Ajuda sobre computador - BIOS

Autor Mensagem
Jg Destroyer
Veterano
# nov/10


É isso, fui mexer lá no PC com windows e, pra minha surpresa, os hds estavam aparecendo com um nome esquisito (tipo, Samsung HD160 A.234.23123) (Não necessariamente esse código ae.)

O legal é que ele passa da BIOS de boa, mas quando deveria aparecer o logo do windows, fica tudo preto.
Lembrei que tinha um livecd do ubuntu aqui, consigo acessar os hds por ele tranquilo.

E agora, o que que é?
Provavelmente não é virus, nem eu mexia mais nesse pc, e quando mexi foi tranquilo.

Placa mãe gigabyte
hd samsung e maxtor
2gb de ram
dualcore
ati hd 5450

E agora, José?

mao
Veterano
# nov/10
· votar


E agora, José?

vamos esperar que o José veja o tópico e te ajude

Dogs2
Veterano
# nov/10
· votar


Zezinhoooo, cadê você?

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


Dogs2
mao

Isso é pra ganhar meia dúzia de positivos e elevar, pelo menos virtualmente, a auto-estima?

mao
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer

e se fosse, o que vc faria a respeito?

_Dio
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer
Pode ser vírus na bios, pode ser problema nos slots IDE, pode ser um dos cabos flat com problema...

Eu recomendaria baixar a atualização da BIOS antes...

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


_Dio
>virus na bios
Eita, nem sabia que existia isso!

Sobre os slots, então. Eu já tentei ligar o cabo sata em todas as 4 portas. Já deixei só o hd do sistema ligado, e nem rolou. O outro hd não tem SO, então nem dá pra ver se ele liga e tal.

Como faz pra atualizar a bios? Eu li que dá pra dar um "reset" nela, mas ainda não o fiz. Isso ajudaria?

_Dio
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer
cara, faz bastante tempo que eu não mexo com isso, mas talvez vc ache alguma coisa no site da fabricante...

caso contrário, esses sites tipo driverguide sempre têm.

como vc tá conseguindo acessar o hd, desconsidere problema físico.

Já pensou em instalação corrompida do windows?

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


_Dio
Até pensei, mas você veja, eu vi... uhuehe
Então, tava funcionando tranquilo. Já tem bastante tempo que tenho o windows instalado nele. De umas 2 semanas pra cá fiquei só mexendo no mac e nem tinha mexido nele, daí hoje veio a surpresa. Sei lá, se corrompeu, corrompeu do nada.

Vou tentar dar esse reset na bios e vê o que dá

o/

TG Aoshi
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer
(tipo, Samsung HD160 A.234.23123) (Não necessariamente esse código ae.)

Sem querer ser chato, mas esse tipo de descrição não ajuda nada. É padrão que esse "código" mencionado identifique o modelo do HD. Se vocês querem descrever um problema no PC, façam da melhor maneira possível.

Pode ser um monte de coisas, mas como disse o _Dio, acho que o problema está na instalação do windows.

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


BIOS
Burro Ignorante Operando o Sistema

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


TG Aoshi
Bem nessa, mas é que passa muito rapido, nem foto consegui tirar. O interessante é que esse código não aparecia antes.
Reinstalarei o windows amanhã, veremos o que dá =)

rodsom
Veterano
# nov/10
· votar


BIOS
Bassist Ingraçadao Opinando de Surpresa

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


Ingraçadao
Ingraçadao
Ingraçadao
Ingraçadao

LeandroP
Moderador
# nov/10
· votar


Bassist_rsl

essa peada é vélea

TG Aoshi
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer
Desculpa aí a minha chatice =p

Posta aí os resultados depois!

Bassist_rsl
Veterano
# nov/10
· votar


LeandroP
E...??

Arcanjo Lúcifer
Veterano
# nov/10
· votar


vai ver algum arquivo do windows sumiu, é típico :D

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


TG Aoshi
Pó deixar o/

Arcanjo Lúcifer
haha pois é, e olha que eu tinha até tirado o chapéu pra esse Seven. Triste...

