O dever da escola

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Em tempo, minha resposta está entre b) e c).

Tem algumas matérias que poderiam ser incorporadas e que trazem benefício como matemática ou educação financeira e economia no lugar de binômio de newton por exemplo, ou uma das muitas repetições de outra matéria.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge

vc não guarda dinheiro em banco?

EternoRocker
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

c) Ensinar aquilo que se adeque às suas capacidades cognitivas e que tenha sido comprovado ou pelo menos aceito pela maioria, mas sem preocupar-se com a utilidade no mercado.

Acho válido moldar um esquema de ensino que se adeque a capacidade cognitiva do aluno.... mas pra conseguir esse feito, tem-se que ser professor de verdade;

Entendo que a responsabilidade com a utilidade no mercado deva ser atribuída aos cursos técnicos e superiores. Considerei escola como sendo algo da pré-escola ao ensimo médio, daí acho que o que mais importa é a transmissão de um conhecimento sólido e não direcionado, buscando ampliar o conhecimento em diversas áreas. É bem despertar curiosidades e instigar os alunos mesmo.

O ensino mais direcionado ao mercado (ou interesse pessoal) ficaria a cargo dos cursos de escolha dos próprios alunos.

Eu acho que o formato utilizado no Brasil não é de todo ruim... o grande problema é a qualidade do conteúdo e a forma com a qual esse conteúdo é passado pros alunos.

Se a base é fraca... todo o resto vai sofrer limitações.

Deftones_Rules
Veterano
# jan/12
· votar


a) Formar o cidadão (valores, crenças e etc)
Professor ganha pouco bem pouco...Ganha pouco pra ser humilhado dentro das salas de aula!

b) Prover ensino suficiente para auxiliar que este entre no mercado de trabalho futuramente.
Dependendo da região, é quase impossível ensinar algo! Não adianta jogar a culpa somente no governo, quando na verdade a população não ajuda!

[

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


EternoRocker

Perfeito. Só acho que há algumas matérias básicas que todos deveriam ter em detrimento de outras (como no exemplo, educação ou matemática financeira, um pouco de direito) e minha justificativa está na utilidade.

Não conhecer os seus direitos (porque normalmente só consulta-se advogado quando se sabe da necessidade), pelo menos os mais básicos e não saber utilizar seu dinheiro são dois dos problemas que mais afligem as pessoas hoje, isto tem consequencia direta na sua qualidade de vida futura e da sua familia.

E principalmente no ensino fundamental/médio, você vê a mesma matéria (por exemplo fórmula de baskara) diversas vezes.

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
EternoRocker

o problema é a repetição de tudo várias vezes, é muita tortura e perda de tempo para todos os envolvidos. Cada vez mais acredito no homescholling mesmo

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


tambourine man

Fato.

Estou concordando muito contigo ultimamente, começando a ficar preocupado.

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro

pior: eu tô concordando com o devil boy

/o\

neologist_
Veterano
# jan/12
· votar


tambourine man
Cavaleiro
Os pólos se invertendo...

Não boto fé no homeschooling, mas educação compulsória é uma aberração.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


Achei que o título era tão fraquinho, de algum colegial pedindo dicas para o "dever de casa" que nem liguei, nem vi que era do Cavaleiro.

Mas não faz diferença, nem vou opinar.

Mr. Joe
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
f) Outro: Especificar

Fazer o aluno sentar, calar a boca e ouvir uma porcalhada que ele não está nem um pouco a fim de ouvir de um pseudo-esquerdista. Assim ele se prepara para o mercado de trabalho, a trabalhar numa empresa como um robô despreparado mas organizado e acatado.

Sociedade... pff.

Volunteer
Veterano
# jan/12
· votar


c) Ensinar aquilo que se adeque às suas capacidades cognitivas e que tenha sido comprovado ou pelo menos aceito pela maioria, mas sem preocupar-se com a utilidade no mercado.

Instigar a pensar por si só, fora da caixa e prover algum conhecimento básico necessário em cada disciplina.


AceFrehley
Veterano
# jan/12
· votar


B

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12
· votar


f) Outro: viciar os jovens no ópio social

Gourmet Erótico
Veterano
# jan/12
· votar


f) Outro: Especificar

fazer com que os jovens aprendam a viver em sociedade, ao invés de saírem de lá somente nerds e vagabundos

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Gourmet Erótico

Isto não seria dever dos pais?

tambourine man
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
Isto não seria dever dos pais?

nem rola, os pais estao ocupados trabalhando

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jan/12
· votar


A escola ensina melhor a viver em sociedade do que os pais.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Mary Lennox

Na socialização secundária até pode ser, mas não é a escola em si que ensina (professores em sala de aula) e sim o convívio social dele durante o período.

