"Menina teria recebido vaselina em lugar de soro" de quem é a responsabilidade?

Autor Mensagem
Gui
Veterano
# dez/10
· votar


Bizet
exato véi.

conheço uma pá de gente nessa área que trampa 12h por dia e ainda faz faculdade...(2 empregos de 6h..ou 12h por 36h..sendo dias alternados ou não.)

se fossem melhor remunerados, não teriam 2 empegos, estariam menos cansados, menos desatentos...em resumo, mais qualidade no atendimento.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/10
· votar


Gui
Bizet

Não me levem a mal mas a permissividade de vocês é algo fora do normal.
Encarar erros médicos como meros acidentes e seguimos tudo bem é difícil. Tenho certeza que vcs ñão aceitariam um erro em suas contas bancárias, mas se tratando de vidas alheias acham um ocorrido destes normal.
Querem ir lá neste hospital tomar um sorinho ? ou para não se arriscar tanto levar algum parente de vocês ?

A propósito, sem retalhações ok ?

El_Cabong
Veterano
# dez/10
· votar


O problema todo é, um erro BESTA destes tirar a vida de uma garota de 12 anos.
Para o Hospital, para a Justiça, para a Polícia, para a Mídia isso é só mais um número nas estatísticas.

Agora pra família é uma criança, que nasceu, aprendeu a dar os primeiros passos, comemorou aniversário de 1 ano, aprendeu a falar, foi para a escola, ...

E agora morta por uma TERRÍVEL IDIOTICE !! Isso é de enlouquecer qualquer familiar !!!!

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


jimmy vandrake
alguns erros são corrigiveis....outros infelizmente tiram vidas.

eu não sou permissivo...apenas olho os dois lados da moeda...sei disso pois tou entrando numa área que não é bem remunerada (educação) e sei o que pode afetar no desempenho de um profissional...

não são pra acontecer, mas acontecem. eu poderia começar a falar de minha crença aqui, mas isso desembocaria em outra discussão...melhor deixar de lado.

a enfermagem errou, mas as condições não ajudavam em nada...

só quem já trampou dentro de hospital sabe a correria que é...

russobass
Veterano
# dez/10
· votar


Codinome Jones
Mas acontece. Argumentar em cima desta idealização é besteira.
acontece mas alguém tem que se responsabilizar, ter moral de assumir o erro.

se os profissionais pensarem assim, "que erro acontece", eles começam a ficar folgados, e sempre vão agurmentar "ai erro acontece". NÃO PODE ACONTECER ERRO NA SAÚDE.

se você erra na sua empresa você pode perder o emprego, mas não perde a vida.

J. S. Coltrane
Veterano
# dez/10
· votar


NÃO PODE ACONTECER ERRO NA SAÚDE

é fácil fazer isso, é só trabalhar com equipes bem planejadas, e não com uma penca de auxiliar de enfermagem trabalhando em escalas desumanas.

Isso não existe no Brasil, com excessão de meia dúzia de hospitais.

jimmy vandrake
Veterano
# dez/10
· votar


Gui

Este caso é macabro. Repleto de negligência desde o hospital que permitiu o uso de produtos com embalagens muito semelhantes e mal rotuladas a PQP de um Enfermeiro FDP que com muita negligência não se deu o trabalho de ler o rótulo. Pior, sequer teve a consciência de assumir pelo crime que cometeu, prova contundente de que é relapso em suas atitudes e não possue responsabilidade nem capacidade de responder pelas suas ações.
Acho que o hospital deveria receber uma intervenção severa e multa, e o enfermeiro ter seu diploma cassado e banido do ramo clínico e responder por crime de homicídio culposo.
Um profissional destes não pode e não deve exercer nenhum tipo de atividade profissional que encorra no risco de vida de outras pessoas.
É como o El_Cabong citou ali em cima. Também me coloco no lugar dos pais de uma menina de apenas 12 anos que teve sua vida interrompida por um desqualificado qualquer. De uma mãe que a poucos dias antes do natal passará por uma experiência que mudará para sempre sua vida. Não há como reparar ou aceitar uma perda nestas circunstâncias.
Quanto ao fato do afastamento de enfermeiros deste nível não trará prejuízo algum a ninguém afinal as faculdades despejam milhares de novos enfermeiros todos os anos ao mercado de trabalho. Pelo contrario apenas reforçará a qualidade do atendimento e segurança de outras pessoas.
Estes são os únicos lados da moeda que consigo ver. O da família e da justiça. O enfermeiro(a) que se F*&¨%.

