Ed Motta ofende mulheres e músicos e cria polêmica no Facebook

Autor Mensagem
Drinho
Veterano
# mar/22
· votar

makumbator

Seu baixo tem quantas cordas? É ativo? É cafona?

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar

Drinho

Segundo me consta é ativo, passivo e avantajado.

makumbator
Moderador
# mar/22 · Editado por: makumbator
· votar

Drinho

Tenho vários baixos. Tenho 3 baixos de 6 cordas (ultra cafona), mas um deles tem seleção de ativo e passivo (então liga e desliga um certo nível de cafonice) . Tenho baixolão de 4, baby bass de 4 cordas e acústico de 4.

Durante alguns anos eu fiquei em casa com um acústico de 5 cordas emprestado pela orquestra. Era bem maneiro.

E se o Ed Motta soubesse mais a história do instrumento, saberia que o contrabaixo original tinha 3 cordas (e ficaram durante uns bons anos assim na Itália). Posteriormente a necessidade de compositores fez com que se acrescentasse uma quarta corda. Bem posteriormente apareceram os de 5 cordas (ou com extensão no grave pra fazer um de quatro cordas alcançar as notas de um de 5).

Inclusive, sobreviveram poucos baixos de 3 cordas, pois os luthiers do passado simplesmente foram adaptando 4 cordas nos modelos de 3, e poucos se mantiveram inalterados (não havia a menor cerimônia em alterar e nenhuma preocupação com preservação de originalidade nem nada disso. A necessidade era o mais importante).

A real é que a necessidade de músicas das últimas décadas tem feito o baixo de 5 cordas se estabelecer como o novo padrão. Isso que o Ed não gosta, mas nem deve saber que o de 4 cordas veio pelo mesmo tipo de processo em relação de 3 cordas original. É só a mesma coisa acontecendo novamente.

Mas eu acho hilária essa implicância dele com baixos de 5 cordas. Ativo eu até entendo e realmente tem outra sonoridade, mas dizer que baixo de 5 cordas passivo soa necessariamente pior que um de 4 passivo vem do mesmo arcabouço de ideias falsas de tonewood em instrumento elétrico de corpo sólido. Nem tem fundamento, e garanto que ele seria incapaz de identificar quantas cordas tem um baixo passivo só de ouvir.

Mas veja bem, não tenho e nunca tive guitarra de 7 ou mais cordas. Então nesse ponto sou chique.

JJJ
Veterano
# mar/22
· votar

makumbator
Tenho 3 baixos de 6 cordas [...] baixolão de 4, baby bass de 4 cordas e acústico de 4.

Caraio, makumba, um monte de baixo e nenhum normal? hehehe

Lelo Mig
Membro
# mar/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

makumbator

"Ativo eu até entendo e realmente tem outra sonoridade,"

Cara, eu até entendo que ele goste de passivo 4 cordas, porque toda sua bagagem é construída, principalmente, no Soul da Motown, onde o Fender Precision era rei. Da mesma forma, que eu, por conta de ouvir tanto Rock Progressivo, gosto do som do Rickenbaker 4001, que muita gente acha uma merda.

O problema do Ed (é o mesmo de alguns users deste fórum), não é ter suas preferências/referências, mas sim achar que tá sempre certo e ficar cagando regras.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# mar/22
· votar

makumbator

Ladies and gentlemen, um verdadeiro historiador do baixo.

JJJ
Veterano
# mar/22
· votar

Lelo Mig
gosto do som do Rickenbaker 4001

Esse baixo é o melhor "ronco" do rock.

Insufferable Bear
Membro
# mar/22
· votar

baby bass de 4 cordas
o nome correto é violoncelo lol seu inculto

Drinho
Veterano
# mar/22 · Editado por: Drinho
· votar

makumbator

Entendi.

Não vou implicar com o Ed porque também reclamo das guitarras de 7 cordas dos outros.

makumbator
Moderador
· votar

JJJ

Caraio, makumba, um monte de baixo e nenhum normal? hehehe

Pô, o acústico de 4 cordas é o normal da coleção.

Eu prefiro o elétrico de 6 cordas por 3 motivos bem simples:

1. Eu gosto de ter os sub graves abaixo do E1 (os seja, aquelas 5 notas extras que a corda si possui).

2. É literalmente mais fácil tocar baixo de 6 do que de 5 ou 4 (pois há mais notas na mesma posição, logo, preciso mudar menos de posição). Minha escola do clássico sempre me força a ter o menor esforço possível, e com o mínimo de chance de desafinação/erro/barulhos (pois é um costume manter a posição sempre montada no acústico). No fim eu aplico isso no elétrico também, e quanto mais cordas, menos movimento terei que fazer.

3. A corda aguda extra proporciona muita possiblidade de tocar acordes e harmônicos. Dá uma outra possibilidade que no de 4 cordas é bem restrita.

O único ponto negativo é que prefiro as cordas mais juntas do que em um baixo de 4, então dificulta enormemente para o slap (mas não sou um entusiasta dessa técnica).

Insufferable Bear
o nome correto é violoncelo lol seu inculto

Nem é, seu adorador de noise. É um glorioso Salsa bass, tá bom? Muy hermoso.

JJJ
Esse baixo é o melhor "ronco" do rock.

É legal mesmo. O defeito é ter só 4 cordas.

