Pra onde a grana vai - Ministério da Cultura

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# mar/11


Galera, no link abaixo tem um baaita lista de verbas aprovadas no ministerio da cultura. Não sei bem como funciona, mas aparentemente é grana em!

...Lembram da dona Bethânia??

ééé, eles também faturaram sua boladinha! Enquanto a bethânia vai ganhar R$ 1.356.858,00 como blogueira, o pessoal do Tchaka vai faturar nada mais nada menos que R$ 1.629.000,00!!
FOTODOSTCHACA

lista completa ~~~~> http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2011/02/CNIC-184.pdf

...chinguem muito

Teccláudio
Veterano
# mar/11
· votar


dibass
Pra onde a grana vai - Ministério da Cultura

Vai para destinos que definitivamente não tem nada haver com cultura.

Sedank
Veterano
# mar/11
· votar


...chinguem muito

*criando minha conta no twitter*

russobass
Veterano
# mar/11 · Editado por: russobass
· votar


dibass
Aprovado o dinheiro vai para o BOLSO DE MUITA GENTE mas o destino fica apenas com uns 20%.

twitei.

Lucas Borlini
Veterano
# mar/11
· votar


o que é esse Tchaka?

dibass
Veterano
# mar/11
· votar


Lucas Borlini

Acho que é uma banda de pagode à lá é o tchan. nao tenho certeza

Minow
Veterano
# mar/11 · Editado por: Minow
· votar


Caralho, puta que pariu.
Deixa eu explicar.

Existe uma lei de incentivo à cultura chamada Lei Rouanet.
Essa lei trabalha com incentivos fiscais para quem investir em projetos culturais, o que acaba valendo muito a pena para empresas como Petrobrás, Vale, Embraer, etc.
Esses projetos tem que ser apresentados e aprovados.
Foi isso que aconteceu com o blog da Bethânia e todos esses aí. Eles foram APROVADOS para entrar na lei, agora alguém vai pagar, não é o Ministério. Entenderam?

Dá pra parar de reclamar agora?


Leitura obrigatória pra quem entrou pra falar "pqp brasiu pow q abçurdo ese pasi q merda kra a jente paag empost rpa iço":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Rouanet

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Essa lei trabalha com incentivos fiscais para quem investir em projetos culturais, o que acaba valendo muito a pena para empresas como Petrobrás, Vale, Embraer, etc.
Esses projetos tem que ser apresentados e aprovados.
Foi isso que aconteceu com o blog da Bethânia e todos esses aí. Eles foram APROVADOS para entrar na lei, agora alguém vai pagar, não é o Ministério. Entenderam?


Sim, quem vai pagar são as empresas, que tem seus impostos abatidos. O mesmo que se o governo recolhesse das empresas e depois disso investisse em "cultura".

Vick Vaporub
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
De qualquer forma nós é que estamos pagando, já que é dinheiro de empresa que deixará de ser cobrado em impostos, e provavelmente tentarão compensar em aumento em impostos pro nosso lado. (Eu sei que 1,3mi é pouco em questão do montante total, mas junte tudo e veja o rombo que pagamos).

Bônus

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


brunohardrocker
E daí? Isso não é bom?

Conheço projetos SENSACIONAIS, pérolas da música brasileira e artes que apareceram e se mantém até hoje graças a essa lei.

Vai reclamar de vagabundo roubando teu dinheiro e superfaturando obra.

Nego reclama de projetos culturais mas não reclama de filhinha de deputado que vai passear em Paris com o teu dinheiro, reflitam aí antes de começar a reclamar de graça.

Me abstenho da discussão agora.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
E daí? Isso não é bom?


Não falei que é ruim. E não tenho informação suficiente pra falar algo mais.
Só que olhando pra lista, os valores são consideráveis. Resta saber na realidade o retorno que isso tudo está trazendo e se dá pra confiar na transparência.

brunohardrocker
Veterano
# mar/11
· votar



Música 1011280
CONCERTO COM O MEIO AMBIENTE
Aprovar Aprovado com novos cortes, além dos
promovidos pelo parecerista

2.978.236,00


DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


O governo não deve investir absolutamente nada em cultura.

Qual a serventia de uma manifestação cultural que não gera interesse o suficiente para se manter? Por que o governo tem que decidir quais merecem investimento e quais não?

