"Menina teria recebido vaselina em lugar de soro" de quem é a responsabilidade?

Autor Mensagem
faith_girl
Veterano
# dez/10 · Editado por: faith_girl


O que parecia um atendimento médico de rotina terminou em tragédia para a família Teixeira, no Jaçanã, zona norte de São Paulo. A Polícia Civil investiga a morte de Sthefanie dos Santos Teixeira, de 12 anos, Ela foi internada às 15h de sexta-feira no Hospital São Gonzaga, no Jaçanã, com dores abdominais, diarréia e vômito.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na polícia, o pai apresentou uma ficha de evolução clínica emitida pelo hospital, segundo a qual, a menina recebeu solução de vaselina líquida em sua corrente sanguínea, o que agravou seu estado de saúde. O corpo da menina foi enterrado na manhã de ontem no Cemitério Parque da Cantareira, na zona norte de São Paulo.

O pai da menina registrou boletim de ocorrência no 77º Distrito Policial, da Santa Cecília. A menina morreu à 0h20 de sábado, após ser transferida para a sede da Santa Casa de São Paulo, no Centro. A Santa Casa informou que vai ser aberta uma sindicância para apurar os fatos. O pai da adolescente, um operador de máquina de 36 anos, informou à polícia que a filha havida sido internada por volta das 15h de sexta com dores abdominais, diarréia e vômito e que, de acordo com a ficha de evolução clínica, foi ministrada a solução de vaselina. A garota foi transferida às 21h30 de sexta para a Santa Casa. A ocorrência foi registrada como homicídio culposo e encaminhada ao 73º Distrito Policial para investigação. O delegado responsável pelo caso requisitou exame do Instituto Médico Legal.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=20&id=372867

Domingo um amigo das antigas que mora em Pirassununga veio me visitar e fiquei sabendo desse caso e como ele faz enfermagem começamos a discorrer de quem seria a responsabilidade: do médico que receitou ou do enfermeiro que aplicou?
Porque o enfermeiro auxilia o médico e tem autonomia pra discordar e não fazer o q foi passado pois a formação lhe permite mas o que pensar de um médico que receita isso?

Dissertem :)

Sedank
Veterano
# dez/10
· votar


Putz.

Teccláudio
Veterano
# dez/10
· votar


Nesse caso a culpa é dos 2, tanto do médico que receitou como do enfermeiro que aplicou.

mikia
Veterano
# dez/10
· votar


Poisé, eu vi na tv..

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/10
· votar


?do médico que receitou
Como assim?? o medico não mandou ninguém injetar vaselina na veia da garota não... foi erro da enfermagem.

DarkMakerX
Veterano
# dez/10
· votar


Nesse caso a culpa é dos 2, tanto do médico que receitou como do enfermeiro que aplicou. [2]

Mas a culpa está em 70% do médico e 30% do enfermeiro.

Stargazer
Veterano
# dez/10 · Editado por: Stargazer
· votar


faith_girl
Se o médico receitou isso ae foi uma completa imperícia.
Mas será que foi só isso? Eu duvido que algum médico teria receitado isso ae, seria ignorância demais. Pode ter ocorrido um erro de qualquer espécie. Podem ter trocado prontuários de pacientes, podem ter aplicado a substância errada por engano e etc. O erro pode ter sido feito em qualquer parte do processo desde a entrada da paciente no hospital.

É como naqueles casos em que o médico amputa o membro errado de um paciente: vcs não acham que a culpa nesse tipo de caso é do médico que executa o procedimento, né?

_FrEd_
Veterano
# dez/10
· votar


A ocorrência foi registrada como homicídio culposo

Segundo o DP, isso não foi um erro médico.

El_Cabong
Veterano
# dez/10
· votar


Domingo um amigo das antigas que mora em Pirassununga veio me visitar e fiquei sabendo desse caso e como ele faz enfermagem começamos a discorrer de quem seria a responsabilidade: do médico que receitou ou do enfermeiro que aplicou?

É bem capaz que um médico iria RECEITAR soro de vaselina.

Isto é culpa destes FDP destes enfermeiros, que não se atentam nem para ler e conferir o que diz nos frascos.
Uma amiga da minha esposa há uns anos atrás também morreu, porque um outro FDP destes, trocou as seringas e aplicou uma injeção errada nela.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# dez/10
· votar


É foda. --'

Lucas Borlini
Veterano
# dez/10
· votar


Mas será que não trocaram as receitas?

Isso pode acontecer, não?

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


erros acontecem, e nem sempre são fruto de displicência. Experimentem vocês manipularem frascos quase iguais o dia inteiro para ver quantos erros vocês cometem.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/10
· votar


El_Cabong
É cara, que sentido faria um medico receitar vaselina!?? Pelo que consta um enfermeiro confundiu os recipientes...

Teccláudio
Veterano
# dez/10
· votar


A verdade é que vai ficar um jogando a culpa no outro, e mais uma vez não vão aparecer culpados e ninguém vai ser punido, a realidade é que tanto o sistema de saúde como o sistema de justiça andam a passos de tartaruga e os prejudicados saem no prejuízo pagando com suas vidas.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# dez/10
· votar


Culpa da enfermeira.

