Ajuda com curta-metragem caseiro

Autor Mensagem
Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10


Então, tenho que produzir um curta-metragem pro colégio e eu fiquei bastante empolgado com a idéia e já estamos criando um roteiro bem legal (Uma adaptação porca de Godfather hehe). A minha grande preocupação é que eu quero que fique o menos amador possível, então queria "ouvir" uns conselhos do pessoal que tem algum conhecimento sobre isso, coisas do tipo "tratar" (não sei o termo certo) a imagem pra não ficar tão amadora e também o que fazer pra captar o áudio com qualidade, pois vimos alguns curtas participantes de anos anteriores e esse é um problema que vigora em todos eles.
Valeu!

southbass
Veterano
# mai/10
· votar


cara, o principal nestes casos é equipamento de qualidade. ou seja, vc teria que alugar equipamento profissional, o que se torna bastante caro e creio que inviável pra um projeto de escola

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Use tripé e microfones bons. Capte o som de perto, ajustando a sensibilidade do mic, de forma que a razão sinal/ruído seja boa, mas sem clipar. E espere o titio Minow aparecer por aqui.

E vai no fórum do audiolist

Leblues
Veterano
# mai/10
· votar


Ajuda com curta-metragem caseiro

teu caseiro é japa?

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10
· votar


southbass
Pois é, mas justamente eu queria saber o melhor que eu poderia fazer com poucos recursos mesmo e tal

ghostbastard
Veterano
# mai/10 · Editado por: ghostbastard
· votar


Carpano-Jr.

Usem enquadramentos legais.

Se estiverem pensando em fazer como o filme original, com câmera fixa, procurem um tripé, ou sempre apoiem a câmera em algo.

Leve em conta que tudo deve estar na melhor qualidade possivel na hora de gravar. Não adianta tentar 'arrumar' depois, isso não existe.

Uma boa iluminação é tudo. Use abajures, lampadas, o que você conseguir. Tente tambem não iluminar objetos e pessoas com luzes diretas, elas deixam sombras duras e ressalta defeitos. A não ser que seu objetivo seja conseguir sombras assim, rebater a luz é o melhor.

Procure destacar seus personagens ou objetos do fundo, nada mais amador que uma imagem chapada.

Para o som, vocês podem improvisar um boom: pega um mic de voz, prende na ponta de um cabo de vassoura e deixa bem próximo oas personagens que estão falando (fora do enquadramento, claro).


dentro do conceito amador, essas são dicas que posso dar.

southbass
Veterano
# mai/10
· votar


entendo. geralmente os curtas caseiros tem ideias excelentes mas por falta de equipamento e orçamento acaba ficando uma coisa muito amadora que não é valorizado, infelizmente. mas logo aparece alguem que entende pra te ajudar (: vou tentar falar com um amigo que é diretor, inclusive voltou semana passada do Haiti onde tava rodando um documentario. se conseguir eu posto aqui, vlw!

ghostbastard
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.


escreve ai que recursos você tem.

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10
· votar


ghostbastard
Então cara, o trabalho foi proposto hoje, então eu não sei mesmo de que recursos eu vou poder usar, mas acredito que vai ser dificil arranjar equipamentos profissionais e provavelmente vou ter que me virar com cameras fuleiras mesmo hehe
E valeu mesmo pelas dicas cara, agora me tira mais outras duvidas :P
O que é "rebater a luz"? E como exatamente funciona esse negócio de destacar as imagens e objetos do fundo?

Dazoo
Veterano
# mai/10
· votar


Para ter mais views, ponha o título de: Homemade Amateur.

fikdik

Ed_Vedder
Veterano
# mai/10
· votar


Usa aqueles recursos de envelhecimento, que as digitais possuem... pelo menos disfarça um pouco a qualidade porca da gravação...

BuBu Vodka
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.
esse destaque ai é o cenário amigo.. não deixe tudo como se fosse um painel atrz dos personagens
preste atenção as novelas.. as coisas são reais.. isso ajuda na hora de filmar... pra não ficar parecendo mtu amador..
os objeto tbm ajudam na iluminação (dependendo da cor deles harmonia e td mais)

ghostbastard
Veterano
# mai/10 · Editado por: ghostbastard
· votar


Carpano-Jr.


A luz direta é quando você pega uma fonte de luz (spot, fresnel, etc) e ilumina o objeto diretamente.

