A vocês, xenófobos do meu Brasil, aquele abraço!

Autor Mensagem
Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Anderson Eslie
Vc ainda consegue superar, eheehheeh.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire
A maior parte dos autores que a gente é obrigado a ler na escola, não importa o quão ruim sejam vem do Nordeste, a música que toca no rádio é grande parte de ritmos originários do NE, o tempo todo tem alguma coisa sobre o NE na televisão(quantas vezes passa o elevador Lacerda na TV por semana? Muito mais do que o Parque da Redenção passará na eternidade), todo mundo já teve contato com literatura de cordel, culinária e tudo mais, vendem tudo isso como "cultura brasileira".
A gente estuda a história do Nordeste na escola, e isso não tem correspondência com outras regiões do país, nunca conheci ninguém fora do RS que não tenha uma visão totalmente ridícula e estereotipada da história daqui.


Garoto, você faz de alguns poucos exemplos negativos, uma completa generalidade. Tivemos uma grande influência e de forma bastante positiva, na nossa cultura geral, oriundo da cultura nordestina. Fico pensando o que seria da MPB, por exemplo, se não fosse a influência nordestina.

Na literatura, de Jorge Amado, Castro Alves e tantos outros. Tenho na minha discoteca uma coleção de Luiz Gonzaga. Aliás tenho músicas dele em CD que nunca sequer ouvi. Guardo só para um dia estudar ou quem sabe servir de material de pesquisa para minha filha que começa a despontar como musicista.

Temos constantemente, por exemplos novelas e seriados enfocando os costumes nordestinos e na mesma proporção, enfocando a cultura gaúcha.

Por fim, tenho também guardado na minha discoteca, obras gaúchas que vão de Teixeirinha, Renato Borghetti, Kleiton e Kledir, Vítor Jamil e tantos outros, e pelos mesmos motivos já citados. Na literatura também não deixei por menos: Tenho Veríssimo e tantos outros.

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


Os gaúchos ficam falando de cultura do nordeste que é ruim, no entanto, grande parte da cultura sulista é oriunda da cultura euopéia.
Durante este ano viajei diversas vezes ao sul, onde passei pelas 3 capitais. É um povo que se acha superior a todo o resto do Brasil. Pensam que tudo que é proveniente de alguma região, que não a sua, é ruim e não serve para sua grande cultura supervalorizada que eles pensam que tem.
Eu tenho até nojo de pessoas que se acham superiores apenas pq moram em uma região mais desenvolvida do nosso imenso Brasil.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Cultura européia >>>>> abismo >>>>> Slash >>>> Cultura brasileira.

Fato. =)

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager

pfff...

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Roy.Mustang
Mas é sério, isso. Eles ganham na música, literatura, artes, etc.

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager
Mas é sério, isso. Eles ganham na música, literatura, artes, etc.

Cara, não quero te ofender de forma alguma. Pra mim, são apenas um bando de lambe-sacos dos europeus.

Konrad
Veterano
# dez/11
· votar


De forma geral, hoje em dia tudo deve ter valor, nada pode ser colocado como ruim, de má qualidade ou inferior. Qualquer comentário negativo sobre o que quer que seja ganha uma dimensão absurda.

Tudo é lindo, tudo é legal, tudo tem algum valor..... e viva o politicamente correto.... e viva o esvaziamento do discurso.... e viva a falta de opinião.

Óbvio que a menina era fake, mas fica muito mais óbvio pela reação a tudo isso a aura de encanto que cerca qualquer comentário feito acerca do Nordeste.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Roy.Mustang
Ah, relaxa fi, que eu escuto isto o tempo todo. ^^
Mas ainda é melhor que ficar ouvindo porcaria só pq foi feito aqui. =)

Konrad
Veterano
# dez/11
· votar


Ademais, falar em cultura brasileira é negar a realidade.

O Brasil é uma invenção que deu errado. As únicas coisas que são tipicamente brasileiras são as negativas, que podem ser definidas sob "brasileiro". Tudo que é bom é regional.

Lucas.Kb
Veterano
# dez/11
· votar


mas isso acontece em qualquer lugar (tão aí o Restart e funk que não me deixam mentir)

MAS TEM QUE METER O MALDITO RESTART E O MALDITO FUNK EM TUDO, MEU DEUS!

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager

Gostar de algo, tudo bem. Mas daí a achar (e com demasiada convicção) que tudo que lhes diz respeito é infinitamente superior a qualquer cultura alheia à sua é, no mínimo, ridículo.
Cara, conheço várias pessoas do RS, de SC e do PR. Convivo com várias no meu dia-a-dia. Para elas, tudo do Sul é melhor que em qualquer outro lugar. Quando falo que tenho nojo disso, não estou brincando.
Como eu gostaria que o RS tivesse se separado do Brasil no passado, assim como eles queriam.

