Governo vai oferecer 75 mil bolsas de estudo no exterior

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Bog

Não aconteceria aí um mixto de ciências exatas com ciências biológicas ou coisa do tipo, em prol de um mesmo objeto de pesquisa, que seria o antibiótico?

Enfim, não vejo tanta importância na classificação. As ciências normalmente se fundem a todo momento, não?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


brunohardrocker
Enfim, não vejo tanta importância na classificação.

Nem eu.

Mas vai que a Dilma vê e aí considera ciências biológicas não exata e ai não oferece essas bolsas ae?

Na verdade Ciências Biológicas é um balaio de gato, assim como Astrobiologia e estas outras coisas...

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Eu na verdade acho que ela já fez a confusão. Não sei por que, mas eu desconfio que por "ciências exatas" ela quis se referir a computação e áreas técnicas - em especial, engenharias.

[/troll]

A rigor, engenharia não é ciência exata - não é ciência nenhuma, mas a Dilma é das humanas, então para ela deve ser tudo a mesma coisa, hahahahahah.

[/troll]

brunohardrocker
Não aconteceria aí um mixto de ciências exatas com ciências biológicas ou coisa do tipo, em prol de um mesmo objeto de pesquisa, que seria o antibiótico?

Neste caso, não. O fato de usarem matemática, estatística e informática não torna algo uma ciência exata, senão até arquitetura era ciência exata.

Mas as linhas são realmente cinzentas.

brunohardrocker
Veterano
# abr/11
· votar


Bog

Aqui no Brasil, depois que enfim chegou uma concorrência ao jornalismo de TV aberta da Globo, a Record, começaram a trazer os ditos "cientistas políticos" para comentarem os fatos da política. :P

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


75000 bolsas no exterior?

Isso nao vai acontecer.

Evidencia 1: Uma bolsa no exterior teria que ser de no minimo 1000 dolares por mes. Isso resulta em 1000 X 75000 X 12 (meses) de dolares por ano, o que da a maravilha de 900 milhoes por ano. Ou seja, quase 1 bilhao, o que quer dizer que vai dobrar o orçamento do CNPq.

Evidencia 2: Atualmente, 6 mil alunos fazem pos-graduaçao no exterior com bolsa, palavras do ministro Haddad. Isto quer dizer aumentar em 12 vezes o numero de alunos que vao para o exterior. Nao é facil entrar numa universidade no exterior. Mesmo que haja tantos alunos assim, nao haverá tanta gente com capacidade de ser aceito em universidades no exterior.

Evidencia 3: As bolsas serao destinadas principalmente a exatas. Isto quer dizer engenharias, fisica e matematica. Pouquissimos formandos de engenharia vao trocar um salario de engenheiro inicial por uma bolsa de 1000 dolares (1500 reais) mensais. As turmas de fisica e matematica forma pouquissimos alunos por ano, porque para terminar estes cursos é preciso ter vocaçao. Nao sei de onde eles vao tirar 75k pessoas por ano.

Evidencia 4: Ha muitos doutores atuando em outras areas por falta de mercado. A concorrencia para se passar num concurso publico para professor universitario (com doutorado) é alta, mesmo que esta profissao seja uma das que menos recebem dentro do funcionalismo publico com diploma superior. Quem vai contratar tanto pos-graduado?

Com este dinheiro, dá pra se abrir vaga pra pelo menos 50000 alunos na graduaçao mesmo, em universidades publicas. (hipoteses: um professor para cada dez alunos, 60% dos gastos com pessoal, o que é um percentual baixo). Engenheiros e similares sao capazes de fazer pesquisa saindo diretamente da universidade, desde que quem esteja comandando a pesquisa saiba o que esta fazendo.

Obviamente, onde falta inteligencia é no governo mesmo. Isso ou eles estao jorrando numeros para que a populaçao fale "OOOOOOHHH".

Flw.

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


emaniox
Pouquissimos formandos de engenharia vao trocar um salario de engenheiro inicial por uma bolsa de 1000 dolares (1500 reais) mensais.

Hehhe, não sou engenheiro, mas 8 anos atrás eu troquei uma proposta de ganhar 3 mil por mês por um trabalho que pagava 800 mas que aumentou consideravelmente as minhas chances de vir para o Japão.

Talvez seja mesmo difícil achar 75 mil loucos, mas tem louco pra tudo.