Abç aí irmão, não me leve a mal OK?

buddy guy
Veterano
# dez/10 · Editado por: buddy guy
· votar


jimmy vandrake

Seguimos neste caso a mesma linha de raciocínio.Não tem nada que passa mão na cabeça de quem cometeu o erro.Errou,matou,alejou,tem que ir para cadeia.


Como é que vc vai aplicando um remédio em uma pessoa e não conféri os frascos .Além mais,creio eu,que a vaselina liquida deva ter densidades diferentes do soro. Será que o animal que aplicou,não reparou nisto,será que não leu os rótulos dos frascos?



E detalhe,o hospital em questão ao meu ver,deveria responder solidário no crime. Tem lugares neste pais que como eu já disse anteriormente: "Tem lugar que já esta acostumado tratar o cidadão como gado" !


E agora,quem é que paga a conta desta perca,quem vai aliviar a dor do pai e da mãe desta criança?

buddy guy
Veterano
# dez/10
· votar


Conheço de um caso aqui perto,que ocorreu com o pai de um amigo de um amigo meu !!!


O cidadão ao que consta era diabético,e foi tomar uma medicação em um hospital público qualquer destes.O cara que aplicou o remédio na veia dele,não conferiu direito os frascos lá,e aplicou não sei o que chamado sódio,que não tinha nada que ver.Resultado? Despolarizou o coração do camarada na hora.Que morreu na sequência da aplicação !!!

Marcosrcf
Veterano
# dez/10
· votar


buddy guy
É o Brasil, ou você paga pra ser mal atendido, ou enfrenta meses de fila...

buddy guy
Veterano
# dez/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Marcosrcf
buddy guy
É o Brasil, ou você paga pra ser mal atendido, ou enfrenta meses de fila...



É meu velho,mas já tava na hora do cidadão começar cobrar de governo certas atitudes em relação a saúde pública.Foda é que o povão ainda não aprendeu a votar,né? Aí dá nisso,saúde pública em determinados locais,em petição de miséria !!!!

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


jimmy vandrake
já expus meu ponto de vista, você expos o seu...

continuar essa discussão não vai levar a nada.

Naloxone
Veterano
# dez/10 · Editado por: Naloxone
· votar


começamos a discorrer de quem seria a responsabilidade: do médico que receitou ou do enfermeiro que aplicou?


Nesse caso a culpa é dos 2, tanto do médico que receitou como do enfermeiro que aplicou.

PQP, nunca li tamanha estupidez escrita por aqui..
Vocês sabem o que é vaselina por acaso?
Meu pai é médico e francamente como tem gente com nivel intelectual baixo a ponto de fazer uma avaliação dessas.
NUNCA um médico, a não ser que ele fosse um serial killer ou um completo doente mental faria uma coisa dessas intencionalmente.
Até porque o médico atende, examina, conclui e coloca o que deve ser feito na folha de prescrição e assina. A partir daí, a menos que haja algum procedimento invasivo, a coisa é com a enfermagem.
Não sei se vocês sabem, mas enfermagem é curso superior (absurdo mas é).
O erro foi cometido por uma técnica de enfermagem. Comparando com uma obra, para vcs entenderem, o médico seria o engenheiro (o que analisa, conclui e manda fazer baseado nos seus cálculos), o enfermeiro seria o mestre de obras e o técnico de enfermagem seria o pedreiro. O técnico de enfermagem tem um trabalho simplesmente braçal, que requer pouco raciocínio. Tem apenas que fazer o que está escrito.
Mas obviamente tem um conhecimento mínimo, até porque é necessário 2º grau completo para ser técnico.
Voltando ao caso da garota, deixemos de bla bla bla.
O médico nunca prescreveria vaselina!!!
Burrice quem acha isso. Além do que, ninguem nem questionou isso até o momento. Todas as atenções estão voltadas para a técnica, a FDP.
Se um médico serial killer tivesse a inteção de fazer isso, a prescrição dele passaria por várias mãos (primeiro pela do enfermeiro SEMPRE, que sempre questiona algo quando não entende a letra) e alguem questionaria.
Aquela mulher irresponsavel dizer que confundiu o frascos por serem iguais, francamente.
O que ela queria? Que cada frasco tivesse uma cor distinta e design diferente? Hospital não é Casa Cor.
É para isso que existem rótulos.
Se ela não leu ou é analfabeta ou negligente.
Conheço esses profissionais como minha mão.
São na sua maioria revoltados pela hierarquia e a maioria irresponsável. Falo isso sem medo de estar cometendo um erro.
A grande verdade é que o nivel da nossa enfermagem é uma porcaria. Essas pessoas passam 2 anos (isso mesmo, 24 meses) e saem com uma formação péssima.
Primeiro pela própria estrutura dos cursos que não selecionam bem o nível de quem entra (sem exagero, já vi técncio de enfermagem dizer que bactéria é um inseto!!!!). Entra muita gente, acreditem, com noção ZERO. Segundo porque são treinados por enfermeiros que se briancar são mais ignorantes do que seus alunos.

