Movimento Ocupe Wall Street

Autor Mensagem
DrZaius
Veterano
# out/11
· votar


O estado dá dinheiro pros seus amiguinhos, e a culpa é do capitalismo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Não com essa farda.

wild.man
Veterano
# out/11
· votar


É engraçado ver os que ainda defendem o neoliberalismo.
Tem cara apelando pro emocional para não dar o braço a torcer.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


Para os desiludidos... vejam o que está acontecendo.

Reportagem da Folha.

Excelion
Veterano
# out/11
· votar


Olha só, se isso se tornar igual o que rolou no final dos anos 60, vou fazer um dinheirinho com banda.

neologist_
Veterano
# out/11
· votar


http://xaxor.com/funny-pics/34238-funny-occupy-wall-street-signs.html

-Dan
Veterano
# out/11
· votar


Isso daí sai nos jornais televisivos?

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


tô cansado desse mimimi contra o capital financeiro. Esses pobres que financiaram a casa nos EUA torraram essa grana comprando uma pá de tralha para as suas vidas vazias, o que movimentou a economia real [que chegou em tal grau de escala e acúmulo técnico que só pode funcionar pela virtualidade do capital fictício].

Socialização de perdas via socorro a bancos é simplesmente o estado mostrando a sua função primeira, socialização de ganhos é last week.

Esses sindicalistas de barriga cheia deviam vir para a perifa do capitalismo para ver que eles tão muito bem de vida, e que a diferença de renda centro-periferia ocorre pela expropriação ex-colonial da dependência tecnológica.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


tambourine man
tô cansado desse mimimi contra o capital financeiro. Esses pobres que financiaram a casa nos EUA torraram essa grana comprando uma pá de tralha para as suas vidas vazias, o que movimentou a economia real [que chegou em tal grau de escala e acúmulo técnico que só pode funcionar pela virtualidade do capital fictício].

Cara, acho engraçado você culpar as pessoas que hipotecaram a casa e não os donos de bancos que alavancaram mais do que podiam, criavam outros bancos para alavancar o banco que já estava endividado e criavam mais outro banco para alavancar ainda mais... ai quando alguém de classe média perde o emprego e não consegue pagar sua hipoteca fode com todo o sistema.


Socialização de perdas via socorro a bancos é simplesmente o estado mostrando a sua função primeira
E também era função regular esses bancos..., socorrer grandes corporações em função de proteger os empregos é que era a sua função primeira, não dar dinheiro pro banqueiro não ter que vender o iate.


Esses sindicalistas de barriga cheia deviam vir para a perifa do capitalismo para ver que eles tão muito bem de vida, e que a diferença de renda centro-periferia ocorre pela expropriação ex-colonial da dependência tecnológica.

Forma pedante de dizer, "e as criancinhas na áfrica..."

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP

não estou culpando eles e nem ninguém em especial, mas mostrando que essa alavancagem é necessária para manter a acumulação, e não pode ser taxada de ganância ou qualquer outro moralismo

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


alavancagem é necessária para manter a acumulação, e não pode ser taxada de ganância ou qualquer outro moralismo

Capital especulativo é pura ganância até mesmo no sistema capitalista...

As coisas precisam mudar aos poucos, com esse seu discurso eu posso escravizar negros em função da acumulação, e então não pode ser taxado de nenhum outro moralismo?

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP

os negros não foram libertos pela liberdade democrática, mas pela obsolescência econômica que a escravidão se tornou. Papo de moral e ética é legitimador somente

Joseph de Maistre
Veterano
# out/11 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Ex-Coltrane

Duas coisas:

- Toma vergonha na cara e vai estudar, porque esse papinho marxista de "capital especulativo x economia real" (sic) qualquer Chicago Boy já sabe refutar com Economia de primeiro ano de faculdade.

- Você não reconhece nenhum tipo de ética e moral? Caso não, saiba que você é um sujeitinho desprezível e perigoso.

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Ex-Devil Boy

- Mas eu não aceitei essa divisão, estou criticando ela também

- Sim, eu conheço vários tipos, mas não vejo a sua aplicação prática em nenhuma parte. Perigoso é um sistema que usa a ética e a moral como legitimação, quando sabemos que a esfera econômica já é separada dessas questões.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


tambourine man
os negros não foram libertos pela liberdade democrática, mas pela obsolescência econômica

Até concordo, mas você acha que hoje a escravidão seria aceita, se sim pq ela só acontece as margens da sociedade?

sabemos que a esfera econômica já é separada dessas questões.
Na teoria apenas... você realmente acha que conseguimos nos estabelecer em sociedade sem valores éticos e morais??

Acho essa discussão improdutiva, não gosto de envolver teorias em movimentos como o proposto.
Ficar falando que eles estão errados pq o capitalismo e assim e etc..., não ajuda em nada na pratica.
Trabalho infantil, discriminação, escravidão... tudo isso já foi a base de diferentes fases de desenvolvimento, e eu não concordo. Não acho isso moralista, é a apenas direito.

neologist_
Veterano
# out/11 · Editado por: neologist_
· votar


Comuna CCCP
Até concordo, mas você acha que hoje a escravidão seria aceita, se sim pq ela só acontece as margens da sociedade?

Na teoria apenas... você realmente acha que conseguimos nos estabelecer em sociedade sem valores éticos e morais??