Lelo Mig

O precision ainda é o pau pra toda obra da música pop/jazz/rock/um monte outros estilos. Mas até nisso ele evoluiu, pois tem precision de 5 cordas...hehehe! para desespero do Ed Motta.

E sim, ele adora cagar regra, mas eu acho engraçado até quando não concordo com o que ele fala.

kafka à beira-mar

Que nada! Hahah!

Drinho
Não vou implicar com o Ed porque também reclamo das guitarras de 7 cordas dos outros.

Imagine quando o Ed souber do Droptune da Digitech?

Drinho
Veterano
# mar/22
· votar

makumbator

O precision está para uma telecaster assim como o jazz bass está para uma stratocaster.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar

Drinho

É, por aí mesmo. E entre os dois, eu sempre prefiro o jazz bass (já tive vários inclusive, apesar do meu primeiro baixo ter sido um tipo precision).

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar

Lelo Mig
mas sim achar que tá sempre certo e ficar cagando regras.

O caso é que o conhecimento em música é meio assim. Aprendemos regras e criamos regras. Cada gênero e subgênero não passa de um amontoado de regras. Não tem muita ciência na música, você não toca um acorde para ouvintes com eletrodos ligados ao cérebro para ver se o acorde é "tenso", você assume que é e foda-se! Você assume que o acorde seguinte resolve! Por isso, a música é muito propensa a juntar cagadores de regra.

JJJ
Veterano
# mar/22 · Editado por: JJJ
· votar

makumbator
preciso mudar menos de posição
menor esforço possível
menos movimento terei que fazer.

Sujeitinho preguiçoso... kkkkkkkkkk

Drinho
O precision está para uma telecaster assim como o jazz bass está para uma stratocaster.

Vejo da mesma forma.

Wanton
cagadores de regra.

Bora cagar então:

Guitarra (e violão) normal é de 6 cordas.
Baixo normal é de 4 cordas.
Berimbau normal é de 1 corda.

makumbator
Moderador
# mar/22
· votar

JJJ

Totalmente! Meus baixos acompanham uma rede para eu ficar deitado.

Quero ver o Ed Motta reclamar que piano de 88 teclas com suas 230 cordas é excessivo. Hahah!

Mas gostaria de saber a opinião do Ed sobre violão de 7 cordas, que no Brasil é extremamente tradicional em choro e samba. Será que iria falar que é muito Djent?

Drinho
Veterano
· votar

Wanton

Por isso, a música é muito propensa a juntar cagadores de regra

Mas também tem um grupo grande que diz que não há regra.

Seria isso uma regra?

Insufferable Bear
Membro
# mar/22
· votar

Quero ver o Ed Motta reclamar que piano de 88 teclas com suas 230 cordas é excessivo.
exageradamente excessivo. o meu nem precisa de corda

Mas também tem um grupo grande que diz que não há regra.
aí não é música, é jazz

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar

Drinho
Mas também tem um grupo grande que diz que não há regra. Seria isso uma regra?

Não, é só gente que fala sem pensar. Se não há regra, qualquer som é música.

Drinho
Veterano
· votar

aí não é música, é jazz

Se não há regra, qualquer som é música.

[música]
SUBSTANTIVO
combinação harmoniosa e expressiva de sons
a arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização etc.

Segundo a definição do Google, Wanton está correto. O mesmo vale para os padrões de jazz.

Insufferable Bear
Membro
# mar/22
· votar

Se não há regra, qualquer som é música.
Esse é a mensagem que o John Cage deixou. Não é que concordo, nem discordo, muito pelo contrário.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# mar/22
· votar

o contrabaixo original tinha 3 cordas

djentfags vão a loucura

kafka à beira-mar
Membro Novato
# mar/22
· votar

Insufferable Bear
Esse é a mensagem que o John Cage deixou. Não é que concordo, nem discordo, muito pelo contrário.

Na graduação, escrevi um pequeno ensaio sobre ele. Deixei o trabalho com exatas 433 palavras. O professor percebeu.

E minha nota foi 4,3.

Lelo Mig
Membro
# mar/22
· votar

Ed Motta recommends:

makumbator
Moderador
· votar

kafka à beira-mar

Vc e o professor foram gênios! Hahah

Lelo Mig

SLAP NOW! Cara, o Ed iria ter um avc se visse o canal do Davie!

Tem também aquela guitarra que o Jared mandou fazer:

https://www.ultimate-guitar.com/static/article/news/7/71567_0_wide_ver 1517342487.jpg@534

Drinho
Veterano
# mar/22
· votar

makumbator

Billy sheehan e Victor wooten são os maiores.

Sei que você concorda comigo.

Drinho
Veterano
· votar

Pasmem, o cara está falando bem de alguém.

Wanton
Veterano
# mar/22
· votar

Drinho
Victor wooten

Um chato do caralho!

Pasmem, o cara está falando bem de alguém.

Mais chato que clube do vinho de paulistano.

Insufferable Bear
Membro
# mar/22
· votar

Billy sheehan e Victor wooten são os maiores.
são os maiores chatos

Drinho
Veterano
# mar/22
· votar

Wanton

Um chato do caralho!

Entendi.

ProgVacas
Membro Novato
# mar/22
· votar

Lelo Mig

Esse cara tira onda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ed Motta ofende mulheres e músicos e cria polêmica no Facebook