Seu emprego, sua carreira

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# fev/11


=D

bom, neste tópico irei centralizar as informações à respeito das oportunidades no ambiente profissional.
Vou colocar todas as informações possíveis para que, de alguma forma, auxilie os jovens foristas a fim de dar uma 'guinada' na carreira ou então que amplie o horizonte no mundo corporativo.

Sites para envio de currículos
Alguns sites que particularmente utilizei e me trouxeram algum retorno

http://www.dreves.com.br/

http://vagas.com.br/home.asp?t=4347

http://www.infojobs.com.br/

CIEE (Centro de Integração Empresa Escola )
http://www.ciee.com.br/portal/index.asp

(Fundação de Desenvolvimento Administrativo - http://www.fundap.sp.gov.br


Planejamento de carreira: quando começar a procura por estágio?
Uma boa matéria sobre estágio :)

SÃO PAULO - Depois de ultrapassar a barreira do vestibular e entrar na faculdade, é chegado o momento de realizar um estágio, grande oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendeu. Mas quando começar a procura?

De acordo com a consultora de planejamento de carreira da Manager Assessoria de Recursos Humanos, Erika Migliano, no primeiro semestre o aluno deve limitar-se às aulas da faculdade, já que ainda está adquirindo os conhecimentos mais básicos da profissão.

"Na realidade, tem que começar a procurar estágio desde o primeiro ano, mas o último período é o ultimato, porque é quando a pessoa pode conseguir uma chance de efetivação", afirmou a consultora.

Área de atuação
A dica da consultora é válida para qualquer curso, mesmo que a pessoa ainda não tenha em mente qual a área que pretende atuar dentro da carreira escolhida. "É claro que existem aquelas áreas em que o profissional não pode estagiar durante a faculdade, como Medicina, mas nestes casos existem as práticas dentro da própria universidade".

O período da faculdade deve ser visto como de experimentação e o aluno não deve restringir as oportunidades. "Não é somente porque a vaga não é na área que você pretende atuar que deve ficar parado. É o momento de adquirir o máximo de conhecimento possível".

Por isso, segundo a consultora, as empresas não acreditam ser negativo o fato de o estagiário "pular de galho em galho", ou passar por vários empregos por períodos curtos de tempo. "O tempo médio de um estágio é de seis meses ou um ano, mas existem alguns de dois ou três meses".


Depois de empregado, algumas situações que possivelmente irá presenciar.


ligeiro review

O mundo corporativo pode ser ingrato em algumas situações e também muito prazeroso.

Passei por pelo menos seis empresas e no geral, apesar de variarem entre pequenas, médias e grandes, o perfil, no que diz respeito a desenvolvimento profissional e ambiente de trabalho sempre foram bem similares.
Trabalhei com pessoas extraordinárias que tiveram ascensão na carreira como forma de foguete e também algumas que, apesar de boas estavam a pelo menos 15 anos na mesma função.

Sobre trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas
A ordem natural das coisas deveria ser você começar em uma pequena empresa e ir subindo, gradativamente.
Geralmente não ocorre assim. Sou a favor do cara começar trabalhando do zero. O tipo Office-Boy que faz tudo e ganha uma merreca. Sequer tem um plano de carreira.
Esses "macetes" vc vai conquistando com o dia a dia.
Enfim ...

Sobre fazer favores
Uma coisa que ocorre muito no dia a dia é isso, pessoas te pedindo algum favor, algo que esteja fora do seu contexto de trabalho.
Se você tiver tempo, avalie e faça. O mundo corporativo é muito dinâmico para algumas pessoas e sim, você será lembrado não como o tolo que ajuda todo mundo e sim, como um cara prestativo que em algum momento poderá ser lembrado para alguma oportunidade em uma nova função.


Muito possível haver um 'colega' de trabalho tentando te prejudicar

Pode ir se acostumando com isso.
Como lidar com isso?
Oras, faça o seu bem feito e só. Busque alternativas para não correr risco de se expor. Isso não vai dar qualquer tipo de vazão para um filhadaputa querer te ferrar. A maioria dos gerentes não fala nada, mas sabem de muita coisa.


