Religião e Sociedade

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


aposto q qria te um topico top e posto coisa de religiao

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro
Peraí, as igrejas tem isenção de IR sobre as doações, as ONGs não.
Não estão no mesmo patamar embora sejam ambas sem fins lucrativos e econômicos.

Aí não é problema das igrejas.

A lei Rouanet NÂO foi feita para igrejas, elas não usam pros artistas e sim para compras que vão desde reforma da igreja até pagamento de serviço de terceiros.

Onde aconteceram esses casos? Eu não tenho como me responsabilizar pelos atos dos outros.

Tudo bem sobreviver de doações, mas não induzir a pagar um dízimo com uma coação sobrenatural ou de qualquer outro tipo.

Eu já vi por aqui no que se fundamenta essa interpretação de que é uma "coação". Não concordo.

Xeper
Veterano
# mai/11
· votar


Acho mor legal os topicos do Cavaleiro pq aparecem alguns termos que eu nunca ouvi falar

Vou sentar ali no canto e aprender um pouco...

Lucas Borlini
Veterano
# mai/11
· votar


Cavaleiro
Além disso, eu me importo sim com a opinião alheia, já aprendi muito por aqui, mas é inviável a cada tópico que você criar ler muito sobre os dois lados, é mais prático defender uma posição que você conhece baseado nas suas leituras e vivência para que outros usuários contrariem e exponham seus argumentos.

Mas ai você não vai absorver tanto desses contra-argumentos quanto você aprenderia caso pesquisasse com quem é a favor da religião.

Conhecimento por parte de quem é contra você já tem, porque você não inverte e lê os textos de quem é a favor e, com base no que você sabe, criticar esses textos?

Eu acho que seria mais produtivo e você aprenderia muito mais.

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/11 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


um livro que bate exatamente nessa tecla , e "a historia de uma ilusao " do freud. ao inves de fazer uma analize filosofica ,economica ou moral , ele usa a pisicoanalize(sei la como escreve) como recurso analitico.
ele argumenta que a religiao ,nada mais eh que a humaniza;'ao das for;as da natureza ,da qual o homen cria valores sobre , e logo a partir disso vem a cultura ,onde o homen se sente protegido da for;as da natureza , porem essa prote;ao eh ilusoria, alem de que a cultura torna grande parte dos homens infelizes, entao a meu ver, se a cultura (pelo menos como a conhecemos) tem suas raizes na religiao ,e a sociedade (contrato social) tem sua base na cultura ,a rela;ao de religiao x sociedade paresce ser fundamental para a preserva;'ao da sociedade (como a conhecemos), pois todos os valores basicos que sao comuns a todas as sociedades humanas (nao matar por exemplo) tem a raiz na religiao,nao existe moral sem religiao pois do ponto de vista cetico (que ocorreria na ausencia de religiao) a moral nao se sustenta,porem se a sociedade seguir o mesmo ponto de vista como base cultural o controle dos impulsos nao se justifica ,pois o bem comun nao vem sem o controle dos impulsos ,apenas o bem individual , oque a meu ver resultaria numa completa anarquia,pois pela ciencia politica racionalidades individuais geram irracionalidades coletivas e vice versa ,entao teria nessecidade da cultura para manter as coisas no meio termo.

em resumo , a religiao eh uma coisa boa pois ao espalhar no pensamento comun fudamentos sobre controle dos impulsos ela acaba por impedir que a sociedade se anarquize.

ps: tou sem cedilha ,entao desculpa pelos ";".

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm

Claro, a minha motivação é o número de posts no tópico.

Tenho coisa mais importante pra me preocupar.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker

Aí não é problema das igrejas.

Claro que não. O problema é meu e de toda a população brasileira que paga mais impostos para compensar esse subsídio.

Onde aconteceram esses casos? Eu não tenho como me responsabilizar pelos atos dos outros.

http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=13829

http://bleffepoprock.blogspot.com/2009/06/lei-rouanet-atendera-igrejas .html

É só pesquisar por aí.

Lucas Borlini

Eu acho que seria mais produtivo e você aprenderia muito mais.

É uma boa dica. Da próxima vez procurarei fazer dessa forma. Valeu.

Ken Himura
Veterano
# mai/11
· votar


A lei Rouanet NÂO foi feita para igrejas, elas não usam pros artistas e sim para compras que vão desde reforma da igreja até pagamento de serviço de terceiros.
Aí você tá falando de quem age de má fé.

Tudo bem sobreviver de doações, mas não induzir a pagar um dízimo com uma coação sobrenatural ou de qualquer outro tipo.
Aí você tá falando de quem age de má fé. (2)

Em Igrejas sérias, só doa quem pode e quem quer, sem pressão nem coação. Às vezes, as doações são como trabalho voluntário em asilos e hospitais, por exemplo.

