Vejam esse vídeo a partir dos 7 minutos

Autor Mensagem
ghostbastard
Veterano
# mai/11




AVISO: Não vejam antes do 7 minutos porque pode estragar a historia do filme caso vocês sintam vontade de assistir depois.

__________________

O nome desse filme é A Dupla Vida de Veronique, do diretor super fodão Krzysztof Kieslowski, que fez outras joias cinematográficas como A Trilogia das Cores e o Decálogo (dez filmes baseados nos 10 mandamentos).

Não vou falar do filme, mas da cena em si: hoje exibi ele aqui e mais da metade das pessoas que estavam na sala, que já não eram muitas, saíram no momento dessa cena.

Quando vi o público, ja imaginava que uma senhora de uns 60 anos que estava assistindo pudesse não gostar do que iria ver. Apesar de já ter me surpreendido antes, quando outra senhora de mais de 70 anos deixou de ver um pianista famoso pra vir assistir a Morte do Bookmaker Chinês , e ainda participou do debate.

Mas hoje o que me surpreendeu foi que pelo menos 10, das 12 pessoas que saíram eram jovens. Não consegui entender. Imaginei que eles pudessem não ter gostado do filme em si, mais acostumados com o frenesi dos filmes hollywoodianos. Mas aí fiquei pensando: por que nessa cena?

Vocês sairiam do cinema por causa de uma cena dessas? Por que sexo, na novela pode, e no filme não?

wild.man
Veterano
# mai/11
· votar


Isso é arte hein modera.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/11
· votar


Não sei quem é o diretor e fiz exatamente o que você falou (apesar de ter sofrido pra fazê-lo no celular) e coloquei o vídeo nos 7:00.

A cena é ruim e mal feita. Já vi cenas nos softcores do Multishow com muito mais veracidade, 'feeling' e até com mais sutilezas, sem precisar expor sequer os mamilos de ninguém. Também já vi cenas mais 'vorazes' e que não causaram praticamente nenhuma rejeição como no filme 'Monster's Ball'.

Creio que o problema não foi a cena de sexo mas a 'cereja do bolo' que ela representou, pra um filme que parece, a julgar por essa cena, mal dirigido.

The Great Pandemonium
Veterano
# mai/11 · Editado por: The Great Pandemonium
· votar


Baseado no perfil de grande parte dos usuarios desse fórum, esse topico esta fadado a desgraça.

Mas enfim, não vi nada de absurdo na cena. E tem filmes bem piores por ai. Adrenalina, por exemplo.

@EDIT: Pode ser que o Chris tenha razão...

ghostbastard
Veterano
# mai/11 · Editado por: ghostbastard
· votar


Christhian


mal dirigido? como assim? Você viu um minuto e meio do filme e conseguiu considerá-lo mal dirigido?

falando do filme, considero um dos mais belos que eu já vi. Junto com o trilogia, kiewlowski parece que 'fala' com a luz e câmera. Além das historias, que são geniais.

Mas voltando à cena, você não se sentiu ofendido, não é? Acho engraçado que no mês passado exibi Lucia Murat a semana toda pra um grupo de seminaristas, e todos foram capazes de entender muito bem a presença de cenas de sexo.

complementando: acho engraçado como as pessoas vêem o o edson celulari pegano de jeito a patricia pilar na novela, numa cena tórrida de cinco munitos no meio da novela das sete, e se sentem indignadas quando vão ao cinema e presenciam uma sequencia dessas.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/11
· votar


ghostbastard
Você viu um minuto e meio do filme e conseguiu considerá-lo mal dirigido?

Foi exatamente o que você propôs, não? Ver a cena e fazer um julgamento?

Mas só pra elucidar como é o suficiente:

http://www.youtube.com/watch?v=2psujQ5zjeY

2:00 pra você descobrir que é bem dirigido.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/11
· votar


Acho engraçado que no mês passado exibi Lucia Murat a semana toda pra um grupo de seminaristas, e todos foram capazes de entender muito bem a presença de cenas de sexo.