Sobre fofocas no ambiente de trabalho e falar mal do outros

Isso é uma coisa que fica visível no dia a dia. Ainda mais quando vc consegue ganhar a confiança das pessoas.
O pior é que quando vc se dá conta, Tb está falando mal de alguém.
Estão falando mal de alguém para vc? CArái. Ouça. Se te pedirem alguma opinião, opine – nunca pedem pq na maioria das vezes é desabafo – no mais, fica na sua.

Sobre seu desenvolvimento profissional
O dono da sua carreira é vc, chapa. Se está decidido a fazer o que gosta e não nasceu em breco de ouro, esteja preparado para todos os maus momentos que de repente vc possa passar. Claro que isso tem um preço no final e sim, pode ser que vc seja um caso de sucesso. Eu acredito que sim, se traçar seu objetivo, tu consegue.
Se está decidido a seguir algo que não gosta, oras, aprenda a gostar. Difícil? Ao extremos, mas nada que vá te matar. No máximo irá te frustrar ^^


Ocasião faz o ladrão.
O que mais tem Tb são pessoas que vez ou outra dá um "guento" em lapiseira, borracha e etc. Materiais de escritório no geral.
Isso é roubo, carái. É da empresa, não é seu.


Network

Te falar que meu chefe hoje é um cara que trabalhou comigo a uns 3 anos atrás.
Surgiu à vaga e eu mesmo o avisei sobre. Ele veio, participou do processo seletivo e hoje está empregado.
Essa construção profissional que caminhou muito bem anos atrás, foi lembrada por mim quando surgiu uma oportunidade em que avaliei que ele poderia aproveitar.
Vale lembrar aquela história do cara que ficou desempregado e resolveu aprender a jogar golfe.
Não tem lugar melhor no mundo para fazer Network do que lá.
A maioria empresários, donos de empresa e etc.
Os últimos 3 empregos desse fulano aí foram fruto dos amigos que ele fez jogando golfe.
Não escolha suas amizades por cargos ou departamentos.
Mantenha um ótimo relacionamento desde o cara que te serve o café até o presidente da empresa. Ninguém é mais que ninguém como pessoa e sim, cada um pode lhe proporcionar alguma oportunidade.

Pediu algum favor?
Oras, se te ajudaram, deixe muito claro o tão importante que aquilo foi para você. Agradeça, faça elogios. Todo mundo gosta disso.


Enviar e-mails
Muita cautela.
Erros de português são muito comuns. Nossa.
"poderia esplicar ?"
"Eu fasso parte"
Para e-mails longos então, pqp.
Antes de enviar, cola a parada no Word. Dá uma verificada se há algum erro.
Muita gente não dá credibilida alguma para quem envia e-mails com erros de português. Alguns sequer respondem.
Sem contar que vc sempre será lembrado, caso tenha enviado para um fdaputa, pelo dpto inteiro pelos erros. Óbvio que vc nunca irá saber.
Dica: mandou e-mail? Saca do tel e já liga para o sujeito.

Alguns apelidos
Muito provavelmente vc terá um apelido que não saberá.
Será lembrado por outros departamentos com alguma característica desde as mais amistosas até as mais filha da puta.
Havia uma garota conhecida no depto como "olho grande".
Até comentaram com ela sobre o apelido mas nunca disseram o real motivo.
O motivo era pq, teoricamente, sempre que ela ia falar com algum cara, ela olhava vez ou outra para as partes baixas do sujeito. Nunca reparei isso, enfim ...
Mas sim, muitos q algum dia arrumaram alguma presepara tinham algum apelido.
Desde o Urso da Coca até a Chapolin.
Cada um com seu devido motivo.

Pró-ativo
Aqui está o caminho para se dar bem.
Alguns exemplos.
Alguém te solicitou algo. Um relatório, por exemplo. Vc pegou, fez e enviou por e-mail.
Envie o e-mail e por exemplo, vá até a mesa do fulano perguntar se aquilo atendia e etc. Não espera o cara te replicar. Se estiver longe demais, saca do tel.
Parece que não, mas isso faz uma diferença incrível.