Eu quero que essa iresponsável se ferre! Criminosa!!! Será um excelente exemplo.

Naloxone
Veterano
# dez/10 · Editado por: Naloxone
· votar


Codinome Jones
Mesmo com qualificação, tanto dos médicos como dos equipamentos, alguns erros eventualmente ocorrerão, e eles serão sérios assim como este da menina, não significa que esta busca por culpados seja sempre necessária para saciar algum desejo primitivo de justiça. O acaso e a fatalidade existem.


Velhinho, isso não é erro, falha. É negligência. Isso é crime.
Todo procedimento médico e de enfermagem, tem riscos, uns mais ou menos.
Tudo pode dar em merda.
Tá previsto nos estudos.
Todo procedimento tem complicações previsíveis e não adianta porque não mudará.
Não adianta processar médico quando uma coplicação dessas acontece porque pode acontecer.
Toda cirurgia pode acabar com grave infecção, embolia pulmonar, insuficiencia rnal e tal. E tudo isso pode levar à morte.
Por isso sou contra qualquer curgia plastica com fins estéticos.
Aí quando dá merda, quando complica quer achar culpado???
O que é errado é agir com negligencia, impericia ou imprudencia.
Se o cara se enquadra nisso ele tá errado.
Essa técnica de enfermagem foi negligente porque não leu a PORCARIA do rótulo e pronto. Ela tem mais é que se ferrar.
Não existe essa de frascos iguais.
Sempre foi assim.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/10
· votar


Naloxone
O erro foi cometido por uma técnica de enfermagem.
Mas obviamente tem um conhecimento mínimo, até porque é necessário 2º grau completo para ser técnico.

Não, não foi. Foi cometido por uma Auxiliar, que precisa apenas de ensino fundamental.

O que ela queria? Que cada frasco tivesse uma cor distinta e design diferente? Hospital não é Casa Cor.
Seu pai deve saber que há uma norma aprovada que regulamenta as cores dos frascos de líquidos com viscosidade e aspecto semelhantes desde 2005, mas que só agora vai ser colocada em prática de fato, por causa desse caso exatamente.

dibass
Veterano
# dez/10
· votar


mas que só agora vai ser colocada em prática de fato, por causa desse caso exatamente.

O problema é que o critério relevante para melhorias, em qualquer área das necessidades humanas e civis, é a morte absurda de algum infeliz.




...lastimável

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/10
· votar


dibass
Pois é... esse é o único país do mundo em que as normas e leis precisam 'pegar' pra serem válidas.

Cultural, eu diria.

Naloxone
Veterano
# dez/10
· votar


Christhian
Sim, sim, isso todos já sabem.
Mas o que eu quero dizer é que isso não tira a obrigação de ter que ler o rótulo.
Auxiliar, técnico e enfermeiro. Sabe qual a difeença teórica entre eles? O que vc citou: a formação escolar.
Mas sabe a diferença na prática? Nenhuma.
Sei que surgirão revoltados com isso aqui. Mas o fato é que na prática é assim.
Muitos ainda questionam a utilidade do curso superior de enfermagem. O que acrescentou? Nada e todos sabem disso. Não acrescenta nada à formação de ninguém. Qaul a função de um enfermeiro de nivl superior? Ninguem sabe.
Hoje a maioria assume apenas coordenação de equipes de técnico de enfermagem. Coisa que qualquer administrador mais xinfrim pode fazer.
Um bom técnico é mais importante que um mau enfermeiro (e talvez até que um bom enfermeiro).
Muita coisa no Brasil surge assim. Sem sentido.

Fidel Castro
Veterano
# dez/10
· votar


Lamentável de fato.

O Brasil devia seguir o exemplo de Cuba na área da saúde.