Ainda assim, principalmente durante a socialização primária é dever dos pais educarem os filhos

Para fins didáticos:

* Socialização primária - onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo

* Socialização secundária: todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos sectores do mundo objectivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo relativamente ao seu desempenho, assim como dos novos papéis que ele assumirá nos vários grupos a que poderá pertencer e nas várias situações em que pode ser colocado.




tambourine man

Pois é, já manifestei minha opinião em relação ao egoísmo.

amador_ssa
Veterano
# jan/12
· votar


Mary Lennox

A escola ensina melhor a viver em sociedade do que os pais.

Comigo os meus pais me ensinaram a viver em sociedade melhor do que a escola.

A escola me ensinou a sobreviver em sociedade... rsrs tem escola que não é facil, não pela instituição em si mas pelos habitantes dela.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jan/12
· votar


Cavaleiro
Na socialização secundária até pode ser, mas não é a escola em si que ensina (professores em sala de aula) e sim o convívio social dele durante o período.

Sim, claro. Foi exatamente isso que eu quis dizer.

* Socialização primária - onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo

Não acho que isso aconteça apenas com a família ou dentro de casa. Pode até ser dever dos pais ensinar isso e tudo mais, mas também existem muitas interferências externas.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jan/12
· votar


amador_ssa

Leia o post do Cavaleiro. Foi o que eu quis dizer.

FHcarvalho
Veterano
# jan/12
· votar


pela constituiçao a alternativa (a) seria correta, mas sabemos que nao é isso que acontece na realidade... fico com a alternativa (b) e (e)

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Mary Lennox

Claro que há interferências externas, mas a minha discussão é a dualidade: o dever é dos pais ou da escola?

Se a escola ensina melhor a viver em sociedade do que os pais, alguma coisa está errada. Você vai validar ou não aquilo que os pais lhe passaram nos seus primeiros anos de vida na socialização secundária.

Comecei o tópico por ver muita propaganda de escolas, muitas renomadas com o slogan "criando cidadãos para o futuro" ou parecido. Isto é a terceirização dos valores dos seus filhos para uma agente externo.

Bem na linha do que o tambourine man colocou no tópico dele. Se for colocar a teoria de ciclos de vida para os humanos, diria que tivemos nosso pico no renascimento, houve um período de estabilização e maturidade e estamos em plena queda neste século.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


FHcarvalho

pela constituiçao a alternativa (a) seria correta, mas sabemos que nao é isso que acontece na realidade... fico com a alternativa (b) e (e)

A cláusula pétrea é uma das coisas que me faz pensar em sair daqui.

Primeiro: Você não pode pensar por si só e tomar suas decisões, o estado faz por você.

Segundo: Para garantir as condições mínimas estabelecidas na cláusula pétrea o salário mínimo tinha que ser quase R$ 4.000,00

Terceiro: Não importa quem você vai colocar no poder se há um excesso de regulamentação.

neologist_
Veterano
# jan/12
· votar


Cavaleiro
Pois é, já manifestei minha opinião em relação ao egoísmo.

Onde?

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


neologist_

Aqui

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/278310/

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jan/12
· votar


Cavaleiro

Se a escola ensina melhor a viver em sociedade do que os pais, alguma coisa está errada. Você vai validar ou não aquilo que os pais lhe passaram nos seus primeiros anos de vida na socialização secundária.

Pode não ser o certo, mas é o que acaba acontecendo.

Bem na linha do que o tambourine man colocou no tópico dele. Se for colocar a teoria de ciclos de vida para os humanos, diria que tivemos nosso pico no renascimento, houve um período de estabilização e maturidade e estamos em plena queda neste século.

É o que eu disse certa vez pra uma professora minha. Nossos ascendentes olharão pra trás e dirão que nós vivenciamos uma relativa idade das trevas. Em muitos sentidos. Não todos, lógico

Mas enfim, concordo com vc.

amador_ssa
Veterano
# jan/12
· votar


Mary Lennox

Leia o post do Cavaleiro. Foi o que eu quis dizer.

To com uma preguiça... Prefiro não ler e te dar razão.rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O dever da escola