Governo vai oferecer 75 mil bolsas de estudo no exterior

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# abr/11
· votar


batuque repetitivo de escravo e bunda

trollagem pouca é bobagem

Zandor
Veterano
# abr/11
· votar


Aposto dois centavos que você nunca saiu nem do seu Estado pra falar tanta asneira.


Tou comentando baseado no brasil que o brasil me mostra através da televisão, só isso

Xeper
Veterano
# abr/11
· votar


Tou comentando baseado no brasil que o brasil me mostra através da televisão, só isso

Pra que sair de casa?

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/11 · Editado por: Black Fire
· votar


errei de tópico

marcosshrp
Veterano
# abr/11
· votar


75 mil bolsas de estudo no exterior
Pq no exterior?!?!?!! O ensino do Brasil não é bom?!?

Beatlemaniac
Veterano
# abr/11
· votar


claro que devemos investir em educação básica, mas isso não exclui investir tb na educação superior...
a China, Coéria do Sul e demais países asiáticos que hoje são mais fortes investiram pesado no ensino, tanto básico quanto superior, para que o crescimento tivesse alicerces mais imediatos e tb no longo prazo
o país precisa de engenheiros para ontem, e não pra daqui a 10 anos

só pra constar, não sou eleitor da Dilma nem do PT!

Pq no exterior?!?!?!! O ensino do Brasil não é bom?!?
temos universidades muito boas, mas longe das excelentes do exterior

Bog
Veterano
# abr/11 · Editado por: Bog
· votar


marcosshrp
Pq no exterior?!?!?!! O ensino do Brasil não é bom?!?

Estudar no exterior abre portas para uma visão de mundo diferente e para o intercâmbio de idéias, e muitos estabelecem contatos que podem ser futuramente explorados. Esta "expansão de horizontes" pesa muito mais do que o conteúdo técnico ou coisa do tipo.

Sem contar que existem sim lugares com ensino bem melhor do que a maior parte das universidades brasileiras.

Beatlemaniac
claro que devemos investir em educação básica, mas isso não exclui investir tb na educação superior...

Ia falar bem disso. O pessoal fala como se o negócio fosse colocar tudo em um lado. O governo às vezes parece acreditar que dá para salvar um ensino básico deficiente com cotas e bolsas no ensino superior, já outros às vezes parecem acreditar que dá para construir um país desenvolvido tentando resolver somente o problema da educação básica, e a indústria que espere mais uns 15 ou 20 anos até ter os seus engenheiros, oras.

É um falso dilema. É como achar que é preciso (ou possível) escolher entre água e comida, entre trabalho e descanso...

Black Fire
alguém sabe se na prática os pesquisadores formados com dinheiro público, que não voltam, devolvem mesmo o dinheiro?

Muitos não devolvem, mas deveriam. Mas aí também depende. Eu vim para o Japão (bolsa do governo japonês) com o compromisso de voltar ao Brasil, mas terminei o doutorado há quase 3 anos e ainda estou aqui. Eu poderia ser enquadrado como um "que não volta", só que pretendo voltar em breve, e com certeza com uma bagagem maior para compartilhar com os meus futuros alunos e colegas.

Outra coisa é que esse tipo de investimento nunca vai ter retorno garantido para 100% das pessoas. As universidades públicas formam um monte de gente que não vai trabalhar naquilo que estudou, as indústrias farmacêuticas testam um monte de substâncias que não levam a nada, uma quantidade enorme de empresas é aberta e só dá prejuízo... É a mesma coisa aqui: você envia X pessoas para o exterior sabendo que N (N < X) não vão "vingar", mas na esperança de que as demais X-N compensem o gasto.

Penso que assumir o compromisso de voltar e não fazê-lo é anti-ético, e quem age desta forma deveria sim devolver o dinheiro, caso seja este o acordo. Mas simplesmente se posicionar contra as bolsas porque alguns não voltam é como se posicionar contra o desenvolvimento de novos produtos porque alguns vão encalhar e dar prejuízo.

A propósito, é impressionante a quantidade de chineses e indianos estudando em países como EUA e Inglaterra. O.o

Beatlemaniac
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Concordo com tudo que vc falou! O investimento nesse tipo de programa é incerto, mas o risco de 1 estudante/pesquisador vingar em 1000 financiados ser um Steve Jobs da vida é altamente atrativo. É o tipo de coisa que pode puxar o país umas 2 ou 3 posições no ranking de maiores economias...

E mesmo que não vingue como gênio, quem volta pode fomentar nas universidades uma próxima geração que provavelmente vai estar mais capacitada por terem professores com esse grau de conhecimento compartilhado mundialmente.

A propósito, é impressionante a quantidade de chineses e indianos estudando em países como EUA e Inglaterra. O.o
pois é né, e olha como andam seus setores de tecnologia, partiram de economias com séculos de atraso em relação a brasileira, e jah estão um milênio no futuro...

Ken Himura
Veterano
# abr/11
· votar


provavelmente nem vão voltar

Provavelmente sim. Geralmente há cláusulas que forçam seu retorno. CAPES é mestre em fazer isso.