O que só alimenta a minha tese.

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Christhian
Foi exatamente o que você propôs, não? Ver a cena e fazer um julgamento?

ah . Na verdade eu só queria saber quantos aqui consideram colocar cenas de sexo, como essa, num filme como algo vulgar. Provavelmente existe alguém. Se existe, quero saber por que considera vulgar.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


Maldição Kielowski virou pop, agora preciso de outro cineasta pra chatear fãs do Stanley Kubick.

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Black Fire



hauahauh

nem virou. Vide o comentário do Christhian e a popularidade do tópico.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


ghostbastard
Se tem tópico é pop.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


Vide o comentário do Christhian

Esse manja, deve ter a coleção de DVDs do Van Dame.

marcosshrp
Veterano
# mai/11
· votar


é, nunca tinha ouvido falar nele mesmo..

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Esse manja, deve ter a coleção de DVDs do Van Dame.


hauhauh

Interessante é pensar que em 94 foi lançado o Pulp Fiction e o Vermelho, da trilogia, e existia uma certa discussão de quem seria a futura influencia estética no cinema: kieslowski ou tarantino.

Pena que o kieslowski morreu logo depois.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


ghostbastard
Vocês sairiam do cinema por causa de uma cena dessas? Por que sexo, na novela pode, e no filme não?

Estranho terem saído do cinema, no ano passado assisti ao filme "Amor e outras drogas", toda hora aparece os peitos da Anne Hathaway e várias cenas de sexo, tem até sexo lésbico, a sessão estava cheia de gente de cabelo branco e ninguém saiu da sala...

Essa sessão ae era de graça?

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Die Kunst der Fuge


Era. Cinesesc sempre é.

paulinho pc
Veterano
# mai/11
· votar


ghostbastard


Pois é...e nem é uma história assim,daquelas épicas para as pessoas irem cultuar e talz,né...

-Dan
Veterano
# mai/11
· votar


ghostbastard

Nao vi nada demais. Se as pessoas vao embora nessa cena, deve ser pelo contexto, ou pq o filme é ruim. Ver so a partir dai nao ofende ninguem, cara. Ofenderia era ver um filme sobre a madre teresa e de repente ela começar a fazer sexo com alguem. Se pegar so a parte do sexo, nao ofende.

Nao entendi essa experiencia que vc tentou fazer aqui no forum nao.
Ou vc ta só querendo divulgar o filme?

Ps: bem gostosa

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


-Dan


Não tem nenhuma experiência. É que 12 pessoas levantaram se saíram, de uma vez, quando apareceram os pelo pubianos da moça. Se tem ate gente que acha que ateu é crente, deve ter alguem que tenha a opinião dessas mesmas pessoas. Aí é so perguntar por que.

-Dan
Veterano
# mai/11
· votar


ghostbastard

Quando ela ascendeu a lampada eu pensei "epa! Dependendo do q ela fazer com essa lampada..."

Mas achei sussa

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


-Dan


tem outras cenas em que ela aparece pelada. Bem massa ela. O filme todo é dualista, morte e vida.

paulinho pc
Veterano
# mai/11
· votar


-Dan
Quando ela ascendeu a lampada eu pensei "epa! Dependendo do q ela fazer com essa lampada..."




shuahauhauhsauhasasuahuah...eu também pensei que ela fosse fazer merdinha.

Sheev
Veterano
# mai/11
· votar


A cena que você propôs que assistíssemos não tem absolutamente nada demais. Ganhei ingressos para assistir ao Bruna Surfistinha pela produtora que trabalho e o público era 70% composto por coroas (homens e mulheres). O filme é 90% composto por cenas de sexo bem mais quentes que essa daí, e nem um telespectador saiu do cinema até o fim. Ou seja, não é questão de ofensa com a cena, mas algo no filme não agradou.