Isso faz com que as sombras fiquem com recortes 'retos', deixando as pessoas com caras fantasmagóricas ou com defeitos na pele visiveis.

http://www.itchy-animation.co.uk/tutorials/01-toplight-01.jpg

ja na luz rebatida vc tem uma progressão claro-escuro mais suave, deixando a imagem mais agradável:

http://www.ilovemyjob.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/03/Lulli-Mul ler.jpg

Você pode rebater a luz usando folhas de isopor. Ao inves de mirar a luz diretamente pro rosto do personagem, mira pro isopor, que estará do lado e reflete a luz com o isopor no personagem:

http://www.dicasdefotografia.com.br/article-images/esquema-rebatedor.j pg

http://alessandro.files.wordpress.com/2009/07/img_2146.jpg



Já pra destacar o objeto do fundo, use essa imagem como exemplo:

http://3.bp.blogspot.com/_wH9S2pv9cz0/SwmGp0h8FrI/AAAAAAAABEU/CwzbaC2F xok/s1600/sean-rebatedor.jpg

Foi usada a Profundidade de campo pra deixar o fundo desfocado e o assunto em foco. Você pode brincar com isso na camera deixando ela mais distante da cena e aproximando com o zoom. Em fotografia esse efeito se chama bokeh, já em video não tenho certeza.

Pra destacar tambem utilizaram contra-luz. Veja que tem uma luz vindo de tras, batendo nas costas do rapaz, isso cria um contorno, separando ele do fundo.

Você tambem pode ver aí um exemplo de imagem chapada, com o rosto do rapas se fundindo na iagem, sem contraste e iluminação decente, e depois o rosto dele é iluminado com luz rebatida.


ps: não sei se os termos que usei são os corretos. Sou publicitario e ja trabalhei na produção de documentários, mas não fui muito a fundo. Conheco mais de fotografia e arte gráfica do que video. Quem pode te ajudar melhor é o Minow.

ghostbastard
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.


isso pode te ajudar:

http://www.fazendovideo.com.br/vtdiluz.asp

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10
· votar


ghostbastard
Valeu mesmo velho, aliás bem interessante esse site que tu mandou, vou dar uma estudada nele e tentar aplicar tuas dicas na prática hehe.
Tem outra coisa, queria saber o que é usado em filmes pra que a imagem fique diferente do "ao vivo". Eu não sei explicar isso direito, basicamente é o que é feito com a imagem captada, a maneira como ela é tratada e tal, existe algum programa caseiro que eu possa usar pra aplicar esses efeitos no meu video?

ghostbastard
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.

A camera 'enxerga' a luz diferentemende de como nós enxergamos. Isso vai depender da técnica utilizada, se vai ser digital ou analógica, da qualidade da luz utilizada, da pessoa que esta operando a camera e então da pós produção.

Pra evitar falar merda, vou deixar quem entende mais explicar.

Pra edição, vai depender do seu empenho. Você pode usar próprio Movie Maker, do Windows (que é uma bosta), ou baixar um programa de edição mais completo.

Eu uso o Adobe Premiere.

Apesar da interface parecer complicada, é um programa bem fácil de se aprender, basta procurar tutoriais e seguir uma forma lógica de aprendizado.

Como você vai usar ele apenas pra esse trabalho, pode baixar no site da Adobe e usar a versão de teste pra 30 dias. Se quiser ficar com ele no pc, vc sabe o que fazer.

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10
· votar


ghostbastard
Poxa, dei uma olhada nesse da Adobe, mas acho que meu pc não tem a configuração necessária não... E tbm eu não queria usar o Movie Maker, não tem um meio termo? hehe

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


puts esse topico me lembrou que tenho que fazer um puta trabalho tbm envolvendo video.. FUUUUU

jimmy vandrake
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.

por que vcs não fazem uma adaptação estilo Hermes e renato. Usam as cenas originais e fazem uma dublagem bem tosca com um roteiro bem engraçado ?

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10
· votar


jimmy vandrake
Então kra, essa dublagem eu acredito que não dê pra fazer, sem contar que a gente quer aparecer mesmo hehe
Mas mesmo assim vai ser estilo H&M mesmo, com algumas sequencias idiotas de ação e tudo o mais o/

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/10
· votar


entendo. geralmente os curtas caseiros tem ideias excelentes mas por falta de equipamento e orçamento acaba ficando uma coisa muito amadora que não é valorizado, infelizmente. mas logo aparece alguem que entende pra te ajudar (:

15 mil doletas + uma boa idéia = muita grana *-*

Atividade Paranormal foi assim. Se houver esforço, dá pra fazer até um fime legal mesmo com equipo boqueta :p

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# mai/10
· votar


contrata o youtube

memphisac40
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.