Como os frascos são iguais, faltou atenção da enfermeira.

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Pessoas erram e precisam de outras para verificar o seu trabalho. Isso não ocorre em equipes enxutas, pressionadas pela falta de verba do SUS ou de planos de saúde. Culpar pessoas nem sempre é correto.

Corte de custos = erros e mortes

mateussch
Veterano
# dez/10
· votar


Realmente a culpa é do enfermeiro,que deve ter trocado os frascos,mas como o Teccláudio disse,ninguém vai acabar tendo a devida punição.

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


Quem trabalha com pressão nos custos [95% das pessoas] sabe que os erros passam. Eventualmente pessoas morrem, aí é só culpar aquela enfermeira que estava em um plantão de 12 hs e trocou frascos quase iguais de líquidos que só diferem pela viscosidade.

Crucifiquem pessoas e esqueçam as causas mais prováveis, é assim que sempre foi feito

Chespirito
Veterano
# dez/10
· votar


Assisti a esse caso no programa do Ratinho ontem, um absurdo.

Nesse caso a culpa é dos 2, tanto do médico que receitou como do enfermeiro que aplicou. (3)

_Dio
Veterano
# dez/10
· votar


Nessa eu concordo com o mano Coltrane.

Alguém chegou a ver esses frascos já? A única coisa que os diferencia é o que tá escrito na etiqueta. Quem trampa sobre pressão sabe que os detalhes, por mais cruciais que sejam, podem passar batidos.

No entanto, a criança morreu. Quem sabe agora eles não tomam alguma atitude.

Teccláudio
Veterano
# dez/10
· votar


J. S. Coltrane
Não há nada que justifique um erro médico ou do enfermeiro, que venha a causar a morte de um ser humano, tem que responsabilizar quem o cometeu.

Crucifiquem pessoas e esqueçam as causas mais prováveis, é assim que sempre foi feito

Vamos supor que eu sou um motorista de ônibus e por um erro meu invado um ponto de ônibus lotado e mato 10 pessoas, quem vc acha que deve ser responsabilizado? as pessoas que estavam ali na hora errada?

El_Cabong
Veterano
# dez/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Nesse caso a culpa é dos 2, tanto do médico que receitou como do enfermeiro que aplicou.

Gente!!
Como é que um médico iria receitar soro intravenoso de vaselina ????
Que que é isso!!!

Só se estivesse Bêbado!!
- Boummm Genti! esta guria aíííí devi estar com muituu colesterol nas veias !! Vamú lubrificar as veias dela com vaselina!!

Me desculpem fazer esta piada, pois o asunto é muito triste, mas faça me o favor !!

mateussch
Veterano
# dez/10
· votar


Teccláudio
Por isso,exstem dois tipos de homicídios:Culposo e Doloso.
Em ambos,mesmo o culposo sendo sem intenção de matar,acho que quem matou deve ser responsabilizado.

RennanRdC
Veterano
# dez/10 · Editado por: RennanRdC
· votar


Nao foi minha

EternoRocker
Veterano
# dez/10
· votar


A responsabilidade não é do médico...

O vacilo foi de quem aplicou a jossa da menina.... o médico mandou aplicar vaselina na menina ??? Não... e a supervisão da enfermagem não é encargo do médico.

Na verdade quem vai ser responsabilizado objetivamente é o hospital por conta de que o erro não foi do médico, mas sim do enfermeiro que aplicou a substancia... se o erro fosse do médico a história seria outra.

Em resumo... quem se ferrou foi a pobre menininha e seus familiares... por conta de um erro ridículo.

Todo medicamento vem rotulado... até soro... foi pura falta de atenção.

Foda.

Zandor
Veterano
# dez/10
· votar


Auxiliar de enfermagem, minha gente, auxiliar de enfermagem.

Teccláudio
Veterano
# dez/10
· votar


El_Cabong
Só por parecer impossível não que dizer que seja.

http://hypescience.com/10-inacreditaveis-erros-medicos/

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


O enfermeiro tem o direito de recusa. Seria a mesma situação se um gerente te mandasse bater a cabeça no muro e vc recusasse. Quem estaria na razão perante a lei seria vc.

Porém, a responsabilidade maior com certeza é a do médico que receitou, é imperícia pura, mas o enfermeiro tem que assumir também por uma falta de preparo absurda.

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


Teccláudio

Eu só estou levantando a causa muito provável de um erro por condições de trabalho abaixo do mínimo [o que é quase padrão no Brasil]. Responsabilizar pessoas muitas vezes é somente esconder como as coisas funcionam aqui.

marcosshrp
Veterano
# dez/10
· votar


faith_girl
ele faz enfermagem
hmmmmmmmmmm...boioola

voltando ao assunto, seria interessante saber pra que serve a vaselina no sangue, do contrário, axo que não entenderam a letra do médico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Menina teria recebido vaselina em lugar de soro" de quem é a responsabilidade?