Simonhead
Veterano
# mai/11
· votar


Dav_Ness

Sem ofensas, meu caro. ;)
Eu sou espírita e nunca me senti preso a minha religião. Dizem, dentre os espíritas, que você se torna espírita involuntariamente pela dor. Não foi o meu caso; eu era católico e admirador da ciência (ainda o sou) e não aceitava a história de que o Universo era assim ou assado porque Deus quis/quer. Contestei, me tornei persona non grata aos 12 anos de idade e sai fora. Veja bem; não é tudo que leio de cunho espírita (ou supostamente espírita) que eu acato sem antes questionar. É minha natureza duvidar, perguntar, inquirir. Por esse pequeno motivo, é que não me sinto preso a religião, inclusive a que eu professo. Por ser espírita, não me sinto melhor ou pior que ninguém, como é comum se perceber em 'celebritudes' que aparecem na mídia com esse discurso.

AnaClara

Eu não sigo por seguir ou por medo ou por imposição. Tenho no livre arbítrio o meu norte e sigo tratando as pessoas do mesmo modo que eu gostaria de ser tratado. E isso me basta. Mais; penso que para ser do bem (ou do mal), não se precisa de religião. ;)

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Ken Himura

Às vezes, as doações são como trabalho voluntário em asilos e hospitais, por exemplo.

Aí sim eu aplaudo de pé, mas isso deve ser raríssimo né?

Frequentei algumas igrejas já e nunca vi parecido. Alias a última vez na crisma do meu irmão eles estavam falando sobre um curso de orientação vocacional. Tinha até um folder bem elaborado explicando o que era a orientação vocacional, testes.

Achei interessante e conversei com algumas pessoas a respeito da iniciativa, descobri que todas as orientações deles eram para que a pessoa virasse seminarista.

Dav_Ness
Veterano
# mai/11 · Editado por: Dav_Ness
· votar


Simonhead

No seu caso, é exatamente onde eu acho que a religião realmente vale a pena! Quando você segue tal doutrina por opção mas mesmo assim não segue piamente tudo que lhe é imposto, sabe como é? Parabéns. Todos nós deveriamos ser como você.

No meu caso, por enquanto, não sou adepto de nenhuma religião, justamente por ser como você, questionar, mesmo que com dúvidas bestas, mas na MAIORIA dos casos, nos é passado como a VERDADE e tem que ser obedecida sem questionamentos, isso me fez me afastar das religiões em si, mas não da minha fé

Cavaleiro

Ainda bem que voltou com tudo, nos dando o direito de ver debates nos tópicos, enxergar outras visões

vitaoma
Veterano
# mai/11
· votar


Como você disse no primeiro post, a igreja atrasaria a produção de conhecimento científico, que não é perfeito, contudo, o melhor que temos.

Eu sempre me pergunto: será que é só isso? Saber cada vez mais e mais, saber de tudo? Curar todas as doenças, conhecer todas as causas, ser o senhor de todas as forças da natureza?

Eu digo que não, pelo menos para mim, um cenário como o acima seria chato, com tudo sendo previsível. Eu acho que o ser humano intrinsecamente precisa de uma misticidade, de uma mitologia, de uma contação de histórias, e isso está presente em todas as sociedades existentes até então. E à mesma medida que a ciência ilumina e nos torna maiores conhecedores, ela domestica a nossa imaginação. Ou será que hoje em dia, ao ver um eclipse, alguma pessoa ao observar um eclipse imaginaria tratar-se de um dragão engolindo o Sol? Aliás, será que hoje em dia alguém imaginaria algum ser mítico como um dragão?

Em suma, eu acho que a ciência tem seu papel, mas que a fé (não a igreja) e o desconhecimento, levando à curiosidade e à imaginação também exercem uma influência importane sobre o ser humano.

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


Os dois.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


A algum tempo eu perdi a minha fé.

renansena777
Veterano
# mai/11
· votar


Viciado em Guarana
15 anos, Vilhena / RO, Brasil


A algum tempo eu perdi a minha fé.


o_O

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar


Enfim, a ciência se tornou a religião de um mundo tomado pela técnica.

Penso do mesmo jeito. O "Cientificamente comprovado" é o atestado contemporâneo do "Aconteceu pq Deus quis assim". Pra mim dá no mesmo.
Não sou adepto da Igreja nem de seus dogmas. Sou um cientista social. Me formei pra isso, mas não faço da ciência minha "religião". Tem que ser tratado não como um fim em si mesmo, mas como um meio para a consecução de um fim (se vc for teleológico, como os filósofos clássicos).

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Enfim, a ciência se tornou a religião de um mundo tomado pela técnica.

haha

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Assistam ao Dawkins no TED falando sobre o ateismo militante e argumentem com o que ele diz, não sobre a imagem caricata de quem fala.

Bizet
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bizet
· votar


Penso do mesmo jeito. O "Cientificamente comprovado" é o atestado contemporâneo do "Aconteceu pq Deus quis assim". Pra mim dá no mesmo.

