Súplica pelo voto consciente

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
Que não vai ser eleito mais de um senador por proporcionalidade é óbvio e não foi isso que eu falei, a questão é se não precisa de um mínimo de votos no geral para levar outros deputados estaduais.

Realmente fiquei com essa dúvida, se souber responder agradeço.


É meio confuso, mas vou tentar (tb não entendo tudo sobre o assunto):

Há 3 partidos.

Cada partido tem 2 candidatos disputando as 4 vagas:

A - a1 e a2
B - b1 e b2
C - c1 e c2

De 1.000 votos, o partido A recebeu 500, sendo que a1 recebeu 499 e a2 recebeu 1 voto.

Já o B recebeu 350 votos. O b1 recebeu 180 e o b2 recebeu 170.

O C recebeu os 150 restantes. O c1 recebeu 150 e o c2 nenhum.

O Partido A, por ter 500 votos, tem direito a 2 vagas. Ou seja, o a2 se elege com 1 voto!

Já o C, com 150 votos, fica com uma vaga, pq arredonda pra cima o mais votado se chegar a um quociente de blábláblábláblábláblábá.

Já o b2, com 170, fica de fora. Foi o terceiro mais votado, mas não entra.

É mais ou menos assim. Tem uns fatores de cálculo para arredondamento de vagas que confundem tudo, mas é mais ou menos isso.

Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro
· votar


r2s2

Isso eu entendo. Eu to em dúvida se o que o cara falou pra mim existe ou não.

Um exemplo hipotético: Estado X tem 100.000 habitantes e 4 vagas

O partido A elegeu seu candidato com 50.000 votos e levaria mais um por proporcionalidade, mas como no resultado do país na legenda do partido somando-se presidente, senadores, deputados e governador foi abaixo de um coeficiente %Y, ele não pode aplicar a proporcionalidade.

r2s2
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
O partido A elegeu seu candidato com 50.000 votos e levaria mais um por proporcionalidade, mas como no resultado do país na legenda do partido somando-se presidente, senadores, deputados e governador foi abaixo de um coeficiente %Y, ele não pode aplicar a proporcionalidade.


Não soma voto nenhum. Para federal só soma para federal, e para estadual, só estadual.

O voto na legenda entra para o total do partido, mas é o voto na legenda do cargo. Ou seja, vc votar na legenda para federal vc está votando para o partido só no federal. Se vc votar em branco para estadual, não conta nada para ninguém.

Ou seja, se vc quiser votar no PT para estadual, vote:

13_ _ _, ou seja, digite 13 e clique em confirma

Para PSDB em federal, vote:

45_ _, ou seja, digite 45 e confirme.

Para senador, governador e presidente, não dá para votar na legenda. Aliás, para presidente e governador sim, mas pq só pode um por partido e o número tem só 2 dígitos.

r2s2
Veterano
# set/10
· votar


Concluindo, a votação para presidente, senador e governador não influencia em nada os outros cargos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Súplica pelo voto consciente