O Terrível Estado Estatal Estatizante, a terrível cultura brasileira e o ensino.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10


Um artigo interessante que eu andei lendo na Internet, e que acho que merece alguns momentos de reflexão.

"Ao longo dos anos, as escolas particulares vêm se tornando referência de bom ensino. Os motivos para a melhor qualidade seriam as caras mensalidades, que permitem mais investimentos. Diferente do que acontece com a rede pública, que depende dos poucos recursos disponibilizados pelo governo. Mas uma pesquisa publicada pela revista Multi Cidades mostra que o custo médio por aluno na educação básica (Ensino Infantil e Fundamental) não é tão diferente entre as redes pública e a privada. Segundo a publicação, em 2008 o gasto médio por aluno foi de *R$3.229,54 para o município de Natal. Enquanto que, no mesmo ano, o gasto com mensalidade em uma das melhores escolas particulares da cidade foi de R$3.757,20.

Ainda segundo a publicação, Natal teve um gasto anual de R$191,9 milhões. Recife e Aracaju que gastaram por mês, R$3.770,40 e R$3.228,89, respectivamente por aluno. Mas se a diferença de investimento por aluno entre a rede pública e particular é de apenas R$527,66, por que a qualidade da educação oferecida pelos dois modelos é tão diferente?"

"Já no ensino superior, o valor investido por aluno foi de R$ 14.763, em 2008. É como se cada universitário custasse cinco vezes mais do que um estudante da educação básica. "E todo esse investimento é desfrutado, na maioria da vezes, pelos alunos oriundos das escolas particulares que são melhor preparados para enfrentar um vestibular do que os alunos das escolas públicas. É por isso que a maioria dos alunos da UFRN são das particulares", diz Fátima."
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/o-custo-do-aluno-da-escola-pu blica/146551
"
A mensalidade da FGV (Fundação Getulio Vargas), uma das instituições mais bem avaliadas do país, é de cerca de R$ 2.400. Mackenzie e PUC cobram uma mensalidade média de R$ 1.100."
http://www.puc-campinas.edu.br/servicos/detalhe.asp?id=54193

Pois é, agora vamos pensar, as escolas medíocres estatais tem um custo médio em Natal(eu não consegui encontrar os dados para o Brasil) de R$ 270.00, o preço de uma boa escola na região.
O custo médio mensal de um aluno em uma universidade do nosso querido deus, o Estado, é de 1230 reais. Todos sabemos que nem todas as universidades públicas são boas, e existe ainda uma brutal desigualdade regional entre elas, PUC e Makenzie estão muito melhor cotadas que a maioria delas, cobrando uma mensalidade menor.

Aí fica a pergunta, porque o Estado corrupto e picareta tem que gerenciar o ensino, quando seria mais barato e mais eficiente que ele subsidiasse o ensino por meio de bolsas em escolas privadas?

Excelion
Veterano
# ago/10
· votar


Aí fica a pergunta, porque o Estado corrupto e picareta tem que gerenciar o ensino, quando seria mais barato e mais eficiente que ele subsidiasse o ensino por meio de bolsas em escolas privadas?

Porque começa a chover eleitor falando que "tá privatizando, tirando o dinheiro do povo" etc e tal.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Aí fica a pergunta, porque o Estado corrupto e picareta tem que gerenciar o ensino, quando seria mais barato e mais eficiente que ele subsidiasse o ensino por meio de bolsas em escolas privadas?


Então a solução é privatizar o ensino todo mas continuar com o governo picareta?



:|

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Minow
Com a diferença de que assim você tira do Estado picareta uma série de oportunidades de exercer a picaretagem, você tira das mãos dele o poder de fazer licitações fraudulentas pra compra de materiais, por exemplo.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Segundo a publicação, em 2008 o gasto médio por aluno foi de *R$3.229,54 para o município de Natal
Já no ensino superior, o valor investido por aluno foi de R$ 14.763

Esse valor ai tá levando em conta os desvios de verba?

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Pois é, esse é o valor que chega, o valor real deve ser muitíssimo mais alto.

Minow
Veterano
# ago/10 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
Pelo que eu entendi, sim.
Esse foi o valor final que foi gasto per capita, independente do resultado. Não é isso? O valor é razoável, o resultado final que não é.


Black Fire
Que triste que tenhamos chegado a esse ponto, não?

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Minow
Muito triste.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
Minow
Pois é, esse é o valor que chega, o valor real deve ser muitíssimo mais alto.

