Curso de Ciencias Socias. Dúvidas

Autor Mensagem
Fenrisulfr
Veterano
# mai/10


Pois é, deve ser o 4º ou 5º topico que faço sobre cursos de graduação...

Como alguns sabem eu faço Economia na PUC-Sp, so que ultimamente comecei a perceber que as aulas que mais me interessam sao aquelas relacionadas a politica, ciencias sociais e tal... vi a grade da Usp do curso e me interessei bastante até.

Algumas duvidas, qual o mercado de trabalho, a remuneração. Sei que o caminha natural é ser professor, só que eu nao quero ser professor pra "sobreviver", quero ser professor pelo prazer e tal. Qual o melhor curso de Socias de SP, a Usp tem aulas em qual periodo (essa é pra mila se ela puder me ajudar).

Outra duvida. Vcs largariam o curso de economia que nem meu caso, no 4º semestre (que vai ser o que vou estar fazendo no fim do ano) pra começar um novo curso e tal???

POR FAVOR, PEÇO DE CORAÇÃO QUE TRATEM COM SERIEDADE ESSE TÓPICO. Grato a quem puder me ajudar.

TWT ICE
Veterano
# mai/10
· votar


rgariam o curso de economia que nem meu caso, no 4º semestre (que vai ser o que vou estar fazendo no fim do ano) pra começar um novo curso e tal???


eu sim, antes tarde do que nunca

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr

Minha dica: como são cursos parecidos, termine o que você está fazendo. E leve seus estudos para onde você quer, porque a vida começa na pós-graduação. Aí é que o bixo pega.

Mas você quer ser professor do que? Porque aí é melhor fazer letras/geografia/história.

southbass
Veterano
# mai/10
· votar


Vcs largariam o curso de economia que nem meu caso, no 4º semestre (que vai ser o que vou estar fazendo no fim do ano) pra começar um novo curso e tal??

sim. mas lembre que em qualquer curso terão partes boas e ruins. talvez você se arrependa depois. pense bem e bola pra frente ;)

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Outra duvida. Vcs largariam o curso de economia que nem meu caso, no 4º semestre (que vai ser o que vou estar fazendo no fim do ano) pra começar um novo curso e tal???

Tem que fazer o que gosta e tem interesse mesmo, por esse motivo eu largaria, mas se eu estivesse no 5º ou 6º sem, não largaria, iria até o fim, depois partia pra outra.

TaylorBass
Veterano
# mai/10 · Editado por: TaylorBass
· votar


é.. Ciências sociais têm um mercado até em expansão, o problema é que profissionais desqualificados fazem o mesmo trabalho.. cobrando menos, incluído no preço e etc..

Tb acho mto foda, mas peidei de largar a Geografia. Até pq têm muitas coisas em comum e tal.. talvez role uma especialização no futuro.

Mas é óbvio que vc possui uma "segurança" muito maior em economia. E tb é óbvio que vc vai se sair melhor num curso que se identifica mais. Pesando os dois, eu sairia do curso e entraria em CS, se fosse isso mesmo o que eu quisesse.. 4 período ainda rola! rs

Gui
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
larguei física pra fazer geo..e tava no 5º semestre.

Fenrisulfr
Veterano
# mai/10
· votar


O que acontece eh o seguinte... eu amo, amo o estudo da politica, so que tenho pouco disso no curso, e no curso de ciencias sociais, eu tenho a oportunidade de ter isso, alem de antropologia e tal, e ter tbm a parte da economia que me interessa que eh a relação social da economia.

J. S. Coltrane

Mas você quer ser professor do que? Porque aí é melhor fazer letras/geografia/história.


Velho, eu gostaria de ser professor de politica, mas como falei apenar pelo prazer de dar aula mesmo, nao tornar isso minha fonte de renda.

TaylorBass
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
é.. na verdade, pra tu ser prof de política, de CS, vai ter q lançar um Mestrado, no mínimo. Só com bacharel, ninguém faz nada.
Ou vc pode ir pra Geografia.. rs! Dar aula de "política" no ensino médio.

southbass
Veterano
# mai/10
· votar


Gui
só por curiosidade, pq largou?

southbass
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
o taylorbass tem razão. e até voce ter mestrado, pretende trabalhar em que?

Fenrisulfr
Veterano
# mai/10
· votar


southbass

Fenrisulfr
o taylorbass tem razão. e até voce ter mestrado, pretende trabalhar em que?


É essa uma das minhas duvidas ao mudar de curso...

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
Qual o melhor curso de Socias de SP, a Usp tem aulas em qual periodo

Eu já fiz o noturno das Sociais na USP. E tem o vespertino também, né.

qual o mercado de trabalho, a remuneração.

Aulas e pesquisa, basicamente. É claro que você pode trabalhar no serviço público ou em empresa privada, mas o mais comum é seguir rumo acadêmico mesmo. É um tipo de curso em que é difícil se contentar com uma graduação, onde você vê as coisas um tanto superficialmente. Se quiser, depois te falo por quê.
O salário depende muito. Pesquisa dá dinheiro, aulas (em universidade) também. Mas tem que ser competente - nenhuma novidade.
Desde o ano passado quando se tornou obrigatória a disciplina de Sociologia no Ensino Médio, dá pra dizer que o mercado cresceu um tantinho. :)
O salário de professor de Ensino Médio é... bem, você sabe. Se você for foda o suficiente pra dar aulas em universidade boa, e ainda conciliar isso com pesquisas, tua vida tá feita.
Mas, agora sendo realista, é uma área sofrida, se tua prioridade é o dinheiro.

