A farsa das televisões 3D

Autor Mensagem
PGilbert
Veterano
# jul/10 · Editado por: PGilbert


Verdade ou não, num mundo capitalista sempre teremos esta dúvida.

Abraços.

EDIT: Esqueci de mencionar: Não gosto de cinema em 3D e não gostei da televisão 3D.

----

Bruno Garattoni é editor da Super. Roda o mundo atrás das últimas novidades, mas não dispensa um passeio na Santa Ifigênia, rua preferida dos geeks em São Paulo. Em Re:Bit, ele comenta as febres do mundo tech

A farsa das televisões 3D

Vi Avatar e fiquei vidrado. Não vejo a hora de assistir a mais filmes, e principalmente jogar games, em 3D. Mas para fazer isso, vou ter de trocar minha tv (que não tem nem um ano de uso) por uma nova, que seja compatível com a tecnologia 3D. E isso é um absurdo. Porque a tela de uma tv 3D é IDÊNTICA, em todos os aspectos, às telas atuais. A sua televisão, seja de plasma, LCD ou LED, já é compatível com a tecnologia 3D. Em tese, você não precisaria trocá-la por uma nova. Só terá de fazer isso devido a um complô da indústria de eletrônicos - que está enganando os consumidores e a imprensa especializada. É sério, gente.


COMO O 3D FUNCIONA

Para criar o efeito 3D, a televisão só precisa fazer uma coisa - exibir imagens diferentes para o seu olho esquerdo e para o seu olho direito. E ela faz isso da maneira mais simples possível: mostrando as imagens alternadamente. O tocador de Blu-ray 3D (ou videogame 3D) já manda essas imagens para a tv na sequência correta. Primeiro o 'frame' destinado ao seu olho esquerdo, depois o direito, depois o esquerdo de novo, e por aí vai - num processo que se repete a cada 1/60 de segundo. A tv só roda as imagens em sequência. E qualquer televisão que tenha 60 Hz de velocidade, o que inclui todos os modelos fabricados nos últimos três anos, é plenamente capaz de fazer isso.


A jogada está nos shutter glasses, aqueles óculos que serão vendidos junto com as televisões 3D. Eles fazem a segunda metade do trabalho. Têm lentes de cristal líquido que 'abrem' e 'fecham' alternadamente a cada 1/60 de segundo, em sincronia com o vídeo. Quando o frame esquerdo está na tela da tv, o óculos 'abre' o seu olho esquerdo (e fecha o direito). Quando é a vez do frame direito, ele abre o seu olho direito (e fecha o esquerdo). Dessa maneira, cada olho só enxerga as imagens destinadas a ele. O seu cérebro junta tudo isso e pronto: tem-se o efeito 3D.

Para que a coisa funcione direitinho, os óculos precisam ser sincronizados com o vídeo. E aí é que está o problema.

A ESPERTEZA DOS FABRICANTES

A cada 1/60 de segundo, você precisa mandar um sinal para os óculos 3D, avisando qual das lentes deverá ser aberta: a esquerda ou a direita. Os óculos têm embutido um receptor sem fio, justamente para isso. Agora vem a questão: quem vai mandar esse sinal de sincronia? Pode ser o tocador de Blu-ray 3D, ou o videogame 3D (Aliás, lembra do Master System, aquele console dos anos 80? Ele tinha jogos e óculos 3D - que eram compatíveis com qualquer televisor).

Mas sabe o que os fabricantes decidiram? Colocar o chip de sincronia dentro da tv! Você poderia comprar um player 3D, que viesse com o chip e os óculos especiais, e conectá-lo na sua tv atual. Pronto, 3D. Só que a indústria de eletrônicos se nega a vender esse produto. O "pacote" 3D, com os óculos e o chip de sincronia, custa menos de US$ 50 - o chip em si, menos de US$ 1. Seria perfeitamente possível, e bem barato, incluir isso nos novos tocadores de Blu-ray 3D (e os donos de PlayStation 3, que já está preparado, só precisariam comprar os óculos em si). Mas não. Nada disso.

As empresas preferem que você desperdice US$ 2000 comprando uma televisão nova. Elas sabem o que fazem.

DarkMakerX
Veterano
# jul/10
· votar


Mas que sacanagem.

