A vocês, xenófobos do meu Brasil, aquele abraço!

Autor Mensagem
The Fixer
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

Engraçado, a gente estuda a Farroupilha, a interiorização da então colônia pelas Bandeiras, a revolução de 32, até mesmo a guerra da Cisplatina... Tem alguma coisa errada então...
A história do RS não se resume a isso

A história do nordeste também não se resume a cordéis, leitura escolar e música.

Sleosh
Veterano
# dez/11
· votar


Excelion
vc já pensou que poderia haver menos vagabundos nordestinos no sudeste e no sul se os governantes nacionais estabelecidos no sudeste tivessem pelo menos a mínima capacidade de evitar que o exodo ocorrece e dada a ocorrencia na fosse em grande escala?

Black Fire
Duvido que alguém no RS iria ler tais porcarias se não fossem obrigatórias na escola. Falo mesmo.

só lamento

Random_Rampager
Ah, eu aposto que o Sleosh mora no nordeste.

Maceió, Alagoas... não tem lá uma estrutura tão boa, mas mesmo assim é minha terra, e não há só bagrencéfalos por aqui, como alguns pensam...

Headstock invertido
As pessoas dão atenção demais a coisas que deveriam ser insignificantes. A platéia é quem faz o palhaço.

cara, vc até tem razão... mas eu já to muito puto com isso... quando criança conheci alguns turistas, que vieram se aproveitar das belezas naturais do nordeste mas quando iam embora, todos bronzeados, diziam que tirando as praias no nordeste só tinha merda, na minha ingenuidade me perguntava somente "pq vieram, então?" e depois a coisa só piorou... quando eu descobrir como usar a internet achava insultos que fariam uma cara mais esquentado juntar um exercito e começar uma guerra civil... e sinceramente não aguento mais tanto preconceito... por mim, iam tudinho pro paredão...

PS.: garanto a vcs que quem contruiu Brasília não foram Jucelino e Niemeyer...

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY
eu não tinha idade pra ir ao bar com 15 anos ahauahaua
Eu tinha. Morar no interior nessa época era legal por causa disso. =)

ah, tem coisa boa. A gente generaliza demais certas coisas... =/
Provavelmente, deve ter. Mas nenhum dos livros que me mandavam ler na escola ou pro vestibular despertou meu interesse. Daí eu lia os resumos mesmo, só pra poder fazer a prova, e ia fazer outra coisa.

Viciado em Guarana
Veterano
# dez/11
· votar


Mas que porra!
Com toda essa segregação e picuínha, daqui a pouco o Brasil fica pior que a Chechênia!

Enquanto o povo fica aê de picuínha regionalista, os gringos estão tomando a Amazônia.


Aliás, ninguém gosta dessa merda de literatura brasileira que é obrigatória nas escolas, seja nordestina ou não!

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager
NiLLaKettY
eu não tinha idade pra ir ao bar com 15 anos ahauahaua
Eu tinha. Morar no interior nessa época era legal por causa disso. =)

eu morava no interior, mas eu sou garota. Garota de interior não sai aos 15, pelo menos não na minha época.

ah, tem coisa boa. A gente generaliza demais certas coisas... =/
Provavelmente, deve ter. Mas nenhum dos livros que me mandavam ler na escola ou pro vestibular despertou meu interesse. Daí eu lia os resumos mesmo, só pra poder fazer a prova, e ia fazer outra coisa.

Já pegou Iáiá Garcia, ou Helena, do Machado de Assis? São exemplos...

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Viciado em Guarana
Aliás, ninguém gosta dessa merda de literatura brasileira que é obrigatória nas escolas, seja nordestina ou não!
ninguém uma vírgula hein

Mas que porra!
Com toda essa segregação e picuínha, daqui a pouco o Brasil fica pior que a Chechênia!

Enquanto o povo fica aê de picuínha regionalista, os gringos estão tomando a Amazônia.

