Tópico dos "Aviões"

Autor Mensagem
Murillo Wendel
Veterano
# ago/11


Um tópico para aqueles que gostam dessa que é uma das maiores invenções do homem. O Aeroplano.



Para ilustrar o tópico, eu faço a apresentação daquela que na minha opinião é a máquina mais belas já criadas pelo homem: O CONCORDE

O Concorde foi um dos dois aviões supersônicos de passageiros que operaram na história da aviação comercial, sendo o outro o soviético Tupolev Tu-144. Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04 (algo entre 2.346 km/h e 2.652 km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés). Voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003. Foi operado apenas pela Air France e British Airways.

Histórico

No final da década de 1950 era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um dos países possuía seu próprio projeto. Porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos deste tipo de projeto os governos de Inglaterra e França decidiram juntar forças. E em 28 de novembro de 1962 foi assinado um tratado entre a companhia britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a companhia francesa Aérospatiale, que juntas tornariam realidade o projeto da aeronave supersônica para passageiros.

No início do projeto, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, alem de Air France, Pan Am e BOAC (que futuramente se tornou a British Airways), que eram as companhias lançadoras do projeto do Concorde, faziam parte desta lista companhias como: Japan Airlines, Lufthansa, American Airlines, Qantas, TWA, etc.

A construção das duas primeiras aeronaves protótipos começou em fevereiro de 1965. O Concorde 001 foi construído pela Aerosptiale em Toulouse enquanto que o Concorde 002 foi construído pela BAC em Filton. O Concorde 001 decolou para seu primeiro voo de teste em 2 de março de 1969, sendo que o primeiro voo supersônico foi realizado no dia 1º de outubro do mesmo ano.

Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em sua turnê pelo mundo afora, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973 quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que o Concorde acumulasse um número de pedidos de mais de 60 aeronaves.

Entretanto, uma avalanche de cancelamentos nos pedidos se iniciou devido a uma conjunção de vários fatores, como: a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais como ruído (sonic boom) e poluição. No final, apenas Air France e British Airways sobreviveram como únicas compradoras do Concorde.

Ambas as companhias europeias realizaram uma série de voos testes e vôos de demonstração ao redor do globo com o Concorde a partir do ano de 1974. Nestes voos foram estabelecidos alguns recordes aeronáuticos que ainda hoje não foram superados. No total, foram realizadas 5.335 horas de voo com os três modelos do Concorde, o protótipo, o modelo de pré-produção e o modelo final de produção. No total, foram realizadas cerca de 2 000 horas de testes em voo supersônico. Estes números são quatro vezes maiores do que qualquer outra aeronave subsônica de tamanho semelhante.

Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus voos comerciais, com um voo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar). Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.

O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de Miami, Bridgetown (Barbados), Caracas, Ilha de Santa Maria, Dakar, Bahrain, Cingapura, Cidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos continentes, exceto a Antártica. Porém, em 25 de julho de 2000, um Concorde da Air France (Voo Air France 4590) acidentou-se (com perda total) por causa de uma peça de um DC-10 da Continental Airlines que estava no meio da pista e havia decolado 5 minutos antes do Concorde, causando a paralisação de toda a frota francesa e britânica. Este acidente foi o começo do fim para o Concorde.

Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações e 15 meses depois do acidente ele voltou ao serviço de passageiros. Porém, em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os voos comerciais do Concorde. A Air France encerrou os vôos do Concorde em 31 de maio de 2003 enquanto que a British Airways encerrou os voos em 24 de outubro do mesmo ano.

O último voo oficial do Concorde foi dado a cabo por um British Airways Concorde, em 26 de novembro de 2003 para a sua casa natal (Filton/Inglaterra), em que foram realizadas homenagens ao Concorde, como o movimento do "Bico" (Levantamento e Baixamento), logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.

Curiosidades

Apenas 16 Concordes foram vendidos e todos eles à British Airways e à Air France. Mais nenhuma empresa de aviação se interessou em adquiri-los, devido aos seus altos custos operacionais.

O Concorde gasta uma tonelada de combustível por passageiro para atravessar o Oceano Atlântico tornando o seu custo operacional altíssimo, mesmo para os padrões da época em que foi produzido.

Apesar de consumir tanto combustível, o Concorde consumia menos que um Boeing 747. Nele voavam apenas pessoas das classes mais ricas.

Até ao ano 2000 o Concorde dava lucro às empresas operadoras, mas devido aos ataques de 11 de setembro de 2001 e à queda de um Concorde da Air France, os voos tornaram-se economicamente inviáveis.

O Concorde é considerado um símbolo da aviação comercial, um mito que perdurou por mais de 30 anos.

Existe uma nova tese sobre o acidente do Concorde, feita por ex-pilotos que apontam um conjunto de falhas:
O avião estava com 1,2 Tonelada de combustível a mais que o necessário.

Estava com excesso de bagagem de aproximadamente 600 kg.
O vento estava a favor do lado que a aeronave iriá decolar e isso aumenta o arrasto no avião.

O piloto pediu a maior pista para decolagem pelos motivos acima e esta pista estava em piores condições de conservação.
O trem de pouso da esquerda não tinha uma peça chamada de espaçador que é responsável por evitar que os pneus da aeronave não percam a direção e como foi visto o avião mudou o curso indo para esquerda.

