Sobre a educação no Brasil Esta bem encaminhada?

Autor Mensagem
Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11


Ilustrando o tópico:






---------------------------------------------------

E aí? O que vocês acham da educação no Brasil?
Apezar de eu achar o tom um tanto presunçoso (pois meus professores atuais de ensino médio, que trabalham no IFRO ganham salários no mínimo de R$5000,00), porém da pra notar que o professor de Ensino fundamental é esculaxado pra caraleo nesses governos que nós tivemos (principalmente os de Escolas Estaduais e Municipais, situação pior nas Municipais).
Sei que os vídeos são sobre depoimentos localizados (principalmente sobre salários), porém os problemas citados refletem uma situação que ocorre no país inteiro a muito tempo, pois sobre esses problemas, eu vivo isso, você pirralho do OT tbm vive isso, meus pais viveram isso, seus pais viveram isso, você veterano do fórum tbm ja viveu isso e se duvidar até seus pais ja viveram isso.

E ainda eu ouvi na campanha da Dilma, da própria boca de nossa governante (jamais esquecerei isso) que "a educação no Brasil está bem encaminhada".

Encaminhada como com:

- Professores com salários baixos.
- Infraestrutura precária pra caralho (atire a 1ª pedra quem nunca teve que ir na sala vizinha pedir carteira).
- Programa de ensino fajuto e fuleiro.
- Nenhum comprometimento da sociedade com a escola (95% dos pais aqui não comparecem as reuniões escolares)
- Professores sem formação alguma naquilo que lecionam (os famoso "quebra-galho", que na verdade quebram é o aluno)
- Merenda precária.
- Falta de segurança (sim, até aqui na atrasada rondônia temos escolas com "bocas de fumo" e pontos de consumo de drogas, imaginem como é no resto do Brasil).

Agora está encaminhado aonde?
Só se for ao fracasso, porque eu tenho certeza que a coisa ta feia.

E vocês? Quais são sua opiniões?

Não trollem, nem disvirtuem, nem muito menos falem do Slash, pois esse assunto aqui é sério, ou não.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Droga o título ficou fail, os [...] não apareceram.

>:(

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Dizer o que sobre o assunto?

Mandar uma frase de efeito? Dizer o óbvio? Negar a realidade?

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


eu vivo isso, você pirralho do OT tbm vive isso

exelente topico para peidinho, sakura, guarana e erickemuxix debaterem sobre suas loucaventuras radicais numa escolinha do balaco baco

Multi de Alguém
Veterano
# mai/11
· votar


Sobre a educação no Brasil Esta bem encaminhada?
Apezar
Apezar
Apezar
Apezar
Apezar

Definitivamente, não.



Ao meu ver, o sistema educacional brasileiro não permite que se melhore nada enquanto não se mudar toda a estrutura.
Mas pra isso é necessário dinheiro e muito tempo. E projetos a longo prazo é tudo o que os políticos nunca vão fazer.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Muito boa a atitude da professora.

Salário de professor deveria ter piso de medicina. A concorrência pelas vagas faria todo o resto.

Xeper
Veterano
# mai/11
· votar


Sinceramente? Não vejo solução para o ensino até o superior nem a curto, médio, nem longo prazo.
O Governo sempre diz que esta tudo bem que há "escolas modelo" e tal. Só fui conhecer uma delas depois que me mudei para o litoral. Mas apenas uma escola onde tudo funciona em todo o litoral é meio pouco, né?
Enquanto isso nas outras escolas da região:
http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2011/05/18/bomba-caseira-explod e-em-mochila-de-aluna-em-escola-de-santos-sp-924488411.asp

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Apezar
É por isso que eu defendo um corretor ortográfico aqui no FCC, esses detalhes passam despercebidos.

renansena777
eu vivo isso, você pirralho do OT tbm vive isso
Você citou isso porque se identificou, ou não frequentou a escola?

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


Você citou isso porque se identificou, ou não frequentou a escola?


Iscola pra qe se a vida mi ensina tudu que eu peçizo

Multi de Alguém
Veterano
# mai/11 · Editado por: Multi de Alguém
· votar


Sem contar que o Brasil tem muitos "exemplos" de pessoas que conseguiram algo na vida sem precisar estudar. Essas pessoas viram ídolos, modelos ideais, e passam a impressão de que a educação não tem tanta importancia assim. É muita gente ignorante sendo idolatrada por aí.

Se o moleque joga uma bolinha mais ou menos, já sai da escola pra tentar a carreira.
Se faz meia dúzia de músicas rimando amor com flor, já vira mega sucesso.
Se não fez nada que preste na vida ainda, vai pro Big Brother e vira celebridade.
E no final, se nada disso deu certo, vira deputado, presidente...

Estudar pra que?

