Novo livro de Stephen Hawking "THe Grand Design" - Hawking dispensa Deus na origem do Univ

Autor Mensagem
J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


d.u.n.h.a.

leia o que eu escrevi antes!

"Objetos não promulgam leis e não articulam relações de causa e efeito, os homens fazem isso"

Scrutinizer
eu nem fui irônico, mas o cara nem leu o que eu escrevi!

Konrad
Veterano
# set/10 · Editado por: Konrad
· votar


J. S. Coltrane
"Objetos não promulgam leis e não articulam relações de causa e efeito, os homens fazem isso"

Mas as relações está lá da mesma forma. Descrevê-las não significa criá-las.

Scrutinizer
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
O que quero dizer é que você deveria estudar mais física.

Pior é que concordo com suas idéias mas tenho uma visão completamente diferente. Fica difícil discutir assim.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


Konrad

pode significar. eu assumo essa posição

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane

Você me lembra Deleuze com a sua teoria de imagem dogmatica do pensamento.

Faz sentido com base no seu pensamento, você classificar ciência como uma religião, mas não compartilho dos seus pensamentos.

Se for tratar de ciência com homens literalmente, temos o behaviorismo, gestalt e a psicanálise, e aí encontramos Lacan, que trabalha a psicanálise com a matemática, material aqui:

http://corpofreudiano.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/12/JORNADA-C AMPOS.pdf

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Psicanálise e Lógica:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache%3AwesgUCPySMwJ%3A www.uff.br%2Fichf%2Fpublicacoes%2Frevista-psi-artigos%2Fv19n2_cap05_co mpatibilidade.pdf+%22rela%C3%A7%C3%A3o+entre+a+psican%C3%A1lise+e+mate m%C3%A1tica+na+inf%C3%A2ncia%22&hl=pt-BR&gl=br

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Cavaleiro

Eu não disse que ciência é religião, só disse que ela deve ficar no seu lugar, ou corre o risco de se tornar uma.

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/10
· votar


"Objetos não promulgam leis e não articulam relações de causa e efeito, os homens fazem isso"
Sim cara, mas como o Konrad disse elas sempre estiveram lá!!
Ninguem olhou para a agua e obrigou-a a ter propiedades como o empuxo ou flutuabilidade. O que eu já disse, eu acho, é que o homem com a ciencia apenas descreve e tenta explicar o mundo, e não inventar relações.
Também entendo o que voce quer dizer, mas não consigo deixar de achar um absurdo.

/voualmoçar

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


BokuWa

Calado seu ignorante! Ele é simplesmente a mente mais brilhante desde Einstein. Ocupa o mesmo lugar que foi de Newton em Cambridge.

Ok... Vou fingir que não li... Eu vou conseguir.

Sério! Cala a boca Magda!

A Magda não perdeu a oportunidade de ficar calada.


Eu sei... E nem vou comentar, para evitar o ban.

Tragam as ferraduras!

Gosto dos seus argumentos. São bem humildes e trazem refutações bastante convincentes.

Gosto também de assistir o Programa do Ratinho, sempre vejo discussões excelentes por lá.

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


Eu sou teísta e até agora, pelo que entendi, ele afirma que não é necessário um Deus para o início do universo. Dá pra entender perfeitamente isso, a não ser que o livro dele diga o contrário.

E não vejo erro algum nisso. Ele não descartou Deus (isso seria anti-científico da parte dele), ele apenas afirmou que o universo e as leis da física, o tempo, etc podem muito bem ter se originado do nada. E qualquer teísta que não tenha uma arrogância tão grande a ponto de falar que tem provas empíricas da existência de Deus e que o que ele falou está errado e pronto, pode entender que não é nenhuma imposição de verdade da parte dele, é apenas o seu trabalho.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker

ele descartou deus quando falou que o universo é RESULTADO das leis físicas. E ainda quis se colocar como deus quando colocou que conhece todas as leis (onisciência).

Essa foi a minha interpretação. Se alguém ler o livro e quiser mostrar o contrário, sou todo ouvidos.

Para finalizar, Edgar Morin:

Kant levantou o problema do começo do mundo. Como pode haver um começo a partir de nada, mas como pode existir um mundo sem um começo? É como o problema do finito e do infinito, são contradições lógicas, são os famosos problemas dos limites de nossas mentes. Os físicos agiram como se pudessem resolver o problema por um acontecimento empírico, imaginário, hipotético: não se preocupem, havia um ponto infinito que, é evidente, não tinha lugar no espaço, já que o espaço não existia, mas bruscamente, tudo explode. [...] As pessoas precisam se alimentar de ciência. Antes elas buscavam esse alimento nas religiões e nos mitos, compreendem? [...]
Não podemos fazer muita coisa contra esse tipo de fetichização da ciência que está se trasnformando na nova religião, no novo ídolo ou no novo satã [...]

ciência com consciência, p. 93

brunohardrocker
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
ele descartou deus quando falou que o universo é RESULTADO das leis físicas. E ainda quis se colocar como deus quando colocou que conhece todas as leis (onisciência).

