Curso de Ciencias Socias. Dúvidas

Autor Mensagem
Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
Eu não estudei tempo suficiente na USP, então vou falar da minha experiência na Unicamp - que também não é muita, pois esse é meu terceiro semestre. Vou falar das minhas impressões como aluno, e não delimitar o conteúdo e a especialidade de cada área, pois a coisa é muito mais complexa. Você estuda Economia, sabe desse problema. E também porque alguém já deu essas informações mais "formais aqui mesmo no fórum:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/141708/p1#4387914

Geralmente, em universidades públicas (falo mais no caso de SP, já que nós dois somos daqui, e que só conheço mesmo as principais do Estado) você vai encontrar o seguinte problema: falta de investimento nos institutos das Humanas, com exceção da Economia. História, Letras, Sociais, Geografia e Filosofia geralmente têm os prédios mais capengas, déficit de docentes, difícil acesso a bolsas de pesquisa e falta de recursos em geral. Mesmo que não seja ruim como eu pintei acima, é sempre pior se comparada às outras áreas.
E tudo isso sempre está na pauta dos esquerdistas ultra-revolucionários, já tão batido estereótipo das Humanas. Mas no caso das Sociais isso chega ao extremo, a ponto de afetar o curso em si. Na USP, com 17 anos e aberto a qualquer coisa que fizesse sentido na minha cabeça, tive meus dias de esquerdista e quase virei militante. Acho que com o pouco que aprendi de lá pra cá já posso te dizer: cuidado! Não que eles sejam errados em suas convicções, não entro nessa questão. O negócio é que se você quer levar a Academia a sério, tem de se meter nos livros e deixar o discurso um pouco de lado. Acredite, a ciência é a última coisa que se passa na cabeça da maioria desse povo. Serve, no máximo, pra fundamentar a doutrina.
Eu sei que parece implicância da minha parte e até algo desnecessário de se dizer. Mas essa é uma das marcas do curso por aqui, e chega a existir até certo preconceito com quem não é da mainstream (esquerda, nas Humanas).
Alguns professores não fazem a menor questão de neutralidade: empurram sua ideologia goela abaixo nos aluno. Exemplo: semana passada tive prova de Teorias de Estado e a discussão toda não saiu de Marx, Engels e Lênin. Ah, sim: algumas questões envolvendo Poulantzas, Miliband e Althusser também - todos marxistas. Tem cabimento que em uma disciplina de teorias de Estado se estude apenas autores marxistas? Nós já tivemos uma disciplina obrigatória SÓ de Marx!
Em uma aula, o professor em questão chegou a citar (leia-se "parodiar") algumas máximas conservadoras e neoliberais (chamadas por ele de "pérolas"), e quase fez a maioria dos alunos (que se define como marxistas) gozar. Isso me irrita bastante, já que ele nunca citou o nome de um autor sequer dessas correntes, e muito menos nos passou uma bibliografia a respeito. É mais fácil discutir com um espantalho, né...

Bem, isso é o que me desanima no curso. Desabafei! ^^

O curso é dividido em três núcleos gerais: Sociologia, Política e Antropologia. Sinceramente, não sei até onde isso é vantajoso. A gente acaba vendo muita coisa superficialmente, e uma pós se faz mais necessária do que em qualquer outro curso. Quem se decide pelo bacharel em Política, por exemplo, "perdeu" 3~4 semestres vendo também Sociologia e Antropologia, sem que, com isso, tenha obtido um conhecimento sólido nessas áreas.

Há quem confuda Política com Administração Pública ou coisa do tipo.. haha... Não sei se em todas as faculdades são assim, mas geralmente há uma disciplina de introdução à política, uma de política brasileira, política clássica e e teorias de Estado. Quem escolher pelo bacharelado em Política irá se aprofundar e ver temas mais específicos.

Sociologia me parece o mais light dos três. Não por ser "coxa", mas por ser mais palpável e, em geral, os temas são interessantes, mesmo para quem quer se especializar em outra área. Dificilmente você vai ouvir alguém dizer "eca, Sociologia!", como é o caso da Política e da Antropologia. É como se fosse um intermediário entre esses dois extremos.. haha :P
Aqui, o núcleo básico de Sociologia é dividido por autores: Durkheim, Weber e Marx. Sociologia contemporânea, brasileira e etc. só vê mais pra frente quem decidiu pelo bacharelado em Sociologia (é assim onde eu estudo).