Cara sou fã da triologia, eu tava até agora jogando o jogo Godfather II, enfim não sei como posso t ajudar o filme se passa numa época de 1930 então você terá que fazer muitas adaptações no video, imagem envelhecida e tals. quem são os personagens no video?

Minow
Veterano
# mai/10 · Editado por: Minow
· votar


Carpano-Jr.
coisas do tipo "tratar" (não sei o termo certo) a imagem pra não ficar tão amadora

Opa! Já deram dicas bem legais! O que o ghostbastard falou é bem importante. Se você quer uma boa qualidade de imagem, a primeira coisa (junto com a câmera) é a fotografia!
Sem uma fotografia boa, não há lente ou pós tratamento que resolva, e uma câmera vagabunda também complica as coisas. Essa última coisa na verdade acaba sendo a de menos, é possível arrumar uma câmerazinha honesta com alguém de graça, tenho certeza.

Outra coisa importante. Quem vai filmar e quem vai dirigir? O diretor deve saber aonde e como posicionar a câmera, que tipo de movimento fazer, que lente usar (ou no seu caso, como usar a zoom), e tem que saber passar isso pro câmera/fotógrafo.

Próximo passo é a edição. Peça ajuda pra alguém com alguma experiência com edição, senão todo o trabalho do diretor vai acabar não valendo de muita coisa.
Você deve ter material pra editar depois. Faça a mesma cena diversas vezes de planos e pontos de vista diferentes pra ter o que editar depois. Esse é um erro básico que muita gente comete no início. Saiba a hora de cortar também, senão você acaba com um monte de planos seqüência enormes (e ruins, não queira brincar de Scorsese).

Sobre o som, o que você vai precisar é basicamente um mixer com phantom power (não adianta ter na câmera, ele fica desligado nela), uma vara de boom e um microfone. E uma câmera que aceite uma entrada de linha (pode ser mic dependendo do mixer).
O resto vai depender das condições. Vai ser externa ou interna? Aonde? No meio da rua? Num lugar silencioso?
O "padrão", pau pra toda obra seria um mic condensador hipercardióide tipo shotgun.
Esses microfones são muito sensíveis, então se você for usar eles numa externa, você vai querer um zepelin. Ele já segura o vento legal, mas se tiver ventando MUITO (tipo numa praia ou lugar muito aberto) você vai precisar de um windscreen de verdade, aquele conhecido como Priscilla, hehehehe.

Esse tipo de coisa você provavelmente consegue arrumar emprestado. Senão, o jeito é improvisar... mas não faça umas gambiarras muito porcas. Lembre-se, NADA encosta no microfone. Se você prender alguma coisa em volta dele, que esteja MUITO bem presa, senão vai fazer um barulho escroto cada vez que você mexer ele. Não tem como frisar muito isso, alguns zepelins que custam $300 dólares fazem barulho, então vai ser difícil fazer alguma coisa que seja perfeitamente usável sem incomodar pra caralho. Mas você pode ser inventivo. Meia calça é um ótimo windscreen (só não me invente de enrolar em volta do mic, como eu disse, NADA encosta nele, a não ser uma espuminha própria pro mic).

Além disso, cabos. Nesse caso, apenas um canon canon (aquele que tem macho e fêmea, de três pinos).

Ok. Vamos começar a cortar custos porque é um projeto caseiro e de escola.
Se o negócio não tiver muita variação de volume (se for só diálogo básico, sem gritos ou barulhos com muita variação), você PODE ligar o mic direto na câmera. Mas isso é em ÚLTIMO caso, é EXTREMAMENTE recomendável que você arrume um mixer. Não apenas pela qualidade, mas porque com o mic direto na câmera você tem ZERO controle sobre o som. Ou seja, se ficar ruim você só vai poder sentar e chorar.
A monitoração do som na câmera é uma bosta, o som que você ouve não é o mesmo que está entrando, curiosamente é assim inclusive em câmeras profissionais.
Se o mixer tiver um limiter, use-o. Se tiver filtro de frequências (um desenho de uma curvinha subindo ou uns números escritos, 40, 80, 10, 140), apenas use-o se vocês estiverem no meio de uma rua muito barulhenta.
Outra coisa que você pode cortar é o zeppelin, se você só for gravar numa interna, com portas e janelas fechadas. Aí você usa aquela espuminha, mas não dá pra deixar o mic pelado, porque senão ele faz barulho só de mover ele.

