Governo é péssimo empresário e ótimo patrão

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# out/10


"Sou daqueles que cresceram ouvindo (e vendo) que os Correios eram um modelo de excelência, uma exceção na incompetência pública. A crise moral e funcional dessa empresa estatal apenas confirma o que, a julgar pelo debate eleitoral, muitos brasileiros não sabem: o governo é péssimo empresário e excelente patrão. Um grande passo na cidadania será a nação aprender como o poder público, independentemente de partido, desperdiça dinheiro.

O PSDB critica o loteamento cargos do PT, mas quando seus integrantes estiveram no poder federal também participaram ou foram coniventes com essa prática. Basta ver como foi a montagem do governo depois da eleição de Tancredo Neves. Seria tolice imaginar que apenas critérios técnicos orientam a montagem dos governos estaduais dos tucanos.

Mas considero que José Serra pode prestar um bom serviço educativo se continuar defendendo (e o partido covardemente não defendia) como está defendendo as privatizações, num debate provocado pelo PT.

Concordo com Serra que se fossem impedidas as privatizações, provavelmente estaríamos falando no orelhão, Só não falou que talvez nem tivéssemos essa expansão da internet.

Minha visão da privatização não veio de um modelo ideológico. Como repórter, via como as empresas estatais eram ineficientes e cabides de emprego, sujeitas às oscilações políticas. Muita gente se esqueceu, mas os bancos estaduais conseguiam dar prejuízos, cobertos pelos contribuintes - e olhe que tem de fazer esforço para banco perder dinheiro. Veja o caso, entre muitos outros, do Banespa.

Tirando uma ou outra exceção, inovação empresarial não combina com burocracias públicas e, ainda pior, quando há loteamento de cargos entre os políticos. O espírito empreendedor exige capacidade de punir quem erra, premiar quem acerta, além do estímulo constante a gente inventiva. Todo o governo brasileiro (e aliás qualquer governo) não consegue produzir num ano a inovação que uma Google ( sem exagero) produz num mês. Estou sendo aqui generoso.

Vou repetir o que um leitor desta coluna disse: governo é péssimo empresário, mas excelente patrão. Daí que, por trás da tal defesa do patrimônio nacional, há uma dose de empulhação para proteger benefícios, bancados, no final, por quem paga imposto. "

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/813729-governo -e-pessimo-empresario-e-otimo-patrao.shtml

Vocês concordam, discordam?

Dissertem, ou não.

Bassist_rsl
Veterano
# out/10
· votar


Dissertem, ou não.
Opto pela segunda opção.

TWT ICE
Veterano
# out/10
· votar


concordo, por isso quero ser funcionario publico

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Bassist_rsl

Parabéns por exercer seu direito.

Pedro_Borges
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro

Parabens pelo texto. Assino no rodapé junto com você. Mais tarde quando dispuser de tempo vou escrever um pouco também sobre isso.

Bassist_rsl
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
Obrigado.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Pedro_Borges

Na verdade não fui eu que escrevi, mas também assino no rodapé.

qew
Veterano
# out/10
· votar


Eu entendi mal, ou o texto defende a privatização das estatais?

Gui
Veterano
# out/10
· votar


falha de são paulo...

prefiro não ler...

ou ler depois com mais calma..

wild.man
Veterano
# out/10
· votar


Pedro_Borges
Mais tarde quando dispuser de tempo vou escrever um pouco também sobre isso.


Poupe-nos.

brunohardrocker
Veterano
# out/10
· votar


Há certas coisas que devem sim sair das garras do governo.

Não podemos ser chamados de consumidores de algo que não podemos exigir. Empresas próprias e em concorrência, ou atendem as exigências dos clientes ou caem fora do mercado.

Snakepit
Veterano
# out/10 · Editado por: Snakepit
· votar


Governo/políticos SEMPRE irão roubar. A única maneira de diminuir isso é fazendo passar menos dinheiro na mão deles.

Todas estatais são, no mínimo, cabides de emprego, que são negociados por apoio político ou apadrinhagem. Lógico que dentro de muitas estatais ainda existe o roubo e desvio de dinheiro publico.

Por isso e por muitos outros motivos sou a favor das privatizações, desde que sejam feitas da forma certa.