Po, se essa é a grana que de fato chega e os valores são tão próximo, por que tanta discrepância?
E se era pra chegar mais, então era pro ensino público ser até melhor que o particular!

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Minow
Que triste que tenhamos chegado a esse ponto, não?
Black Fire
Muito triste.

Esperem só até eu abrir o meu negócio.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
Acho que não é isso.
O valor que chega não é esse. Esse foi o valor investido, ele foi gasto. O valor que é realmente aplicado deve ser uma micro-fração disso, depois de ser devidamente mal administrado/desviado.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Mas mesmo que todo esse dinheiro fosse bem investido, não acho que num estado não-fascista/comunista, exista alguma justificativa pra que o Estado se encarregue de um serviço que o setor privado pode oferecer mais barato e com mais eficiência.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
Não é por aí.
Na verdade o dinheiro existe, mais do que o suficiente, como você mesmo disse. O problema está na má-administração. Se ele fosse bem administrado não teria porque privatizar nada, é assim que a coisa funciona em países sérios e civilizados.
A gente é que tem uma visão distorcida porque mora na selva.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
exista alguma justificativa pra que o Estado se encarregue de um serviço que o setor privado pode oferecer mais barato e com mais eficiência.

Por que o setor privado poderia oferecer um serviço mais barato do que o estado, se o setor privado visa lucro e o estado não? (Ou não deveria, pelo menos).

Scrutinizer
Veterano
# ago/10
· votar


Minow
O problema é que se é público, é mal administrado, invariavelmente. =/

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil
O setor privado não necessariamente visa lucro, instituições como a PUC são filantrópicas, todo o lucro deve ser reinvestido na própria instituição.

Minow
Teria. Primeiro porque privatizando e subsidiando se oferece liberdade de escolha, com a competição das instituições se consegue melhorias no ensino. E, por fim, diminui-se a influência ideológica de políticos na educação, o que, por si só já vale a pena.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Scrutinizer
No Brasil.

O correto seria ter o dinheiro bem administrado sem a margem de lucro de uma empresa privada. Assim o dinheiro é reciclado, ele vai pra onde deve ir e fica lá.

O problema é que capital sendo público ou privado, sempre vai sair pelo ladrão (com o perdão do trocadilho).

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
Teria. Primeiro porque privatizando e subsidiando se oferece liberdade de escolha, com a competição das instituições se consegue melhorias no ensino. E, por fim, diminui-se a influência ideológica de políticos na educação, o que, por si só já vale a pena.

O problema é que você já pensa remediando a malandragem do nosso país, isso é muito triste, apesar de ser racional.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


margem de lucro de uma empresa privada

Aí outro problema, achar que toda empresa privada visa lucro.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
O setor privado não necessariamente visa lucro, instituições como a PUC são filantrópicas, todo o lucro deve ser reinvestido na própria instituição.

Eu não sabia disso.

E, por fim, diminui-se a influência ideológica de políticos na educação, o que, por si só já vale a pena.


Ok, mas ai você tira a influência ideológica dos políticos e substitui pela influência da instituição, no exemplo da PUC, o catolicismo?

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar



Ok, mas ai você tira a influência ideológica dos políticos e substitui pela influência da instituição, no exemplo da PUC, o catolicismo?


A diferença é que no setor privado você pode escolher se quer ou não essa influência. Mas eu não acho que o ensino da PUC tenha influência católica, além do diploma lá em latim.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Aqui no RS por exemplo, a maioria das instituições privadas importantes são filantrópicas.

Minow
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
O setor privado não necessariamente visa lucro, instituições como a PUC são filantrópicas, todo o lucro deve ser reinvestido na própria instituição.

É verdade.
Não sei mais porque tou discutindo, já que o que eu tou propondo é algo utópico, apesar de correto.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire

Você me convenceu.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


Minow
Não sei se é mais utópico: privatizarem o ensino, ou o setor público funcionar direito.

The Root Of All Evil
ae =)

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


Vai se divertir...

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


Black Fire

Concordo com boa parte das colocações, mas tem alguns pontos que estão sendo esquecidos:

1. A maioria esmagadora das universidades e faculdades particulares pelo Brasil é sofrível. Muitas são meros "escolões" de terceiro grau. Não produzem quase nenhuma pesquisa e retorno direto em atendimento à população(através de projetos de extensão ou incubação e consultoria). Vc pegou dois exemplos que fogem à regra. E mesmo assim, a PUC tem caído ao longo dos anos(já foi muito melhor do que hoje).