Naloxone
Veterano
# dez/10
· votar


Christhian
Ah, essa norma já é amplamente praticada em muitos hospitais. Então, não vai COMEÇAR agora.
Talvez em alguns hospitais vá ser implantada agora.
Mas não muda muita coisa não.
Para vc entender, numa farmácia central de um hospital grande existem milhares de medicamentos diferentes. E um mesmo medicamento pode ter várias apresentações e várias dosagens diferentes com amplas variações.
Vc acha possível dar uma cor para cada um? E se fosse possível, vc acha viavel?
Lógico que não. Portanto éuma regulamentção de abrangência extremamente limitada e voltada para retardados e negligentes.
Eu, por exemplo, jamais confiaria apenas na cor. JAMAIS!
É para isso que é importante saber ler. Além de saber ler, é important também usar essa habilidade.
Ou seja, LER A PORCARIA DO RÓTULO!!!
Sempre teremos que ler o rótulo.

faith_girl
Veterano
# dez/10 · Editado por: faith_girl
· votar


o tópico rendeu O.o

Naloxone
Auxiliar, técnico e enfermeiro. Sabe qual a difeença teórica entre eles? O que vc citou: a formação escolar.
Mas sabe a diferença na prática? Nenhuma.

Deveria sim ser respeitado a diferença pois evitaria vários casos como esse,nosso sistema publico está decadente, tenho vários conhecidos q trabalham na área da saúde e assim cm tem aux. de enfermagem q faz serviço de enfermeiros tem clinicos gerais q fazem cirurgias e aí? isso é tão grave 'aparentemente' quão o q apresentei é q a maioria de nós n entende.

Sammy Page
Gata OT 2011
# dez/10
· votar


Que absurdo. Nem sei o que eu faria na posição de pai/mãe.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# dez/10
· votar


Poderia ter frasco igual, mas deveria ter alguma tarja de cor diferente. Algo que diferenciasse, e não somente o rótulo dizendo se é vaselina ou soro. Complicado.

Como a enfermeira falou: lá era lugar pra soro, o que a vaselina fazia lá?

Naloxone
Veterano
# dez/10
· votar


KaTy
Poderia ter frasco igual, mas deveria ter alguma tarja de cor diferente. Algo que diferenciasse, e não somente o rótulo dizendo se é vaselina ou soro. Complicado

Não, não, Katy, nada a ver.
Tem que ter é rótulo mesmo.
Lendo o que tá no rótulo não tem erro. Não tem pressa que não permita ler a porcaria do rótulo.

Deveria sim ser respeitado a diferença pois evitaria vários casos como esse,nosso sistema publico está decadente, tenho vários conhecidos q trabalham na área da saúde e assim cm tem aux. de enfermagem q faz serviço de enfermeiros tem clinicos gerais q fazem cirurgias e aí? isso é tão grave 'aparentemente' quão o q apresentei é q a maioria de nós n entende.


Isso é um conceito de um passado muuuuuuuito distante.
A medicina de qualidade hoje é muito especializada. Portanto nada a ver um clínica generalista fazer cirurgias. Se bem que, em tese, até extrair uma unha, procedimento muito simples, é uma cirurgia.

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


Naloxone
Rapeiz, no mundo perfeito, tudo é lido, os rótulos e as embalagens são diferentes...e os locais de armazenamento são diferentes.


Não tem pressa que não permita ler a porcaria do rótulo.

nunca trampou em hospital...essa é a verdade.

toty
Veterano
# dez/10
· votar


A vdd é que se fosse com meu filho, eu caçaria todos os responsaveis até o fim da minha vida!!!

Gui
Veterano
# dez/10
· votar


toty
A vdd é que se fosse com meu filho, eu caçaria todos os responsaveis até o fim da minha vida!!!

fato..

acho que todo mundo tentaria isso...apesar de não ser a justiça..só é menos injusto...

Naloxone
Veterano
# dez/10 · Editado por: Naloxone
· votar


Gui
Asneiras suas. Trabalho não so em hospitais, mas em bons hospitais.
Há mais de 10 anos.
Apesar de todo esse tempo e de trabalhar em urgencias, nunca aprendi a ser irresponsavel.
Cuidado com o que vc anda fazendo e com quem vc anda aprendendo, garoto.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# dez/10
· votar


Naloxone
Você trabalha em hospitais desde os 15 anos?

irresponsavel.
hmmm....




/semi-troll?

Naloxone
Veterano
# dez/10
· votar


Tenho 35 anos. Trinta e cinco - 10 = 25 (idade em que me formei.
Desaprendeu matemática ou nunca aprendeu:

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Menina teria recebido vaselina em lugar de soro" de quem é a responsabilidade?