Para reduzir pena, presos leem livros como 'O Pequeno Príncipe'

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# jan/12


"Os presos mais perigosos do país terão à disposição, ainda no primeiro semestre, títulos como "O Pequeno Príncipe", clássico de Saint Exupery, e "1001 Filmes para Ver Antes de Morrer", de Steven Jay Schneider.

Poderão escolher, ainda, a trilogia "Crepúsculo", de Stephenie Meyer, e "De Malas Prontas", de Danuza Leão.

Um programa do Ministério da Justiça vai distribuir 816 livros para as quatro penitenciárias federais do país.

O projeto, orçado em R$ 34.170, permitirá que detentos como Fernandinho Beira-Mar, condenado a 120 anos, reduzam sua pena. Por enquanto, duas concedem benefícios de redução da pena aos detentos-leitores: Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS).

No Paraná, o juiz concede até quatro dias para quem, em até 12 dias, ler um livro e apresentar uma resenha.

Uma comissão avalia a resenha e, se considerá-la de boa qualidade, concede ao detento mais um dia de redução.

Os livros "Crime e Castigo", de Dostoiévski, e "Incidente em Antares", de Erico Veríssimo, foram obras trabalhadas na unidade, que tem 60 presos participando do projeto.

Em Campo Grande, são três dias de redução para cada 20 dias que o detento utilize para ler um livro e preparar uma resenha. A avaliação é feita por um juiz federal.

Segundo agentes penitenciários, Beira-Mar, que já passou pelas duas penitenciárias, é um "consumidor voraz" de livros. Já leu "O Caçador de Pipas", de Khaled Housseini, além de "Arte da Guerra", de Sun Tzu, e "Código da Vinci", de Dan Brown.

Quando chegou a Mossoró (RN), logo se inscreveu em um projeto da penitenciária com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, chamado de "Filosofarte". Diminuía um dia de sua pena a cada três de leitura.

O programa foi suspenso em dezembro, mas poderá ser retomado após convênio com a Justiça federal. "

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1035356-para-reduzir-pena-preso s-leem-livros-como-o-pequeno-principe.shtml

O cara vai preso, fica fazendo resenha de Crepúsculo, participando de projetos de leitura e consegue redução de pena em quase 50% do tempo somando só estes dois projetos. Na opinião de vocês, esta abordagem é eficaz?

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Os livros "Crime e Castigo", de Dostoiévski

Post do Jones abaixo.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


Não tenho opinião formada ainda. Mas num primeiro momento eu acho digno.
Se for reduzida a pena assim, em "migalhas", em dias e não em anos.

Eric Clapton
Veterano
# jan/12
· votar


Eles deveriam era forçar a leitura nas escolas e não na cadeia.

Preso tem é que trabalhar para poder comer.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Tudo peão de Xadrez. Sozinhos são só um monte de bandidinho qualquer.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


A leitura não "conserta" um cara como o Beira Mar, só vai deixar mais esperto.

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


Eles deveriam era forçar a leitura nas escolas e não na cadeia.

Preso tem é que trabalhar para poder comer.


Vish, falou tudo
Sem mais

Simonhead
Veterano
# jan/12
· votar


Eles deveriam era forçar a leitura nas escolas e não na cadeia.

Preso tem é que trabalhar para poder comer.



Concordo! Nada contra dar cultura aos caras, mas o trabalho seria mais digno para reparar erros gravíssimos causados à sociedade em termos gerais.

AnaClara
Veterano
# jan/12 · Editado por: AnaClara
· votar


Como se leitura fizesse seres humanos melhores.

Laranja mecanica eles podem ler?

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


AnaClara

Agora fiquei confuso.

paulinho pc
Veterano
# jan/12
· votar


permitirá que detentos como Fernandinho Beira-Mar, condenado a 120 anos, reduzam sua pena.

Cumprindo mais alguns poucos anos,ele sairia mesmo,lendo ou não lendo.
Mas eu acho válido a situação.

Em Campo Grande, são três dias de redução para cada 20 dias
No Paraná, o juiz concede até quatro dias para quem, em até 12 dias, ler um livro

Boa iniciativa dos estados. Em média,se o detento ler 100 livros na cadeia,reduzirá sua pena em 1 ano,quando apenado em 7 anos ou mais. Acho válido pela cultura do infeliz.