Quem sabe se a Petrobras tivesse sido privatizada não teríamos a gasolina mais cara do mundo e quem sabe o país estivesse investindo em energia limpa não dependente do petróleo, muito menos fazendo perfurações a 5km de profundidade, de onde vai sair o petróleo mais caro do mundo, além de poder acorrer algo muito pior do que o desastre no Golfo México, onde o poço tinha menos de 1km de profundidade levou mais de 2 meses pra ser fechado... a maior tragedia ambiental da história dos EUA.

Mas como o Lula disse, se Deus quiser isso não vai acontecer no Brasil!

PS: Podem negativar mas é o que eu penso \o/

Pedro_Borges
Veterano
# out/10
· votar


wild.man
Poupe-nos.

Se pensa diferente em relação a quem abriu o tópico, coloque seu ponto de vista. Sua idéias serão apreciadas e respeitadas, ainda que possam não ser acatadas. Se te incomodas navegue em outros tópicos de sua afinidade. Você não é obrigado não, tá?

Gui
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
lembro-me do caso da TELESP...quase ninguém tinha telefone....
mas o serviço era EXCELENTE.
a Merdafonica assumiu e fudeu com tudo..não é dificil teu telefone ir parar na casa de outra pessoa (se não me engano, o Fernando Tecladista aqui do forum passou por isso)...as ligações terem ruidos...o Speedy só é garantido em 10% da velocidade.

tu pode aumentar a quantidade de serviços prestados, mas a qualidade do serviço SEMPRE cai quando rola terceirização.

wild.man
Veterano
# out/10
· votar


Pedro_Borges



The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Concordo com Serra que se fossem impedidas as privatizações, provavelmente estaríamos falando no orelhão

Atribuir toda a popularização da telefonia às privatizações, sem levar em conta a evolução tecnológica neste campo é um ato de extrema cegueira.

Vale lembrar que nós pagamos os maiores preços do planeta, por um dos piores serviços, neste caso.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Gui
tu pode aumentar a quantidade de serviços prestados, mas a qualidade do serviço SEMPRE cai quando rola terceirização.

E baratear o custo, antes ter telefone era sinônimo de riqueza e status até.

Quanto aos 10% isso está em contrato com todas as distribuidoras de internet do país, pela própria estrutura de distribuição de internet, não é sustentável fornecer link dedicado.

Acho que menos de 0,1% da população iria querer voltar pra TELESP, mesmo com o péssimo serviço das telefônicas atuais.

F.BankZ
Veterano
# out/10
· votar


Double talkin' jive get the money motherfucker 'cause I got no more patience

Gui
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
que adianta ter mas ser uma bosta?
é tipo celular chinês.

sem contar que antes era muito mais barato as ligações em geral.

mas não adianta discutir muito..eu não mudo meu ponto de vista e tu também não...

foda..essa época de eleição é foda..só surgem assuntos assim por aqui.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
E baratear o custo, antes ter telefone era sinônimo de riqueza e status até.

Computador também.
Hoje em dia, assim como os telefones, não é mais assim, e as empresas de computadores não eram estatais na época.

Ou seja, o diferencial foi a evolução tecnológica, não o fato de serem estatais ou privadas.

Concorda? Por que não?

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


The Root Of All Evil

Tu pode estar até ecrto. Mas tem de levar em consideração um negócio qua acontecia aqui chamado reserva de mercado. Aqui na Bananolândia esse absurdo vai juntinho do tal estadismo.

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


Aliás, o péssimo serviço das empresas aqui é fruto do bundmolismo brasileiro.

Vai ver se o europeu acieta calado o que se aceita por aqui.

Isso não tem nada a ver com privatizações. Essa história de privatização = coisa do cramunhão é papinho de petista que mamava nas tetas do estado.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Konrad
Mas tem de levar em consideração um negócio qua acontecia aqui chamado reserva de mercado.

Ok, eu levarei em consideração.
Diga-me o que é.

:)

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro

Aliás os Correios estão sendo sucateados de propósito; O PT está louquinho para criar um estatal para transporte de cargas, mais uma mina de dinheiro.

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Gui
que adianta ter mas ser uma bosta?

O serviço é uma bosta, o produto melhorou bastante, mas convenhamos que é muito fácil atender bem meia dúzia de pessoas.

sem contar que antes era muito mais barato as ligações em geral.

Na verdade não, e isso é um aspecto global pela evolução tecnológica como o Root citou.