Gui
Veterano
# mai/11
· votar


essa moça só disse o que o professor vê todo dia...só isso.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Multi de Alguém
Sem contar que o Brasil tem muitos "exemplos" de pessoas que conseguiram algo na vida sem precisar estudar. Essas pessoas viram ídolos, modelos ideais, e passam a impressão de que a educação não tem tanta importancia assim. É muita gente ignorante sendo idolatrada por aí.
Poisé! Ivo Cassol que o diga.

>:(

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


renansena777
Era um excelente tópico pra tu demonstrar que tem seriedade, porém, acho que nem tem mesmo. Perigoso meu irmão na 5ª série ser mais inteligente que você.

Viciado em Guarana
Bom, falar sobre salários minimos acho que nem precisa né? Seria como chover no molhado, todo mundo já sabe que é um salário RUIM, não sustenta nínguem, muito menos incentiva os professores a trabalharem decentemente. Porém, acho que tem muito que ser trabalhado com estas professoras, as vezes encontramos professoras que sequer sabem conjulgar um verbo, já passei por varias situações de professoras realmente ruins, tinha casos em que metade da sala sabia mais que a professora.

Os famosos "cargos de confiança", esses sim, deveriam ser abolidos, onde pessoas sem sequer experiência entram em um cargo por recomendação de outra pessoa (a maioria dos casos, as pessoas são parentes ou amigos próximos). Sei de uma coordenadora de ensino que nunca foi professora, é cargo de confiança, e ganha uma bagatela...

Uma melhor infra-estrutura também deveria ser proposta pelo Governo, porque, o que não falta é escola super-lotada, caindo aos pedaços. O pior, é quando junta isso com a falta de interesse dos alunos, resulta em algo que eu julgo como gravíssimo. Aquele lance onde até a 2ª série também deveria ser extinto, tudo bem que a criança que repete nessa idade tem vontade de sair da escola, porém, passar uma criança pra 2ª série que não sabe ler nem escrever, é dose.
Lembro-me que com 5 anos (pré-3), em uma escola particular eu já sabia ler e escrever. Minha mãe é diretora de uma escola pública e tem aluno na 4ª série que não sabe nem ler texto de 2 linhas.

Concluo que, para dar um jeito na educação do Brasil, vai ser bem dificil, visando que, temos varios pontos falhos nela. Impossível? Não é, porém, vai ter que deixar de lado varias coisas, como essa caca de "PreçoJusto", um manifesto que realmente é egoista, onde querem que sumam com os impostos dos eletrônicos (quero ver onde vão colocar esses impostos se acontecer), ao invés de batalhar sobre coisas realmente importantes como educação, é como um outro usuário disse em outro tópico: Manifestação pra baixar preço do pão, do leite e do arroz ninguém faz, né.


PS: Cara, se não me engano tem um addon do Firefox que tem corretor ortográfico.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


[M]@a.[K]!ller
Porém, acho que tem muito que ser trabalhado com estas professoras, as vezes encontramos professoras que sequer sabem conjulgar um verbo, já passei por varias situações de professoras realmente ruins, tinha casos em que metade da sala sabia mais que a professora.
Professores sem formação. Eu vivi muito disso nos 5 anos que passei no Ensino fundamental.

Os famosos "cargos de confiança", esses sim, deveriam ser abolidos, onde pessoas sem sequer experiência entram em um cargo por recomendação de outra pessoa (a maioria dos casos, as pessoas são parentes ou amigos próximos).
É aí que entra os famosos quebra-galhos.
Por aqui tbm existe uma segregação de alunos assim nas escola estaduais, em que os alunos que tem um "apadrinhamento" com funcionários da escola "furam" a fila de espera dos demais que esta la "disputando" uma vaga. (Colégio Álvares de Azevedo - Vilhena - RO)

Uma melhor infra-estrutura também deveria ser proposta pelo Governo, porque, o que não falta é escola super-lotada, caindo aos pedaços.
Verdade! Pior ainda as reformas, que apenas mascaram os problemas estrutrais, fazendo-os continuarem a existir.

O pior, é quando junta isso com a falta de interesse dos alunos, resulta em algo que eu julgo como gravíssimo.
Na pior das hipóteses os colégio vira um ponto de gangues, com tráfico de drogas e armas. (Colégio Zilda da Frota Uchôa - Vilhena - RO)

Aquele lance onde até a 2ª série também deveria ser extinto, tudo bem que a criança que repete nessa idade tem vontade de sair da escola, porém, passar uma criança pra 2ª série que não sabe ler nem escrever, é dose.
Isso é balela, tem marmanjo no Ensino médio que não sabe a tabuada.

Concluo que, para dar um jeito na educação do Brasil, vai ser bem dificil, visando que, temos varios pontos falhos nela.
Ta mais fácil demolir tudo e recomeçar do zero do que consertar essa educação cheia de emendas e gambiarras.