Uma coisa que você VAI precisar é a vara de boom. Tem gente que acha que basta pregar o bagulho num cabo de vassoura. Bom... é melhor deixar o mic escondido atrás da mesa do que fazer isso. Existe um motivo pelo qual uma vara de boom é cara. Ela é leve e o principal, ela não faz barulho.
Mande o zé que estiver fazendo o boom prender a respiração, não mexer a mão, não se coçar e basicamente não existir. Antes de gravar, ponha um fone na cabeça dele e faça ele testar o mic pra entender o quão sensível é.

Outras dicas básicas:

-Aprenda a organizar as coisas numa claquete. Pode ser um pedaço de papel, não importa. Você VAI precisar disso na edição. Muito.

-A não ser que atrapalhe a fotografia, feche todas as portas e janelas.

-Mande a equipe calar a boca, mesmo se não estiverem gravando. Se precisar falar, fale baixo, senão vira zona.

-Sobre o som, qualquer som que venha de algo que não esteja diretamente em quadro, é inútil pra você. Tente cortar o maior número de sons "ruins". Desligue ar condicionado, geladeira, computador, etc. Tudo o que faça barulho e não apareça em quadro, desligue. Até relógios (mesmo se tiver em quadro). Sério, desliga a porra toda. Parece frescura, mas depois que você põe um fone com um mic desses na orelha você entende.

-Mande a equipe DESLIGAR OS CELULARES. TODOS. E não é pra botar no troço de vibrar. Num quarto silencioso um celular vibrando é igual um celular tocando.

-Arrume um assistente de direção. Parece muita coisa pra um curta de colégio, mas ele é uma das pessoas mais importantes num set. Ele serve como um link entre o diretor e o resto da equipe. Enquanto o diretor tá cuidando de coisas com os atores, o som ou a fotografia, o assistente dele está levando na bunda resolvendo problemas (que vão ocorrer, sempre). No teu caso, ele vai funcionar meio que como produção também, então escolha uma mocinha bem bonitinha caso vocês precisem pedir pra filmar em algum lugar, pedir pra alguém desligar uma televisão alta ou algo do tipo.

-Pode parecer exagero dividir tanto a equipe que deve ser bem pequena, mas essa organização existe por algum motivo. Combinem antes as funções pra que cada um possa pesquisar o que fazer da melhor maneira possível.

-Divida a equipe em algo como:
Diretor e assistente
Fotógrafo e assistente
Mixer de som e microfonista (um no mixer e outro no microfone).
Arte/figurino/maquiagem/contra-regra
Produção
Catering (mande a pessoa mais burrinha ir fazer sanduíches e café, o catering é uma parte importantíssima do trabalho, dá motivação, sérião!)

-Arrume um skate tipo longboard (com aquelas rodonas) pra usar de dolly. Dá um efeito bem legal e é bem usável em chãos lisos (tipo dentro de casa). Skate comum não serve, faz muito barulho. Tente adaptar um caixotinho em cima pra o câmera sentar, e o assistente dele pode empurrar. Eles tem que combinar o movimento antes (junto com o diretor) por causa de foco e do plano que o diretor quer.

-Além da skate-dolly, tenha um bom tripé. Uma bolsa de pano cheia de espuminhas ou trapos também é uma coisa legal pra apoiar a câmera. Um filme inteiro com câmera na mão fica meio cansativo na minha opinião. Um que usa carrinho em todos os planos também. E não dá pra ficar só no tripé, então saber combinar todas as opções, inclusive na mesma seqüência, fica show de bola!

-Leve fita crepe. Muita. Ela serve pra tudo, desde prender cabos na parede pra eles sumirem até fazer marcações de foco, movimento dos atores e tripé no chão. Não se faz um filme sem fita crepe, e isso é sério.

-Quem não precisar ficar no set, fora. Gente que não tá fazendo nada só serve pra atrapalhar o trabalho dos outros. Eles já fizeram ou vão fazer a parte deles, então sério, fale pro assistente de direção pedir carinhosamente pra eles vazarem de cócoras. E outra coisa, quem tá fora do set (ok, num quarto ao lado ou coisa do tipo) FICA QUIETO. Se precisar falar fala BAIXO. Ainda mais quem nunca botou um fone na orelha e ouviu um microfone, cismam em achar que "nunca vai dar pra ouvir", mas vai. Na hora de rodar peça silêncio.