GuitarDrummer
Veterano
# dez/11
· votar


Cara, eu acho que a cultura brasileira é ultra-rica...
Claro, tem umas merdas aqui, mas eu, que moro no Rio de Janeiro, sempre me encantei com a música e literatura do Nordeste, em especial de Recife, que pra mim é onde a efervecência cultural brasileira está.
O que é foda é que só aparece essas merdas sertanejas, funkeiras e coloridas. A real cultura brasileira está acessível àqueles que tem a verdadeira vontade de busca-la.
Por isso, digo, não devemos nada a cultura do exterior...

Aliás, deve ter algo de bom na cultura nacional, seja do Nordeste, do Sul, do Sudeste, etc, que faz com que sempre temos mais e mais gringos se apaixonando por aqui.

Ps.: Só não me perguntem o que existe de movimento cultural no Acre. Não me façam perguntas difíceis...

GuitarDrummer
Veterano
# dez/11
· votar


Roy.Mustang
Eu tenho até nojo de pessoas que se acham superiores apenas pq moram em uma região mais desenvolvida do nosso imenso Brasil.

Sinceramente, cara, região mais desenvolvida do Brasil, a grosso modo, sempre foi o eixo SP - RJ - BH... E mesmo assim não costumo ver mineiros ou fluminenses esculachando a cultura do resto do país. Só mesmo alguns paulistas, mas aí é outra história...

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


GuitarDrummer

Aliás, deve ter algo de bom na cultura nacional, seja do Nordeste, do Sul, do Sudeste, etc, que faz com que sempre temos mais e mais gringos se apaixonando por aqui.

Os sulistas ficam lambendo os sacos dos europeus, estes que vem no brasil atrás do turismo sexual e saem daqui apenas falando "caipirinha" e "samba".

Roy.Mustang
Veterano
# dez/11
· votar


GuitarDrummer
Sinceramente, cara, região mais desenvolvida do Brasil, a grosso modo, sempre foi o eixo SP - RJ - BH... E mesmo assim não costumo ver mineiros ou fluminenses esculachando a cultura do resto do país. Só mesmo alguns paulistas, mas aí é outra história...

Os paulistas não entram na conversa pois, a meu ver, são quase piores que os gaúchos. Cariocas, para mim, nem fedem nem cheiram. Os mineiros, conheço muitos mineiros. Alguns acham que os mineiros são os mais espertos do mundo. Sempre contam estórias onde só saem ganhando ou dando lição de moral nos outros.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Roy.Mustang
Bom, eu nasci e moro em Minas. :)

Eu fiz aquele comentário, porque vc disse que grande parte da cultura sulista é oriunda da cultura euopéia., como se isso fosse uma coisa ruim. Daí, não concordo. De forma geral, se a gente "colocar tudo num saco" a cultura européia é bem mais legal que a daqui. Desde o "folk lore" (eles tem umas mitologias bem épicas, a gente tem coisas de índio...), música (nem precisa comparar né?), literatura, artes etc. Daí fiz este comentário, levando as coisas pro geral.

Claro que generalizar não é bom. Mas por outro lado, me irrita este papinho de "a gente tem que valorizar o que é daqui". Irrita mais quando o "daqui" significa "do nordeste". Eu não moro no nordeste nem na europa, daí nenhum dos dois é "aqui". E o meu estado em particular é um antro de música ruim, por exemplo, que não vou ficar ouvindo só porque é "daqui". Do mesmo jeito que você fala que tem nojo das pessoas do sul, eu tenho nojo de pessoas que possuem este pensamento xenofóbico e mongolino, de que todos TEMOS que "valorizar" a tal "cultura brasileira", como se isto fosse uma obrigação imposta em lei sob pena de CADEIA.

Daí eu vou e procuro escutar/ler/consumir baseado em critérios tipo "o que vai me agradar" em vez de "o que foi feito a menos quilômetros da minha casa". Por isso, sou taxado de "paga pau de gringo" pelos mongolões. =)

GuitarDrummer
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager

Cara, você, e pelo visto a maioria dos usuários daqui, tem dois problemas clássicos que afetam os brasileiros...
Primeiro é o problema da generalização, acha que por causa de meia duzia de laranjas ruins toda a plantação tá uma merda.
Segundo é o clássico complexo de vira-lata... Acha sempre que é inferior a todos os outros...

Porra, se vocês são tão pela sacos dos europeus assim, pega todas suas trouxas e leva essa porra de pela-saquismo pra longe do meu Brasil, que com certeza vai ficar muito melhor sem pessoas como você por perto.
Ah, e espera ser acolhido no exterior como foste acolhido aqui, vai...

Ps.: Sim, gente, eu sou nacionalista e daqueles que choram quando ouvem o hino nacional. Mas também não sou anti-extrangeiros ou sei lá, um comuna malvado. Só tenho orgulho incondicional de ser brasileiro, e quero valorizar a minha cultura, seja indigena, negra ou nordestina.

