Câmara aprova plebiscitos para dividir Pará em três Estados

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Cavaleiro


"A Câmara aprovou nesta quinta-feira a realização de plebiscitos no Pará para a criação de dois novos Estados, Carajás e Tapajós. Os dois territórios poderão ser desmembrados do Estado do Pará.

No caso de Carajás, será promulgado um decreto legislativo e o plebiscito terá de ser feito no prazo de seis meses. O projeto que prevê um plebiscito sobre a criação de Tapajós ainda voltará para o Senado.

De acordo com o deputado Giovanni Queiroz (PDT-PA), já foram reservados no orçamento deste ano R$ 8,6 milhões para a realização dos plebiscitos. A ideia, no entanto, é aguardar a aprovação para Tapajós no Senado e fazer um só plebiscito sobre a criação dos dois novos Estados.

Pelo texto, Carajás ficará no sul e sudeste do Pará e contará com 39 municípios --a maior cidade da região é Marabá. Tapajós ficará a oeste do Estado, com 27 cidades --a maior é Santarém.

Queiroz afirmou que há "dois laboratórios a céu aberto" no país que, segundo ele, comprovam que a divisão territorial poderá trazer mais desenvolvimento à região.

"Tocantins e Mato Grosso do Sul, que foram desmembrados, estão hoje em situação melhor. Tocantins era antes o corredor da miséria goiana", disse.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) foi um dos poucos críticos do plebiscito para a criação dos dois novos Estados, que foram aprovados na Câmara por votação simbólica.

"A criação de mais Estados não necessariamente fortalece a federação e melhora o atendimento à população. Vai haver uma demanda de aparato administrativo", afirmou."

http://www1.folha.uol.com.br/poder/911738-camara-aprova-plebiscitos-pa ra-dividir-para-em-tres-estados.shtml

Isso vai inchar ainda mais o governo. Além do risco de empobrecer ainda mais uma parte significativa do estado em decorrência de outros dois.

Mais um capítulo para a guerra tributária e de incentivos fiscais no país.

O que vocês acham da medida?

Dissertem ou não, o poder é de vocês.

Chespirito
Veterano
# mai/11
· votar


Bizarro. '-'

TaylorBass
Veterano
# mai/11
· votar


pará pápápápá parápará pá pará pá pará pá pará

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


Em um fica o Chimbinha, deus da guitarra, em outro a Joelma.

Murillo Wendel
Veterano
# mai/11
· votar


TaylorBass


pará pápápápá parápará pá pará pá pará pá pará

Carioca maloqueiro.




Minha carteira!! Minha carteira!! Roubaram minha carteira!!!


<o>

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Não tenho como emitir alguma opinião agora, conheço pouco sobre o Pará.

O estado é extenso em território e Marabá e Santarém são duas potências econômicas independentes de Belém.

Mas sei que isso não é muito simples, não bastam esses motivos pra sair criando estados novos.

Lexplorer
Veterano
# mai/11
· votar


Todas as bandeiras agora com a quantidade de estrelinhas erradas ja não terão o mesmo valor :/

jm18
Veterano
# mai/11
· votar


Murillo Wendel
não se pode separar essa dupla...

erico.ascencao
Veterano
# mai/11
· votar


O Acre vai perder o posto de estado desconhecido.

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


Essa discussão já é bem antiga, eu não conheço o Pará, então fica difícil dizer, mas podem colocar aí na conta, se isso for se concretizar mesmo, mais 6 senadores e sei lá quantos deputados, somente no legislativo federal... ai ai.

Mas é bem possível que se torne um novo AMAPÁ.

DrStrangelove
Veterano
# mai/11
· votar


O que eles querem é mais vagas pra deputados e senadores. Mais secretarias, institutos, câmaras, superintendências, agências e outros nomes pros cabides de emprego pra funcionários públicos apadrinhados. Além de mais oportunidades pra praticar tráfico de influências e desvios de verbas.

Tudo isso com o dinheiro de outros estados é claro.

Kobberminer
Veterano
# mai/11
· votar


Levando em conta que 75% da Amazônia Legal já está nas mãos do Governo, acho isso bem desnecessário...

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


O que vai acontecer é que os cargos eleitos do Pará enviados para Brasília vão praticamente dobrar.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11
· votar


carajás é só pela grana da vale, o resto vai ficar sem lei como já é.

ghostbastard
Veterano
# mai/11
· votar


Chico Alencar (Psol-RJ)


boto fé nesse cara

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


Tem um mapa de como ficaria com esse "desmembramento"?