PS: Cara, se não me engano tem um addon do Firefox que tem corretor ortográfico.
O único Addon de personalização que uso no firefox é o personas, o resto é tudo pra integrar programas no navegador.
Tive problemas nos Addons que tinha no passado quando fui migrar pra novas versões, então fiz um limpa geral.

viniciusra
Veterano
# mai/11 · Editado por: viniciusra
· votar


- Infraestrutura precária pra caralho (atire a 1ª pedra quem nunca teve que ir na sala vizinha pedir carteira).

É o seguinte.

Pedir carteira em sala vizinha é o de menos.
Enquanto ainda existir escolas funcionando em casas, escolas sem teto, onde os alunos ficam sem aula porque está chovendo (WTF?),não poderemos discutir qualidade na educação.

Estudei em escola municipal (2a série) em um distrito bem pobre, meus colegas de sala, cara, alguns iam pra escola com um lápis no bolso e uma folha de papel na mão.Alguns encapavam livro com sacola de supermercado, e por aí vai.Graças a Deus, meus pais sempre tiveram uma condiçãozinha legal.

Aí um cara desse chega na escola, já não pega um ensino de qualidade.O que o cara vai fazer da vida ?

Cara, odeio discutir política brasileira, só me faz passar raiva e vontade de sair destruindo tudo.E so obrigado a ir assistir na televisão propaganda do governo dizendo que o país ta evoluindo.

viniciusra
Veterano
# mai/11 · Editado por: viniciusra
· votar


Muito boa a atitude da professora.

Salário de professor deveria ter piso de medicina. A concorrência pelas vagas faria todo o resto.


Muito boa colocação.

O bom do governo do PT é as escolas técnicas que cresceram em todo o Brasil.Pessoal, eu faço ensino médio em uma escola Federal dessas e a qualidade é...

Ótima.Todas as salas com ar-condicionado,laboratórios químicos MUITO bons, galpão de mecânica MUITO bom, melhores professores do estado.

Meu professor disse:
Eu já dei aula em todos os Darwins do estado, e eu vou dizer pra vocês, nenhum deles tem melhor infra-estrutura que a escola de voces aqui.

Pra quem não sabe Darwin é a escola particular de elite aqui no ES, é bem cara, e muito boa.

Agora, o edital pra concorrer a uma vaga de professor nessa escola, voce acha que é pouco concorrido ?Acha que o salário é menos de 5 conto ? Done.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Caralho... o bagulho do cuzcuz foi tenso =/

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


viniciusra
Alguns encapavam livro com sacola de supermercado, e por aí vai.
Poisé, meus pais encapavam os livros deles com saquinhos de açúcar.

Sobre as escolas técnicas não sei muito não, eu tbm faço ensino médio em uma, o ensino é bom, mas em questão de infraestrutura num da pra falar muito não.

O único laboratório pronto aqui são os de informática, e a quadra, piscina e vestiários ainda estão em inicio de construção e nós passamos 2 meses sem ar-condicionado nas salas de aulas (basicamente não entregaram a obra pronta).

Acredito que até o final do ano que vem as obras ficarão realmente prontas. Aí poderei opinar mesmo.

Chespirito
Veterano
# mai/11
· votar


Ainda não, tem mta coisa a ser melhorada ainda.

Loola
Veterano
# mai/11 · Editado por: Loola
· votar


- Professores com salários baixos.
Isso é, tanto que os professores da rede estadual de SC estão em greve desde semana passada, por causa do piso salarial.
Ps: eu não aderi por motivos pessoais,

Professores sem formação alguma naquilo que lecionam (os famoso "quebra-galho", que na verdade quebram é o aluno)
Se não forem eles quem vai lecionar?
A falta de professor hoje está muito grande, por todos esse motivos citados ai, ninguém mais quer se meter pra dar aula com essas condições.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Vou *resumir* minha posição: às vezes, eu sinto que está tudo errado. Os governos investem errado. Há desvio de verbas. Os salários não atraem os melhores cérebros, tirando um punhado de heróis idealistas. Não há método. Não há estímulo ao mérito. Os sindicatos colocam o compadrismo e os interesses políticos à frente de qualquer preocupação com a sociedade. Os pais não se interessam e nem sabem direito o que acontece. Os alunos tambem são pouco interessados. Não é surpresa, já que a escola parece existir em um universo paralelo. O currículo é aquela coisa: mais de 10 anos estudando ciências para sair da escola sem saber exatamente o que é ciência. Os professores muitas vezes não sabem o que ensinam, e às vezes aprenderam marxismo e luta contra o monstro do capitalismo, mas não aprenderam a ensinar. E por aí vai.