Antropologia é... hum, complexo. Entrei pensando em sair com bacharel em Antropologia, mas já não tenho certeza. Ainda gosto bastante, mas vem ficando cada vez mais complexo e abstrato, e talvez por incapacidade e desleixo meus, a matéria não tem me agregado muito. Mas é interessantíssimo, sério. Assim como a Sociologia, te dá uma "ferramenta", uma nova visão de mundo, novas perspectivas. E o legal é que não se limita aos meios acadêmicos - acaba sendo parte de sua bagagem pessoal também, já que somos parte do social e vice-versa. Pode parecer romantismo, mas é assim que funciona pra mim. As abordagens antropológicas são bem curiosas mesmo, e me deram muito o que pensar até aqui. Para mim, as disciplinas básicas de Antropologia foram "Introdução à Antropologia" (um choque!), "Cultura e Práticas Sociais" (apaixonante) e "Estrutura e Práticas Sociais". Você verá muito índio! haha... Mas é uma área bem ampla, e os temas estão longe de serem esgotados. A pesquisa empírica sempre me pareceu interessante, mas o discurso metodológico é que dá trabalho. Eu ando perdido.

Eu adoro o curso, não me vejo estudando outra coisa. Mas não vou dizer que não é desanimador às vezes.

A carga de leitura é muito grande, e não basta em si mesma. Se você quer ter uma formação top, tem que ler além do que é pedido. Consultar dados históricos, outras ciências, saber do ponto de vista contrário. Em parte porque, por trás da produção empírica, há toda a discussão dos pressupostos metodológicos. Então quase não há consenso nas Ciências Sociais (por não haver convergência entre os pressupostos da ciência), e o ideal é "ouvir" todos os lados. Só que tudo isso é interessante pra caramba! Pelo menos pra mim. Não é aquela leitura massante, pura obrigação. Você mesmo passa a querer ir além do que é dado pelo professor. Tenta entender, contestar, se aprofundar.
Se você tiver a possibilidade de não trabalhar durante o curso, provavelmente vai acabar gostando de se dedicar. Mas com pouco tempo disponível é difícil dar conta da leitura, e pra se perder no meio do curso é um passo. As aulas são até dispensáveis se você estiver sempre em dia com a leitura, mas caso contrário, elas não são nem suficientes.

Deixar ou não o curso de Economia é uma opção sua. Eu, particularmente, não o faria. Até pela segurança financeira, mas principalmente porque seria muito mais proveitoso uma formação em Economia mais outra em Ciências Sociais, ou Política, especificamente. Se fosse o caso de deixar o curso de Biologia ou Educação Física, aí sim... mas Economia e Política podem ser complementares!

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Machine Gun Man
Se fosse o caso de deixar o curso de Biologia

Ele poderia estudar Socio-BIologia! =]


ps: Malditos esquerdinhas!!!

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Socio-BIologia! =]

Eu vou, hein!:9
Aqui no Brasil ainda estamos na década de 60, mas tem umas coisas bem interessantes mundo afora.

seje meu parceiro, Dave. :)

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


The Root Of All Evil
Machine Gun Man
Ele poderia estudar Socio-BIologia! =]


Isseélegal.

E adivinha que traduziu os primeiros artigos do assunto no Brasil? hein? hein?

Fenrisulfr
Veterano
# mai/10
· votar


Machine Gun Man

Poh cara brigadao pelas dicas... o que mais me preocupa mesmo é a remuneração da area, nao quero ser algm multimilionario (nao ia ser de todo mal tbm se fosse) mas nao quero passar fome tbm... e é essa segurança um pouco maior em economia que me prende a ela de certa forma

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Machine Gun Man

Isso é fato, USP=Marx. Só muda o departamento.

The Root Of All Evil

Argh!!! Traiu o movimento sócio-construtivista véio!

Fenrisulfr

Eu mesmo fiz dois anos de Eco na USP e depois fui para a geografia. Deu no mesmo no final. Marx, claro.

Termina eco e vai pensando na pós. É o melhor uso do seu tempo, visto o que você quer da vida.

Atomic
Veterano
# mai/10
· votar


J. S. Coltrane
Isso é fato, USP=Marx. Só muda o departamento.

n eh so usp, fiz uma materia com povo de ciencias sociais na ufmg e tambem eh assim.. acho que a area atrai o povo de esquerda, sei la

Anderson Eslie
Veterano
# mai/10
· votar


Atomic
Atrai mesmo, acho que isso acontece en tidas as universidades, não sei, pq aqui em Salvador, na UFBA, é a mesmíssima coisa...
Mas tbm aquela coisa de uma pessoa normal, com pensamentos normais, com desejos normais, entra nu curso como Ciências Sociais e lá dentro é corrompida por essa galera basista dos partidos de esquerda. Como os que mais aparecem são os discípulos mal feitos da teoria do Seu Marx, em menos de 3 semestres o cara já tá de roupa rasgada, com a barba por fazer estilo "O Náufrago", meio neo-hippie, cantando músicas tropicalistas, sentindo saudade de quando na Ditadura militar os heróis brasileiros da esquerda lutavam contra o Regime, e achando que tudo que vc fala contra a perspectiva deles é uma afronta à unidade da luta...

