a ele vão pensar a mesma besteira...

Embora humanas não sejam ciência (acredito que o autor não quis afirmar o contrário) esse é um ótimo post. Verdade nua e crua.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Anderson Eslie
Mas enfim, sou de humanas, não sou cinetista. Não tenho envergadura moral pra isso.

é isso ae, se é para ser cientista mole [soft science], é melhor nem ser cientista.

Devil Boy

Prefiro sofrer de dissononância cognitiva a ser mais um neurótico tentando organizar o que pode não ter ordem alguma. Sério.

edit. Estou propondo aqui um exercício mental. Se você não está disposto a fazê-lo, pode beijar a cruz da ordem oculta e vazar do tópico...

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


ser mais um neurótico tentando organizar o que pode não ter ordem alguma. Sério.

Partindo dessa premissa em que você equipara por baixo a inútil tentantiva, tanto de ciência quanto religião, de achar alguma ordem na desordem ainda vejo a ciência como uma tentativa humana ao conhecimento. É meio discurso de perderdor ou de legendário, mas é naquela: Se não estamos preparados para entender o caos, por meio da vã tentativa da lógica pela neurose humana, tamo tentando. Ainda a ciência seria mais honesta.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane

Acho que a idade me pegou. Não consegui entender o sentido da parada aí.
Se puder desenhar agradeço.

james_the_bronson
Veterano
# mai/11
· votar


J. S. Coltrane
A nossa fé em uma ordem superior não seria só a neurótica tentativa de esconder isso [pela ciência ou pela religião]? De nos proteger do caos da poeira estelar da qual somos feitos?

Não!!!

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


jimmy vandrake

eu só estava levantando a possibilidade da não existência de um ordenamento das coisas, que é a premissa básica da ciência e da religião.

claro que isso é pisar nos calos de muita gente

Codinome Jones

que lindo, parece aqueles filmes de mulézinha

james_the_bronson
Kobberminer

num gostou, pega eu

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Sobre a crença científica e religiosa em uma ordem oculta