Gui
Veterano
# mai/10
· votar


southbass
não curtia a faculdade...a cUSPe não tem bom sistema de ensino pra licenciatura...não há apoio pra quem quer ser professor...

tá..poderia ter trocado de faculdade...mas sempre fiquei em duvida entre física e geo...ai resolvi testar e tou curtindo...tou fazendo no IF-SP
capaz que eu volte a fazer física por lá também.

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
Se você quiser, eu falo um pouco do curso em si depois que eu comer. :)
Do meu ponto de vista, claro...

Fenrisulfr
Veterano
# mai/10
· votar


Machine Gun Man
Se você quiser, eu falo um pouco do curso em si depois que eu comer. :)
Do meu ponto de vista, claro...


Por favor man, eu nao vou estar aqui... mas posta que depois leio.

Kensei
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
Não acrdito velho, tinha escrito um dos maiores posts meus dos últimos anos aqui no cifra e uma combinação malditas de teclas zuou tudo e perdi.. mas q caralho... desanimei.


Não mude de curso.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


faz os 2 juntos...

Anderson Eslie
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
Aê Fenil, curso de Ciências Sociais os melhores com certeza são USP, UnB, a UFMG, a UFBA. Acho que são as consideradas principais no curso. É um mercado que tá em expansão. Tem aquela coisa de que professor é o caminho mais natural, mas se quiser se especializar, tem o lance de ser professor universitário que difere do professor licenciado, pesquisador, consultor, enfim.... É um curso que mexe com várias disciplinas das ciências humanas e algumas exatas (é, peguei essa fase da matemática e estatística). Mas se for na vibe de que num dá dinheiro, nem sociólogo, nem antropólogo, nem cientista político serás. Pode terminar como um estagiário de uma empresa qualquer ganhanho dois salários mínimos ou menos. Se num fizer bem aquilo que gosta independente do que seja, será um profissional desqualificado.

J. S. Coltrane
Minha dica: como são cursos parecidos, termine o que você está fazendo. E leve seus estudos para onde você quer, porque a vida começa na pós-graduação. Aí é que o bixo pega

Discordo meu querido. O curso de Economia é muito restrito. Ele vai ter um momento que só terá contato com números e teoria que é bom, nothing. Acho Ciências Sociais mais completo, mas a sua dica dele terminar primeiro é válida...

Eu acharia o seguinte, se quer mesmo trocar de curso, pegue as discplinas que já fez do currículo do curso de Economia e peça pra contar quando conseguir passar em Ciências Sociais. isso já conta algumas matérias a menos que terá que pegar e a diminuição do tempo de graduação.

Mas a escolha é sua, fica a dica.
Abraço.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


só que eu nao quero ser professor pra "sobreviver

então tá no caminho certo, porque geralmente nem dá pra sobreviver sendo professor heheheheehehe... exceto os doutores concursados de universidade, óbvio.

Anderson Eslie
Veterano
# mai/10
· votar


Machine Gun Man
Com o mestrado ele já pode dar aulas em universidades ou faculdades particulares... É o que tô fazendo com a minha pós. Viso tbm a pesquisa e concurso público voltado pra minha área que é sociologia. Se ele quiser mais, universidade pública só com doutorado, mas o dinheiro compensa pq ele vai se ligar à tríplice ensino, pesquisa e extensão que as universidades públicas usam como pilar do ensino.

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


mas é o sgeuinte cara, esse tipo de curso, podem dizer o que quiserem dizer, mas o único caminho é a carreira acadêmica.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


Anderson Eslie
Discordo meu querido. O curso de Economia é muito restrito. Ele vai ter um momento que só terá contato com números e teoria que é bom, nothing. Acho Ciências Sociais mais completo, mas a sua dica dele terminar primeiro é válida...

discordo tbm... o curso de economia da PUC é extremamente voltado para humanas...

e de onde vc tirou essa ideia q o curso de economia vira apenas numeros sem teoria???
o que tem são as materias quantitativas, que servem de ferramentas para a teoria...

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


nao entendo a diferença entre numeros e teoria !!!

sera q no meu curso de engenharia eu nunca tive nenhuma teoria ? :O sera ? sera ?

nao era um curso nem prático nem teórico, era um curso numérico !!!

Anderson Eslie
Veterano
# mai/10
· votar


guschard
Era isso que tentava explicar. Mas de qualquer sorte, as explicações economizantes de todo o "mundo da vida" é quase quantificar o da sociedade pelos números da bolsa, aí é foda...

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


Anderson Eslie
a economia se baseia em modelos matemáticos para explicar bastante coisa sim... mas não por números da bolsa... alias, nunca vi um modelo q use os números da bolsa para explicar alguma coisa...

oq a economia faz é tentar explicar, por exemplo, a evolução do produto com base no capital humano, capital físico, nível tecnologico do pais...

de qq forma, ainda n entendi sua critica

Atomic
Veterano
# mai/10
· votar


seu post me lembrou do livro freakonomics, que pega uma abordagem vinda da economia e aplica em coisas sociais

achei o livro extremamente foda e te recomendo ler se vc ainda nao conhece

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


Atomic
o meu???
o freakonomics eh um livro bem foda msm... pra qm ta em duvida sobre o curso de economia, eh uma ótima base...
nunca cheguei a ler inteiro, mas pretendo

Anderson Eslie
Veterano
# mai/10
· votar


guschard
Eu falei ironizando maninho...
E minha crítica na verdade parte dos economicistas quando se tratam de assuntos polêmicos de nossa sociedade que tendem sempre a generalizar pro "isso é sócio-econômico", como se isso resolvesse todos os problemas do mundo...
A economização do mundo da vida, sacou?! Todos os outros fenômenos seriam explicados por essa tendência.
Os marxistas fazem muito isso, misturam materialismo com uma leitura equivocada do Seu Marx lá...

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


Anderson Eslie
ahh tah... tendi
concordo com vc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de Ciencias Socias. Dúvidas