A inveja e o ciúme

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# nov/10


Antes de tudo, agradeço ao mano Machine Gun Man pela idéia do tópico.

Ao criticarmos, diminuirmos, ofendemos alguém, sentimos necessidade de falar mal dele, estamos sentindo inveja/ciúme de sua performance.

O arrogante é a pessoa que, em se comparando com alguém, a este se sente inferior. Já o invejoso/ciumento não tem como ver a luz , a alegria, a simpatia do outro, não encontrando, assim, respostas para a diversidade do mundo e das criaturas. A inveja/ciúme termina por conduzir a pessoa a não se gostar, a uma auto-aversão. A pessoa auto se rejeita por não se ver maior e melhor do que o outro. É uma frustração consigo mesma, é sentir-se triste com o que se é.

Na essência de todo sentimento de inveja/ciúme existe o sentimento de admiração. No entanto, esta admiração somente surge caso estejamos já em postura de agradecimento pelo que alcançamos em termos de posição social, cultural, intelectual e moral.

O invejoso/ciumento, ao ver alguém a quem deveria admirar, é impulsionado a malhar essa pessoa. Pode-se comparar com a situação dos planetas e das estrelas. Estas têm luz própria, enquanto aqueles dependem delas para refletir a luz que recebem.

Por isso é que o amigo é aquele que se sente feliz com a felicidade do amigo, não o invejoso que tenta roubar a alegria do outro. Não se resolve a inveja/ciúme torcendo pela derrota, pela infelicidade do outro. No fundo ele sofre duplamente: pelo que o outro tem e pelo que não lhe é dado possuir.

Vocês concordam com o texto?

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

Crazy Batera
Veterano
# nov/10
· votar


Inveja é uma merda!

Ch4p0L1N
Veterano
# nov/10
· votar


sentindo inveja/ciúme
A inveja/ciúme

pra mim inveja e ciúme são sentimentos muito diferentes

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# nov/10
· votar


Por isso é que o amigo é aquele que se sente feliz com a felicidade do amigo

mas se o objetivo principal é (e é mesmo) a própria felicidade e para isso a felicidade alheia é um meio, entramos na definição de egoísmo

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Ch4p0L1N

Concordo.

faith_girl
Veterano
# nov/10
· votar


Nós somos humanos então somos todos sucetíveis a esses sentimentos,o problema é não aceitar,ir contra isso ao invés de se contestar "por que tenho inveja/ciumes de fulano? O que me faz sentir isso?Será que estou infeliz com a minha vida?" é assim que evoluímos e nos tornamos pessoas melhores.

_JCM_
Veterano
# nov/10
· votar


" mas é ciúme, ciúme de você, ciúme de você, ciúme de você..."

Skider
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Concordo;
E tenho certeza que o a ideía do tópico foi causada pela saída do tal Root;
Eu pessoalmente, teísta, não vejo problemas nenhum em voces ateus, não tenho inveja nem ciúmes, pelo contrário, acho bacana e até aprendo e muito nessas discursões;

O problema é o seguinte, alguns users (ateus/teísta) passam do nivel de chatos, pra se tornarem arrogantes, prepotentes, sem bom senso e sem respeito e mais, sem argumentos nenhum; ai gera o problema que não está no no leitor, e sim no "argumentador" que posta coisas como "deus de cu é rola", "crente FD*", "ateus FD*", etcs; Esses sim tem de ser punidos de acordo com as regras do forum, e os que denunciam estão certo, porque ninguém é obrigado a ler essas asneiras, sejam ateus ou teístas;

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Skider

Apesar de discutir contigo, também não vejo problema na grande maioria, mesmo com você.

Mas quando uma pessoa se dá o trabalho de criar um tópico pra comemorar, falar mal e se isentar de críticas falando que é agnóstico, extrapola até a minha paciência que é bem grande.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Quanto a concordar com o texto, não sei agora, talvez daqui um tempo.
Pra mim é uma informação que vem de supetão e acho complicado dizer algo agora.

