A poesia concreta do Rock in Rio

Autor Mensagem
Kensei
Veterano
# set/11


São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TENDÊNCIAS/DEBATES

A poesia concreta do Rock in Rio

TONY BELLOTTO

Ninguém à época do primeiro festival, em 85, relacionaria o substantivo rock ao Rio; se havia um lugar rock'n'roll no Brasil, era São Paulo


Outra noite, num evento que reunia músicos que já participaram (ou estavam por participar) do Rock in Rio, cuja quarta edição brasileira começa hoje, alguém na plateia questionou o uso do termo rock para nomear um festival que anuncia em seu rol de atrações artistas como Ivete Sangalo, Shakira, Stevie Wonder e, sei lá, Elton John.

A pergunta mereceu inúmeras respostas, dentre as quais destacou-se a de Leo Jaime, um dos "ex-rockers in Rio" presentes: "Porque se dessem o nome de Pagode in Rio a um festival, seria o maior fracasso".

Houve outras, como a minha própria, um tanto professoral e indisfarçavelmente chapa-branca: "Porque o rock moderno, assim como o jazz, assimila um sem-número de influências e referências".
Entre ex, atuais e futuros participantes do Rock in Rio, a pergunta gerou controvérsia e respostas corrosivas. Branco Mello defendeu que nem sempre é preciso gostar de tudo e que é compreensível -e até saudável- que um moleque fã de heavy metal sinta engulhos ao saber que terá de aturar Claudia Leitte num festival que oferece Metallica como chamariz.

Andreas Kisser creditou a uma vaga e inofensiva "ansiedade metaleira" o fato de, com todo o respeito, Erasmo Carlos, Lobão e Carlinhos Brown terem sido vaiados impiedosamente em edições anteriores do festival, como se fossem duplas sertanejas ou cantores de ópera, e não genuínos representantes do melhor rock/pop brasileiro.

Uma das razões que explicam o sucesso desse empreendimento -porque, afinal, o Rock in Rio é mais do que um festival, uma marca, um franchising, uma grife, uma pirâmide ou um parque de diversões- é justamente a capacidade que têm essas três palavras, Rock in Rio, de significar ao mesmo tempo tantas coisas diferentes, muitas vezes antagônicas, sempre reveladoras.

O primeiro Rock in Rio, em 1985, tirou o Brasil de um limbo em que artistas internacionais em fim de carreira faziam uma rápida escala antes -ou durante- a aposentadoria. Seu maior atrativo desde o começo, quando o Brasil parecia não ter -e não tinha mesmo- a menor estrutura para receber um evento dessa magnitude, foi o transcendente poder do nome Rock in Rio.

Ninguém àquela época relacionaria o substantivo rock à cidade do Rio de Janeiro. Se havia um lugar rock'n'roll no Brasil, era São Paulo. O Rio era a terra do Carnaval, do samba, da praia e das mulatas fornidas e inzoneiras (seja lá o que signifiquem esses arcaicos adjetivos).

Ao criar um dos mais belos poemas concretos do Brasil contemporâneo -Rock in Rio-, o empresário Roberto Medina mudou a maneira como enxergávamos -e ouvíamos- a nós mesmos.
E, de quebra, forneceu uma resposta àquela esfinge pentelha que insistia em nos inquirir, impiedosa: "Mas afinal, quem são vocês?". "Nós somos isso", responderam as bandas brasileiras.

Mesmo sem cenários e um arsenal de fogos de artifício, elas provaram que o rock brasileiro não quer abafar ninguém, só deseja mostrar que faz barulho também (e segue fazendo-o ininterruptamente desde então, não importa quantos padres cantores, políticos tipo Brizola e bichos escrotos em geral queiram calar-lhe a boca).

TONY BELLOTTO é músico e escritor

Kensei
Veterano
# set/11
· votar


cadê a poesia?

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


cadê a novidade?

Xeper
Veterano
# set/11 · Editado por: Xeper
· votar


Até que é legal o texto... acho que foi a unica coisa relacionada a essa "febre rock in rio" que apareceu nessa semana que consegui ler até o fim

O primeiro Rock in Rio, em 1985, tirou o Brasil de um limbo em que artistas internacionais em fim de carreira faziam uma rápida escala antes -ou durante- a aposentadoria.

E, curiosamente, após algumas decadas virou o expoente principal dessa pratica...

dibass
Veterano
# set/11
· votar


cadê os links da segunda linha?

Kensei
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
Pois é, e detalhe da assinatura: é músico e escritor.

Double_Neck_White
Veterano
# set/11 · Editado por: Double_Neck_White
· votar


PoP in Rio 2011.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Kensei

Assunto clichê e não comentaram nada de interessante... o nome do festival tanto faz, ele é um negócio e como tal o que importa é o dinheiro dos ingressos e o aumento do público.