Te pediram alguma coisa, de repente um relatório outra vez. Sei lá, de repente uma posição sobre as vendas em determinado mês. Se tiver tempo, faça um esquema demonstrando as vendas do ano, com comparativos e sei lá o que mais.
Claro, faça isso, enviei e em seguida já entre em contato com o fulano para explicar o que vc fez.
De repente não sirva para porra nenhuma, mas q se dane. Vc fez, e muito bem feito. Adquira esse hábito


Festas que a empresa promove.
Aqui vc não precisa "se fazer".
Seja você mesmo, sempre. Irá curtir a festa.
Se tiver que dar em cima de alguém, vai que vai. Se quiser ficar chapado, não exite.
Em todas as festas que participei, sem exceção, cada um mostrava sua real identidade. Nunca vi qualquer um ser recriminado.
Claro, fique bêbado, por exemplo, mas não queira ser lembrado por ter vomitado no meio de todo mundo ou arrumado uma briga.


Aumento salarial ou promoções?
Olha, se vc não tiver um diálogo aberto com seu gerente sobre seu futuro, aspirações e etc, claro que para crescer naquela empresa, esqueça.
Não vai ser seu colega de trabalho que irá te promover.

Sobre ficar estagnado
A tal da zona de conforto.
Quando vc repara, já perdeu o bonde. Tipo 6 anos fazendo exatamente a mesma coisa. Reflita. Arrisque-se.
Todos que conheci que se arriscaram em outros ares se deram bem, sem exceção.
Se vc não sabe algo e tem a oportunidade de aprender se arriscando, vai carái.


Sua despedida no trabalho

Cansei de receber inúmeros emeios de despedida. Desde nego xingando o chefe até poemas de Camões ou frases em Latim.
Geralmente enviam para muitas pessoas, mas muita mesmo. Agradecendo e etc etc.
Entenda, ninguém dá muito a mínima para esses emeios de despedida. Quer realmente valer a pena?
Envie o e-mail especificamente para cada pessoa ressaltando o quão ela foi importante no seu desenvolvimento.
O pior é que a maioria me coloca tel, e-mail para o bando todo e etc etc.

Sobre ensinar ...
"Não seja insubstituí­vel. Se você não pode ser substituí­do, não pode ser promovido."
Lair Ribeiro

Muitos que vc irá encontrar nesse abismo são pessoas com aquele pensamento mesquinho e às vezes inconsciente: "porra! se eu ensinar tudo para ele, ele vai tomar meu lugar".

Isso ocorre?
Sim, mas pelo que percebi, quando acontece, em 90% dos casos é que o sujeito já está de avisó prévio, vai para outro depto ou coisa parecida.
Já ouvi histórias, mas nunca presenciei algo factível a ponto de tomarem o lugar do sujeito depois que ele ensinar todo o trabalho.

Tudo deve fluir como uma escada.
A cada degrau que seu chefe subir, vc tb deve subir.
Se vc quer subir, alguém precisa administrar seu lugar.

Se porventura o sujeito tomar seu lugar, algo improvável na adm moderna, o Mercado está aí, horas. Certamente vc deu alguma brecha para perder sua posição. Não é ensinando seu trabalho que alguém vai querer te mandar embora.
Tempo ocioso é igual a tempo para aprender coisas novas.

sobre se dar bem às custas dos outros

isso está meio que relacionado a ética do sujeito.
Não fazer a outrem algo que não gostaria que fizessem contigo.

Como se vestir ...

Incrível mas é uma verdade.
Todos reparam da forma q vc se veste. Até mesmo as marcas.
Se vc se veste bem, será lembrado por isso.
Agora se vc se veste mal, certamente em algum momento será assunto em algum ligeiro intervalo para o café.