Devido as más condições da pista os pneus teriam explodido antes de atingir a peça que caiu do DC-10, conforme relatos de bombeiros que viram o Concorde pegando fogo antes do ponto que teve o choque com peça do DC-10.

O Concorde estava em V1, ou seja, muito rápido para poder parar na pista e muito lento para poder voar até o próximo aeroporto.

E por fim o engenheiro de voo desligou o motor nº2 que pegava fogo com aproximadamente 20 nós abaixo da velocidade segura para voar com um motor a menos. Com isso o avião perdeu o controle e tombou para a esquerda e atingiu algumas casas a poucos quilômetros do aeroporto.

Dados técnicos

Dimensões
Comprimento: 61,65 m
Envergadura: 25,6 m
Altura: 12,2 m
Lugares: 110 poltronas

Pesos

Peso Básico Operacional: 78.700 kg
Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg
Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
Peso Máximo de Decolagem: 185.000 kg
Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg

Desempenho

Velocidade Máxima de Operação: Mach 2,04
Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2,00
Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés / 18.300 m
Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)

Motor


Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610
Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)
Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604


Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7


http://www.youtube.com/watch?v=PrjrxuPnCIA&feature=related



http://www.youtube.com/watch?v=mWtwv8-yLR8&feature=related






Postem fotos, noticias, videos, curiosidades sobre os modelos mais bonitos

\o/

AnaClara
Veterano
# ago/11
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o q é um tópido?

Bob Mauley
Veterano
# ago/11
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Bob Mauley
Veterano
# ago/11
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Qual o nome daquele avião grandão que caiu e matou um monte de gente? Eu gosto dele

AnaClara
Veterano
# ago/11
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Stealth

AnaClara
Veterano
# ago/11
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Bob Mauley

Boeing

Xeper
Veterano
# ago/11
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Homem de ferro, Lanterna Verde, Goku e Superman gargalham deste tópico

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
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Bob Mauley
Xeper
AnaClara

=(

Bob Mauley
Veterano
# ago/11
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Bora jogar Super Trunfo de avião?

AnaClara
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel

Não gostou do avião que eu postei?

AnaClara
Veterano
# ago/11
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Bob Mauley

Demorou. Tem joguinho on line?

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
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AnaClara
Stealth


O nome desse avião é F-117 Nighthawk

AnaClara
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel

Tem dois nomes entao. Pq eu pesquisei no gugou isso

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
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AnaClara
Stealth

Stealth significa "camuflagem"

Bob Mauley
Veterano
# ago/11
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Stealth significa "camuflagem"

eu achava que mais tipo "furtividade", mais corintiano

Xeper
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel

=(

Ok, contribuindo...



AnaClara
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel

AH! TA!

TheBreakdown
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel
Pô, nunca tinha ouvido falar nesse avião.
Pena que não dá pra abrir as fotos aqui.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
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TheBreakdown

Eu acho esse avião muito lindo!

Simonhead
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel

FERA demais. Nunca tinha lido tanto a respeito do Concorde como hoje. Valeu pelo texto e pelas belas fotos. Gostaria de ter voado num treco desses ai. Me lembro de ler uma revista inglesa do anos 1980 na qual havia uma propaganda de uma viagem naquele avião. As crianças ganhavam, junto da refeição, um carrinho da Matchbox e os adultos, um modelo em escala do avião.

\o/

El_Cabong
Veterano
# ago/11 · Editado por: El_Cabong
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O Supersônico Russo Tupolev TU144 era maior que o concorde e realizou vôos comerciais !!
www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2011/02/tu-144-01-e129727392446 4.jpg

A Boeing projetou o Boeing 2707 mas não chegou a concluí-lo.

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
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Falando em aviação, lembrei desse vídeo aqui, olha que aeroporto insano:



Vick Vaporub
Veterano
# ago/11
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Esse vídeo é muito foda, mostra como a humanidade é fascinante.
MIG-25 (um dos meus caças preferidos) quase no espaço:



Chespirito
Veterano
# ago/11
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Esse tópico me lembra Fly Simulator, que jogava no PC na época. :)

qew
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel

Cara o Concorde era demais!

Praticamente uma lenda. Uma pena que não terei a oportunidade de viajar em um desses =/

Não li o texto todo, mas existe uma matéria falando de quando ele decolou junto com um Airbus de Londres para NY, se eu nao me engano. O Concorde foi e voltou enquanto o Airbus ainda estava na metade do caminho da ida. Muito fera!

qew
Veterano
# ago/11
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Murillo Wendel

Olha só que legal:
http://viagem.hsw.uol.com.br/concorde2.htm

A imagem é interativa, da uma olhada nos tanques de combustivel!

Nessa outra matéria:
http://viagem.hsw.uol.com.br/concorde6.htm

Praticamente uma máquina do tempo, considerando os horários!

Jeehs
Gata OT 2012
# ago/11
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amo esse *-*

The Blue Special Guitar
Veterano
# ago/11
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Concorde foi uma das aeronaves mais ousadas já projetadas, foi um projeto fantástico e injustamente acusado de "inseguro" após esses acidentes.

qew
Veterano
# ago/11
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Jeehs

Parece o Concorde! =O

Hey, vamos dar uma volta de avião?

Vick Vaporub
Veterano
# ago/11 · Editado por: Vick Vaporub
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Cone de Match

Outra foto.

Uma mais nítida.

Em um foguete.

Onda de choque que acontece ao se cruzar a barreira do som.

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