Essa lei, no final das contas, serve apenas para a população em geral sustentar os gostos caros de um grupo de "intelectuais" inexpressivos em número, mas de lobby fortíssimo.

Exemplo clássico:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/861993-tombamento-do-cine-belas -artes-divide-opinioes.shtml

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


DrStrangelove
Por que o governo tem que decidir quais merecem investimento e quais não?


E por que você tem?

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


Minow

Não tenho. Não o investimento dos outros.
Só quero decidir onde eu vou gastar o meu dinheiro, e que os outros façam o memso.

Kobberminer
Veterano
# mar/11 · Editado por: Kobberminer
· votar


edit

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


DrStrangelove
Justamente.
Então por que não vai reclamar de coisas muito mais óbvias e que gastam rios de dinheiro entre lixo e caixa 2 ao invés de falar do "único" sistema que segura o que ainda existe de cultura nesse país?
Faça um exercício. Cada vez que você for num projeto cultural, concerto, evento, teatro, exposição, etc, olhe embaixo do banner e veja quem está bancando e veja lá o logo de incentivo a cultura.
Se não existisse essa lei, não existiria o pouquíssimo que há de cultura (além da popular) nesse país.

Kobberminer
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
Concordo com o que voce disse cara, mas acho um tanto exagerada essa idéia de que o Governo segura o que ainda existe de cultura nesse país

Eu acredito que se não houvesse nenhum tipo de incentivo fiscal, ainda assim a "cultura" (por assim dizer) daria um jeito :)

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


Minow
Seu raciocínio: se existem serial killers, não podemos reclamar de ladrões e estupradores.

Além da falácia óbvia. Se A se apropriou de B, não significa que B nunca existiria sem A.

Minow
Veterano
# mar/11
· votar


DrStrangelove
Seu raciocínio: se existem serial killers, não podemos reclamar de ladrões e estupradores.

Entendo o seu ponto de vista, mas ele é tão dramático e hiperbólico que chega a ser falacioso.
Seria mais como "se existem serial killers, não podemos reclamar de um cara que faz trabalho comunitário, ajuda velhinhas a atravessar a rua e uma vez por mês rouba uma balinha de R$0,05 no supermercado que ganha rios de dinheiro por dia".

makumbator
Moderador
# mar/11
· votar


Realmente existem projetos fajutos, mas muito da visão negativa de vcs sobre essa lei vem daquela idéia de que cultura é algo "menor", e que investir nisso é jogar dinheiro fora, pois o governo deveria cuidar apenas do lado mais "tradicional" da vida em sociedade(educação, saúde, transportes, segurança, saneamento, etc...). Acho que lazer e cultura são tão importantes quanto ter boas estradas, esgoto tratado, etc...

Tenham em mente que nem tudo do que está naquela lista é projeto maquiavélico para lesar a sociedade.


Por exemplo, em 2009 eu viajei para tocar na França por 20 dias(com uma orquestra de câmara), para representar o Brasil em um festival europeu de orquestras jovens(Eurochestries). Era o primeiro grupo da América latina a ser convidado.

O Ministério da Cultura pagou as minhas passagens, assim como a de todos no grupo(classe econômica, que era o correto). A Orquestra em contrapartida daria concertos aqui no Brasil após retornar, em cidades que nunca nem tinham visto um grupo camerístico.

Para vcs terem uma idéia, o Ministério "só" teve as despesas das passagens(de umas 15, 16 pessoas). Mas a União européia pagou nossa estadia, alimentação, transporte dentro do país(tínhamos um ônibus alugado por eles para nos levar), aluguel do contrabaixo acústico que eu usei, e mais o aluguel de 2 cellos(instrumentos que sairam de Paris para o sul da França).
Além disso, gravamos um CD e DVD na orquestra internacional que se formou com todos os grupos presentes(Brasil, Espanha, França, Bulgária, Polônia e Rússia). Tudo pago(ou melhor, investido) pela União Européia

Com certeza isso tudo ficou mais caro que as passagens, mas ninguém por lá dizia que era dinheiro jogado fora. Pois as pessoas realmente valorizaram a nossa ida(assim como a dos outros grupos). Pois a cultura está realmente em posição de destaque na vida do povo.