"Comunicar-se é o primeiro passo no mundo dos negócios. Consideremos, por exemplo, o preço das comunicações. Em 1930, o custo de uma chamada telefônica de três minutos entre Nova York e Londres (a preços constantes) era 245 dólares. Quarenta anos depois, em 1970, o custo era quase um décimo, 32 dólares. Decorridos vinte anos, em 1990, o custo foi novamente dividido por dez, 3 dólares (UNDP, 1999).

Na década de 90, de acordo com o mesmo relatório, quadruplicou o uso de computadores pessoais e duplicou o número de linhas telefônicas fixas. Em 1990, a ITU calculava que havia 2,6 milhões de usuários dos serviços de Internet no mundo. No ano de 1999 seriam 230, em 2000, 311 e, para 2002, a projeção era de 500 milhões, um número próximo a 10% da população mundial."

mas não adianta discutir muito..eu não mudo meu ponto de vista e tu também não...

foda..essa época de eleição é foda..só surgem assuntos assim por aqui.


A primeira parte eu concordo, a segunda não, eu sempre discuti política, economia e religião e sempre vou discutir, independente da época.

The Root Of All Evil
Ou seja, o diferencial foi a evolução tecnológica, não o fato de serem estatais ou privadas.

Concorda? Por que não?


Concordo e discordo. Concordo que a evolução tecnológica tem um papel primordial, mas discordo quanto não fazer diferença o fato de serem estatais ou privadas.

Ora, a evolução tecnológica vem em decorrência da competitividade e da necessidade de manter-se competitivo globalmente.

Um setor como a telefonia no Brasil se continuasse estatizado, sem concorrência não seria um décimo do que é hoje em termos de abrangência, custo e utilização.

Hoje qualquer pessoa tem dois celulares, sem contar que pode fazer ligações por Skype, voip e o catzo a quatro.

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


The Root Of All Evil

Não se podia importar nada, a tecnologia tinha que ser "brasileira". Mais ou menos isso.

Logo, preferência pelo nacional, de aulidade inferior; em detrimento de uma economia aberta à competição. Acho que o brasileiro se acostumou a isso; deve ser por isso que reclama tão pouco e tem serviçoas tão ruins, de empresas que são padrão de qualidade na Europa.

Konrad
Veterano
# out/10
· votar


The Root Of All Evil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_de_mercado

Ai, ó. Leia e ria.

J. S. Coltrane
Veterano
# out/10
· votar


eu tenho ânsia de vômito toda vez que leio esse cara e sua opinião de classe média esclarecida amante das minorias e da educação. Argh!!!

Cavaleiro
Veterano
# out/10
· votar


Konrad
Aliás os Correios estão sendo sucateados de propósito; O PT está louquinho para criar um estatal para transporte de cargas, mais uma mina de dinheiro.


É exatamente o que eu acho.

The Root Of All Evil
Veterano
# out/10
· votar


Cavaleiro
mas discordo quanto não fazer diferença o fato de serem estatais ou privadas.

Ué, nós temos evidências de dois campos onde uma era estatal e a outra privada, onde ambas apresentavam o mesmo grau de acesso da população.

Ora, a evolução tecnológica vem em decorrência da competitividade e da necessidade de manter-se competitivo globalmente.

A competitividade na evolução tecnológica é à parte das empresas que oferecem o serviço.

Quem oferece o serviço telefônico hoje em dia é claro, vivo, oi...
Quem fornece a tecnologia é Nokia, Sony, LG...

São duas competições diferentes, não?
Sendo que a segunda ali não depende da primeira. Estas empresas competiriam independentemente de quem fornece os serviços de telefonia no Brasil (até porque elas são internacionais).

E mesmo que fosse apenas uma empresa oferecendo o serviço de telefonia, ainda assim ocorreria a disputa entre as empresas que fornecem a tecnologia, e esta disputa é que gera a evolução tecnológica.

Um setor como a telefonia no Brasil se continuasse estatizado, sem concorrência não seria um décimo do que é hoje em termos de abrangência, custo e utilização.

O custo e a utilização dependem da tecnologia utilizada.
Se o meu raciocínio acima estiver correto, a concorrência da tecnologia seria a mesma, independentemente da concorrência do serviço.

E que concorrência que nós temos nos serviços privdaos?
Na banda larga, por exemplo, onde eu moro só tem velox, cadê a concorrência?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Governo é péssimo empresário e ótimo patrão