Sobre a emancipação de menores

    Autor Mensagem
    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11


    Bom... Não acredito que tou abrindo um tópico pra isso, mas preciso saber sobre isso.
    Dá pra se emancipar um menor mesmo sem consentimento do mesmo (do menor, é obvio)?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Adler Porto
    Porque você que saber isso? Seus pais querem te emancipar?

    Olha, é melhor você aceitar logo ser emancipado e ir procurar um emprego pois qualquer resistência só vai adiar o inevitável, porque quando tu fazer 18 anos eles podem te chutar de casa a hora que eles quizerem do mesmo jeito.

    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Viciado em Guarana

    Isso mesmo...

    O problema é que sem ensino médio completo, e sem experiencia nenhuma, vai tornar o dificil, bem mais dificil. :/

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Adler Porto
    Caramba! Eu só estava fazendo uma piada maldosa! Situaçãozinha crítica essa hein!

    Bem... mas se esta é a tua situação mesmo... Se segura aí!
    Até você completar 18 anos seus pais são obrigados a te manter em casa, alimenta-lo e garantir seus estudos.
    Termine os seus estudos o quanto antes, se você conseguir terminar o Ensino médio antes dos 18 anos a coisa não vai piorar para você, aí você pode prestar um concurso público e procurar emprego vai ser menos difícil.

    Se você não terminar o Ensino médio antes de completar 18 anos, e seus pais mete-lhe a bota, vá para a casa de parentes ou amigos que possam dar uma força para você até você completar seus estudo e conseguir um emprego.

    Eu tenho um amigo que está numa situação pior, ele está quase cego, ficando surdo e ainda por cima foi expulso de casa quando completou 18 anos (ele é gente boa não mexe com drogas e nunca fez nada de errado, o pai dele que é um desgraçado ignorante e a mãe uma otária submissa), o piá hoje está numa pindaíba que só tentando passar num concurso para sargento (coisa que ele nunca vai conseguir estando quase cego e surdo).

    E respondendo a sua pergunta... A resposta é não. Se o seus pais não tiverem um bom motivo para te emanciparem eles não podem fazer isso (ainda mais sem o seu consentimento).
    Um bom motivo seria a invalidez ou morte deles ou caso você fosse para um colégio em período integral (como no caso de uma escola técnica daqui de Rondõnia).
    Fique tranquilo! Eles não podem fugir da responsabilidade deles. \o/

    Codinome Jones
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Se segura aí!

    Ultima coisa que eu ouvi..

    Cascavel,PR/

    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Uffa velho, valeu mesmo.
    Vou começar correr atrás de um emprego amnahã mesmo.
    Fiquei meio que desnorteado de ser jogado a sorte de um dia pra outro. Até tenho uma tia na cidade, mas não iria gostar de ficar sendo um "peso" pra ela, que já cuida de 2 primos meus e minha vó. Gosto muito da minha cidade, pq passei minha vida inteira aqui, e odiaria sair daqui e viajar quase 1500km pra ir morar com um pai que vi poucas vezes na vida.
    Mas agora com essa noticia fico um pouco mas tranquilo, mas pelo menos já acordei pra realidade, e vou começar a pensar como vou me manter sozinho, começar a procurar emprego, e ver como se administra a vida.

    Valeu mesmo.

    Codinome Jones
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cracolândia te receberá de braços abertos.

    Bog
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Adler Porto

    Credo, e por que os teus pais iriam querer te chutar para fora de casa? O.o

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Viciado em Guarana
    Adler Porto
    A emancipação com anuência dos pais não precisa de justificativa. Basta que os pais registrem a sua emancipação do filho (entre 16 e 18 anos) em cartório. Na falta de um, somente se estiver em local incerto ou não sabido, ou já falecido.

    Somente na judicial é preciso a justificação (casos previstos em lei), quando o menor não tem a anuência dos pais.

    Há hipóteses de emancipação automática (casamento, formação em ensino superior etc.), mas não vêm ao caso.

    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bog

    Minha mãe. Não vejo meu pai faz 5 anos, devo ter visto ele uma 3 vezes na vida, nunca mais de 2 dias.