A concorrencia para se passar num concurso publico para professor universitario (com doutorado) é alta, mesmo que esta profissao seja uma das que menos recebem dentro do funcionalismo publico com diploma superior.

Não sei se é uma das que menos recebem (professor com dedicação exclusiva e doutorado recebe em torno de 7000 reais nas federais), mas sempre tem uns perdidos seguindo por este caminho.

Eu, por exemplo. Talvez não tenha espaço para 75 mil de nós, mas realmente, tem louco pra tudo.

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/11
· votar


brunohardrocker
ciencia politica , é ciencia mas não exata.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


rhoadsvsvai

Dependendo do uso da palavra ciência, nem ciência é.

Acho interessante a posição do Richard Feynman a respeito das ciências humanas.

emaniox
Veterano
# mai/11
· votar


Não sei se é uma das que menos recebem (professor com dedicação exclusiva e doutorado recebe em torno de 7000 reais nas federais), mas sempre tem uns perdidos seguindo por este caminho.

Há muitas vagas para fiscais e auditores que ganham mais. A diferença é que pra ser professor, vc precisa estudar mais 6 anos em média depois de se formar para ter mestrado e doutorado, enquanto que para ser algum tipo de fiscal basta ter qualquer curso superior. Pra quem quer somente concurso por ser concurso, um trabalho do tipo fiscal ou auditor é suficiente.

Sei lá, vamos ver.

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


emaniox

Acho difícil alguém prestar concurso para professor universitário "somente por ser concurso". Geralmente a pessoa quer seguir a carreira acadêmica, e não somente um emprego estável que pague bem. Eu mesmo sou exemplo disso: só agora, com 30 anos, eu preencho bem os requisitos para ter chances em um concurso desses. Se fosse fazer "concurso por ser concurso", a essas alturas eu já teria passado em alguma outra coisa, ou desistido. Se dependesse de ganhar o máximo de dinheiro no menor tempo possível, eu não teria seguido carreira acadêmica. Mas não é só isso que atrai as pessoas.

Sem contar que, por mais que 75 mil seja um número alto, o objetivo não é só formar pessoas para a área acadêmica. O desafio mesmo é ter vagas atrativas e que explorem o potencial desse pessoal, não formando pessoas super-qualificadas para executar funções que poderiam ser muito bem preenchidas com meno$ qualificação. Sem pesquisa de ponta, vai ser difícil.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/11 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Bog

li errado mesmo. Tá pegando pesado na trollagem.

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/12
· votar


EU CONSEGUI UMA BOLSAAAAAAAA *.*

snowwhite
Veterano
# mai/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Lúthien Tasardur
EU CONSEGUI UMA BOLSAAAAAAAA *.*

Ondeeee?

Minha filha tb conseguiu pela federal aqui. 2 semestres na Universidade do Porto. Volta em Julho. Grande experiência. Quando vai?

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Ondeeee?

Minha filha tb conseguiu pela federal aqui. 2 semestres na Universidade do Porto. Volta em Julho. Grande experiência. Quando vai?


Consegui pela Unesp :D, só 6 meses, pra Alemanha, comecinho de setembro estou indo =D

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Lúthien Tasardur

Consegui pela Unesp :D, só 6 meses, pra Alemanha, comecinho de setembro estou indo =D

Parabéns! Aproveita muito! =D

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Obrigada!! :D, sua filha vai ficar 1 ano?

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


Lúthien Tasardur
snowwhite

Parabéns para a bolsista e para a filha bolsista. Apesar de conhecer gente com discursos do tipo "quem ama o Brasil não precisa sair", eu sou um grande apoiador deste tipo de experiência, e sei o quanto isso é enriquecedor para uma pessoa. Claro, desde que se respeitem as regras e não se use a bolsa somente como um trampolim para uma carreira no exterior (no caso de bolsas financiadas pelo contribuinte brasileiro).

A maior vantagem destas bolsas mais curtas e com tutela do governo é que - assim espero - não tem depois a parte absurdamente chata de revalidar títulos. Quando recebi minha primeira porta na cara por causa deste passo meramente burocrático (e que levou 11 meses para
terminar!!!), tive muita vontade de ir embora de vez do Brasil - sem dilemas éticos, porque a minha bolsa não foi paga por brasileiros. Conheço gente que ficou fora, e gente que voltou e depois "desvoltou" quando começaram a colocar obstáculos sem sentido no caminho.