Detalhe: O guri só tem 19 anos... rsrsrsrs
x]
Abraço.

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


Anderson Eslie

Isso é culpa da erva, e não de Marx...

Kensei
Veterano
# mai/10
· votar


Pessoal, não é no mercado de trabalho que vcs vão encontrar Marx mesmo, era só o que faltava...

Fenrisulfr
Veterano
# mai/10
· votar


Kensei

Velho, uma pergunta, desvirtuando o topico, vc que fez economia na puc... foi muito tenso pra vc arrumar estagio??? porra eu to procurando a tempos e nao acho nada =/

thebassx
Veterano
# mai/10
· votar


Pessoal da História/Ciencias Sociais sao todos muito arrogantes para se discutir qualquer coisa nessa area.

O mais engraçado é que certamente se algum deles estiver lendo isso, vai tomar esse 'arrogante' como elogio

Kensei
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
Quando eu ingressei no curso de economia, já trabalhava no emprego que tenho até hoje, no quinto ano tentei procurar algo, mas era pouca coisa, e ninguém aceitava salames do quinto ano.

O negócio é sacudir no segundo ano, lá no mural não tem pintado nada? Ai na rua da Puc, no lado do pq da agua branca fica o DIEESE, direto eles abrem vagas pra estágio (recebo o email deles aqui no trampo), passa lá e já deixa seu CV.

O que vc procura especificamente?

Anderson Eslie
Veterano
# mai/10
· votar


J. S. Coltrane
Verdade hahahaha...
Malditos hippies sujos
\m/_

J. S. Coltrane
Veterano
# mai/10
· votar


thebassx

obrigado

/arrogante

Kensei
Veterano
# mai/10 · Editado por: Kensei
· votar


Fenrisulfr
Seguinte, o próprio Rossini fez isso, manja as matérias optativas? Vc pode cursar disciplinas de outros cursos no lugar, vai ter que trocar uma idéia com o coordenador do Curso, vai lá e cursa alguma coisa nas ciências políticas.

Na sua monografia vc tb pode ir pra algo relacionado a isso, recomendo o prof. Jorge Alano, fiz com ele e foi muito bom, o Doutorado dele foi em ciências políticas

Bidal
Veterano
# mai/10
· votar


Fenrisulfr
Cara nem li os comentários pra saber se já disseram isso mas...
No seu caso eu terminaria o curso já que está praticamente na metade (São 4 anos mesmo?) depois faria uma pós-graduação na área que vc curtiu ai ou mesmo outra faculdade.

Mas quem sou eu pra dizer isso, larguei uma engenharia no 4º ano pra entrar em outra faculdade com do mesmo curso pra voltar no 1º ano hahahaha

Fenrisulfr
Veterano
# mai/10 · Editado por: Fenrisulfr
· votar


Kensei
Fenrisulfr
Seguinte, o próprio Rossini fez isso, manja as matérias optativas? Vc pode cursar disciplinas de outros cursos no lugar, vai ter que trocar uma idéia com o coordenador do Curso, vai lá e cursa alguma coisa nas ciências políticas.

Na sua monografia vc tb pode ir pra algo relacionado a isso, recomendo o prof. Jorge Alano, fiz com ele e foi muito bom, o Doutorado dele foi em ciências políticas



Poh valeu pela dica =] vou fazer isso, a coordenadora do curso é a Leslie Beloque, conhece neh? Será q ela deixa autoriza???

Velho se tu puder, e se quiser tbm neh, por favor me add no msn lobounderlinefellipearrobahotmailpontocom, acho que tu poderia me dar uma luz sobre algumas coisas de economia, =]

One More Red Nightmare
Veterano
# mai/15
· votar


Joguei na busca do fórum "Poulantzas" pra ver as referências e cai neste tópico.

Bela exposição do Machine, merece um up.

sallqantay
Veterano
# mai/15
· votar


Antropologia é... hum, complexo

fez campo em sexualidade, certeza

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de Ciencias Socias. Dúvidas