Já basta ter que se preocupar se o Pará não vai ser segregado...

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY
eu morava no interior, mas eu sou garota. Garota de interior não sai aos 15, pelo menos não na minha época.

Ah, as meninas saíam na minha época, sim. Só uma ou outra que os pais eram mais bravos e não deixavam. =)

Já pegou Iáiá Garcia, ou Helena, do Machado de Assis? São exemplos...
Não esses, mas tentei ler umas coisas do Machado de Assis. Particularmente achei muito chato. Até o Oscar Wilde é melhor, que pelo menos o Oscar Wilde quando queria citar uma pá de coisas pra mostrar que ele era culto pra caralho, fazia isso umas duas páginas seguidas. Daí dava pra vc pular e continuar a história. :P
Mas enfim, acho que o Machado de Assis fica meio pau a pau com Carlos Drummond como os caras mais chatos de se ler. Vai ler o Hamlet (ou ver o filme que o Brannagh fez) que é melhor, moça.

Mas tá, tendo dito isso, eu confesso que sou muito chato. :P

The Fixer
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY

eu morava no interior, mas eu sou garota. Garota de interior não sai aos 15, pelo menos não na minha época.


Você era a que queria ser freira, certo?

The Fixer
Veterano
# dez/11
· votar


José de Alencar é muito cansativo. O cara demora 3 anos pra descrever um rio ¬¬

Mas tem outros autores nordestinos pouco conhecidos que eu gostei gostei bastante de ler, na época da escola. Cronistas, a grande maioria...

Anderson Eslie
Veterano
# dez/11
· votar


The Fixer
A história do nordeste também não se resume a cordéis, leitura escolar e música.

Foi o que eu disse num post longo da zorra ahuauha
:D

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


Anderson Eslie
Acho que você não entendeu completamente meu ponto, ok, admitamos que o conhecimento da história nordestinas que os gaúchos tem se equipare ao conhecimento da história gaúcha que tem os nordestinos. Ainda assim resta um ponto muito importante, que é de onde vem minha afirmação que é muito mais fácil tolerar a cultura alheia sendo um NE, do que tolerar a cultura NE quando não está em um dos pontos cardeais dominantes(Sudeste e Nordeste).

Não há como comparar o nível de exposição à cultura nordestina a que nós aqui estamos submetidos com o nível de exposição à cultura gaúcha que estão submetidas as pessoas dos estados do Nordeste.
Alguns exemplos quantas pessoas no RS ouvem algum tipo de forró regularmente? Garanto que muitas. Quantas pessoas no NE sabem o que é um chamamé? Eu nunca encontrei ninguém aqui que nunca tenha ouvido pelo menos alguns milhares de vezes "Asa Branca", quantas pessoas no NE já ouviram(e compreenderam) o Canto Alegretense, que é tão importante pra nós quanto a Asa Branca? Quanto tempo de mídia nacional é dado ao Axé Baiano em comparação com ritmos originários daqui?
Então, é mais fácil tolerar uma cultura que não interfere na sua, ou uma que se sobrepõe a sua e torna-se pouco a pouco dominante?

Eu não estou afirmando que isso seja reprovável, se as pessoas querem consumir a cultura do Nordeste, isso é um problema individual, ninguém tem nada a ver com isso.

Agora, não gostar deste tipo de "invasão" cultural também deveria ser uma decisão individual, mas infelizmente não é, não é possível nenhum debate sequer, se você diz que não gosta da cultura nordestina, você é automaticamente taxado de xenófobo, racista(como se existisse uma raça nordestina) e neo-nazista(mesmo se você for um judeu ortodoxo).

Não entendo as pessoas estranharem então, quando aparece uma guria como essa, sem nada na cabeça falando bobagem no Twiter, deixar as coisas encobertas, não permitir que um dos lados tenha voz é pedir pra que um dos lados personifique-se em adolescentes xiliquentos querendo aparecer na internet.