El_Cabong
Veterano
# set/11
· votar


Pô.
No sábado, quem for para assistir Red Hot Chilli Peppers e Snow Patrol, terá que aturar NX Zero !!!

Simonhead
Veterano
# set/11
· votar


Até que é legal o texto.

2.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/11
· votar


Erasmo Carlos, Lobão e Carlinhos Brown terem sido vaiados impiedosamente em edições anteriores do festival

Vaiar o Carlinhos Brown eu entendo, mas vaiar o Erasmo Carlos e o Lobão...!

Maldita molecada fã de Iron Maiden!

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Vaiar o Carlinhos Brown eu entendo, mas vaiar o Erasmo Carlos e o Lobão...!

Maldita molecada fã de Iron Maiden!


Vaiar o Lobão eu entendo, mas vaiar o carlinhos brown??

Lucas Borlini
Veterano
# set/11
· votar


Vaiar o Carlinhos Brown eu entendo, mas vaiar o Erasmo Carlos e o Lobão...!

O Erasmo até que é massa, mas o Lobão é um babaca metido a sagaz. Até chego a pensar que ele já frequentou o OT.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Lobão é gênio...

Sem desmerecer os outros, Lobão foi muito importante para o cenário musical... Sua postura seja MKT ou seja verdadeira não o faz pior ou melhor.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Lucas Borlini

O Erasmo, Roberto e a cambada da jovem guarda eram apenas mais umas dessas bandinhas que temos hoje, produzidas por profissionais que transformam musica em dinheiro...

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
Lobão é gênio...

Sem desmerecer os outros, Lobão foi muito importante para o cenário musical... Sua postura seja MKT ou seja verdadeira não o faz pior ou melhor.


Tenho uma antipatia pessoal com ele por fatos meio irrelevantes relacionados a minha terra natal.

Mas diz aí os atos importantes para quem sabe eu mudar minha opinião.

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


Cara, eu acredito que ele junto com o Raul Seixas deram inicio na cultura R'n'R Brasileira... ele influenciou diversos artistas e sua postura contra gravadoras e produtores era e é invejável.

Mas eu não sei explicar direito tudo isso... tenta dar uma lida sem levar em conta as bobagens que ele diz.

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
Cara, eu acredito que ele junto com o Raul Seixas deram inicio na cultura R'n'R Brasileira... ele influenciou diversos artistas e sua postura contra gravadoras e produtores era e é invejável.

Mas eu não sei explicar direito tudo isso... tenta dar uma lida sem levar em conta as bobagens que ele diz.


Saquei, vou dar uma pesquisada.

Depois passa nesse tópico, que fala sobre isso:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/270110/

tambourine man
Veterano
# set/11 · Editado por: tambourine man
· votar


Ao criar um dos mais belos poemas concretos do Brasil contemporâneo -Rock in Rio-, o empresário Roberto Medina mudou a maneira como enxergávamos -e ouvíamos- a nós mesmos.

facepalm.jpg

PQP! hoje em dia qualquer um escreve livro mesmo

edit. HíFEN não é TRAVESSãO!!!

viniciusra
Veterano
# set/11
· votar


voce nao vai fica queto ae

Headstock invertido
Veterano
# set/11
· votar


Ainda tentam relacionar a palavra "rock" do nome do evento com a música que toca? Sério?

John Maynard Keynes
Veterano
# set/11 · Editado por: John Maynard Keynes
· votar


Tá putinho com o Rock in Rio?

Planta 2 toneladas de maconha, colhe tudo, contrate The Who, Rolling Stones e outras bandas de velhos semi-vivos pra tocar no campo e chama de Woodstock 2.

Mas pare de reclamar, já encheu o saco

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


John Maynard Keynes

é o livre-mercado, manolo!

The Man Who Sold The World
Veterano
# set/11
· votar


vcs nao sabem, mas o roberto trouxe essa galerinha (rihanna, shakira e tchanz) pra serem vaiados, e pra nós mostrarmos pra ele que É ROCK N' ROLL PORRAAAAAA! kkkk

Comuna CCCP
Veterano
# set/11 · Editado por: Comuna CCCP
· votar


/desabafei...

fgr
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
Lobão é gênio...

Sem desmerecer os outros, Lobão foi muito importante para o cenário musical... Sua postura seja MKT ou seja verdadeira não o faz pior ou melhor.


Compartilho com vossa idéia!

tambourine man
Veterano
# set/11
· votar


Comuna CCCP
/desabafei...

agora dá a descarga pelo menos!

-Dan
Veterano
# set/11
· votar


Hoje teremos Claudia Leite pagando de Cisne Negro + Rihana...

nossa...

Comuna CCCP
Veterano
# set/11
· votar


tambourine man

Tem que deixar pelo menos a porcelana suja...

Black Fire
Gato OT 2011
# set/11
· votar



Pois é, e detalhe da assinatura: é músico e escritor.


Why doesn't he get a job?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A poesia concreta do Rock in Rio