Difícil julgar apenas por essa cena, especialmente porque você não disse em que momento ela acontece (mais no início, meio ou final). Quanto à direção do Kieslowski, também achei ruim para essa cena. A proposta começou interessante, mostrando apenas partes dos corpos, depois ele abre a lente e a atuação dos atores, nessa cena, é ruim. Não passa nenhuma verdade. E não digo sobre passar tesão, mas sim de passar qualquer tipo de emoção. A cena pedia alguma coisa, que não sei o que é porque não vi o restante do filme, e não passou absolutamente nada. Não entendi o que eles sentiram naquele momento.

Kieslowski pode ter sido um excelente diretor, mas tecnicamente falando o diretor precisa também saber dirigir o ator e não só a cena. Se ele sente que os atores não passam o que ele quer, pode usar de subterfúgios para explorar o que o ator tem de melhor e deixar escondido o que é mais fraco.

Na minha opinião os diretores que realmente fazem diferença no cinema são aqueles que sabem trabalhar tanto a estética, quanto os atores.

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Sheev


meu deus. Kieslowski era considerado um genio por conseguir trabalhar a estética e a ética ao mostrar dramas internos. Não sei como vocês podem ver um vídeo no youtube e considerar mal dirigida. Até entendo não gostarem da cena, mas por que a relação com má direção?

Mas tem razão, kieslowski não fez nenhuma diferença mesmo

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


pra quem qusier saber mais sobre o diretor:

Figura relevante do cinema europeu, Krzysztof Kieslowski foi um grande cineasta, sendo um dos mais aclamados dos últimos trinta anos ao mesmo tempo que é uma tremenda influência para muitos outros. O seu cinema nunca foi feito simplesmente para entreter, mas sim para instruir e informar, comover e inspirar, provocar e incomodar.

Nascido em 27 de Junho de 1941, na Polônia, em Varsóvia, Kieslowski passou os primeiros anos de sua vida em meio a Segunda Guerra Mundial.

Passou anos viajando, pois seu pai era tuberculoso e a família viajava de sanatório para sanatório em busca de tratamentos.

Aos 16 anos, Krzysztof frequentou uma escola de treino para bombeiros, aventura da qual desistiu passados três meses.

Sem grandes perspectivas futuras, ingressou numa escola para técnicos de teatro em Varsóvia, por ser dirigida por um familiar. Mas acabou por estudar cinema, tendo-se candidatado à escola de cinema de Lodz, a mesma que formou cineastas consagrados como Roman Polanski ou Andrzej Wajda.

Rejeitado por duas vezes, conseguiu ser admitido à terceira tentativa. Frequentou a dita escola entre 1964 e 1968, período durante o qual o governo permitia um grau de liberdade artística relativamente alto.

Durante e depois da sua estadia em Lodz, Kieslowski realizou principalmente documentários em curta-metragem, aclamados e vencedores de vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. A vida dos trabalhadores e dos soldados era o foco principal desses filmes.

A sua estréia no cinema com longas-metragens deu-se em 1976 com Blizna (A cicatriz), um drama de realismo social que mostrava a revolta de uma pequena cidade contra um mal planeado projeto industrial. Seguiu-se Amator (Amador), um drama dilacerante caracterizado por um certo nível filosófico, onde a função da arte e o seu relacionamento com o papel do artista são implicitamente demonstrados. Regressou seis anos depois com Bez konca (Sem fim), talvez o seu filme mais manifestamente político, ao expor julgamentos políticos do ponto de vista do fantasma de um advogado e da sua viúva. Depois veio Przypadek (Sorte Cega), poderoso drama político-social que alerta para a escolha consciente como uma necessidade imperativa.

A narrativa de seus documentários influenciou bastante seus primeiros filmes de ficção.

Mais tarde, Krzysztof Kieślowski realizou para a TV polonesa uma série de filmes baseados nos Dez Mandamentos (chamada Decálogo) - um filme por mandamento, todos tratando de conflitos morais. Dois deles foram posteriormente produzidos, transformados em longa-metragens: Não Matarás e Não Amarás.

A forma de contar a história muda nesta fase. O diretor passa a usar uma quantidade mínima de diálogos, concentrando-se no poder da imagem e das cores. As palavras são substituídas por uma poesia imagética.