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager
Ah, as meninas saíam na minha época, sim. Só uma ou outra que os pais eram mais bravos e não deixavam. =)
Sim, talvez meu pai hahaha

Não esses, mas tentei ler umas coisas do Machado de Assis. Particularmente achei muito chato. Até o Oscar Wilde é melhor, que pelo menos o Oscar Wilde quando queria citar uma pá de coisas pra mostrar que ele era culto pra caralho, fazia isso umas duas páginas seguidas. Daí dava pra vc pular e continuar a história. :P
Mas enfim, acho que o Machado de Assis fica meio pau a pau com Carlos Drummond como os caras mais chatos de se ler. Vai ler o Hamlet (ou ver o filme que o Brannagh fez) que é melhor, moça.

ah, não... acabei de ler um monte de coisa específica da faculdade, agora quero dar um tempo :D

Mas tá, tendo dito isso, eu confesso que sou muito chato. :P
ah, não, sério? AHAUAHAUAHAU :*

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


The Fixer
Você era a que queria ser freira, certo?
sim, há quinhentos anos atrás, não? :)

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


The Fixer

A história do nordeste também não se resume a cordéis, leitura escolar e música.


Quando citei tudo isso estava citando alguns exemplos da cultura do NE que são muito conhecidos no país, não estava falando da história do NE.

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire
Não há como comparar o nível de exposição à cultura nordestina a que nós aqui estamos submetidos com o nível de exposição à cultura gaúcha que estão submetidas as pessoas dos estados do Nordeste.
Alguns exemplos quantas pessoas no RS ouvem algum tipo de forró regularmente? Garanto que muitas. Quantas pessoas no NE sabem o que é um chamamé? Eu nunca encontrei ninguém aqui que nunca tenha ouvido pelo menos alguns milhares de vezes "Asa Branca", quantas pessoas no NE já ouviram(e compreenderam) o Canto Alegretense, que é tão importante pra nós quanto a Asa Branca? Quanto tempo de mídia nacional é dado ao Axé Baiano em comparação com ritmos originários daqui?
Então, é mais fácil tolerar uma cultura que não interfere na sua, ou uma que se sobrepõe a sua e torna-se pouco a pouco dominante?

mas vc acha que o fato de a cultura gaúcha não ser exposta ao restante do país se dá por qual fato?
Será que é pelo fato de ainda remeter ao desejo de separação dos três Estados do Sul, ou é pelo fato de não haver uma boa publicidade ao resto do país?

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY
Sim, talvez meu pai hahaha
Ah, daí é tenso, mesmo.

ah, não... acabei de ler um monte de coisa específica da faculdade, agora quero dar um tempo :D
Faz bem. Mas fica o conselho pra depois, já que vc parece gostar de ler. O Hamlet é um livrinho bem legal. Mas veja o filme. Filmes >>> livros :)

ah, não, sério? AHAUAHAUAHAU :*
Hahahahaha pior é que até eu sei que eu sou chato pra caralho, ahaha. =)

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager
ah, não... acabei de ler um monte de coisa específica da faculdade, agora quero dar um tempo :D
Faz bem. Mas fica o conselho pra depois, já que vc parece gostar de ler. O Hamlet é um livrinho bem legal. Mas veja o filme. Filmes >>> livros :)

ainda prefiro estilo Sidney Sheldon, pode apostar <o>

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/11
· votar


NiLLaKettY
Será que é pelo fato de ainda remeter ao desejo de separação dos três Estados do Sul,

Esse tal desejo de separação do estados do Sul, pelo menos no Paraná e em Santa Catarina é um fenõmeno internético de 5 anos de idade, não é nenhum pouco expressivo, no RS sempre vai ter alguém na roda de conversa dizendo que tudo ia ficar melhor se o RS se separasse, mas não há nenhum movimento organizado importante de verdade, então não acho que a cultura gaúcha remeta a separatismo.
Ela simplesmente não vende bem fora daqui, também não existe nenhuma conspiração para nordestinizar o país, ou coisa do tipo.