Luiz Almeida
Veterano
# mar/11
· votar


Vai reclamar de vagabundo roubando teu dinheiro e superfaturando obra.

Na minha humilde opinião, ambas são a mesma coisa. Uma é no canteiro de obras e a outra é obra artística.

Patrimônio Cultural 1010422
Restauro dos Antigos Imóveis da CIA FORD - Belterra/PA - 2ª Fase
Aprovar Acompanho o parecerista.
R$15.730.895,83

Daria para construir muitas casas super faturadas...

fernando tecladista
Veterano
# mar/11 · Editado por: fernando tecladista
· votar


DrStrangelove
O governo não deve investir absolutamente nada em cultura.

Qual a serventia de uma manifestação cultural que não gera interesse o suficiente para se manter?


primeiro tem que existir, existindo surge o interesse, para existir há custos
"manifestação cultural" vai muito além de uma banda que toca em barzinho, ou dos livros que você lê somente 75% deles como comentou em outro tópico, se você nem curte ler, é até explicável este teu tipo de pensamento


se for na linha do teu pensamento, então corta:
bolsa familia: qual a serventia de ajudar alguem que não cosegue se manter
bolsa escola: qual a serventia de ajudar alguem que nem tem condições de ir para escola

dibass
Veterano
# mar/11
· votar


Poxa, interessantíssima as opiniões da galera aí.

Assim fica bem claro o quanto somos (ou diria eu sou) desinformados nesse sentido.

Por favor, falem mais desse lance de incentivo cultural!!

E como eu conseguiria verbas do ministerio da cultura para algum projeto?


Outra coisa, pode acontecer, por exemplo, uma banda conseguir verba para gravar um CD ou algo do tipo e depois comercializá-lo?
Seria meio estranho caso acontecesse né??

DrStrangelove
Veterano
# mar/11
· votar


makumbator

Por exemplo, em 2009 eu viajei para tocar na França por 20 dias


O Ministério da Cultura pagou as minhas passagens



Assim é muito fácil ser a favor.

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Minow

alguém vai pagar, não é o Ministério. Entenderam?

Dá pra parar de reclamar agora?


Daquí a pouco você vai dizer que não é dinheiro público. É apenas "sobra de campanha."

Pedro_Borges
Veterano
# mar/11 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


makumbator

O que o makumbator disse é uma verdade e o que ele fez e participou, conforme ele explica, está dentro dos propósitos. Tudo que ele disse sobre a necessidade de investimentos na cultura, tanto quanto em outras áreas "também carentes", é outra verdade. Tem projetos muito indecentes, mas nem todos são, é bom também frisar isso para não sermos injustos.

Agora a forma atual de financiamento através de captação é uma forma falida. O novo modelo já foi aprovado e só falta a sanção presidencial, segundo o que colhemos na impresa e outros noticiários.

makumbator
Moderador
# mar/11 · Editado por: makumbator
· votar


DrStrangelove
Assim é muito fácil ser a favor.

Ué, mas era um projeto legítimo, feito totalmente dentro da lei, de valor razoável(muito menor que esses milionários), e que tinha uma contrapartida(oferecida e muito bem realizada após o retorno). E como expliquei, a União européia pagou quase tudo para que representássemos o Brasil(pois eles fizeram o convite).

Até o seguro saúde obrigatório para a gente viajar os europeus pagaram. A visão que eles tem desse processo é o de investimento e retorno cultural para a população deles(o que foi fácil de se notar com a IMENSA presença e entusiasmo do público em cada apresentação)

Vc fala como se o Ministério da Cultura fosse totalmente inútil, e que TODA a verba por ele administrada fosse sempre mal empregada ou desviada. Assim é melhor não ter Ministério de coisa alguma...

Te faço uma pergunta então, vc acha que o governo deve se abster totalmente de fomentar qualquer manifestação de cultura, esporte e lazer? Nem na antiga URSS ou no regime ultra liberal de mercado mais capitalista a coisa é(ou era) feita assim...

LeandroP
Moderador
# mar/11 · Editado por: LeandroP
· votar


...chinguem muito

Seu &*#¨%$... É xingar... Com "Xis".

Edit: É brincadeira heim.... Não me xingue °.°

Johnny Favorite
Veterano
# mar/11
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pra onde a grana vai - Ministério da Cultura