Escravos por natureza.

Autor Mensagem
Devil Boy
Veterano
# set/11


Escravos por natureza

Olavo de Carvalho
Diário do Comércio, 22 de agosto de 2011



Um dos trechos mais odiados e vilipendiados da literatura filosófica é aquele parágrafo da Política no qual Aristóteles afirma, sem pestanejar, que alguns homens são escravos por natureza: ainda que você os liberte e os cubra de direitos civis, pouco a pouco voltarão à condição escrava, pois nasceram com espírito servil e nada poderá curá-los.

O que já se escreveu contra isso daria para lotar bibliotecas inteiras. Alguns vêem naquela afirmativa um sinal do autoritarismo congênito da tradição aristotélico-escolástica, que em boa hora Bacon e Descartes exorcizaram, abrindo as portas para a era da democracia e da liberdade. José Guilherme Merquior chega a celebrar essa mudança como um fato de dimensões antropológicas, no qual os seres humanos teriam passado de uma existência determinada pelo fatalismo irrecorrível aos bons tempos do "destino livremente escolhido" (comentarei um dia esse argumento, que me parece completamente maluco). Até os admiradores mais devotos de Aristóteles tentam atenuar as culpas do trecho vexaminoso, atribuindo-o a preconceitos de época pelos quais o filósofo não deve ser responsabilizado pessoalmente.

No entanto, cada vez mais a asserção de Aristóteles vai me parecendo uma verdade incontestável.

Comecei a pensar nisso quando, ao ler o resumo biográfico de Michel Foucault por Roger Kimball (http://uwacadweb.uwyo.edu/Ashleywy/foucault.htm), me ocorreu a pergunta fatal: Se ninguém é escravo por natureza, por que raios existem clubes de sadomasoquismo? O sujeito está bem de vida, é respeitado e paparicado, tem sua liberdade e uma boa renda anual asseguradas pelo Estado paternal, mas de vez em quando volta as costas a tudo isso e desembolsa uma quantia considerável para ser chicoteado, esbofeteado e humilhado por garotões musculosos vestidos com roupas de tiras de couro semelhantes em tudo às dos soldados romanos. Mais que a nostalgie de la boue, é a saudade da escravidão.

Estamos tão acostumados à idéia da condição escrava como um destino imposto de fora, que interpretamos a afirmativa de Aristóteles às avessas, entendendo-a no sentido moderno de um determinismo exterior, e a rejeitamos precisamente por isso. Mas a natureza de um ente, para o filósofo do Liceu, era o que havia nele de mais íntimo, encontrando sua expressão imediata e espontânea no desejo. Nada mais inevitável, portanto, que, numa sociedade da qual a escravatura desapareceu como instituição e onde todo desejo explícito de submissão é estigmatizado como baixeza indigna, o instinto escravo só subsista como fantasia sexual, provando por meios obscenos a existência daquilo que o senso das conveniências nega.

Mas há outra expressão desse instinto, mais visível e por isso mesmo ainda mais necessitada de camuflagem. As hordas de arruaceiros que hoje espalham o caos pelas ruas de Londres, como fizeram em Paris em 1968, em Oslo em 2009 e em dezenas de outras capitais do Ocidente em datas diversas, constituem-se daqueles indivíduos que, invariavelmente, prezam e enaltecem os governos mais tirânicos do mundo. Em Cuba, no Irã, no Zimbábue, no Sudão ou na China, aceitariam docilmente o trabalho escravo e, nas grandes festividades cívicas, cantariam louvores ao regime. Seriam modelos de conduta disciplinada. Soltos numa democracia moderna, tornam-se rancorosos e anti-sociais, desprezam a ordem constitucional que os protege, e, inflados de arrogância sem fim, saem derrubando e queimando tudo o que encontram em torno.

Que é isso? Mentalidade escrava. Inaptos para viver em liberdade, respeitam somente o chicote, que obedecem quando está perto e celebram em prosa e verso quando está longe.

Se há um instinto da escravidão, é lógico que ele determina somente condutas gerais e não a busca de uma posição social determinada. As formas da inferioridade variam nas diferentes estruturas sociais, mas um mero instinto não pode escolher as vias específicas pelas quais vai se expressar conforme as circunstâncias variadas de momento e lugar. O mesmo impulso que leva à submissão num país induz à revolta em outro. É por isso que há mais rebeldes nas nações livres e prósperas do que nos países mais miseráveis, governados pelos tiranos mais sangrentos. Miséria e opressão raramente produzem rebeliões. Uma ascensão social parcial, suficiente para prover o indispensável mas não para aplacar todas as ambições e todas as invejas – eis a fórmula infalível para a fabricação de uma massa de fracassados odientos. Mas, por definição, é impossível satisfazer a todas as ambições, que mudam de conteúdo conforme o progresso gera novas formas de riqueza e, com elas, novos motivos de frustração e inveja. Por isso, o crescimento da previdência social não produz nunca um ambiente de gratidão e paz: produz ódio, inveja e rancor em doses centuplicadas. O simples fato de receber assistência estatal faz o sujeito espumar de ódio a quem não precise dela. Na mentalidade escrava, essa reação é praticamente incoercível. O indivíduo que, na sua miserável nação de origem, pedia esmolas de cabeça baixa, é o mesmo que, transplantado a um ambiente de liberdade, democracia e assistencialismo estatal, recebe como um chamamento dos céus a convocação dos demagogos para um bom quebra-quebra em nome da "justiça social".