The Fixer
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire

olha aí mais um assunto pro teu vlog: Xenofobia, Cultura e o RS.
Mas hein, existe uma diferença entre não gostar no sentido de não tolerar, e não gostar no sentido de não apreciar.

Eu não aprecio fandango, mas aprecio as mulheres daí. Você não aprecia forró mas pode apreciar as praias daqui. Não signifique que eu tape meus ouvidos toda vez que alguém toca fandango ou que eu nunca vá curtir uma música desse estilo na vida, pois tudo muda. Da mesma forma eu não acho que todas as mulheres daí sejam invariavelmente lindas (apesar de ter dito isso em outro post hehe). O mesmo pode acontecer contigo, nos outros dois exemplos.

Fim de papo.

The Fixer
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY

Haha foi, é que uparam a um tempo ele de novo.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY
Ah, bom também.
Particularmente, eu gosto de livros de músicos, tipo "vida" do Keith Richards. De uns anos pra cá, esses são os únicos livros que eu tenho animado de ler.

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire
Esse tal desejo de separação do estados do Sul, pelo menos no Paraná e em Santa Catarina é um fenõmeno internético de 5 anos de idade, não é nenhum pouco expressivo, no RS sempre vai ter alguém na roda de conversa dizendo que tudo ia ficar melhor se o RS se separasse, mas não há nenhum movimento organizado importante de verdade, então não acho que a cultura gaúcha remeta a separatismo.
Ela simplesmente não vende bem fora daqui, também não existe nenhuma conspiração para nordestinizar o país, ou coisa do tipo.

Hoje em dia não há um movimento praticamente pra nada, mas tem gente, sim, que acha que o Sul é superior, e talvez haja essa crença de que não precisa "exportar" seu produto.
Aí vem muitos jovens que não se importam com a cultura gaúcha de raíz, por exemplo, enquanto que, em Santa Catarina, o que enche baile gauchesco são os jovens mesmo, ainda que não seja essa sua cultura (afinal, Sta Catarina tem mta mistura de raças sim).
Não exportando o "produto" em questão, é possível que ele se acabe com o tempo mesmo.

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


The Fixer
NiLLaKettY

Haha foi, é que uparam a um tempo ele de novo.

ah, não, pra quê? ahauahau

Random_Rampager
NiLLaKettY
Ah, bom também.
Particularmente, eu gosto de livros de músicos, tipo "vida" do Keith Richards. De uns anos pra cá, esses são os únicos livros que eu tenho animado de ler.

ah, não... não tenho paciência com isso ahauahau

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


Ah, se eu tivesse saco pra coisas tipo a política, me tornaria governador de MG e iniciaria um movimento pra separar Minas e a nossa colônia, o Espírito Santo, do resto do país.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY
Eu acho mó legal as histórias dos caras. =)

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager
Ah, se eu tivesse saco pra coisas tipo a política, me tornaria governador de MG e iniciaria um movimento pra separar Minas e a nossa colônia, o Espírito Santo, do resto do país.
AHAUAHAUAHAAU
se o fator econômico não fosse tão significativo, as coisas seriam mais fáceis, eu acho.

Anderson Eslie
Veterano
# dez/11
· votar


Black Fire
Não há como comparar o nível de exposição à cultura nordestina a que nós aqui estamos submetidos com o nível de exposição à cultura gaúcha que estão submetidas as pessoas dos estados do Nordeste.
Alguns exemplos quantas pessoas no RS ouvem algum tipo de forró regularmente? Garanto que muitas. Quantas pessoas no NE sabem o que é um chamamé? Eu nunca encontrei ninguém aqui que nunca tenha ouvido pelo menos alguns milhares de vezes "Asa Branca", quantas pessoas no NE já ouviram(e compreenderam) o Canto Alegretense, que é tão importante pra nós quanto a Asa Branca? Quanto tempo de mídia nacional é dado ao Axé Baiano em comparação com ritmos originários daqui?
Então, é mais fácil tolerar uma cultura que não interfere na sua, ou uma que se sobrepõe a sua e torna-se pouco a pouco dominante?