Dá no mesmo em que sentido?

O "cientificamente comprovado" significa uma credibilidade merecidamente bem maior que os outros "comprovados". É natural que a postura inicial da pessoa seja positiva quando ouve essa expressão em relação a alguma coisa qualquer.

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar


Bizet
Exato. Mas o meu argumento está no discurso: Se vc perguntar a alguém que é cristão ou evangélico, o atestado de veracidade dele vai estar embasado na religião. Da mesma forma que um grupo de pessoas vão se embasar por um texto científico.

Talvez eu tenha me expressado de uma forma que não tenham entendido. O que eu quero dizer é que muitas vezes o status do "científico" é fetichizado de uma forma que é como ele existisse em si mesmo, quando não é verdade. Muitos cientistas fazem isso, criando as suas "verdades absolutas". E em matéria de verdade absoluta, a Igreja é mestre, daí a frase que vc citou.

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Muitos cientistas fazem isso

Você equipara duas ideias cuja semelhança não passa da superfície, usa como argumento a respeito da parte cientifica da comparação, uma parte (muitos cientistas) e não o todo (a ciência), ao passo que a parte religiosa é tomada pelo todo, e não somente 'alguns religiosos'.

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar


Codinome Jones
ao passo que a parte religiosa é tomada pelo todo, e não somente 'alguns religiosos'.

Vc tem certeza disso?

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Anderson Eslie
Sim, quando você fala em "verdades absolutas" tal ideia está no cerne de toda existência religiosa, não somente limitada a deturpação de alguns padres, por exemplo.

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar


Codinome Jones
Sim, quando você fala em "verdades absolutas" tal ideia está no cerne de toda existência religiosa, não somente limitada a deturpação de alguns padres, por exemplo.

E o que dizer do objetivo da filosofia?! Ela não se ocupa em estabelecer uma verdade?!

Entenda, não quero contrapor uma a outra. Estou estabelecendo comparações pra dizer que elas se assemelham em certo ponto, que é o estabelecimento de uma "verdade". O problema da Igreja é que essa "verdade" é intransponível, ao passo em que na ciência o estabelecimento de uma novo "ismo" vem de uma crítica em resposta ao sistema anterior, portanto, dinâmico.

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


Anderson Eslie
Você mesmo apontou a diferença, estamos falando a respeito de métodos, se você (apenas levantando hipoteses) está disposto a abrir mão da tua racionalidade, a comparação seria válida, agora levantar esta semelhança irrelevante é desonestidade intelectual.

Anderson Eslie
Veterano
# mai/11
· votar


Codinome Jones
se você (apenas levantando hipoteses) está disposto a abrir mão da tua racionalidade, a comparação seria válida,

Não largo mão dela, mas isso não me impede de fazer (ou tentar) análises em torno de algo.

agora levantar esta semelhança irrelevante é desonestidade intelectual.

Não estou sendo desonesto.

Cavaleiro
Veterano
# mai/11
· votar


Dav_Ness
Ainda bem que voltou com tudo, nos dando o direito de ver debates nos tópicos, enxergar outras visões

Valeu. Tava muito pacífico e sem discussões por aqui. hahah

Alguém tem que trazer um pouco de desordem, no bom sentido.


Codinome Jones
Enfim, a ciência se tornou a religião de um mundo tomado pela técnica.

haha



O Coltrane deve ter essa frase emoldurada na parede do quarto dele.

Codinome Jones
Veterano
# mai/11
· votar


o pior é quem leva isso a sério.

brunohardrocker
Veterano
# mai/11
· votar


Exato. Mas o meu argumento está no discurso: Se vc perguntar a alguém que é cristão ou evangélico, o atestado de veracidade dele vai estar embasado na religião. Da mesma forma que um grupo de pessoas vão se embasar por um texto científico.

Por que um cristão não pode se embasar na ciência para dar um atestado de veracidade? A ciência é aplicada em uma infinidades de áreas além da origem do universo e não pertence aos ateus.

Dylan Thomas
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker
Por que um cristão não pode se embasar na ciência para dar um atestado de veracidade?

Sem problemas. Ele pode usar seus conhecimentos de equações diferenciais, cálculo estrutural, materiais e etc. para atestar que certa ponte tem grande probabilidade de cair. Contanto que não use o charlatanismo e lógica de má-fé do Doutorzinho Craig:

"1. Everything which has a beginning has a cause.
2. The universe has a beginning.
3. Therefore the universe has a cause."


...relacionando isso à termodinâmica (hahaha...!) ou qualquer outro artifício espúrio para legitimar metafísica.


Aconselho a todos que pisem no chão de igrejas apenas quando destas restarem apenas as ruínas.

a ciência se tornou a religião de um mundo tomado pela técnica.
mimimi

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Religião e Sociedade