Quando você ler num filósofo antigo alguma afirmação que choque as convenções modernas que você toma como verdades inabaláveis, refreie a pressa de explicá-la, com um reconfortante sentimento de superioridade, pelos preconceitos de uma época extinta. Verifique se não é você quem está projetando sobre ela uma interpretação anacrônica, colocando na boca do filósofo uma bobagem de sua própria invenção.

Fonte.

Devil Boy
Veterano
# set/11
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Já fazia tempos que não tinha tempo para ler nada do Olavo. Mandou muito bem nessa.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
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Li 3 linhas e parei antes que perdesse o apetite.

Esse texto: Reclamações da sua vizinha fofoqueira escrito com palavras mais bonitas.

Konrad
Veterano
# set/11
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Devil Boy

Altos saltos lógicos na argumentação do tio Olavo ai, hein?

Viciado em Guarana
Veterano
# set/11
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Nem li!

Devil Boy
Veterano
# set/11
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Konrad

Em se tratando de Olavo, o importante é sempre o impacto trollístico, não a lógica per se.

Konrad
Veterano
# set/11
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Devil Boy

Faz sentido.

Mas eu esperava mais de alguém que editou e resgatou a obra do Carpeaux.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/11
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Eu queria que alguém entrevistasse uma dessas donas de casa das menos instruídas que tem por aí, anotando alguma reclamação que ela tem para com a vida e depois escrevesse um texto tipo esse do tópico, introduzindo citações nos lugares adequados e tudo mais, pra gente comparar depois.
Eu não me surpreenderia se ambos tivessem o mesmo embasamento nas críticas que fazem.

Chap
Veterano
# set/11
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Olavo de Carvalho
huehuehuehuehuehue

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
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ai to falando, eu entro e nem sei o que postar.

AnaClara
Veterano
# set/11
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Cada pessoa é de um jeito

Xeper
Veterano
# set/11
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que em boa hora Bacon

Eu parei aqui, bateu uma fome e lembrei que esta na hora do almoço. E a galere ainda menospreza esse tipo de tópico...

AnaClara
Veterano
# set/11
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Que é isso? Mentalidade escrava. Inaptos para viver em liberdade, respeitam somente o chicote, que obedecem quando está perto e celebram em prosa e verso quando está longe.

Pra mim é diferente. Fazer uma coisa porque a pessoa quer fazer, mesmo que possa ser considerado perto da escravidao, sei lá, ela não faz obrigada, logo nao é escravidao

Se eu quiser me prender num tronco e pedir pra me chicotearem isso nao faz de mim escravo.

ps eu nem entendi o texto

Murillo Wendel
Veterano
# set/11
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Xeper


ahuhaueuaehae

ai sim me senti no OT de verdade.

=)

AnaClara
Veterano
# set/11
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colocando na boca do filósofo uma bobagem de sua própria invenção
eu faço isso direto

Volunteer
Veterano
# set/11
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Murillo Wendel
ai to falando, eu entro e nem sei o que postar.

É o Olavo de Carvalho, cara. Quando você não tiver o que postar, poste uma risada e já vai ser compatível.

wild.man
Veterano
# set/11
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Olavo de Carvalho

parei aqui

J. S. Coltrane
Veterano
# set/11
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O que o Olavo chama de natureza não passa de naturalização

Henry Chinaski
Veterano
# set/11
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Esse tópico me lembrou de que tenho que terminar de ler Sartre. Merda.

Murillo Wendel
Veterano
# set/11 · Editado por: Murillo Wendel
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Volunteer

É o Olavo de Carvalho, cara. Quando você não tiver o que postar, poste uma risada e já vai ser compatível.


Ahh simm...

Grande Olavo!!!

Parcero

Joguei muita bola com ele no campinho de terrão perto de casa....

Black Fire
Gato OT 2011
# set/11
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Eu gostava mais quando esse cara era astrólogo.

AnaClara
Veterano
# set/11
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Só eu nao sei quem é Olavo de Carvalho?

Henry Chinaski
Veterano
# set/11 · Editado por: Henry Chinaski
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Why am I not surprised?

Anderson Eslie
Veterano
# set/11
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uhashuashuashuashusa... Eu ri alto aqui.
Ai ai... O que me deixa mais cético em relação aos nossos "intelectuais" é saber que esse tipo de coisa reverbera que é uma beleza.

Headstock invertido
Veterano
# set/11
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esse tipo de coisa reverbera que é uma beleza.

Qual o pedal?

Benva
Veterano
# set/11
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AnaClara
Só eu nao sei quem é Olavo de Carvalho?


Relaxa, eu também não sei quem é.

AnaClara
Veterano
# set/11
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Headstock invertido
Qual o pedal?

OT

Benva
Relaxa, eu também não sei quem é.

E eu tbm nem fui pesquisar

J. S. Coltrane
Veterano
# set/11
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AnaClara
E eu tbm nem fui pesquisar

nem vá, não vale o trampo

AnaClara
Veterano
# set/11
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J. S. Coltrane

tu falou.

Vick Vaporub
Veterano
# set/11
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Olavo de Carvalho

hahahahaheeaeaeaeaeaeahheahhhahaaaeeeeeeeeee

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