Teru, se de fato as pessoas daqui não conhecem chamamé (que é um tipo de dança originária na Argentina) ou o canto alegretense, isso não nos fazem preconceituosos, na medida em que a cultura nordestina entra nas salas das famílias gaúchas se faz por uma "imposição" midiática que, com certeza, não vem daqui. Até pq o que mais temos aqui é uma invasão de informação da mídia dominante, que padroniza comportamentos culturais, que não os daqui. Mas, ainda assim as culturas das regiões permanecem. Posso te dizer que a cultura luso-afro-brasileira (muito mais afro, diga-se de passagem) que se respira aqui em Salvador e região metropolitana é diferente de TODO o resto do estado. Nem por isso nos desintegramos em regiões separatistas, ou que o povo de Salvador é mais assim, ou o povo do interior é mais assado. E essa imposição midiática dessa pretensa "cultura nordestina" é muito mais mítica do que de fato a expressão da cultura em si. Até pq a gente respira a cultura de todas as formas, pelo menos aqui. Mas o que se passa na tv é muito mais exotizado, muito mais encenação do que qualquer outra coisa.

Agora, não gostar deste tipo de "invasão" cultural também deveria ser uma decisão individual, mas infelizmente não é, não é possível nenhum debate sequer, se você diz que não gosta da cultura nordestina, você é automaticamente taxado de xenófobo, racista(como se existisse uma raça nordestina) e neo-nazista(mesmo se você for um judeu ortodoxo).

Existe uma diferença aqui. O fato de vc não gostar da cultura nordestina é algo seu, portanto, irrelevante, dentro de um espectro mais amplo... Até aí tudo bem, ninguém pode tirar seu direito de não gostar, até pq vc é gaúcho e tá muito mais preocupado com o que acontece aí. Okay! Agora a coisa tende a tomar outras proporções quando isso é coletivizado, e o simples fato de não gostar passa a tomar contornos intolerantes sobre tal cultura... Quanto mais coletivizado, mais se aumenta o ódio. E aí é que mora o problema.

Não entendo as pessoas estranharem então, quando aparece uma guria como essa, sem nada na cabeça falando bobagem no Twiter, deixar as coisas encobertas, não permitir que um dos lados tenha voz é pedir pra que um dos lados personifique-se em adolescentes xiliquentos querendo aparecer na internet.

Ao contrário, eu tava acompanhando o caso, e via que os gaúchos estavam negando a atitude dela, inclusive o cantor do Fresno entrou na briga e tudo. Além, óbvios dos nordestinos (que se sentiram ofendidos), muitas pessoas de outros pontos do país tbm estavam contra a atitude da menina fake. Nesse ponto, a ideia de unidade se impôs, muito embora tivesse um ou outro idiota (muitos, pelo que eu vi, de SP) falase alguma besteira. Mas, no fim, a grande maioria foi contra o que ela falou.

Random_Rampager
Veterano
# dez/11
· votar


NiLLaKettY
É bem por aí, moça. =)
Porra, estes caras estão escrevendo uns livros aqui, que dá até preguiça de ler.

Anderson Eslie
Veterano
# dez/11
· votar


Será que alguém vai ler isso?! HUAHUAHUAHUAHUAHUA...
Que merda >.<

NiLLaKettY
Veterano
# dez/11
· votar


Random_Rampager
NiLLaKettY
É bem por aí, moça. =)
Porra, estes caras estão escrevendo uns livros aqui, que dá até preguiça de ler.


Anderson Eslie
Será que alguém vai ler isso?! HUAHUAHUAHUAHUAHUA...
Que merda >.<

Já li.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A vocês, xenófobos do meu Brasil, aquele abraço!