E depois de 1 ano que você compra uma TV 3D você terá que trocá-la para aceitar uma nova tecnologia, e assim vai.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Mas sabe o que os fabricantes decidiram? Colocar o chip de sincronia dentro da tv! Você poderia comprar um player 3D, que viesse com o chip e os óculos especiais, e conectá-lo na sua tv atual. Pronto, 3D. Só que a indústria de eletrônicos se nega a vender esse produto. O "pacote" 3D, com os óculos e o chip de sincronia, custa menos de US$ 50 - o chip em si, menos de US$ 1. S

Depois que li isso foi o cúmulo. Fabricantes filhos da puta, na moral. E tem um monte de gente gastando ma 'furtuna' numa TV 3D, achando que tem diferença da de Plasma normal.

Mas esse texto é fato mesmo.. ?

cao fofo
Veterano
# jul/10
· votar


depois vem a tv com internet, youtube, q mostra o que tem dentro da geladeira, em cima da casa, transforma num aquario, que acessa o banco, que imprime papel, que vira telefone e por ai vai...

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


As empresas preferem que você desperdice US$ 2000 comprando uma televisão nova. Elas sabem o que fazem.

Mais é claro, o din din vai tudo pro bolso deles, além de estarem rindo da nossa cara. Mais cara, esse texto não me surpreende tanto, porque esse negócio de TV '3D' não estava me cheirando muito bem, eu suspeitava que tinha algo de estranho nisso. Mas agora com este texto tenho a prova disso.

Valeu por nos comunicar, até porque e não compraria NUNCA uma TV 3D

=)

McBonalds
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Mas esse texto é fato mesmo.. ?

Bruno Garattoni é editor da Super.

Não sei, não...

PGilbert
Veterano
# jul/10
· votar


DarkMakerX
E depois de 1 ano que você compra uma TV 3D você terá que trocá-la para aceitar uma nova tecnologia, e assim vai.

Vai ser televisão 4D =P

Mas é foda....

guilherme_90
Mas esse texto é fato mesmo.. ?

Recebi esse texto por email e não tinha fonte. Só cita o nome desse cara da revista.

TWT ICE
Veterano
# jul/10
· votar


Nunca vi uma TV 3D, mas se tem até youtube 3D...

PGilbert
Veterano
# jul/10
· votar


cao fofo
depois vem a tv com internet, youtube,
Essa já tem... ACHO que é a Sony que faz conexão direta com o Youtube... não tem um Browser na tv, mas sim um "client" de youtube.

Cavaleiro
Veterano
# jul/10
· votar


PGilbert

Trabalho em uma Federação de Indústria, fui apresentado a tv 3D em 2008, no caso eles falaram que se tratava de um esquema de bloqueio de luz alternado. Lembra o que você fala, mas acho que não pode ser adaptado a uma TV convencional LCD, LED e outros.

Não sei nem se é a mesma dessa, a que eu vi não necessitava de óculos 3D e os programas eram feitos especialmente para ela, bastante caros por sinal, na ocasião rodamos um vídeo institucional 3D.

A fábrica era japonesa, isso é tudo que eu consigo lembrar.

PGilbert
Veterano
# jul/10
· votar


TWT ICE
Nunca vi uma TV 3D

Não tá perdendo nada... particularmente achei uma porcaria... fora que só vem com dois óculos e se quiser comprar mais, sai por 250 madrugas cada um.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


PGilbert

Entendi. Porra cara, achei puta sacanagem isso aí, sério, fiquei muito puto. Sabe, eu sou uma pessoa que não aceita esses tipos de coisas, mas o que posso fazer ? Uma pessoa não pode mudar isso, vivemos numa era desonesta e enganosa, fato.

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


nao sei quanto à fonte da revista ou dos valores dos preços, mas a informações técnicas sobre a tecnologia 3d procedem. uns anos atras eu andei pesquisando sobre o assunto, e essa tecnologia de óculos que se "fecham" por frames já existe há um bom tempo, e é inclusive usado em computadores.

El_Cabong
Veterano
# jul/10
· votar


PGilbert
A tv só roda as imagens em sequência. E qualquer televisão que tenha 60 Hz de velocidade, o que inclui todos os modelos fabricados nos últimos três anos, é plenamente capaz de fazer isso.