Ken Himura
Veterano
# abr/11
· votar


A propósito, é impressionante a quantidade de chineses e indianos estudando em países como EUA e Inglaterra. O.o

Pois é, uma realidade! Mas muita gente acha que dá pra esperar uns 20 anos até chegar lá, só investindo em educação de base.

DrStrangelove
Veterano
# abr/11 · Editado por: DrStrangelove
· votar


A princípio sou da opinião de que o governo não deve gastar nem um centavo em ensino superior..

Mas, pelo menos, não mandaram pessoal de humanas pra estudar políticas sociais em Cuba ou outra inutilidade.

Tivertimailaif
Veterano
# abr/11
· votar


Aeee, agora sim eu gostei, parabéns dona Dilma, além de carcar no obama, agora esta fazendo isso. Se eu pudesse, positivava isso que ela fez!

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


at'e agora so vi as exatas fudendo o mundo . afinal a pior coisa que ja ocorreu foi a cria;'ao/descoberta do antibiotico!

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/11
· votar


Eu vim para o Japão (bolsa do governo japonês) com o compromisso de voltar ao Brasil, mas terminei o doutorado há quase 3 anos e ainda estou aqui. Eu poderia ser enquadrado como um "que não volta", só que pretendo voltar em breve, e com certeza com uma bagagem maior para compartilhar com os meus futuros alunos e colegas.

a FAPESP monitora esse pótico

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


Acabei de acordar, então meu raciocínio está meio lento, mas...

rhoadsvsvai

Antibiótico? Exatas?

J. S. Coltrane

FAPESP? Governo japonês?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Antibiótico? Exatas?

Discorra.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


rhoadsvsvai
at'e agora so vi as exatas fudendo o mundo
Até aí eu concordo...

afinal a pior coisa que ja ocorreu foi a cria;'ao/descoberta do antibiotico!
Ah claro! Seria bem mais legal se as pessoas ainda morressem aos montes de sífilis, tétano, hanseníase (popular lepra) ou Cólera.

Pare de fumar essas paradinhas, você trolla muito melhor quando está sóbreo.

Além do mais...
O que diabos tem a ver antibióticos com exatas?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


Viciado em Guarana
O que diabos tem a ver antibióticos com exatas?

Discorra.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
como assim discorra?
antibiótico é uma coisa boa, exatas é uma coisa ruim...

e aí? o que tem a ver?

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Mas, pelo menos, não mandaram pessoal de humanas pra estudar políticas sociais em Cuba ou outra inutilidade.


Em outras palavras: "Treinar para a luta armada".

/trollei

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Die Kunst der Fuge
Viciado em Guarana
eh realmente , falei feio enquadrando antibiotico em exatas . fail total reconheço.


Viciado em Guarana
Ah claro! Seria bem mais legal se as pessoas ainda morressem aos montes de sífilis, tétano, hanseníase (popular lepra) ou Cólera.

logico que ia ser melhor! , menos pessoas no mundo=menos fome=menos pobreza=menos poluição=mais coperação.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


Viciado em Guarana
antibiótico é uma coisa boa, exatas é uma coisa ruim...

e aí? o que tem a ver?


Por que o desenvolvimento e pesquisa sobre antibióticos não é ciência exata?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


rhoadsvsvai
eh realmente , falei feio enquadrando antibiotico em exatas .

Eu discordo.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
porque o empirismo , é uma ideia sobre a outra até se chegar num resultado que paresça funcionar e não logica.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


rhoadsvsvai
porque o empirismo , é uma ideia sobre a outra até se chegar num resultado que paresça funcionar e não logica.

Hein?

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


pra se chegar no antibiotico , se usa o metodo cientifico , se tem uma ideia ,se pesquisa essa ideia,se compara o resultado sobre a ideia antiga ,e depois se ve se funciona,se sim a ideia se torna mais aceita que a ideia antiga ,mais ainda sim esta sujeita a ser superada por uma ideia nova . nas exatas existe a logica que é exata,nao existe logica contradizendo logica , porem a quem diga que a logica absoluta nao existe ,mas isso é assunto pra outro topico

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


rhoadsvsvai

Se for assim, Física e Química não são ciências exatas também.

rhoadsvsvai
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge
pelo raciocinio do poper não sao.

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Posso estar dormindo, mas que eu me lembre, depende da classificação. Na mais geral, que divide tudo em ciências exatas e humanas, antibióticos certamente estão sob as exatas. Mas existem outras mais fragmentadas, e aí eles podem ir parar em algum nome estranho, como ciências biológicas, ciências médicas ou ciências da saúde.

Enfim, não se preocupe, não estou falando que pesquisar antibiótico é coisa de humanas, hahahaha.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11
· votar


Bog
Enfim, não se preocupe, não estou falando que pesquisar antibiótico é coisa de humanas, hahahaha.

\o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Governo vai oferecer 75 mil bolsas de estudo no exterior