Konrad
Veterano
# jan/12
· votar


1- Por mim, só ganhariam redução de pena depois que lessem o Arquipélago Gulag e um Dia na Vida de Ivan Denisovich, no original russo.

2- Quando saírem podem se tornar articulistas da Piaui ou da Carta Capital.

3- Eu acho absurdo que um pária feito o Beira-Mar esteja se beneficiando de qualquer coisa que não seja a nutrição mínima diária.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


Konrad
Beira-Mar

Ele ainda é peixe-pequeno.
Se foi preso é pq é peixe pequeno. Ou médio.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


paulinho pc

Tem a outra redução de um dia a cada três da filosofarte.

AnaClara
Veterano
# jan/12
· votar


brunohardrocker

Pelo que?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Obs:

"No Paraná, o juiz concede até quatro dias para quem, em até 12 dias, ler um livro e apresentar uma resenha."

Nova moeda de troca nos presídios: Resenhas

Novos protegidos: Pessoas com um pouco mais de escolaridade.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


AnaClara

Pelo seu ponto de vista em outro pótico, a leitura faria pessoas melhores.

AnaClara
Veterano
# jan/12
· votar


brunohardrocker

Que outro tópico?

brunohardrocker
Veterano
# jan/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


AnaClara

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/278212/p3#8066430

Ou houve um equivoco de minha parte? Ou há considerações a fazer?

Eric Clapton
Veterano
# jan/12
· votar


Eu acho curioso que um presidiário custa em média R$1.300,00 por mês.

Pq será que custa tanto?

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Concordo com o Mumu. Tinha que bota os nego tudo pra trabalhar, cada ano de trabalho forçado seria 1 mês a menos na pena.
Pintar paredes, trabalhar em construção de estradas, reformas e pá.

AnaClara
Veterano
# jan/12
· votar


brunohardrocker

Há considerações a fazer.

Eu não disse que leitura faz pessoas melhores. Leitura, dependendo de qual, pra mim, é um passatempo como outro qualquer. muito melhor do que internet e que ver televisão. E eu apenas justifiquei o gosto do povo pelo simples. Só isso.

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Eric Clapton

Administração pública com licitações, corrupção, direitos humanos (auxílio reclusão de R$ 915,05).

Pedro_Borges
Veterano
# jan/12
· votar


Acho que deveria prender a grande maioria da população brasileira e conceder-lhe redução de estadia com base na leitura. Será a salvação dessa pátria amada, idolatrada, salve salve...

Cavaleiro
Veterano
# jan/12
· votar


Pedro_Borges

Dependendo do livro podia ficar pior.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12
· votar


Atom Heart Mother
cada ano de trabalho forçado seria 1 mês a menos na pena.

Que oferta ruim, hein. Sou mais esperar um mês a mais.

brunohardrocker
Veterano
# jan/12
· votar


AnaClara

Entendido.
Só acho que nem se trata de "gosto" do povo. Simplesmente, assim como nem todo mundo é bom em matemática, nem todo mundo é bom em arte. Aquilo que a "massa" consome, não é apreciação de arte, é mais uma "compra de um produto" mesmo. Serve para dançar? É divertido? Então vão consumir. Para quem entende de arte, é outra coisa.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Acho que não completar o ensino médio deveria ser crime.




/radical

paulinho pc
Veterano
# jan/12
· votar


Atom Heart Mother

Concordo também. Metade do salário que eles receberiam,poderiam ir para as famílias das vítimas dos crimes,a outra metade seria depositada em uma conta para cada um usar quando sair. Mas eles poderiam trabalhar de dia,e ler nos finais de semana e a noite antes de dormir e talz. Assim não haveria tempo ocioso na cadeia. Mas isso poderia ser aplicado em todos os presídios. Aqueles que não possuem infraestrutura,seria a primeira obra que a bandidagem colocaria a mão na massa para fazer.

Atom Heart Mother
Veterano
# jan/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Ok, 3 meses.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para reduzir pena, presos leem livros como 'O Pequeno Príncipe'