Mantenha a postura, sempre :)

Mas sobre o dia a dia...
Independente do trabalho.
-Tem aquelas coisas básicas como por exemplo Pacote Office.
- língua estrangeira – todas as possíveis.
- faça direito para não ter que fazer 2x. O retrabalho vai irritar vc e Tb quem está envolvido.
- faça um curso para falar em público, caso necessite. É barato e traz bons resultados.
- Depois que definir sua carreira profissional, faça todos os cursos possíveis e imagináveis sobre. Não espere para começar no próximo ano. O futuro é agora.
- Pró-atito, sempre.


espero que algo postado possa ser útil de alguma forma.
vamos em frente
boa semana
:*

Rato
Veterano
# fev/11
· votar


depois de tanta informação, agora podemos falar de coisas mais legais e interessantes como, mulheres e doses.

=')

Kobberminer
Veterano
# fev/11
· votar


"Na realidade, tem que começar a procurar estágio desde o primeiro ano, mas o último período é o ultimato, porque é quando a pessoa pode conseguir uma chance de efetivação", afirmou a consultora.

Consegui um estágio no primeiro período de faculdade, e o máximo que eu poderia fazer era, literalmente, capinar. Quando descobri isso, abandonei...

Acredito que uma época propícia para se procurar estágio em faculdade é a partir do 2º ano, ou quando acabarem as disciplinas de massa/básicas

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Vou deixar uma dica:

Não trabalhem para grandes empresas.
Elas vão sugar sua alma de tal maneira que não vale a estabilidade financeira.

Córtex Frontal
Veterano
# fev/11 · Editado por: Córtex Frontal
· votar


Muito legal, com certeza vai ajudar muita gente.. Eu mesmo.. ano que vem entro na faculdade.. esse ano ja estava querendo fazer algum curso... Ingles.. ou algo assim...

Enfim, hoje em dia é muito bom essas dicas ja que o meio profissional é muito disputado..

Minow
Veterano
# fev/11
· votar


Córtex Frontal
concerteza
Tsc.

Córtex Frontal
Veterano
# fev/11
· votar


Minow

=D

thebassx
Veterano
# fev/11
· votar


eu estou perdido, preciso de um consultor de carreiras.
minha vida profissional está afundada, é uma tragédia anunciada. dicas genéricas nao me ajudam. eu preciso de uma opiniao pontual, e fundamentada.
meu deus, eu estou em crise.

thebassx
Veterano
# fev/11
· votar


todo dia eu vou trabalhar pensando como vai ser, e por quê não foi.
eu sou engenheiro, estudei tanto para sê-lo, tenho experiência no exterior, falo inglês fluente, além de ter um bom português e ainda assim sou tão desvalorizado.
as empresas em que tenho procurado recolocação profissional, querem que eu manje desde acionamento de motores elétricos, passando por programação em assembly até projeto de cabeamento estruturado e tenha japonês fluente, além de é claro, um bom perfil comportamental, comunicativo, feliz e bonito. ou seja, querem um engenheiro ninja.

thebassx
Veterano
# fev/11
· votar


e amanha eu vou trabalhar de mau humor, ou seja, sem espírito pra executar a tarefa desafiadora e ainda pensar como todos os meus colegas de trabalho são uns idiotas.

thebassx
Veterano
# fev/11
· votar


por isso tenho insonia e dores abdominais.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Esses dias eu estava estudando pra um concurso e tive que ler sobre Relações Humanas. Achei muito interessante. INDICO.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# fev/11
· votar


Na realidade, tem que começar a procurar estágio desde o primeiro ano
A maioria das empresas pegam estagiários a partir do 4º semestre.

Quase nada
Veterano
# fev/11
· votar


thebassx
relax, cara.. junta coragem e começa a mudar isso ae em direção ao que vc quer da vida de verdade... O q te prende a este tipo de emprego? salário alto?

thebassx
Veterano
# fev/11
· votar


Quase nada

não, eu não ganho bem. o que me prende é que largar tudo e ficar ao relento procurando algo é inviável. e se esforçar pra encontrar alguma coisa, quando se está trabalhando não é assim tão fácil. tenho procurado emprego todo dia, pago site de recolocacao profissional, etc, etc. mas eu tenho que me especializar, porque na area especifica na qual eu tenho tenho experiencia dentro da engenharia eu nao quero mais trabalhar. esse é o fato.

thebassx
Veterano
# fev/11
· votar


ou eu to pensando em voltar para a casa dos meus pais (depois de 10 anos) com uma mao na frente e outra atrás, comer a comida da mamãe, ter empregada em casa e estudar pra concurso, mas nao ter um puto pila no bolso daí.