A parte que achei mesmo que ele tenha descartado (de forma não científica) foram essas mesmo. Se ele afirma que o universo é consequencia inevitável das leis da física, ora, consequencia é o que vem depois, não é? Então as leis da física já existiam antes da origem do universo, por essa afirmação. Aí entra um monte de dúvidas (talvez sejam esclarecidas no livro dele, não sei), porque os defensores do Big Bang afirmam que antes do universo não existia o tempo, se não existia o tempo, não existia movimento, então quais eram as leis da física que existiam antes do Big Bang? As leis seriam já intrínsecas do "nada"?

Mas quando ele se propõe a falar de Deus, ele dá uma freada e usa a palavra "desnecessário".

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


brunohardrocker

exato, o argumento está cheio de buracos que não podem ser cobertos pela ciência.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Sugiro que leiamos o livro para reabrir a discussão.

cao fofo
Veterano
# set/10
· votar


esse negocio de antes e depois do big bam é complicado

já li muito sobre fisica quantica x relatividade geral, buracos negros, teoria das cordas, teoria da luz se e corpuscular ou ondulatoria e bla bla bla, agora vem os aceleradores de particulas e depois cruza com fibonacci só pra deixar o negocio ainda mais doido

quem estuda e vive de tudo isso não vai acreditar nunca em deus, o universo e elegante d+ pra quem e matematico, fisico, cientista etc...

já viajei d+ nessas paradas ai a ponto de desprezar muita coisa por ai sobre religiao, mas hj eu penso o seguinte, a tecnologia ta muito avançada, ao longo dos anos fomos resumindo as tarefas diarias em simples tecnologia, e ficamos bitolados em trabalhar consumir gozar e não pensar na nossa origem, do que os costumes nos deixaram, pq somos e pensamos assim, hj nos falta educação e estudo pra compreender isso, por isso as religioes e crenças conquista a todos, pq nelas há uma boa explicação sobre isso

Bizet
Veterano
# set/10 · Editado por: Bizet
· votar


Quanta tosquice nesse tópico. E a ZXC me decepcionou =(

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/10
· votar


big bam
big bam
big bam
big bam
big bam
big bam
big bam
big bam
big bam


.
.
.
já li muito sobre fisica quantica


Imagino...

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


hj nos falta educação e estudo pra compreender isso, por isso as religioes e crenças conquista a todos, pq nelas há uma boa explicação sobre isso

O,o

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Codinome Jones
senti um ar de interpretação de trollagem ae.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
Foi mais forte do que eu..

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Sugiro que leiamos o livro para reabrir a discussão.

Primeiro comentário sensato da página.

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
=)

voltei às discussões pra limpar a diarreia feita pelo Coltrane..

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/10
· votar


Codinome Jones
Ainda acho que ele ta de brincadeira, não é possivel alguem ser tão... tão... TÃO daquele jeito.

PS: Não encontrei adjetivos para descrever o colega Coltrane.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


d.u.n.h.a.
bem-vindo novato.

Codinome Jones
=/

Cavaleiro
preferi o Edgar Morin

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/10
· votar


bem-vindo novato.
Valeu!!

cao fofo
Veterano
# set/10
· votar


d.u.n.h.a.
bem-vindo novato.
(2)

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/10
· votar


cao fofo
Valeu!! [2]


/que emossaum, nunk fui bemvimdo em nenhum lugar !!1!!111

Codinome Jones
Veterano
# set/10
· votar


d.u.n.h.a.
Welcome to hell

Se gostar de Pink Floyd e for no máximo agnóstico

desejo-lhe uma boa estadia.

Scrutinizer
Veterano
# set/10
· votar


Que dunha? hurr derp

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10 · Editado por: J. S. Coltrane
· votar


Falar que as leis da física estão no mundo é o mesmo que dizer que a bíblia foi escrita por deus. É uma questão de fé. Ou qualquer coisa como o "homem lendo o livro da natureza". Como se ele fosse capaz disso ou como se a natureza pudesse se exprimir segundo nossas palavras. Uma forma de idealismo, enfim.

Por isso que eu sou materialista.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo livro de Stephen Hawking "THe Grand Design" - Hawking dispensa Deus na origem do Univ