O cineasta aprimora seu estilo ao realizar seus próximos filmes. Os quatro últimos filmes do diretor foram realizados através de uma produção francesa: "A dupla vida de Veronique" (estrelando Irène Jacob) e a Trilogia das Cores (A liberdade é azul, A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha).

A trilogia das cores foram filmes os quais deram um maior sucesso comercial ao diretor. São baseados nas cores da bandeira francesa e no slogan da revolução do país. O toque de Kieslowski está na sua representação das palavras liberdade, igualdade e fraternidade e na forma que as cores dão o ambiente psicológico da história. Outro ponto interessante é reparar no cruzamento de elementos em comum entre os três filmes.

"Trilogia das Cores" surgiu em meados dos anos 90 como um grito quase silencioso de que ainda havia lugar para a poesia, a beleza e a emoção no cinema. Dominada pelo frenético e muitas vezes descartável cinema americano, a década de 90 experimentou um novo modelo que não só reabilitou o cinema europeu, mas também provou que o realismo, o drama humano e a sensibilidade do artista ainda podiam falar mais alto do que filmes baseados em orçamentos milionários e toneladas de tecnologias.

Depois do último filme da trilogia o diretor anunciou a sua aposentadoria alegando estar cansado de fazer cinema.

Porém, começa a escrever o roteiro da trilogia "Paraíso, Purgatório e Inferno", baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri. Kieślowski morre em 1996, aos 54 anos, sem concluir esses filmes.
Em 2002, Paraíso foi filmado sob a direção de Tom Tykwer; Inferno em 2005, dirigido por Danis Tanovic e Purgatório em 2007 por Stanislaw Mucha.

Sheev
Veterano
# mai/11 · Editado por: Sheev
· votar


ghostbastard
Não não, você não leu direito o que eu disse. Eu falei que ESSA CENA - a de sexo - na minha opinião foi mal dirigida, não falei do filme inteiro. E também não atribuí isso ao fato das pessoas irem embora. Na verdade o comentário sobre a direção da cena de sexo foi apenas um comentário solto, poderia nem estar no meu post, não faria diferença. Porque eu acho que não foi por causa dessa cena que as pessoas foram embora, como também não posso julgar o filme inteiro por alguns minutos.

EDIT: E só uma coisa a mais, o diretor pode ser genial e fazer um filme incrível, mas nem por isso está livre de nesse mesmo filme fazer uma cena ruim. Acontece. Não sei se você estuda/estudou cinema, teatro... mas isso é perfeitamente normal. Assim como um ótimo ator pode errar a mão em uma cena e nas outras acertar divinamente.

faith_girl
Veterano
# mai/11
· votar


ghostbastard
Não tem nenhuma experiência. É que 12 pessoas levantaram se saíram, de uma vez, quando apareceram os pelo pubianos da moça.
é q ela tem mtos pelos então vai contra o padrão brazilian wax de depilação, ficaram com nojinho AHUEHAUEHA

Eu n vi nada demais com a cena e até achei interessante, Kieslowski é foda mas n vi esse filme p contestar esse tipo de reação q as pessoas tiveram.

The Dark Shape of Pentatonics
Veterano
# mai/11
· votar


Mas hoje o que me surpreendeu foi que pelo menos 10, das 12 pessoas que saíram eram jovens.


foram bater uma

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/11
· votar


ghostbastard

Impressionante como você subjulga a capacidade de avaliação das pessoas. E a maneira como você argumenta, me faz pensar se você realmente acredita que ele era um bom diretor ou diz isso baseado 'no que ele era considerado', como você mesmo citou. Evocar a 'deus' e demonstrar qualquer indignação com a minha opinião só coloca você numa situação polarizadora, o que em qualquer âmbito, é ruim e não prova absolutamente nada.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Eu não gostei não!
Mostrou tudo meio abstrato, apenas algumas partes do corpo da mulher.
Deveria mostrar toda a mulher, e não só metade dela.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vejam esse vídeo a partir dos 7 minutos