Cara, tou falando demais. Espero que tenha ajudado pra alguma coisa, me avisa se você não tiver entendido alguma coisa.
Essas dicas que eu dei são meio bobas, mas são coisas que se não forem seguidas a risca, dão merda. Uma coisa organizada é o primeiro passo pra um curta legal, independente do quanto os recursos de vocês sejam.

Qualquer coisa grita aí, se tiver alguma dúvida mais técnica (que com certeza terá) também!

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.
Poxa, dei uma olhada nesse da Adobe, mas acho que meu pc não tem a configuração necessária não... E tbm eu não queria usar o Movie Maker, não tem um meio termo? hehe

Tenta o Vegas.

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
Nossa cara, muito obrigado! Tava esperando seu pronunciamento hehe
Eu não entendi bem esse negócio de mixer do áudio, e também o negócio é REALMENTE amador, então acho que a gente não vai dispor de aparelhagem sofisticada e tal, o nivel dos curtas lá é realmente ridiculo haha, eu só queria saber a melhor maneira de captar o audio sendo que nossos recursos são praticamente 0, tem uma galera que até dubla, mas eu nao acho que fique legal.
E eu pretendo filmar a maior parte em ambiente fechado mesmo, já que a gente vai ter muita dificuldade se fizer em lugares abertos e tal, queria então umas dicas de como montar o cenário, iluminação, etc.
Outra coisa, eu vinha pensando em usar 2 cameras, pra filmar os dois participantes de um diálogo por exemplo e na edição colocar sempre o que está falando, mas um cara me disse que o correto é usar apenas 1 camera por causa da iluminação e tudo o mais, o que vc me diz?
E o que é exatamente essa parada do skate que vc comentou?

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.
O que exatamente vocês tem de equipamento? De câmera, som e luz.

O que você não entendeu sobre o mixer?

Outra coisa, eu vinha pensando em usar 2 cameras, pra filmar os dois participantes de um diálogo por exemplo e na edição colocar sempre o que está falando, mas um cara me disse que o correto é usar apenas 1 camera por causa da iluminação e tudo o mais, o que vc me diz?

Cara, tudo depende. Usar uma câmera B pode ser bem prático, você pode usar ela pra fazer detalhes enquanto a A faz um plano mais geral. Isso te poupa tempo porque você não precisa ficar refilmando a mesma cena de ângulos diferentes, entende?

A parada do skate é uma dolly de pobre. Sacou?

Carpano-Jr.
Veterano
# mai/10 · Editado por: Carpano-Jr.
· votar


Minow
Eu não entendi o que é o mixer uahua
Sobre equipamentos, a gente nao tem nada pq ainda não fomos a procura na verdade, o trabalho foi proposto na sexta e a gente nem se reuniou desde então, mas como eu disse, nao acho que a gente vá arranjar muito mais que algumas câmeras fuleirasaté pq eu nao entendo nada de equipamentos, então não sei exatamente o que procurar

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Carpano-Jr.
O mixer é uma mesinha de som. Os usados em cinema são um pouco diferentes dos que você conhece, provavelmente. São chamados field mixers, algo tipo isso.
Funciona da mesma maneira, mas é mais compacto, mais simples de levar pros lugares.

Você vai jogar o som captado pelo microfone no mixer, onde ele vai ser pré amplificado e mixado "ao vivo". No caso é só um microfone, então só o volume vai ser controlado pra entrar sempre com um nível bom. No caso o mixer também vai alimentar o microfone (microfones condensadores precisam de uma alimentação de 48v nos mais novos, alguns são outra voltagem), mas se vocês não arrumarem um mixer, as câmeras geralmente tem um 48v.

nao acho que a gente vá arranjar muito mais que algumas câmeras fuleiras


Não faz mal. Desde que seja uma câmera com uma entrada pra mic (duas entradas canon, esquerda e direita. Daquele de três pinos) e phantom power, vocês tão no lucro.

Carpano-Jr.
Veterano
# jun/10
· votar


Agora preciso de ajuda com o roteiro!
Pesquisei bastante mas ainda não achei nada satisfatório sobre exatamente como deve ser escrito, a formatação, etc.
Alguém manja disso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com curta-metragem caseiro