Sobre engenharia e suas possibilidades

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# ago/10
· votar


Faça engenharia da computação e compre uma camisa "eu sobrevivi" no final do curso.

Brincadeiras a parte, é um curso muito bom e com mercado em crescimento, concorre diretamente com Engenharia de automação ou Engenharia Mecatrônica como é chamado em alguns lugares.

Mas não se iluda com salários, o mais importante é fazer o que gosta, não adianta ganhar bem e ficar frustrado, e fazendo o que gosta sua chance de sucesso é maior.

Guilherme 90
Veterano
# ago/10
· votar


Bidal

Mais em SP é outro nível, cidade grande é bom por causa disso, mas eu particularmente não gosto dai, ai eu fico 'prejudicado'.

Dinamica, trabalho em equipe, boa comunicação é fundamental para um professional, certamente.

Guilherme 90
Veterano
# ago/10
· votar


Cavaleiro

Exatamente. Mas veja bem, não adianta o cara se matar de estudar, e ganha 2 conto por mês, concorda.. ?

Não é justo, o trabalho do Engenheiro é muita responsa e trabalhoso demais, mas é muito foda.

skad
Veterano
# ago/10
· votar


busterchair
cara, que emoção. um eng. químico respondendo!
tipo, queria te perguntar uma coisa, a que mais me causa dúvida. dá pra atuar na área de desenvolvimento de eletrônicos como eng. químico?

erico.ascencao
Veterano
# ago/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


skad: tava pensando em cursar eng. química e fazer pós em bioengenharia pra conciliar ciências exatas e biológicas, duas áreas que gosto muito e tenho facilidade

Bom, vou desmistificar algumas coisas. Minha irmã é Engenheira Química e ela diz que passou a odiar Química durante a faculdade. Pode soar estranho, mas não é: o Engenheiro não estuda as reações e sim estuda como fazer aquela porra reagir em equipamentos de produção em larga escala. Engenheiro Químico true não mexe com tubo de ensaio, mexe com reator de metros cúbicos de volume.

Engenharia tem sido um bom mercado sim, ainda mais com todo este aquecimento da economia. Porém eu tenho uma teoria: não está faltando engenheiro, está faltando salário justo para engenheiro. Ouve-se muito de gente trabalhando em Engenharia e ganhando menos que o piso (+- R$4200) e muitos formandos em Engenharia vão para bancos e mercado financeiro. No caso de Engenharia Química, ao lado de Mecânica ela é uma das áreas mais versáteis. O mercado sucro-alcooleiro vem crescendo, porém ele não valoriza muito os profissionais - digamos que, em ordem de "glamour" temos petróleo, mineração e açúcar; nesta ordem.

Pra acabar, acho difícil atuar como Eletrônico com uma formação de Químico. Tudo bem que hoje em dia se valoriza a interdisciplinaridade e os conhecimentos generalistas, mas na prática isso ainda não rola. Eu mesmo faço Mecatrônica e não creio que teria saco roxo de ir pra Eletrônica ou para Mecânica, inclusive desisti de provar em entrevistas/dinâmicas que teria condições para me desenvolver nestas áreas com o tempo.

skad
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao
valeu pelos esclarecimentos...
mas, engenheiro químico não seria o profissional que projeta as máquinas das indústrias farmacêuticas/petrolíferas/sucro-alcooleiras?

skad
Veterano
# ago/10 · Editado por: skad
· votar


Cavaleiro
Mas não se iluda com salários, o mais importante é fazer o que gosta, não adianta ganhar bem e ficar frustrado, e fazendo o que gosta sua chance de sucesso é maior.
certamente (:

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


projeta as máquinas das indústrias

Quem faz isso não é engenheiro mecânico?

skad
Veterano
# ago/10
· votar


Black Fire
Quem faz isso não é engenheiro mecânico?
sim, mas o engenheiro químico também estuda termodinâmica, operações unitárias... ou isso não tem nada haver com máquinas?

Guilherme 90
Veterano
# ago/10
· votar


Eng. de Software ganha-se bem.. ?

ZakkWyldeEMG
Veterano
# ago/10
· votar


Guilherme 90

Sim, mas geralmente começa-se como analista de software e depois vai subindo as cabeças. Um eng. de software pleno (formado em eng. elétrica e atuando em desenvolvimento de sistemas embarcados) pode ganhar uns 4k a 5k.

O ideal é subir p/ cargos como gestão de projetos.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


skad: engenheiro químico não seria o profissional que projeta as máquinas das indústrias farmacêuticas/petrolíferas/sucro-alcooleiras?

Na verdade o termo certo é "dimensiona". Ele tem que saber como será o reator para tal processo, quais instrumentos de medição ele deve usar na parte de automação (isso é feito junto com Engenheiros de Controle, Automação e Instrumentação), etc.

Black Fire: Quem faz isso não é engenheiro mecânico?

Também. É um trabalho em equipe, assim como eu comentei acima na parte de Automação.

Guilherme 90
Veterano
# ago/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


ZakkWyldeEMG
Sim, mas geralmente começa-se como analista de software e depois vai subindo as cabeças. Um eng. de software pleno (formado em eng. elétrica e atuando em desenvolvimento de sistemas embarcados) pode ganhar uns 4k a 5k.