A TV não tem que ser de 120Hz ??
Porque terá que ser: 60 imagens por segundo para o olho esquerdo, e mais 60 imagens por segundo para o olho direito ??

izzystradlin
Veterano
# jul/10
· votar


tenso

PGilbert
Veterano
# jul/10
· votar


Cavaleiro
Eu não sei te afirmar se o que ele diz é verdade, mas ele até conseguiu me convencer com o texto.

Então, eu ouvi falar dessa tv 3D que funciona sem óculos mas nunca vi! Até achava que era só boato até você comentar.

Mas essa tv que ele se refere é a com óculos mesmo.

guschard
Veterano
# jul/10
· votar


PGilbert
A cada 1/60 de segundo, você precisa mandar um sinal para os óculos 3D, avisando qual das lentes deverá ser aberta: a esquerda ou a direita. Os óculos têm embutido um receptor sem fio, justamente para isso.

Nunca vi uma TV 3D, mas se tem até youtube 3D...

Pois é. E no YouTube 3D, como fica essa história de mandar sinal??? E outra. Esses óculos aqui tem receptor sem fio???
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.24027

Realmente não sei como funciona esse esquema, mas to achando meio mentira esse negócio hein.

seek n destroy
Veterano
# jul/10
· votar


tava pensando em pegar uma,mas vou testar antes.Esses textos que aparecem na net assim,não se pode confiar muito

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


El_Cabong
acho que nao, por que mais que 30 frames por segundo a gente nao distingue mais, 60Hz tá mais que suficiente.

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


São as condições que as empresas propõem.
Ninguém é obrigado a comprar.

cao fofo
Veterano
# jul/10
· votar


sei la heim, hj tudo é 3d, ate num papel vc projeta uma imagem 3d que da pra ver com oculos, ja vi filmes de criança em casa com essa tecnologia, acho q a industria ta enganando mesmo...

PGilbert
Veterano
# jul/10
· votar


El_Cabong
Pode ser que as 3D sejam 60hz só. Não sei te dizer.

Evil Hearted You
Veterano
# jul/10
· votar


Verdade ou não, num mundo capitalista

Parei por aqui.

cao fofo
Veterano
# jul/10
· votar


e daqui uns 8 anos eles lançam a tv 3d sem o uso de oculos, ai sim a televisão vai ter um verdadeiro aquario em stand by

Trololo
Veterano
# jul/10
· votar


São as condições que as empresas propõem.
Ninguém é obrigado a comprar.
(2)

E além do mais eu nao tenho dinheiro pra comprar uma então nao me importa!

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


guschard
existem inumeras tecnologias 3d

essa do oculos azul e vermelho (anaglifo) é uma das mais rusticas, e mais incomodas.

a tecnologia dos óculos que se fecham (cristal liquido) são mais modernas, e precisam ser sincronizadas com a tela

aquela que se usa no cinema (polarizado) nao precisa sincronizar (ninguem usa fio no cinema), mas o projetor é diferente.

Cavaleiro
Veterano
# jul/10
· votar


cao fofo

Já existe e logo estará disponível para comercialização.

Por enquanto é uso para marketing promocional em feiras.

A que eu vi dependia muito do ângulo que você olhava a tela, pois funcionava por bloqueadores de luz, hoje existem modelos bem sofisticados de 3d sem óculos

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
São as condições que as empresas propõem.
Ninguém é obrigado a comprar.


E você acha certo a proposta que a empresa propôs.. ?
Você gostaria de gastar muito dinheiro numa TV '3D' sendo que já tem uma de Plasma, que por incrivel que pareça é identica a de 3D? E só precisa do tal óculos e outras bagaças pra ver seus filmes entre outras coisas em 3D ?

Se você quer ser um bobão, vai lá e compra.
=)

Din din é seu.

guschard
Veterano
# jul/10
· votar


Falando em coisas 3D, alguém conhece estereogramas???
Num sei explicar direito, mas são imagens que, dependendo de como você olhar, você verá uma imagem em 3D. É meio foda no começo, mas conforme você vai treinando, vai ficando mais fácil. A idéia é olhar como se você tivesse olhando pra algum lugar beeeeem longe, dai a imagem 3D surge.

Um exemplo:
http://blog.patoroco.net/wp-content/uploads/2007/11/stereograma.png

Trololo
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Cara ninguem ta obrigando a comprar, e vc não precisa disso pra viver. Deixar as fabricas ganharem, afinal a tecnologia é deles e não podemos fazer nada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A farsa das televisões 3D