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Obrigada, depois de me formar pretendo dar aulas de alemão, então precisava muuuito desse intercambio, pretendo mudar de carreira depois ou não se ver que vale a pena continuar dando aula, atualmente estou dando aulas de alemão como voluntaria e estou amando mesmo, ainda não sei o que fazer, mas o que eu sei é que quero continuar trabalhando com a língua alemã.

Tipo, pra mim de começo 6 meses está muito bom, já que nunca sai de casa, acho que mais de 6 meses seria um exagero por ora, claro que pretendo voltar e continuar estudando, mas esse intercambio veio na hora certa pra mim, já estou no último ano da faculdade e não tava mais aguentando essa rotina, tava precisando mudar de ares um pouco hehe

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Lúthien Tasardur

isso ae! Poste impressoes da gringa no OT
o/

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Lúthien Tasardur
Obrigada!! :D, sua filha vai ficar 1 ano?

São dois semestres, o que dá quase 11 meses.

Bog

Apesar de conhecer gente com discursos do tipo "quem ama o Brasil não precisa sair", eu sou um grande apoiador deste tipo de experiência, e sei o quanto isso é enriquecedor para uma pessoa. Claro, desde que se respeitem as regras e não se use a bolsa somente como um trampolim para uma carreira no exterior (no caso de bolsas financiadas pelo contribuinte brasileiro).

Este papo de amor ao Brasil é o cúmulo da bobagem e me parece dor de cotovelo de quem não tem ambição ou não consegue sair da barra da Pátria Amada Brasil.
A importância de estudar fora do país vai desde conhecer conteúdo extra curricular, formas de estudo acadêmico variadas, conhecer pessoas do mundo todo, viajar nas horas vagas, aprender a se virar com outras rotinas, culturas, línguas, pessoas, burocracias etc. Tudo isto é adquirir bagagem e currículo.
E não vejo problema algum se for trampolim para uma carreira no exterior. Provavelmente será porque o mercado aqui não absorveu o profissional ou porque ele vai transferido ou indicado por alguma empresa. Vai negar a oportunidade? Alguns vão e depois voltam masi preparados ainda e assim se faz uma carreira.

Quanto à validação, no caso da minha filha, as disciplinas que ela está cursando lá não substituem as que ela vai cursar aqui. Mas valem como carga horária eletiva.

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
São dois semestres, o que dá quase 11 meses.
Opa, desculpa, vc já tinha falado hehehe

tambourine man
:D, mandarei fotos \o

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
não vejo problema algum se for trampolim para uma carreira no exterior.

Neste ponto, sou obrigado a discordar. Quem recebe uma bolsa paga pelo contribuinte brasileiro assume o compromisso de retornar (é uma das regras). E precisa entender que o propósito da bolsa não é formar indivíduos que vão trabalhar nas empresas e universidades de ponta do exterior, é tentar trazer parte deste conhecimento para o Brasil. Para o bem ou para o mal, quem tem a intenção de permanecer no exterior está faltando com a sua palavra, assumindo um compromisso que não pretendende honar - e está sendo, na melhor tradição brasileira, malandro. Neste sentido, embolsar o dinheiro e sumir é o mesmo que vender uma obra e não entregar. É exatamente este tipo de raciocínio (tirar vantagem pessoal às custas do contribuinte) que move as empresas que firmam contratos com o governo e depois não cumprem o que prometeram. E mais, se as bolsas não dão o resultado esperado e todo mundo resolve ficar fora mesmo, podem ser cortadas, acabando com a oportunidade de futuros estudantes.

Ao meu ver, se a intenção do sujeito é permanecer no exterior, que procure uma das inúmeras bolsas oferecidas por entidades independentes e governos estrangeiros. Existem muitos caminhos eticamente aceitáveis para disparar uma carreira internacional. Mentir e embolsar dinheiro do contribuinte brasileiro não é um deles.

