Novo livro de Stephen Hawking "THe Grand Design" - Hawking dispensa Deus na origem do Univ

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# set/10 · Editado por: Cavaleiro


Como ainda não foi provado a existência ou não de Deus, poderei continuar com os tópicos.

"Os avanços na Física moderna excluem Deus das teorias sobre a origem do Universo, afirma o astrofísico britânico Stephen Hawking, 68, em um novo livro do qual o jornal "The Times" publica nesta quinta-feira (2) alguns trechos.

Homem precisa abandonar a Terra logo, diz Hawking
Stephen Hawking publica novo livro em 7 de setembro
Acaso na vida é mais importante do que se pensa, afirma físico em livro

O livro "The Grand Design", escrito em parceria com o físico norte-americano Leonard Mlodinow, será lançado na próxima quinta-feira (9).

Segundo Hawking, o Big Bang foi uma consequência inevitável" das leis da Física.

"Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada", afirmou. "A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos."

"Não é necessário invocar a Deus para acender o pavio e colocar o Universo em marcha", acrescenta.

Esta posição representa, segundo o "Times", uma evolução em relação ao que o cientista britânico havia escrito anteriormente sobre o tema.

Em sua obra "Uma Breve História do Tempo" (1998), um dos grandes best-sellers da literatura científica, Hawking sugeria que não existia incompatibilidade entre a noção de Deus como criador e uma compreensão científica do Universo. "

Dissertem, ou não.

Interessante leitura para todos: ateus, agnósticos ou crentes.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/792962-stephen-hawking-dispensa-d eus-na-origem-do-universo.shtml

DarkMakerX
Veterano
# set/10
· votar


"Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada"

E quem criou a gravidade?

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


DarkMakerX

E quem criou Deus?

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Não é necessário invocar a Deus para acender o pavio e colocar o Universo em marcha

Ele é burro pra falar isso ou eu nao entendi o que ele quis dizer?

Headstock invertido
Veterano
# set/10
· votar


Eu acho que o universo foi criado por um golfinho, que sempre existiu, ninguém nem nada o criou porque ele mesmo inventou o conceito de inventar e criar ao criar o universo.

Ninguém cria tópico pra minha teoria...

Miteratus
Veterano
# set/10
· votar


uma coisa não justifica a outra.

cao fofo
Veterano
# set/10
· votar


eu nao curto muito esse Halking, acho que ele anda meio frustrado e anda falando muito pelos cotovelos

queria que estivesse vivo nos dias de hoje o mestre Carl Sagan, que fez estudos mais realistas, especulou muito mas tb derrubou muitos mitos e charlatoes que queriam ganhar dinheiro com ciencia

_Dio
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido
Teoria Flipperiana barata. Eu refutaria a sua tese, mas ainda não terminei de elaborar a teoria dos genes de ornitorrinco

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Cavaleiro
"Não é necessário invocar a Deus para acender o pavio e colocar o Universo em marcha", acrescenta.

Hawking sugeria que não existia incompatibilidade entre a noção de Deus como criador e uma compreensão científica do Universo

Na verdade, essas duas coisas não se contradizem. O fato de que um deus não é necessário não implica em uma incompatibilidade com a sua existência. Só implica que ele pode não existir.

cao fofo

Tem certeza que não está confundindo Stephen Hawking com Richard Dawkins?

Animal Mother
Veterano
# set/10
· votar


O pessoal fala como se ele falasse apenas baseado na opinião palpiteira dele, não em teorias matemáticas complexas.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


Bog

Exato, ele dispensa Deus, como no título, mas isso não quer dizer que obrigatoriamente não existiu.

É que muito da crença em Deus vem da origem do universo ao meu ver. A pessoa pensa: Se não existe um Deus, como existe a vida e como o universo foi criado?

E é disso que ele deve falar em seu novo livro.

Bog
Veterano
# set/10
· votar


Animal Mother

Bom, muita gente acha que fazer ciência é isso, né, dar palpites - normalmente sobre a origem do universo e do homem. Tipo "ah, acho que foi uma explosão, aí tudo passou a existir".

Mas achei estranho o termo "teorias matemáticas". Que eu saiba, são MODELOS matemáticos, que são parte de teorias científicas.

Cavaleiro

É verdade, muita, mas MUITA gente acredita no God of the Gaps. Tipo: "não consigo compreender X, não sou capaz de formular uma explicação para X, logo Deus existe".

Headstock invertido
Veterano
# set/10 · Editado por: Headstock invertido
· votar


_Dio
Pois termine e vamos marcar um dia pra discutir aqui!

Mas só vou até a 900ª página, no máximo.

edit: PODER DOS GOLFINHOS!!!

ghostbastard
Veterano
# set/10
· votar


Acho que no campo da ciência sou agnostico tambem.

