Sobre educação e a terceirização da responsabilidade

    Autor Mensagem
    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15


    Boa noite

    Ultimamente, tenho percebido o relativismo quando à educação das crianças e adolescentes. O ensino superior também não está muito longe desta realidade.



    Parece que ultimamente a responsabilidade dos alunos transcende a pessoa do discente.
    Explico.

    Educar se tornou uma relação de direitos e deveres: o professor tem o dever de ensinar e o aluno o direito de aprender. Caso não aprenda, foi o professor quem não cumpriu com seu "dever".

    Percebi isto no período que auxiliei duas crianças de doze anos de idade em português. Montei todo um material e estudamos incansavelmente durante quase duas semanas. Revimos todo o conteúdo e ambas compreenderam bem o que fora estudado. Porém, após realizarem a prova da escola, tiraram péssimas notas. Olhei o teste e estava tudo dentro do conteúdo que havíamos estudado. As crianças e a mãe atacaram a professora de português e disseram ser ela péssima, afinal as perguntas não estavam claras o suficiente, era "metida", etc, e planejavam uma espécia de "boicote" à referida professora.

    Achei péssimo tal comportamento. Aprender é uma atividade personalíssima. Ou se aprende por si só, ou não se aprende. O professor tem o papel fundamental de ser o mentor nesta relação, em outras palavras, "dar as chaves do castelo", mas nada supera a dedicação e o interesse próprio. Caso contrário, o docente é uma cabeça sem corpo.

    Na faculdade a coisa é mais complicada ainda. Várias vezes alunos foram à coordenação para reclamar da dificuldade de provas, conteúdos extensos. Isto é ridículo, haja vista a quantidade de materiais e livros existentes na extinção. Não era nada complicado, um minimo esforço seria suficiente.

    O lema atual é o seguinte: "aprendi, mérito meu. Não aprendi, demérito do professor".

    Dissertem.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # set/15
    · votar


    era do mimimi, victimhood culture, chame do que quiser

    lê isso aqui
    https://reason.com/blog/2015/09/11/victimhood-culture-in-america-beyon d-dig

    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15
    · votar


    One More Red Nightmare
    "and seek to cultivate an image of being victims who deserve assistance."

    Disse tudo que queria expressar!

    sallqantay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    meu problema ainda é com o relativismo gráfico das aspas

    Insufferable Bear
    Membro
    # set/15
    · votar


    Seu erro é confundir conhecimento da matéria com nota no teste.

    Foda-se física, os testes parecem prova de vestibular.

    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Insufferable Bear
    Seu erro é confundir conhecimento da matéria com nota no teste.

    Se reler meu post inicial verá que não é este meu pensamento.

    Insufferable Bear
    Membro
    # set/15
    · votar


    Leo Zanon
    você quer apontar dedos, outro lado da mesma moeda, só que não é bem assim

    General Patton
    Membro Novato
    # set/15
    · votar




    john s mill
    Membro
    # set/15
    · votar


    Educação, saúde, segurança e representatividade junto ao exterior devem ser funções do estado imo.

    Mas deve mudar a forma como a administração pública funciona, também sou favorável aos vouchers no caso da educação

    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Insufferable Bear
    você quer apontar dedos, outro lado da mesma moeda, só que não é bem assim

    Não, meu caro. Minha crítica é referente à falta de responsabilização dos estudantes, quanto ao não conhecimento de uma matéria. O que proponho é que o “não saber” deve ser de responsabilidade do aluno, não do professor. Em nenhum momento apontei dedos e estabeleci uma solução definitiva. Tudo que disse fora com base em experiências vividas. Os exemplos que citei apenas reforçam minha visão. Tudo é uma questão de discussão e aprimoramento, não apontamento dedos.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    tá foda, cara

    uma geração inteira de analfabetos funcionais que se acha no direito de ter de graça todo conteúdo digital - audio-visual, claro - e de receber esmola do governo. Esse é o legado pt para o país. Uma geração de pedreiros e porteiros que nada produz, que não sabe produzir e nem sabe aprender e por isso precisa das tetas inchadas do governo

    é o caos, mas com sorte serão degolados e substituídos por muçulmanos matemáticos

    sallqantay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    mas com sorte serão degolados e substituídos por muçulmanos matemáticos

    BF já falava

    /o/

    Insufferable Bear
    Membro
    # set/15
    · votar


    Leo Zanon
    fácil falar isso aí quando você não tem aulas de física

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre educação e a terceirização da responsabilidade