Ahh sim. Pow, se o Eng. de Software ganha só isso, é preferivel ele ficar só programando em Java numa empresa de médio/grande porte ganhando seus 8 mil (Se não for mais), é claro que o nego tem que manjar de BD, Programação OO, outras linguagens de desenvolvimento, dependendo da empresa tem que saber UML até avançado, etc.

O ideal é subir p/ cargos como gestão de projetos.

Quem lê isso acha que é fácil 'Ahh, gestão de projetos, moleza'
haueheAUAHUAEuaEUEAHE

Não é tão simples..

ZakkWyldeEMG
Veterano
# ago/10
· votar


Guilherme 90
Não é tão simples..

Pô mestre, então não se limite, compartilhe conosco seu vasto conhecimento acerca do assunto

busterchair
Veterano
# ago/10 · Editado por: busterchair
· votar


O que o erico disse está certo.

O engenheiro químico fica bem longe de tubos de ensaios e laboratório em geral. Raros os casos em que vc encontrar algum eng. químico por estas bandas. Talvez na área de fiscalização, auditoria, ou algo parecido, mas bem difícil.

Estuda-se operações unitárias (destilações, evaporadores, trocadores de calor, etc), cálculos de bombas e tubulações industriais, reatores, e outras muitas coisas. É bem ramificado.

Um exemplo de um trabalho de um eng. químico:
Vc tem um produto 'X' e quer transportá-lo de uma unidade industrial para um tanque ou vaso de pressão. O eng. terá que saber as características do produto na operação (pressão, pressão de vapor, viscosidade, etc), irá dimensionar as tubulações para uma determinada velocidade de escoamento ótima (aí entram cálculos de vazão, dimensionamento dos tubos, perdas de carga,etc). Irá também escolher um conjunto bomba/motor que através de todos estes cálculos servirá para aquela ocasião. E por aí vai.

Se depois este produto for para uma destiladora ou qualquer outro equipamento posterior, serão feitos 'n' cálculos para dimensionar os mesmos.

Se tiverem mais dúvidas é só postar.

Outra coisa. Hj mesmo voltei de uma entrevista de emprego para atuar em fábricas de cimento no setor de qualidade do produto. O salário inicial era de R$ 3.500,00 + transporte e alimentação no local. Após 1 ano de empresa eles começam a pagar a participação dos lucros.
Esse é um salário médio para um engenheiro iniciante ou júnior.
Existem empresas q pagam menos ou mais. A Petrobras paga para seus engenheiros no início de carreira R$ 5.800,00 + um monte de benefícios. Aí é outras história!

GuitarDrummer
Veterano
# ago/10
· votar


Engenharia só se for em empresa de grande porte.
Tenho dito.

dnreis
Veterano
# ago/10
· votar


Meu primo é engenheiro petroquímico, fez facul e os caramba. Começou estagiando a Petrocoque com 18. Hoje tem 30 anos e é gerente na mesma.

ganha bem hein....

skad
Veterano
# ago/10
· votar


busterchair
nada de máquinas, eletrônicos ou computadores? XD

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


skad: nada de máquinas, eletrônicos ou computadores?

Se você entende troacadores de calor, caldeiras, condensadores, colunas de destilação, bombas e compressores como máquinas então o Engenheiro Químico mexe com máquinas - na verdade trabalhando muito em parceria com Mecânicos.

Mais um exemplo prático: minha irmã trabalhou por uns bons dois anos calculando tubualações e bombas, coisas que são atribuições mais de Engenheiros Mecânicos do que de Químicos.

skad
Veterano
# ago/10
· votar


erico.ascencao
então se quero trabalhar com máquinas, eletrônicos etc, engenharia mecânica seria melhor?

erico.ascencao
Veterano
# ago/10 · Editado por: erico.ascencao
· votar


skad: então se quero trabalhar com máquinas, eletrônicos etc, engenharia mecânica seria melhor?

Veja se você gosta. Não dá pra ter uma grande noção, mas talvez seja o mais indicado para os seus gostos. Você já gosta de Eletrônica e Mecânica (pelo menos pensa que gosta), então já é um bom passo. Se tiver curiosidade em conhecer mais sobre o curso, me manda uma MP e nós podemos conversar por e-mail.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/10
· votar


então se quero trabalhar com máquinas, eletrônicos etc, engenharia mecânica seria melhor?

Eu faria mecatrônica.

busterchair
Veterano
# ago/10
· votar


Na parte de bombas e tubulações o engenheiro químico não vai fazer a parte "física" da coisa. Ele vai dimensionar uma bomba para um determinado produto que irá passar nela e consequentemente nas tubulações.

Ele irá calcular temperaturas, pressões, viscosidades, se o produto é corrosivo ou não àquele material, e se for, escolher um metal apropriado. Irá também escolher a melhor colocação da bomba para otimizar o processo, entre outras coisas.

Simplificando.. após todos estes cálculos ele vai dizer para o setor de compras "me dê esta bomba "x" q vai servir pra levar o produto tal para o lugar tal".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre engenharia e suas possibilidades