BokuWa
Veterano
# set/10
· votar


renansena777
Calado seu ignorante! Ele é simplesmente a mente mais brilhante desde Einstein. Ocupa o mesmo lugar que foi de Newton em Cambridge.

ghostbastard
Veterano
# set/10
· votar


BokuWa


vi um filme sobre ele esses dias. Muito foda.

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


BokuWa
Calma cara, nao quis dizer que ele é burro, mas eu acho meio ridiculo esses caras, principalmente cientistas, eles falam de assuntos que se baseiam em teorias, nao em certezas, e querem menosprezar aqueles que pensam diferente diferente deles, como se fosse um pensamento inferior e primitivo.

Nao conheço o trabalho desse cara entao nao vou falar sobre ele, mas que tem varios caras estudados falando uma porçao de merda por aí tem

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/10
· votar


querem menosprezar aqueles que pensam diferente diferente deles
Beleza, agora me mostre um trecho de um livro que Stephen Hawking menosprezou os crentes em Deus.

renansena777
Veterano
# set/10
· votar


Não é necessário invocar a Deus para acender o pavio e colocar o Universo em marcha

isso soa como um comentario que meio que "ridicularizador"

_Dio
Veterano
# set/10
· votar


Headstock invertido
Só não vale denunciar, hein

BokuWa
Veterano
# set/10
· votar


renansena777
Um teoria não é algo tirado da cartola.

BokuWa
Veterano
# set/10
· votar


ghostbastard
O cara é foda, um dos motivos de eu fazer física são os livros dele.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


renansena777

Não é necessário invocar a Deus para acender o pavio e colocar o Universo em marcha

isso soa como um comentario que meio que "ridicularizador"


Se você vê isso como algo ridilarizador, seu comentário anterior faz bastante sentido.

Cavaleiro
Veterano
# set/10
· votar


BokuWa

O universo numa casca de noz?

BokuWa
Veterano
# set/10 · Editado por: BokuWa
· votar


Cavaleiro
E Uma Breve história do tempo.

Li os dois, e de certo que vou ler esse novo.

Manubio
Veterano
# set/10
· votar


"Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pôde criar-se e se cria a partir do nada", afirmou. "A criação espontânea é a razão por que há algo em lugar do nada, de por que existe o Universo e por que existimos."

Simplesmente não entendo como a lei da gravidade pode explicar porque o universo pode se criar a partir do nada, para mim não faz sentido. Criação Espontânea? bem estranho.

Bog
Veterano
# set/10 · Editado por: Bog
· votar


renansena777
falam de assuntos que se baseiam em teorias, nao em certezas

EEEPA!

Viu, a palavra "teoria" em ciência tem um sentido diferente do coloquial. O que nós normalmente chamamos de "teoria", em ciência é chamado de "hipótese". Uma "teoria" científica precisa ter uma modelagem matemática/lógica formal, capaz de prever fenômenos, e normalmente só é aceita depois de muita validação experimental. Digo, as pessoas não saem por aí fazendo afirmações categóricas com base em hipóteses que não foram minimamente validadas.

Por isso, o uso da palavra "teoria" na tua frase é bem diferente do sentido usado em ciência. Uma "teoria" científica está longe de ser simplesmente um palpite, uma hipótese, um "ah, acho que é assim".

Manubio
Simplesmente não entendo como a lei da gravidade pode explicar porque o universo pode se criar a partir do nada, para mim não faz sentido.

Aí você precisaria entender o modelo matemático, fazer muitas contas, e constatar que eventos observados na natureza podem descritos e previstos por este modelo (e isso independente do observador - i.e. as medidas não são sujeitas a interpretações subjetivas e opiniões).

Não é exatamente uma coisa que alguém vá explicar em 5 linhas e todo mundo vai entender. Não sou astrônomo, e não conheço sequer os modelos da gravitação universal, mas isso vale para toda e qualquer ciência que se preze, especialmente uma hard science como é a astronomia.

Manubio
Veterano
# set/10
· votar


Bog
Ok, eu talvez entenda o modelo matemático, ou seja, eu gostaria de ver o mesmo para poder chegar a esta conclusão. Não consigo ver em um modelo matemático algo que sugira a auto criação

Animal Mother
Veterano
# set/10
· votar


Bog

Mas achei estranho o termo "teorias matemáticas". Que eu saiba, são MODELOS matemáticos, que são parte de teorias científicas.


Sim, modelos, mas também teorias, no sentido de teoria da gravitção universal, teoria dos conjuntos, teoria da relatividade etc.

Animal Mother
Veterano
# set/10
· votar


Manubio
Dsiponha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo livro de Stephen Hawking "THe Grand Design" - Hawking dispensa Deus na origem do Univ