Espíritos e Fantasmas - Você acredita?

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


Kobberminer
Ao animal que positivou o Codinome Jones, um pouco de conhecimento:

Obrigado, eu já conhecia isso daí, mas não se aplica a este caso.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Codinome Jones

Bom cara... voce escreveu antes da frase, "Este argumento:"

Die Kunst der Fuge

Como não? Foi bem claro que a espiritualidade, ao ver dele, está "produzindo imbecis", o que incluí todas as pessoas que estudam espiritualismo, inclusive eu.

Só porque ele camuflou o dito não me atacando diretamente não significa que o comentário deixou se ser uma falácia.

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Kobberminer
desculpe, mas por motivos estéticos (digamos assim) eu não coloquei :

" este molde de argumento"

Mas a rigor é isso, não critiquei o assunto que voces discutiam, mas o modo pelo qual você argumentou.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Codinome Jones

Então pelo que eu entendi, voce está querendo dizer que eu argumento que a Ciência só produziu gente idiota e que faz isso há mais de 2000 anos, e que todas a Verdade está contida no estudo espiritualista?

Porque se for isso, eu digo que não. Eu nunca duvidei e nunca vou duvidar de todo o conhecimento acerca do mundo e do Universo que a Ciência, tanto pelos métodos antigos quanto pelo atual método Cartesiano (que ditou os rumos da Ciência há séculos e o qual eu critico). Ciência é e sempre vai ser o meio pelo qual o Homem vai descobrir e decifrar os mecanismos da Natureza e, por conseqüência, dominá-los. Este é o nosso Destino.

Acontece que, naquele caso que eu mencionei, a Ciência já está saturada do método Cartesiano. Ele já deu o que tinha que dá; já está gasto. Porém, como ele deu fantásticos resultados em todos esses anos em que ele foi aplicado, é natural que os cientistas hoje tenham uma tremenda relutância em abandoná-lo e buscar outros métodos que acompanhem os avanços atuais. Além disso, tem o fato do método Cartesiano ser extremamente preciso em seus domínios, o que contribuí ainda mais com a sua permanência, e dificuldade em ser substituído. Porém, ele é limitado (como todo método há de ser), e suas maiores limitações são, pra mim, o seu materialismo e o seu empiricismo, consideravelmente essenciais a ele.

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


sahusahus putz, ou eu explico mal demais ou você é retardado.

Veja bem, o argumento que você usou é semelhante ao das religiões em geral, ou melhor, das pessoas (na verdade muito mais uma necessidade do que um argumento racional)de achar no metafisico uma razão às questões pouco esclarecidas pela ciência.

Se não ficou claro, esqueça, só guarde que eu não critiquei você nem o espiritismo.

Mudando de assunto..

é natural que os cientistas hoje tenham uma tremenda relutância em abandoná-lo e buscar outros métodos que acompanhem os avanços atuais

Quais avanços?

Basicamente você diz que o método está saturado pois não acompanha certos 'avanços' (não sei ao acerto quais) e porque é impedido por suas próprias restrições de definição de adentrar no campo da metafisica?

Kobberminer
Veterano
# mai/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


Codinome Jones

UAHuahUHAuahUAHuaUA

sahusahus putz, ou eu explico mal demais ou você é retardado.

É um pouco dos dois :)

Veja bem, o argumento que você usou é semelhante ao das religiões em geral, ou melhor, das pessoas (na verdade muito mais uma necessidade do que um argumento racional)de achar no metafisico uma razão às questões pouco esclarecidas pela ciência

É que aí reside um diferença fundamental dos meios, mas pouco esclarecida por ambas as partes (tanto pelos cientistas quando pelos religiosos, vamos dizer assim). A Ciência se encarrega de procurar as causas últimas, ou as mais próximas possíveis do objeto em si. Nisso o empirismo reina. A filosofia se preocupa, ao contrário, pelas causas primeiras, a origem fundamental de tudo que pode permear o objeto em si. Já os estudos espiritualistas (ou pelo seu nome tradicional, o Ocultismo), se preocupa com as causas segundas, ou as causas intermeditárias, ou seja, o que liga os conceitos filosóficos aos materiais. Analogicamente, o que liga o software ao hardware.

Se não ficou claro, esqueça, só guarde que eu não critiquei você nem o espiritismo.