    Nunca me dei bem com ela, na verdade uma das poucas pessoas que não me dou bem. Sempre tive meus conflitos de filho/mãe, um copo sujo, uma cama bagunçada, mas parece que a situação piora cada vez mais a cada ano, de vez em quando até eu me pergunto o pq. Ela sempre foi meio "antipática" com as pessoas. Eu até adimito que ela é uma boa mãe de vez em quando mas a personalidade dela já afastou a maioria da familia dela.
    Pra ser sincero hoje em dia eu tenho vontade de sair de casa, mas eu sei que a vida é foda, que não é fácil pra ninguém, e não sou idiota o suficiente pra simplismente sair sem emprego nem nada, com aquela ilusão de "viver a vida".

    Mas indo direto ao ponto, não fiz nenhuma merda maior, sempre fui meio nerd, tiro notas boas, não fumo, não bebo, nunca me envolvi em brigas.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuitarHouse
    Quer dizer que à qualquer hora os pais simplesmente podem emancipar seus filhos menores de idade e mete-lhem a bota sem nenhuma justificativa?

    Adler Porto
    Se for assim, você não tem escolha, ou se segura aí o mínimo de tempo o possível até que tu arrume um emprego, ou vai ter que ir para a casa de parentes (tbm o mínimo de tempo possível, porém você vai poder dar uma respirada e vai ter um ambiente melhor para tomar decisões e eles podem lhe dar conselhos muito úteis).

    Se você for pra casa de parentes sempre ajude eles para não ser um estorvo (ajude com os serviços domésticos como puder), se você não ficar vagabundeando por aí e ajudar um pouquinho tenho certeza que algum parente vai lhe dar um apoio na moral.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Viciado em Guarana
    emancipar não quer dizer meter-lhe a bota. Somente autorizar a realizar "negócios jurídicos" sem a necessidade dos pais assinarem como assistentes.

    Emancipar é tornar o menor "capaz", podendo atuar na vida como se tivesse 18 anos, mas isso nada tem a ver com os deveres de pai/mãe.

    (18 anos, mas não pode dirigir, beber, fumar e ainda comete crime como menor. Torna-se maior de idade "civilmente" apenas)

    Codinome Jones
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    haha os cara acham que vão ser jogados na rua com um pedaço de pau e um pano pra carregar a trouxa de roupa nas costas

    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Codinome Jones

    O cara.

    Não, não acho isso. Acho que ela pode me expulsar da casa dela. E eu vou dar trabalho pra quem já tem muito o que fazer, ou tenha que me mudar da cidade onde eu cresci e vivi, onde estão boa parte dos meus amigos.

    GuitarHouse

    Sinceramente ,até hoje, nunca tinha ido atrás disso, mas pelo que li, só vi falar disso, responder pelos própios atos, mas eu não sei como funciona , mas do jeito que ela colocou, tive a impressão que eu poderia ser "chutado" de casa.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Adler Porto
    se ela te expulsa, poderá ter problemas por cometer o crimede abandono de menor.

    Kobberminer
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Talvez voce não seja filho dela

    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Kobberminer

    Seu comentário conseguiu ser mais infeliz do que o do Codinome Jones.

    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    GuitarHouse

    Então caso ela faça isso basicamente, vou começar a responder legalmente pelos meus atos (o quê não é problema nenhum pra mim)?
    Ela disse algo sobre repassar a pensão do meu pai para mim, então devo entender que eu teria que administrar "minha própia vida"? (luz, água, alimentação, etc)

    Kobberminer
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Adler Porto

    Só não quero que voce tome uma decisão precipitada demais e se foda por causa disso

    "Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma à sua maneira""

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    emancipar um menor mesmo sem consentimento do mesmo
    é melhor você aceitar logo ser emancipado e ir procurar um emprego
    Vou começar correr atrás de um emprego amnahã mesmo.
    pelo menos já acordei pra realidade


    a tática funcionou

    mvrasseli
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Adler Porto
    Você pode procurar um abrigo da prefeitura, pelo menos o pão e a sopa já estão garantidos. Já que você está estudando, procura um estágio ou menor aprendiz, se você for procurar emprego agora vai acabar com qualquer perspectiva de vida que você tem.

    Adler Porto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Kobberminer

    Fique tranquilo. Não sou muito de agir pelo calor do momento, eu acho.

    mvrasseli

    Não vai ser necessário procurar um abrigo da prefeitura. Como já disse antes, mesmo que ela dê um jeito de me "chutar" pra fora, ainda tenho parentes e um pai, só não é legal a situação :/

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/248924/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre a emancipação de menores