Não sei dizer nada quanto a mim nesse sentido. Entendo a inveja, a arrogância como uma coisa errada e estúpida nos meus valores morais, mas isso não impede que eu cometa esse erro, a carne é fraca e também é para aqueles que julgam uma pessoa por fora.

Esse trecho aqui é interessante:

Já o invejoso/ciumento não tem como ver a luz , a alegria, a simpatia do outro, não encontrando, assim, respostas para a diversidade do mundo e das criaturas.

Pode ser uma explicação para muita coisa.

Felipe26
Veterano
# nov/10
· votar


Ao criticarmos, diminuirmos, ofendemos alguém, sentimos necessidade de falar mal dele, estamos sentindo inveja/ciúme de sua performance.

discordo acho que pra postar um topico pra falar mal de alguem, ou das atitudes que o mesmo tomou vc ja esta tbm criticando.

e inveja e ciume são coisas distintas. "/

Felipe26
Veterano
# nov/10 · Editado por: Felipe26
· votar


e respondendo a pergunta (belo artigo)?

MAS DISCORDO PELO MOTIVO O QUAL ELE FOI CRIADO.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Ao criticarmos, diminuirmos, ofendemos alguém, sentimos necessidade de falar mal dele, estamos sentindo inveja/ciúme de sua performance

Mas de boa, entendo que tua idéia é outra, mas esse início do texto fez com que me viesse na cabeça aquela frase vida loka de orkut e para-choque de Corcel:
"A forssa da tua inveja é a velossidade do meu çucesço"

Quanto a essa frase, pelas variáveis que podem acontecer, não concordo.

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Felipe26

Aí é uma concepção intrínseca e exclusiva do autor do texto e não foi isso que propus na discussão, apenas o texto, assim como está sendo feito.

Mas você tem todo o direito de discordar.

brunohardrocker

Eu também não concordo com essa frase.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


eu só critico coisas boas, as ruins devem cair no esquecimento. O mesmo vale para as pessoas: eu vivo detonando até a morte os meus amigos.

Lucy.ana
Veterano
# nov/10
· votar


Faria eu um estudo sistêmico sobre o que é inveja e destacaria seus ramos sendo eles: a cobiça e a invídia; logo iria até o outro ponto e definiria ciúme, destacando, assim também, seus pontos: despeito amoroso e dor-de-cotovelo....

Rsr

Brincadeira!

Legal o texto!

=j

Skider
Veterano
# nov/10 · Editado por: Skider
· votar


Cavaleiro
Eu acho é graça;
Mas, acho que a realidade do fórum é diferente, o problema não está na inveja/ciume (também concordo que são coisas diferentes), o problema maior está na arrogância e prepotência;
Aquele sentimentozinho de achar que tem um "deus" na barriga;

Eu stou certo, você é burro, não sabe argumentar, mimimi

hehehe

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


J. S. Coltrane

eu só critico coisas boas

Então você admite que o capitalismo é uma coisa boa?

BWAHAHAH

Você é uma das pessoas que mais tem divergência de crenças comiga e ao mesmo tempo uma das que eu mais gosto de ler.

Lucy.ana

Faria eu um estudo sistêmico sobre o que é inveja e destacaria seus ramos sendo eles: a cobiça e a invídia; logo iria até o outro ponto e definiria ciúme, destacando, assim também, seus pontos: despeito amoroso e dor-de-cotovelo....

Digno!

Felipe26
Veterano
# nov/10 · Editado por: Felipe26
· votar


Cavaleiro
Aew cavaleiro capitalismo e uma coisa boa sim na minha opniao (não o q vivemos "capitalismo selvagem"). "/

Cavaleiro
Veterano
# nov/10
· votar


Felipe26

Lógico que é.

Se não fosse por ele ninguém estaria postando aqui por exemplo.

J. S. Coltrane
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
sim, o capitalismo é bom no sentido em que varreu a terra das tradições velhas. Mas ele é incapaz de terminar esse processo, e o fetiche da mercadoria acaba por fabricar novos deuses

_Dio
Veterano
# nov/10
· votar


Criticar alguém não implica necessariamente no sentimento de inveja. Mas o tópico vem bem a calhar.