Rafa-Ban
Veterano
# mai/11
· votar


já pensou se nós(o povo) agissemos do mesmo jeito que os franceses agiram na revolução deles?

LeandroP
Moderador
# mai/11
· votar


Mais deputados, mais senadores, mais governadores, mais acessores. Não sei se é disso que o Brasil precisa.

Também não sei o que a população do Pará acha disso.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


LeandroP
Mais deputados, mais senadores, mais governadores, mais acessores. Não sei se é disso que o Brasil precisa.

Emprego e renda fi, era a promessa.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/11
· votar


Acho ridículo criar mais estados sub-habitados, cada um com direito a 3 senadores ainda, deveriam é anexar o Pará ao Amazonas e vender tudo pra China.

Zep Rose
Veterano
# mai/11
· votar


Tanto faz. Nem sou daqui.

Excel Lion
Veterano
# mai/11
· votar


Black Fire

São os estados colônia.


Só servem pra explorar e piadinhas com índio/exclusão social. Não pode vender não.

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


Folha de São Paulo.

São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Editoriais

editoriais@uol.com.br

Prejuízo federativo

A Câmara dos Deputados pecou por irresponsabilidade ao aprovar a convocação de plebiscitos que poderão levar ao desmembramento do Pará e à criação de dois novos Estados, Carajás e Tapajós.
Os dois projetos de decreto legislativo tiveram apoio de todos os partidos, com exceção do PSOL. Embora a ideia seja realizar as consultas no mesmo dia, no prazo de seis meses, a medida relativa a Tapajós ainda precisa passar por votação final no Senado.
Se a divisão chegar a ser confirmada nas urnas, Carajás terá 39 municípios e 1,5 milhão de habitantes. Tapajós, 27 municípios e 1,7 milhão de habitantes. O Pará ficará com 78 municípios e 2,9 milhões de habitantes.
O direito à mudança das fronteiras estaduais, mediante plebiscito, é consagrado na Constituição. O problema, no caso, é que não há nada nos textos aprovados que especifique como os novos Estados e a União lidariam com as previsíveis consequências financeiras e políticas da secessão paraense.
A criação de Carajás e Tapajós implicaria triplicar a atual estrutura de governo do Pará, com dois novos Executivos, Legislativos e Judiciários. A perspectiva de mais cargos, empregos públicos e currais eleitorais estaria na origem do apoio suprapartidário aos plebiscitos no Congresso.
Estudo de Rogério Boueri, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), estima que o custo extra apenas para a manutenção de cada uma das novas estruturas ficaria em R$ 1 bilhão anual, já descontado o que seria repassado do atual Orçamento paraense.
Não há previsão para cobrir esse gasto de R$ 2 bilhões ao ano. A União seria forte candidata a receber a conta. Os defensores do desmembramento mencionam Tocantins como exemplo; ora, esse Estado criado em 1988, com a divisão de Goiás, dependeu por dez anos de repasses federais para montar sua máquina de governo.
Há ainda o quebra-cabeça político. Nenhuma das unidades federativas pode, pela Constituição, ter menos de oito deputados federais. Com isso, haveria acréscimo de ao menos 7 cadeiras à bancada atual do Pará (17). Seria uma desvantagem representativa adicional para Estados mais populosos, como São Paulo, cuja bancada foi limitada em 1988 a 70 deputados.
Haveria distorção também no Senado. Como são três senadores por Estado, a região Norte, segunda menos populosa, teria na Casa o mesmo peso do Nordeste, com a segunda maior população.
Se é duvidoso que uma eventual repartição do Pará tenha efeitos positivos localmente, os danos à Federação são evidentes.

Kensei
Veterano
# mai/11
· votar


A Zona Leste de São Paulo também deveria ser representada por 3 senadores.

Gui
Veterano
# mai/11
· votar


Kensei
as 5 zonas de SP merecem 3 senadores cada...(inclui o centro.

DrStrangelove
Veterano
# mai/11
· votar


Rafa-Ban

já pensou se nós(o povo) agissemos do mesmo jeito que os franceses agiram na revolução deles?

teríamos 100 anos de sangue pra voltar pro mais do mesmo?

EternoRocker
Veterano
# mai/11
· votar


E o Acre ???

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


EternoRocker
E o Acre ???

O que que a terra média tem a haver com isso?

Estamos falando da terra.

Chespirito
Veterano
# mai/11
· votar


Será q terá campeonatos estaduais de Carajás e Tapajós um dia???

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Gui
as 5 zonas de SP merecem 3 senadores cada...(inclui o centro.

Todo esse tamanho de cidade e tem só 5 zonas??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Câmara aprova plebiscitos para dividir Pará em três Estados