2. Muitas entidades "filantrópicas" não o são na verdade. Tenho exemplos ativos na minha cidade, de instituições(em vários segmentos) que atendem mais aos interesses dos diretores, e os enriquecem(principalmente por operarem sem pagamento de impostos). Não tenho dúvidas que estruturas semelhantes ocorram ao longo do país.

3. Minha irmã trabalhou alguns anos como professora em universidade federal, e também em outra particular(uma das maiores "redes" do país, não citarei o nome). Bem, a diferença que ela vivenciou é imensa. A particular não produz nenhuma pesquisa, há vários alunos semi analfabetos se formando(eu chorava e ria ao mesmo tempo ao ler as provas que ela corrigia...me assustou ter tantos imbecis e ignorantes completos se formando).

4. A corrupção também ocorre nas particulares, na que a minha irmã trabalhou, cobravam mensalidades indevidas de alunos que recebiam verba do governo para ter um desconto(um subsídio). Em suma a universidade ficava com o dindin do governo e davam um desconto menor do que o correto ao aluno. Veja nos jornais que há várias delas fazendo o mesmo(inclusive a que é considerada como a maior rede particular do país).

5. É um expediente comum em faculdades particulares contratar doutores e PHds no período próximo de análise do MEC. Quando a análise termina(e já tiveram a publicidade necessária), eles são demitidos e contratados mestres ou professores com apenas alguma especialização(ou nem isso). Afinal, é caro manter doutores e PHds(principalmente se for de dedicação exclusiva).

6. A direção de boa parte dessas particulares não se preocupa nada com ensino. Eles "por acaso" estão no ramo acadêmico, mas poderiam estar vendendo pneu ou carro usado...é só um negócio feito para ter lucro(ás custas da qualidade de ensino e pesquisa).

Nem preciso dizer que essa mesma instituição que minha irmã trabalhou sistematicamente desconsidera as leis trabalhistas, não pagam os valores e direitos devidos. Todos que são demitidos por ela tem que entrar na justiça para receber. Mas nunca serão punidos ou fechados, pois tem os contatos necessários nos órgãos que deveriam fiscalizar a qualidade do ensino e do funcionamento.


Mas é claro que, também há públicas muito ruins, mas como as próprias pesquisas apontam, a porcentagem de universidades públicas acima de regulares é imensamente maior que no ramo particular(em que poucas se salvam). E quando se leva em conta pesquisa e extensão, as particulares levam uma surra Homérica!

Tenho sérias restrições à tão propalada "eficiência" do setor privado no Brasil, coisa fácil de se notar nos ramos de quase monopólio(telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, internet, aviação aérea, etc...). Sempre me recordo que os operadores e diretores tanto do público quanto do privado saem do mesmo caldo cultural, que como sabemos valoriza muito mais a esperteza, a vantagem indevida, etc...

Tanto é verdade, que há preconceito grande(mas velado) com pessoas formadas em faculdades particulares(com as exceções das realmente boas que se salvam). As empresas preferem um formando em universidade pública se ambos os candidatos tiverem currículo parecido(é uma espécie de quesito de desempate).

Minha irmã está fazendo atualmente mestrado na Unicamp, e internamente os orientadores da área dela confirmam que NÃO aceitam mestrandos oriundos das particulares(não negam a inscrição, mas a pessoa NUNCA é aceita, veladamente são sempre eliminados). O motivo é a baixa qualificação da maioria dos alunos oriundos dessas instituições.

Animal Mother
Veterano
# ago/10
· votar


Sou a favor de vouchers pro ensino básico e de "te vira" pro ensino superior.

As razões já estão mais que claras.

Animal Mother
Veterano
# ago/10
· votar


The Root Of All Evil

Por que o setor privado poderia oferecer um serviço mais barato do que o estado, se o setor privado visa lucro e o estado não? (Ou não deveria, pelo menos).


Por que o estado é ineficiente. Trabalha com o dinheiro dos outros sem risco direto de perder o ganha pão.

Animal Mother
Veterano
# ago/10
· votar


makumbator

Essa diferença de qualidade é uma distorção criada pelo próprio estado.

Não há mercado pra particulares de excelência no Brasil quando existem boas instituições gratuitas. É concorrência desleal.

As particulares apenas absorvem o nicho dos alunos menos preparados.

Mais aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/215316/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Terrível Estado Estatal Estatizante, a terrível cultura brasileira e o ensino.