Eu posso te dizer que senti na pele o quanto o Brasil é hostil para quem volta - e eu nem precisa voltar (minha bolsa era do governo japonês). Levei porta na cara, voltei há 7 meses e ainda estou com um trabalho beeeem pior do que aquele que tinha no Japão. Minha esposa retornou há 1 mês, e também sente todos os dias as dificuldades de recomeçar, de descer 2 degraus na carreira. Mas nada disso justifica ser malandro e mentiroso.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Bog

pô, vi o video do Richard Feyman sobre ciências humanas no you tube. Apareceu um tiozinho troll falando um monte de coisas que ele desconhece com um ar de superioridade ridículo.

not true

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


Lúthien Tasardur

Apesar de ser pouco tempo, eu tenho certeza de que você não vai esquecer, ainda mais sendo a tua primeira "saída de casa". E como você está seguindo uma carreira ligada à Alemanha, que seja a primeira de muitas viagens. :)

Eu estive a trabalho na Alemanha ano passado. Não sei por que, mas eu esperava algo mais como uma Gramado gigante. Obviamente, não tem absolutamente nada a ver, hahah. =P

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


tambourine man
Apareceu um tiozinho troll falando um monte de coisas que ele desconhece com um ar de superioridade ridículo.

Deve ter um espelho no lugar do teu monitor. :)

[/troll^2]

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Eu estive a trabalho na Alemanha ano passado. Não sei por que, mas eu esperava algo mais como uma Gramado gigante. Obviamente, não tem absolutamente nada a ver, hahah. =P

hauhauahuha
Qual cidade vc foi? que época?

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


Lúthien Tasardur

Fui no meio do ano, para Baden-Baden. Como o aeroporto é em Frankfurt, vi algumas cidadezinhas e cidadezonas pela janela do trem.

E nenhuma casinha estilo Gramado. =P

Lúthien Tasardur
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
hahahaha, mas deu pra vc passear lá ou foi só trabalho mesmo?

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Bog
Neste ponto, sou obrigado a discordar. Quem recebe uma bolsa paga pelo contribuinte brasileiro assume o compromisso de retornar (é uma das regras). E precisa entender que o propósito da bolsa não é formar indivíduos que vão trabalhar nas empresas e universidades de ponta do exterior, é tentar trazer parte deste conhecimento para o Brasil. Para o bem ou para o mal, quem tem a intenção de permanecer no exterior está faltando com a sua palavra, assumindo um compromisso que não pretendende honar - e está sendo, na melhor tradição brasileira, malandro. Neste sentido, embolsar o dinheiro e sumir é o mesmo que vender uma obra e não entregar. É exatamente este tipo de raciocínio (tirar vantagem pessoal às custas do contribuinte) que move as empresas que firmam contratos com o governo e depois não cumprem o que prometeram. E mais, se as bolsas não dão o resultado esperado e todo mundo resolve ficar fora mesmo, podem ser cortadas, acabando com a oportunidade de futuros estudantes.

Ao meu ver, se a intenção do sujeito é permanecer no exterior, que procure uma das inúmeras bolsas oferecidas por entidades independentes e governos estrangeiros. Existem muitos caminhos eticamente aceitáveis para disparar uma carreira internacional. Mentir e embolsar dinheiro do contribuinte brasileiro não é um deles.


Entendo, mas depende mesmo do tipo de contrato. Estamos falando de coisas diferentes. Minha filha foi com isenção apenas das mensalidades lá, ela não recebe nada pra estudar ou se manter. É um acordo entre a UFRGS e a Universidade do Porto. Ela trancou 2 semestres aqui e depois volta normalmente, pois ainda está em menos da metade do curso.

Eu posso te dizer que senti na pele o quanto o Brasil é hostil para quem volta - e eu nem precisa voltar (minha bolsa era do governo japonês). Levei porta na cara, voltei há 7 meses e ainda estou com um trabalho beeeem pior do que aquele que tinha no Japão. Minha esposa retornou há 1 mês, e também sente todos os dias as dificuldades de recomeçar, de descer 2 degraus na carreira. Mas nada disso justifica ser malandro e mentiroso.

Estranho. Muita gente que eu conheço foi estudar fora e quando voltou foi procurado pelas empresas e head hunters. Ou continuou nas empresas em que estava aguardando uma colocação melhor, assim que for possível.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Bog

Fui no meio do ano, para Baden-Baden. Como o aeroporto é em Frankfurt, vi algumas cidadezinhas e cidadezonas pela janela do trem.

E nenhuma casinha estilo Gramado. =P


Não fala ssim que me tira toda a minha fantasia sobre a Alemanha. ;P
Mas deve haver alguma boa relação entre o que se vê em Gramado e a Alemanha, tem que haver! hahaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Governo vai oferecer 75 mil bolsas de estudo no exterior