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/11
· votar


thebassx

junta uma grana e pegue a BR ventania style

Córtex Frontal
Veterano
# fev/11
· votar


thebassx


Tu tens familia ou é sozinho?? Acho que se vc esta infeliz MESMO, nao vale apena continuar. Pois mesmo que pareça que ja percorreu muito caminho, ainda tem MUITO pela frente e se tu nao gosta da carreira nao vale apena.


Enfim, acho só tu mesmo pode decidir com certeza..

Rato
Veterano
# fev/11
· votar


Vou deixar uma dica:

Não trabalhem para grandes empresas.
Elas vão sugar sua alma de tal maneira que não vale a estabilidade financeira.


é uma grande verdade.
O ambiente inclusive é dos mais propícios para o sujeito ser sugado e se entregar ao trabalho.
A concorrência é alta e os jovens que entram tem sede de trabalho.
Em grandes corporações, no programa de integração rola meio que uma lavagem cerebral no funcionário.
Ele veste a camisa da empresa e passa por tudo e por todos atrás de resultados.

Cavaleiro
Veterano
# fev/11 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Voltar pra casa dos pais é tenso :(

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Sorte que estou fora do mercado de trabalho.

qew
Veterano
# fev/11
· votar


Rato
CIEE (Centro de Integração Empresa Escola )

Eu trampo ae :D

(Fundação de Desenvolvimento Administrativo - http://www.fundap.sp.gov.br

Já fiz estagio por eles tb \o\

Zebreiro
Veterano
# fev/11
· votar


sobre Relações Humanas. Achei muito interessante. INDICO.

Eu tb indico. Uma boa relação faz muito bem para o trabalho.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/11
· votar


Acho que o mais importante na gestão de carreira parte de vc mesmo.
Avalie sempre o seguinte.
- A empresa em que trabalho me permite um plano de carreira ?
Não! mas me oferece um aprendizado necessário para outras funções com possibilidades em outras empresas mesmo que a baixo salário.
Ainda assim vale a pena, pelo menos enquanto durar o aprendizado e desenvolvimento.
- Meu ganho financeiro é bom o suficiente para me permitir estabilidade e possível independência financeira ? Ainda que não mas havendo possibilidade de negociação salarial seja por promoção ou reconhecimento de bons serviços na função vale a pena.
- Se vc já é um profissional bem formado e com larga experiência na função em que atua podendo até exercer cargos mais desafiadores e no entanto não consegue usar sua experiência, não tem se desenvolvido profissionalmente e esta abaixo da sua expectativa financeira, então dê o fora.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# fev/11
· votar


Essa de procurar estagio no primeiro ano é maior furada, trabalha que nem um filha da puta, ganha mal pra caralho & ainda acaba estudando menos, ou não estudando.

Rato
Veterano
# fev/11
· votar


thebassx
orra guras.
Te falar, uma coisa q tenho comigo é que, a partir do momento que o emprego começa a fazer mal para saúde, é tempo de partir para outro imediatamente.

Acho estranho que vc tenha dificuldade de conseguir outro emprego. O mercado de trabalho para engenheiros está muito aquecido. É tempo de vc rever seu currículo, imagino.

=)

Juh_Cruz
Veterano
# fev/11
· votar


Rato
Bom tópico!
mas nem li tudo ainda uaehueahuaeh
*lendo

Rato
Veterano
# fev/11
· votar


Juh_Cruz
:)

espero q algo seja útil e fique a vontade para expressar suas opiniões ^^

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/11
· votar


Estou tão satisfeito sendo empreendedor que se um dia tiver que trabalhar de empregado vou me sentir um grande fracassado.

fcl
Veterano
# fev/11
· votar


esse negoço de arrumar emprego ou estagio pela internet nao da certo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seu emprego, sua carreira