Sam Keat
Veterano
# nov/10
· votar


formata essa merda lgo

Sir.Paulo
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer

Dê boot no computador pelo drive de CD-ROM com o CD de instalação do Windows XP.
Quando a tela Bem-vindo ao Programa de Instalação aparecer, pressione a tecla R para selecionar a opção de reparo.
Digite a senha de administrador (caso a partição seja NTFS) e pressione Enter.
No prompt de comando digite chkdsk /r e pressione Enter. Este comando localizará setores danificados e tentará recuperar dados.
Em seguida digite novamente o comando chkdsk agora com opção /p (chkdsk /p). Este comando verificará o estado da mídia do disco.
Por fim, digite o comando fixboot para corrigir problemas na tabela de partição.
Digite exit para reiniciar o computador.

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


Sir.Paulo
É windows 7, o procedimento é o mesmo?

rickirmao
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer

É, pela descrição, dá pra ficar um pouco na dúvida se é problema do uíndious ou não... mas vamo lá:

- Conseguiu resetar o BIOS? Se a sua placa é gigabyte, deve ter, próximo à bateriazinha, um par de pininhos metálicos, e perto deles deve ter escrito algo como "CLR_CMOS". Com os cabos de força desconectados do PC, feche o circuito desses pininhos com algum objeto metálico por uns 15 segundos. Depois, ligue novamente, entre no BIOS, ajuste hora, data e a ordem de boot de cada dispositivo, inclusive de cada hd.

-Se não funcionar, pode ser o uíndious, ou ainda pode ser o cabo sata, que é uma porcaria em termos de durabilidade. Mas acho mais provável ser o uíndious. Se vc tem um live cd, tenta fazer backup das suas coisas num pendrive pelo ubuntu, depois manda bala na formatação. Pelo menos o sistema fica novinho...

Abraço

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


rickirmao
Opa!
Então, eu coloquei um jumper nos dois pinos do clr_cmos. Quando liguei o computador, ele disse que a bios tava limpa, ou algo assim. Aí fui lá, ajustei a data e boot, e ok. Erro continuou.

Vou comprar outro cabo sata e testar, vamos ver o que acontece

Valeu o/

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


Novas:

Coloquei o HD no Mac pro ali. Tanto o mac os quanto o windows (que está instalado via bootcamp) leram e escreveram normalmente no hd.

Amanhã pegarei o cd do Seven e tentarei recuperar, uma vez que não to com saco pra formatar rs

Valeu o/

F.BankZ
Veterano
# nov/10
· votar


Testa o HD em outro PC.
Tente trocar o flat cable.
Tente colocar outro hd pra ver se inicializa normal.

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


F.BankZ
Aqui em casa só tem apple, acho que nem rola de dar boot direto assim.
De qualquer modo, eu tentei lá e ficou piscando um simbolo de "_" na parte de cima da tela.
Não tenho outro hd de windows pra testar =/

Sobre o cabo, já troquei e nao funcionou =(

Valeu chapa o/

Sir.Paulo
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer


Desculpa a pergunta, mas o PC tem suporte para o W7 ??

Qual a configuração dele?

DarkMakerX
Veterano
# nov/10
· votar


Jg Destroyer
Se não quiser correr risco de fazer cagada no seu PC, não mexa na BIOS ainda.

Quando o computador inicia, ele procura um setor específico no HD onde ficam as instruções para iniciar o sistema operacional.
Quando se instala um dual boot com o Linux, por exemplo, ele cria nesse espaço a escolha de SO, mas o caminho do Windows continua sem mexer, apenas tem uma escolha antes.

Provavelmente as instruções para iniciar o Windows estão corrompidas e não levam a lugar nenhum.

Recomendo um backup do HD e reinstalar o Windows.

Acho que se fosse vírus na BIOS, provavelmente seu computador já tinha fritado, que é o que os criadores de vírus mais gostam de fazer.

Jg Destroyer
Veterano
# nov/10
· votar


Sir.Paulo
A Configuração está no primeiro post. Suporte de sobra pro 7.

DarkMakerX
Pois é, não sei mexer em pc's (uso apple e nunca tive dor de cabeça).
Fiz o melhor que deveria, levei numa assistencia.
Aí o cara me faz o favor de instalar um windows por cima, ou seja, agora o pc liga, mas perdi todos os programas instalados (estão lá, mas nao adianta de nada)

A pasta windows.old tá lá, com tudo meu. Alguém sabe se dá pra restaurar isso?

Valeu o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda sobre computador - BIOS