Ajuda com curta-metragem caseiro

Autor Mensagem
ghostbastard
Veterano
# jun/10
· votar


Carpano-Jr.

é facil.

Mas pra vc pegar exemplos, tem um programinha chamado Celtx, que tem exemplos de roteiros e tem formatações predefinidas.

Minow
Veterano
# jun/10
· votar


Carpano-Jr.
Pegue exemplos de roteiros, o básico da formatação não é difícil.

Exemplo básico:

01 INT. QUARTO - DIA (interna, nome da locação, dia ou noite)

Descrição do ambiente. Blablabla, quarto escuro e sujo. RAPAZ1 (nome do personagem com letra maiúscula) dorme numa poça de vômito. Aquela coisa bonita.

(O diálogo deve ser destacado e centralizado na tela, coisa que não dá pra fazer no FCC)

RAPAZ1

"Cof cof!"

02 EXT. CEMITÉRIO - NOITE

Chuva torrencial. A mãe do meliante chora igual uma condenada. Etc.


É um exemplo muito básico, tem muito mais coisa. Sugiro que você leia sobre isso e leia roteiros de filmes que conhece bem, dá pra achar vários na internet. O programa que o ghostbastard indicou é legal, eu já escrevi coisa nele. Esses programas ajudam quando você vai escrever um roteiro grande, com muitas locações e muitos personagens. Mas se for uma coisa curtinha e simples dá pra fazer direto no Word mesmo, mas você tem que saber a formatação certinha e umas convenções.

southbass
Veterano
# jun/10 · Editado por: southbass
· votar


Minow seu lazarento desgraçado, seu post gigante na primeira pagina me fez voltar a querer IMENSAMENTE estudar Cinema :S

Minow
Veterano
# jun/10
· votar


southbass
Faz isso não. Ninguém aprende a fazer cinema na faculdade.

southbass
Veterano
# jun/10
· votar


Minow
não vou de qqr jeito, não tem num raio de 100 kms dqui haha

como vc aprendeu tudo? :)

cao fofo
Veterano
# jun/10
· votar


se vc é amador então nao tem como nao ficar nao amador

Minow
Veterano
# jun/10
· votar


southbass
Na marra! Hahahaha

southbass
Veterano
# jun/10
· votar


Minow
duisahdiuas mas vc trabalha com isso?

Minow
Veterano
# jun/10
· votar


southbass
Sim, com som direto. Mas não pretendo continuar fazendo isso, se for continuar com cinema quero migrar pra uma área de sound design.

southbass
Veterano
# jun/10
· votar


Minow
bá, que tri. acho legal essa area do som, mas se fosse trabalhar nisso, o som é o ultimo lugar que eu escolheria pra trabalhar. fotografia acho mto massa.

pra ser roteirista só precisa escrever um roteiro bom, né? tipo, criatividade e tal.

sempre quis escrever um roteiro e tentar vender. ideias é o que não faltam. mas é dificil ter uma noção de quanto tempo de filme o roteiro venderia. alguma dica?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com curta-metragem caseiro