Fazendo essas perguntas, você demonstra que não entendeu nada da argumentação do ex-Coltrane.

brunohardrocker
Veterano
# out/11
· votar


os negros não foram libertos pela liberdade democrática, mas pela obsolescência econômica que a escravidão se tornou. Papo de moral e ética é legitimador somente

\m/

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP
conseguimos nos estabelecer em sociedade sem valores éticos e morais??

De modo algum. Esses valores são muito necessários para legitimar o sistema produtivo e fazer ele aparecer como justo.

Kensei
Veterano
# out/11
· votar


tambourine man
Não é ex-devilboy.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


neologist_

Ok, vamos ficar aqui na internet, discutindo o pq não fazer nada...

Kensei
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP
dude, vc é fenil?

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


Kensei

Não faço ideia...rsrsrs

Kensei
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP
Um rapaz que frequentava o fórum, fenilsurf, ele estuda economia na puc, me formei lá em 2006.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


Kensei

Estudei na PUC tbm... ADM, mas não conheço tal pessoa.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


tambourine man

Na verdade até agora eu não entendi se você é contra o movimento ou só está retrucando?

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Comuna CCCP

eu estou problematizando a bagaça

Konrad
Veterano
# out/11 · Editado por: Konrad
· votar


Um ponto interessante de um dos poucos autores legíveis dos últimos anos:

http://www.valuewalk.com/videos-with-text-summary/nassim-taleb-occupy- wall-street/

Kensei
Veterano
# out/11
· votar


São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA

Senão sua indignação

Quem protesta não deve dizer como se resolvem as coisas? Minha resposta é um grande e sonoro "não".

O MOVIMENTO dos indignados que começou na Espanha há seis meses tornou-se um fenômeno mundial com extensão para Nova York onde foi denominado "Ocupe Wall Street". No último dia 15 de outubro, manifestantes, quase todos jovens, se reuniram em 951 cidades de 82 países para manifestar sua indignação em relação ao neoliberalismo e à financeirização que levaram à crise financeira global de 2008.

Eles não têm propostas, e não pretendem tomar o poder. Querem apenas mostrar a sua preocupação e a sua indignação -dois sentimentos mais que justos dados os males que essa ideologia neoliberal e a teoria econômica neoclássica que a justifica "cientificamente" já causaram, dada a grande recessão em que estão mergulhados os países ricos.

E porque, se a crise nesses países continuar a se aprofundar, amanhã esse poderá ser o presente dos países em desenvolvimento, por enquanto relativamente poupados.

Um jovem do "Ocupe Washington" foi entrevistado por esta Folha (11.out.2011). O repórter quis saber qual a diferença de seu movimento e um outro rival, o Outubro/2011: "eles são mais tradicionais, sentam-se, fazem uma lista de exigências, nós precisamos de mudanças revolucionárias dentro do sistema ou de outro sistema".

O repórter insiste: Como pretendem conseguir? "Não estamos discutindo isso agora. Estamos focados em construir nossa base, atrair pessoas para conversar... Queremos o máximo de movimentos pelo país, queremos mostrar que falamos sério, mesmo que isso leve semanas, ou meses, anos. Até que uma mudança aconteça, estaremos aqui."

Não creio que estarão, mas é preciso assinalar que esse movimento é impressionante e admirável. Será mesmo? Os 30 Anos Neoliberais do Capitalismo (1979-2008) foram realmente um imenso retrocesso social e político. E os males que provocaram ainda não se esgotaram.

Mas qual a legitimidade de um protesto sem propostas? Quem protesta não tem obrigação de dizer como se resolvem as coisas?
Minha resposta a essa pergunta é um grande e sonoro "não". Os jovens manifestantes não têm responsabilidade pela crise que está aí, nem possibilidade de resolvê-la.

Os responsáveis somos nós, os mais velhos, as elites, os que dominaram e governaram. Somos nós que temos que dar soluções. Eles podem levantar o problema, podem debater, sugerir, mas nós que decidimos.

E nós, que antes acertamos muitas vezes, que contribuímos para o progresso ou o desenvolvimento, que no pós-guerra produzimos os 30 Anos Dourados do Capitalismo (1949-1978), falhamos desde os anos 80 quando deixamos que apenas 2% da população auferisse todos os benefícios do progresso, e estamos falhando mais agora, com as consequências dos anos neoliberais.

Três anos depois da crise alguns analistas afirmam que ela foi desperdiçada. Que não aprendemos nada. Não é verdade. Aprendemos alguma coisa, e se está procurando regular os bancos, e trazer o Estado para seu papel de instituição por excelência de ação coletiva da nação.

Mas as mudanças estão sendo tímidas. Os privilégios continuam gritantes. Bem vindos os jovens que protestam. Eles têm direito a um futuro. E não têm senão sua indignação para exigi-lo.

Comuna CCCP
Veterano
# out/11
· votar


Kensei

Lindo!

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Kensei
Os responsáveis somos nós, os mais velhos, as elites, os que dominaram e governaram. Somos nós que temos que dar soluções.
e trazer o Estado para seu papel de instituição por excelência de ação coletiva da nação

HUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAU

solução? Os governos reproduzem o que está posto, não solucionam nada. Quem acredita nesse discurso vazio?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Movimento Ocupe Wall Street