Tem um cheirinho de coisa direcionada.

Sammy Page
Gata OT 2011
# nov/10
· votar


É horrível essa sensação... eu nunca tive... como vou explicar... nunca desejei passar por cima de alguém, ou desejar o mal a alguém, mas muitas vezes, e muitas mesmo, me senti muito inferior à pessoas... e é horrível... hoje em dia não dou mais bola... não me preocupo mais... e acho que se alguém gostar de mim tem que gostar do jeito que eu sou.

brunohardrocker
Veterano
# nov/10
· votar


Mas eu me mordo de ciúuuuumes...
Mas eu me mordo de ciúuuuumes...

izzystradlin
Veterano
# nov/10
· votar


Cavaleiro
Ao criticarmos, diminuirmos, ofendemos alguém, sentimos necessidade de falar mal dele, estamos sentindo inveja/ciúme de sua performance.

eu critico quem não concordo
diminuo quem se acha mais que é
ofendo quem me ofende (raramente)

não tem nada a ver com ciúme ou inveja, isso é coisa de papo do chá das 5 de mulher...

Juh_Cruz
Veterano
# nov/10
· votar


Eu admito q já senti inveja e as vezes sinto (não de desejar mal aos outros, mas de se sentir inferior assim como a Sammy falou) e esse sentimento é horrível, pq faz mal primeiramente a nós mesmos, então qdo começo sentir isso trato logo de cortar o mal pela raíz.
E tbm já sofri muita perseguição por causa d inveja dos outros.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/10
· votar


O problema é o seguinte, alguns users (ateus/teísta) passam do nivel de chatos, pra se tornarem arrogantes, prepotentes, sem bom senso e sem respeito e mais, sem argumentos nenhum; ai gera o problema que não está no no leitor, e sim no "argumentador" que posta coisas como "deus de cu é rola", "crente FD*", "ateus FD*", etcs; Esses sim tem de ser punidos de acordo com as regras do forum, e os que denunciam estão certo, porque ninguém é obrigado a ler essas asneiras, sejam ateus ou teístas;

Na verdade, os supostos ateus daqui pensam q são os donos da verdade e que são os únicos q conseguem ver a luz e por isso se sentem superiores e arrogantes. O cara q foi banido tava nesse nível. Era até insuportável ver ele defecar pelo teclado.
Agora, esses caras q fazem brincadeiras do tipo "deus de cu é rola", "crente FD*", "ateus FD*", deviam ser banidos sem delongas pois, não querem conversar, querem apenas agredir os outros. Mas, vendo por esse ponto de vista, se os que fazem isso fossem banidos, em um tópico q teve esses dias, pelo menos uns 4 deveriam ter sido banidos.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/10
· votar


Além do mais, sempre q eu vejo esses desrespeitos, eu faço questão de denunciar. Denuncio e ainda falo q fui eu, afinal, é um direito de cada um aqui, denunciar algo q soe desrespeitoso. Se não fosse um direito, não estaria o link pra denúncias acima de cada post.

GOREFESTA
Veterano
# nov/10
· votar


Juh_Cruz

E tbm já sofri muita perseguição por causa d inveja dos outros.

Ola!

GuitarHome
Veterano
# nov/10
· votar


A pessoa auto se rejeita por não se ver maior e melhor do que o outro

Não podemos generalizar. O ciumes pode ser muitas vezes pelo sentimento que você tem por tal pessoa, se você ama uma pessoa e ve ela com outra (seja ela uma namorada, amiga, parente) você pode sentir ciumes não necessariamente se sentindo pior ou melhor do que a outra pessoa que está com ela.

E a critica não necessariamente significa que sentimos inveja, ou necessidade de criticar a pessoa. Isso depende muito de como é essa critica, as vezes pode ser uma critica construtiva apenas para alertarmos uma pessoa de um erro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A inveja e o ciúme