Entendi. Me perdoe pelo meu comentário exagerado (hehe, tenho que admitir... isso que dá deixar de lado a razão e dar vazão a emoção numa discussão...)

Quais avanços?

Basicamente você diz que o método está saturado pois não acompanha certos 'avanços' (não sei ao acerto quais) e porque é impedido por suas próprias restrições de definição de adentrar no campo da metafisica?


Cara, um exemplo simples, mas que por enquanto vou ter que te deixar sem fontes porque teria que cavucar muito, e tô meio cansado já... mas é o seguinte:

Uma coisa que os cientistas vem tentando entender atualmente é a tal da "memória da água" (que seria a base teórica da homeopatia, por exemplo). Num experimento que fizeram, os cientistas pegaram um tubo de ensaio, colocaram bases nitrogenadas nele (os "tijolos" do DNA) e colocaram também as enzimas responsáveis por montar o DNA, e logo, naturalmente, estas mesmas enzimas pegaram os "tijolos" e construíram uma molécula de DNA. Depois, eles pegaram este mesmo tubo de ensaio, com todos estes reagentes dentro, e colocaram ao lado de um outro tubo, só que este segundo tubo só continha os "tijolos" de DNA, sem as enzimas responsáveis pela construção. E eis que, por algum motivo, os "tijolos" se arranjaram sozinhos numa molécula de DNA, "sem construtores", só pelo fato de estar do lado do tubo com o DNA já feito. Eles estão chamando isso de memória da água, Analogicamente, é o mesmo que voce mandar materiais de construção pra um terreno, e eles sozinhos construírem uma casa, só porque tem uma igual do lado.

O método Cartesiano é incapaz (na medida do possível) de explicar este fenômeno. Por enquanto, sobraria pra metafísica. A explicação ocultista para o mesmo trata-se da ação de uma egrégora. Tem muito na internet a respeito disso, e inclusive, artigos científicos.

edit: perdão, não é em relação a egrégoras, e sim, ao efeito absorvedor e condensador do Elemento Água, segundo a tradição Hermetista.

Mas é desnecessário dizer o quanto este assunto é tabu para os cientistas tradicionais...

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


Bom, o cérebro humano ainda é um mistério. As vezes eu acho que ele te faz enxegar apénas aquilo que você quer enxergar.




Mas existe algo que todos tem, e isso se chama medo! Ou medo do desconhecido.

Desde medo de ficar sozinho ou medo do escuro, isso é muito normal.

Sinceramente eu não tenho medo de nenhum dos dois, mas se existe algo que me deixa ressabiado, são sons. Sons, estranhos e imaginários.


Quem nunca sentiu um pouco de medo por estar sozinho em casa a noite, e você tem certeza de que está sozinho e de repente você começa a escutar sons de mobília, utensilios e outras coisas na sua casa?

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


Kobberminer
Provavelmente foi um obsessor que, por algum descuido seu, conseguiu interagir com o seu corpo e lhe causar estes efeitos. Talvez devido a fadiga do trabalho, ou qualquer outra hábito negativo seu :)




Pode ser que sim, pode ser que não. O mais provável é quem sabe?



Este é o tipo de experiência que até o cético dos mais céticos fica desconfiado e a palavra "coincidência" começa afazer parte de seu vicábulario.

Por vezes o meu maior medo foi se eu ficasse sentindo ou presenciando coisas desse tipo , a única explicação lógica que eu teria era de que eu estaria ficando louco e precisando de ajuda psiquiátrica. Esse é meu maior medo, não é de morrer nem nada, e sim ficar louco.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Espírito = fantasma.

E, sim - eu acredito.

Já vi (02 vezes apenas), ouvi e sou espírita.

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead


O foda é que os céticos e incrédulos não conseguem provar que isso "Não" existe. De qualquer forma, mesmo científicamente.

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


E outra coisa, curiosamente eu pensei que esse topico seria trollado. mas o pessoal está respondendo sério, quem acredita e mesmo quem não acredita!


Legal!

dibass
Veterano
# mai/11
· votar


Eu sou meio cético nesses lances aí.

Mas quinta feira aconteceu um negócio esquisito comigo. Sei que pode ser imaginação minha e sei também que ninguém vai acreditar.
Enfim, estava eu na sala de casa com o not do meu irmão fuçando na internet, msn, etc. Quando notei um rosto me olhando na janela da sala aí sumiu. O cachorro latia bastante, imediatamente saí lá fora pra ver e não tinha nada.
Até pensei que fosse meu irmão, mas era não oO.