Obviamente, tem um monte de generalizações aí. Tem coisas que valem para o ensino público, outras valem também para escolas particulares. A coisa é triste, e não vejo melhoras no horizonte. Ter uma boa educação no Brasil ainda me parece ser uma questão de sorte (existem boas escolas, existem bons professores)... ou $orte.

Simonhead
Veterano
# mai/11 · Editado por: Simonhead
· votar


Loola
Se não forem eles quem vai lecionar?

É verdade - é a velha máxima; Não tem tu, vai tu mesmo.

Só um exemplo - nosso país vive de extremos: existem ótimas escolas aqui no DF que recebem pouca verba, mas que possuem um corpo acadêmico empenhado em valorizar o trabalho, a profissão e os alunos. E tem um monte de colégio que leva a coisa do jeito que for, sem o devido empenho e dedicação que se espera de alunos, professores e diretores.

São tantas as falhas e problemas no nosso sistema educacional que, quando se vê ou se ouve falar de um colégio que se sobressai do marasmo, você até acredita que a coisa tem jeito e conserto e que o país (leia-se autoridades) vai enfrentar a questão da educação de forma séria. Mas ai você acorda... .

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead
Frustrante, não?

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Viciado em Guarana

Pior deve ser para um educador que tem vocação para a profissão.

Loola
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead
Pior deve ser para um educador que tem vocação para a profissão.

E como :(

violaopassos
Veterano
# mai/11
· votar


eu estudei oito anos em escola publica, e ja estou a dois na escola particular. olha, diferença tem, o numero de aulas, o material, a estrutura da escola. mas as escolas publicas q eu estudei eram muito boas e organizadas.

BOREU
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker
Veterano


Muito boa a atitude da professora.

Vou um pouco mais além...

Além de um salário competitivo, o Governo deveria tomar uma atitude radical:

Quem estuda em escola particular a vida inteira, não é nenhum pobrezinho, então a Universidade Pública deveria ser para alunos da Rede Pública.

Em menos de cinco anos as escolas públicas voltariam a ser como antes da indústria da educação no Brasil, que não paga imposto e fica rica as nossa custas...

Governadores e prefeitos têm medo da lei. Então, logo os filhinhos de deputados, juízes e afortunados, que passam todo o ensino básico e médio em caros colégios particulares, logo estariam de volta ao ensino público para garantir uma vaga numa Universidade Pública, que ainda concorrem com as particulares.

Pelo menos, numa Universidade Federal, um professor com doutorado ganha em torno de R$ 6.000,00 + vantagens.

Quem é riquinho vai "chiar" com meu tópico, mas quem é renda baixa como eu, que numa estudou em escola particular e entrou na Federal em igualdade de condições, vai entender do que eu estou falando.

Parabéns, professora Amanda. Saudades em que nossos professores nos conheciam pelo nome e nos cumprimentava fora da escola.

Simonhead
Veterano
# mai/11 · Editado por: Simonhead
· votar


BOREU
Parabéns, professora Amanda. Saudades em que nossos professores nos conheciam pelo nome e nos cumprimentava fora da escola.

Bons tempos esses ai. Mantenho contato com pelo menos 03 das minhas professoras da 5ª série do Fundamental. E sempre encontro com professores da UnB e faço questão de conversar com todos. Eles me ajudaram de algum modo a ser quem eu sou e eu valorizo essa ajuda inicial!

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


BOREU
Quem estuda em escola particular a vida inteira, não é nenhum pobrezinho, então a Universidade Pública deveria ser para alunos da Rede Pública.

Discordo totalmente

Estudei a minha vida inteira em escolas particulares (graças a bolsas de estudo, como MUITA gente faz), e a minha família vive em aluguel. A minha mãe poderia ter investido em comprar uma casa, ou um carro bacana, mas não. Ela preferiu investir em qualidade de ensino tanto pra mim quanto pra minha irmã, e por causa disso há ANOS ela briga com os bancos por causa de dívidas acumuladas e não pagas. Nesses últimos meses ela inclusive teve até que pedir ajuda dos irmãos (meus tios) em vivem em outro estado outro estado, e a situação está tão feia que parece que vamos mudar de São Paulo até o Rio para conseguirmos não afundar na falência.

Por outro lado, hoje eu estudo em uma Universidade Federal, inclusive a melhor do país na minha área. Não tenho certeza se conseguiria isso se eu tivesse uma educação em escola pública...

Então cara, não venha com esse papinho pseudo-marxista que "aluno de escola pública é tudo riquinho" porque NÃO É. Sou a prova viva disso, e tenho vários amigos na mesma situação que também comprovam.

Loola
Veterano
# mai/11
· votar


EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Greve acabou, o piso será pago *-*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a educação no Brasil Esta bem encaminhada?