FHC ataca 'monopólio estatal' e julga 'pretensioso' projeto de refundar Comunica

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# nov/10


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso atacou o "monopólio estatal", a seu ver mais perigoso do que o privado, ao discorrer sobre os riscos à liberdade de imprensa.

"Acho que o monopólio estatal é tão ruim quanto o monopólio privado. O risco maior é o do monopólio estatal, porque o Estado tem mais poder hoje em dia do que qualquer parte da sociedade", disse nesta sexta-feira, após dar uma palestra no segundo dia do seminário "Cultura de Liberdade de Imprensa".

Para FHC, a ostensiva propaganda do governo é uma forma de apertar as rédeas sobre a imprensa.

O tucano se disse preocupado sobretudo com a "imposição de anúncios que pode ou não levar à sujeição da mídia".

'PRETENSIOSO'

FHC julgou como "um tanto pretensioso" o projeto de refundar o Ministério das Comunicações, proposto ontem pelo ministro Franklin Martins.

"Isso é mania, né? Refundar tudo, que nem Lula começou o Brasil de novo. Isso é conversa. Precisa melhorar, aperfeiçoar. Mas [refundar] é um tanto pretensioso."

Franklin, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do presidente Lula, disse ontem que o governo "ficou devendo" na área da comunicação e que "refundar" o ministério seria uma forma de quitar uma parcela dessa dívida.

FHC afirmou que projetos para regular a mídia não podem ser aprovados "na marra". "Eu ouvi, quando vinha para cá, as declarações do Franklin Martins. [Achei] um pouco impositivas. 'Vai na marra!'. Não, não vai na marra, não."

Para o tucano, o PT "gosta muito de falar" em controle social. "Dá impressão que é uma coisa boa porque é social. Controle é sempre perigoso."

Questionado pela Folha sobre a relação do partido da presidente eleita, Dilma Rousseff, com a liberdade de imprensa, o ex-presidente disse detectar "manifestações eventuais, aqui e ali", da vontade de controlar a imprensa.

Ele disse que o desejo de monitorar a mídia não é exclusivo do PT e lembrou de "Estados querendo criar conselhos" para controlar a imprensa.

Em outubro, a Folha revelou que o Ceará planeja criar um conselho de comunicação para fiscalizar a atividade midiática. Seguem o mesmo caminho ao menos três Estados: Bahia, Alagoas e Piauí.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/836663-fhc-ataca-monopolio-estatal- e-julga-pretensioso-projeto-de-refundar-comunicacoes.shtml

Vocês concordam com o ex-presidente?

Dissertem ou não, o poder é de vocês.

Snakepit
Veterano
# nov/10
· votar


Monopolio do Estado = meio caminho andado para a ditadura.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


Ninguém se encomoda com isso desde esse Estado seja cabide pra emprega vagabundo ou dê uns trocados no fim do mês ''pru leite das criansa''

Sedank
Veterano
# nov/10
· votar


Ele tem mais é que toma no cu.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Codinome Jones

Só os que já tem essas condições proporcionadas pelo acaso do nascimento ou trabalho.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Sedank

Meu objetivo aqui não é discutir o FHC, mas porque você acha isso?

Argumente.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


A imprensa aqui nunca foi livre mesmo. As TVs são concessões do governo e o que rola aqui são interesses de todas as naturezas, a merda toda já está aí.

A diferença é que aqueles que não escapavam das críticas no passado estão querendo se blindar também.

goodhatin
Veterano
# nov/10
· votar


Quem liga pro que o FHC diz? Um dos maiores falsários da nossa política.
O Lula estava certo, ele tem crise de carência, aí fala estas baboseiras.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


goodhatin
Quem liga pro que o FHC diz? Um dos maiores falsários da nossa política.

Só o fato de ele ter perdido quase completamente a popularidade já é de se respeitá-lo.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Quem liga pro que o FHC diz? Um dos maiores falsários da nossa política.

Porque todo mundo insiste em falar da pessoa ao invés de rebater o argumento?

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Os canais de comunicação são concessões do governo, não são?

Tem jeito de mudar isso?
Pra tornar esses canais independentes?

goodhatin
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Minha intenção não é rebater os argumentos, ou ir contra o que ele disse, afinal de contas ele tem muito tempo de vida pública e política, obviamente ele sabe mais que todos nós aqui do fórum à cerca deste assunto, cabe à mim apenas ressaltar a péssima gestão, ao meu ver, dele como presidente e como pessoa, que mais me parece um velho carente por atenção do que um homem convicto de seus ideais.

goodhatin
Veterano
# nov/10
· votar


brunohardrocker
Pois é.

_Dio
Veterano
# nov/10
· votar


Não é esse Franklin Martins que disse ser a favor de, a grosso modo, limitar a liberdade de imprensa?

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


goodhatin

Mas de acordo com o que você falou, não teria que ter um bom conhecimento de gestão pública para fazer o julgamento?

goodhatin
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Tenho conhecimento o suficiente para saber que a gestão dele foi insuficiente para o país (desemprego, privatizações e etc) mas não tenho conhecimento o suficiente para contestar as idéias dele, que certamente, foram elaboradas em cima de muito conhecimento sobre gestões.