...já aconteceram outras coisas nesse sentido rsrs

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Murillo Wendel

O Livro dos Espíritos responde a muitas das possíveis dúvidas a esse respeito.

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


dibass
Eu sou meio cético nesses lances aí.

Mas quinta feira aconteceu um negócio esquisito comigo. Sei que pode ser imaginação minha e sei também que ninguém vai acreditar.
Enfim, estava eu na sala de casa com o not do meu irmão fuçando na internet, msn, etc. Quando notei um rosto me olhando na janela da sala aí sumiu. O cachorro latia bastante, imediatamente saí lá fora pra ver e não tinha nada.
Até pensei que fosse meu irmão, mas era não oO.

...já aconteceram outras coisas nesse sentido rsrs




Tenso hein mano? °.°

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


Simonhead
O Livro dos Espíritos responde a muitas das possíveis dúvidas a esse respeito.


Esse livro é de um ponto de vista teológico ou científico?

dibass
Veterano
# mai/11
· votar


Murillo Wendel
móh doido hehe.

Minha família por parte de pai boa parte é circense e eles são cheios de mitos, superstições e estórias. Já ouvi cada coisa de dar medo hehe.

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


dibass
móh doido hehe.

Minha família por parte de pai boa parte é circense e eles são cheios de mitos, superstições e estórias. Já ouvi cada coisa de dar medo hehe.



A parte do meu avô parteno é espírita, e grande parte dela mora na roça em Minas Gerais.

Cada estória/história qu eles contavam, que é difícil de não acreditar. Ainda mais aqueles mais velhos.

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


dibass


Só tome cuidado com sons. Se você estiver em algum lugar sozinho e escutar vozes! Cante bem alto, de preferência "Amazing Grace" rs

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Ghostbusters

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Codinome Jones

Com exceção às crianças, velhos e mulheres, acreditar nisso eh autoproclamar-se retardado.

Comentário um tanto preconceituoso, mas o pior é que eu concordo com ele.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Murillo Wendel

Pode ser que sim, pode ser que não. O mais provável é quem sabe?

Porque o mais provável é "quem sabe"?

Por vezes o meu maior medo foi se eu ficasse sentindo ou presenciando coisas desse tipo , a única explicação lógica que eu teria era de que eu estaria ficando louco e precisando de ajuda psiquiátrica. Esse é meu maior medo, não é de morrer nem nada, e sim ficar louco.

Tem muito caso por aí de mediunidade que é tratado como loucura... aí já viu... colocam um monte de gente (não estou dizendo que todos os casos são assim) capazes de verem espíritos num hospital psiquiátrico, isolado do mundo, sendo constantemente dopados com medicamentos, etc. Isso tira a sanidade de qualquer um, e o que era pra ser um simples "dom" acabou virando um doença (tanto física quanto espiritual)

Pode ser o seu caso, ou não (ueheuhUAH). Se tiver em muita dúvida, procure um centro espírita confiável (sim, busque recomendações, porque o nível de picaretagem é alto). Se voce tiver de fato algo diferente, então eles podem te encaminhar melhor sobre o que fazer :)

Esse livro é de um ponto de vista teológico ou científico?

Científico. Ele é praticamente uma entrevista, só que com espíritos, ao invés de pessoas.

Trololo
Veterano
# mai/11
· votar


Científico. Ele é praticamente uma entrevista, só que com espíritos, ao invés de pessoas.

Gente... como é facil ganhar dinheiro em cima dos outros!
Se eu tivesse criatividade escreveria um livro assim também.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Murillo Wendel

Científico, com certeza!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/11
· votar


Este tópico tá um execício de auto-controle.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Trololo

Você já leu o livro em questão?

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


Simonhead

Eu nao encontro esse livro!

-Dan
Veterano
# ago/11
· votar


Um dia vou ler esse livro.

Murillo Wendel
Veterano
# ago/11
· votar


-Dan


Me empresta?

Sedunk
Veterano
# ago/11
· votar


Minha avó, meu tio e minha mãe são kardecistas.

SODAPOP
Veterano
# ago/11
· votar


nego não se cansa desse papo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Espíritos e Fantasmas - Você acredita?