Kensei
Veterano
# dez/11
· votar


GuitarDrummer
Mas também não sou anti-extrangeiros ou sei lá, um comuna malvado.

Eu tenho a impressão de que você está confundindo habeas corpus com corpus christi .

GuitarDrummer
Veterano
# dez/11
· votar


Kensei
Eu tenho a impressão de que você está confundindo habeas corpus com corpus christi .

Não peguei a piada... =/

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


GuitarDrummer
Cara, você, e pelo visto a maioria dos usuários daqui, tem dois problemas clássicos que afetam os brasileiros...
Primeiro é o problema da generalização, acha que por causa de meia duzia de laranjas ruins toda a plantação tá uma merda.

É como eu disse, o bom não é generalizar, mas não dá pra ter este papo sem estar no geral. Se não estaríamos no específico, e eu estaria falando coisas tipo "O Poison é bem melhor que o João Gilberto". =)

Segundo é o clássico complexo de vira-lata... Acha sempre que é inferior a todos os outros...
Ah, daí vc errou feio. =)

Porra, se vocês são tão pela sacos dos europeus assim, pega todas suas trouxas e leva essa porra de pela-saquismo pra longe do meu Brasil, que com certeza vai ficar muito melhor sem pessoas como você por perto.
Ah, e espera ser acolhido no exterior como foste acolhido aqui, vai...

Ah, eu iria se tivesse dinheiros suficientes pra me manter bem por lá. Pra ir "no peito" igual o povo vai e ficar num sub emprego, não vou mesmo... :)

e quero valorizar a minha cultura, seja indigena, negra ou nordestina.

Ah, eu não queria ser chato, mas deixa eu perguntar... Vc é índio, negro e nordestino pra poder falar que é a "sua" cultura? :)

Juh_Cruz
Veterano
# dez/11
· votar


simplesmente ridícula a atitude da guria

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


GuitarDrummer
Eu tenho a impressão de que você está confundindo habeas corpus com corpus christi .
habeas corpus: remédio constitucional que serve, a grosso modo, pra tirar o cara da cadeia.
Corpus Cristi: Feriado cristão bem legal que sempre cai numa quinta e faz a gente imendar o fim de semana.

Ele quis dizer que, como a gente diz aqui em MG, vc está "confundindo alhos com bugalhos", fi.

Kensei
Veterano
# dez/11
· votar


GuitarDrummer
Não existe nada que comprove a relação entre ser comunista e anti estrangeiro.

Um comunista pode criticar as mesmas coisas que um um nacionalista, exemplo, grandes corporações internacionais. Mas o motivo da crítica é diferente. Enquanto o comunista faz a crítica pelo capitalismo que a empresa representa, o nacionalista a critica apenas por não ser uma empresa nacional.

EternoRocker
Veterano
# dez/11
· votar


xenófobos

To por fora... só conheço a xoxotofilia.

Preconceito = tô fora !

Bob Mauley
Veterano
# dez/11
· votar


Preconceito = tô fora !

Voce tem preconceito contra os preconceituosos?

GuitarDrummer
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager

Ah, eu não queria ser chato, mas deixa eu perguntar... Vc é índio, negro e nordestino pra poder falar que é a "sua" cultura? :)

Não sou índio, negro ou nordestino, mas tenho alguns genes indígenas, negros e, quem sabe, nordestinos... Ademais, minha cultura eu digo cultura brasileira. Não sou ignorante o suficiente pra me isolar num grupinho de dois e três amigos e esquecer que faço parte de uma coletividade maior...

Kensei

Cara, eu sei que comunista é isso e talz... Só foi meio que uma tentativa de piada...

Volunteer
Veterano
# dez/11
· votar


Mas é sério, isso. Eles ganham na música, literatura, artes, etc.

Peraí, vai com calma... Europa é um continente, Brasil é "um" país só, mesmo com essa extensão territorial. É meio injusto pegar o que um continente inteiro, com 23429810 culturas diferentes, produz, e comparar com o Brasil, é óbvio que a diversidade deles vai trazer uma coisa melhor. E mesmo nessas condições a música brasileira tem coisas fodas pra caralho, equiparáveis à música "européia" mesmo.

EternoRocker
Veterano
# dez/11
· votar


Volunteer

Na verdade eu acho que a música européia tem coisas boas pra kraleo que podem ser comparadas às músicas brasileiras.

Volunteer
Veterano
# dez/11
· votar


EternoRocker
Na verdade eu acho que a música européia tem coisas boas pra kraleo que podem ser comparadas às músicas brasileiras.

Pior que se não fosse a música erudita eu falaria o mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A vocês, xenófobos do meu Brasil, aquele abraço!