às vezes mesmo sabendo bastante, não conseguimos por em prática quando temos chance, foi o caso dele na presidência, ao meu ver.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


Franklin Martins

''Quando jovem, foi líder estudantil e depois guerrilheiro, militante do grupo comunista MR-8, em que era conhecido pelo codinome de Valdir.''

Porr@!

Só tem guerrilheiro nessa merda????

Isso aqui ta parecendo Cuba, por isso que ta esse lixo.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


goodhatin

Sem querer ser chato, é por curiosidade mesmo.

Como você mensura a quantidade de conhecimento necessária por item para refutar ou aceitar um argumento?

Acho difícil conseguir mensurar a falta de conhecimento específico alheio para esta notícia e afirmar que tem conhecimento suficiente de gestão para mensurar a qualificação de uma presidência nesse quesito.

Sendo que o número de variáveis, tanto econômicas, quanto partidárias são enormes e impactantes para a avaliação.

Devil Boy
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Só os que já tem essas condições proporcionadas pelo acaso do nascimento ou trabalho.

"Trabalho"? Mas que historia e essa de "trabalho"???

Todos sabem que o PiG e os burgueses reacionarios como um todo nao trabalham, nao produzem, nao empreendem, enfim, nao fazem nenhum tipo de esforco profissional para obter a renda que desejam.

Sao apenas um bando de desocupados vidas-boas que viajam pelo mundo financiados pelo capital do papai (burgues-mor que explora a classe trabalhadora diretamente) e por isso acham-se no direito de falsificar a opiniao publica questionando o valor das grandes iniciativas sociais deste governo, ao inves de exaltarem a grandeza do maior presidente que ja tivemos.

Ai de nos se nao fosse pelos funcionarios publicos, que levam a economia e o bem-estar do Pais nas costas...




[/petista burro e caluniador safado, com o perdao do pleonasmo triplo]

Devil Boy
Veterano
# nov/10
· votar


Sobre o FHC, acho que o comentario mais preciso ja foi feito pelo finado Roberto Campos: "todo cidadão que tem formação marxista parece um francês falando tupi-guarani quando se torna liberal."

goodhatin
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Só não gosto de intervir onde não possuo argumento/conhecimento para refutar.

E politicamente falando, não gosto de nada que o FHC faça. Devido ao histórico político dele.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Devil Boy

Muito digno.

Seus posts são uns dos poucos que me identifico.

Qual sua formação?

Excelion
Veterano
# nov/10
· votar


goodhatin

Graças ao governo dele que o Lula pode surfar numa marolinha em vez de ser tragado por uma tsunami.

Codinome Jones
Veterano
# nov/10
· votar


conhecido pelo codinome de Valdir

opa

Animal Mother
Veterano
# nov/10
· votar



conhecido pelo codinome de Valdir



fcl
Veterano
# nov/10
· votar


foda-se o FHC, um salafrario que embolsou bilhoes com as privatizacoes e depois de sair da presidencia passa a maior parte do tempo nos E.U.A


agora um salve ao nosso mestre LULA.salve!!!!!!!!

wild.man
Veterano
# nov/10
· votar


Não sei quais posts são de pior leitura, os do Devil Boy ou os do fcl.
Comédia.

Thiago Yoshiki
Veterano
# nov/10
· votar


Quem liga pro que o FHC diz? Um dos maiores falsários da nossa política.
O Lula estava certo, ele tem crise de carência, aí fala estas baboseiras.


Ad Hominem?

Lucas Borlini
Veterano
# nov/10
· votar


agora um salve ao nosso mestre LULA.salve!!!!!!!!

Outro salafrario que fez tanta merda quanto o FHC senão mais.

Konrad
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
"Isso é mania, né? Refundar tudo, que nem Lula começou o Brasil de novo. Isso é conversa. Precisa melhorar, aperfeiçoar. Mas [refundar] é um tanto pretensioso."
FHC afirmou que projetos para regular a mídia não podem ser aprovados "na marra". "Eu ouvi, quando vinha para cá, as declarações do Franklin Martins. [Achei] um pouco impositivas. 'Vai na marra!'. Não, não vai na marra, não."

Para o tucano, o PT "gosta muito de falar" em controle social. "Dá impressão que é uma coisa boa porque é social. Controle é sempre perigoso."


O FHC mudou de postura depois que ficou viúvo. Deveria ter começada a falar essas verdades inconvenientes antes.

Aliás, basta comparar o tom das críticas dele ao tom das críticas dos PTistas em geral para ver como a política não precisa ser um jogo de baixarias.

O sujeito criticou respeitosamente sem nenhum ufanismo, sempre concedendo o direito da dúvida ao suposto adversário.

Interessante que essa política tenha sido esquecida no Brasil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FHC ataca 'monopólio estatal' e julga 'pretensioso' projeto de refundar Comunica