Artista performático causa polêmica no RN.

Autor Mensagem
Johnny Favorite
Veterano
# mar/10
· votar


Mandou bem pra caramba!

james_the_bronson
Veterano
# mar/10
· votar


Scrutinizer
Virei fã do cara.

Só pelas polêmicas e discussões que ele causou, você pode ver que o ato dele, sendo arte ou não, tem mais valor e utilidade que 90% de toda a "arte" (ou só o que vocês consideram bom) produzida em toda a história da humanidade.
Os motivos dele não importam.




Vocês podem ver que esse comentário tem mais humor que os do Dogs2...

BokuWa
Veterano
# mar/10
· votar


Sorte dele que a dominação é católica, se fosse umbanda ele teria que tirar um charuto acesso...

O cu é dele, o cara enfia o que quer. Se não gostou da "arte" não veja...

BokuWa
Veterano
# mar/10
· votar


guschard
tinha gente que defendia o cachorro morrendo de fome numa exposição...


e apesar de eu ser mto contra essa do cachorro, ela ainda teve mais propósito do que essa dai...
esse foi só um pimpão querendo aparecer


Tinha... Matar o cachorro.




A verdade é que se ele tira outra coisa do cu, estariam todos rindo e falando algo do tipo " Que viadão..." ou " Depois dizem que arte não é coisa de viado..."

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/10
· votar


Scrutinizer

Só pelas polêmicas e discussões que ele causou, você pode ver que o ato dele, sendo arte ou não, tem mais valor e utilidade que 90% de toda a "arte" (ou só o que vocês consideram bom) produzida em toda a história da humanidade.
Os motivos dele não importam.


hahahahahahaha que comentário imbecil, meu Deus do céu. hehehe, esses pseudo-intelectuais me fazem rir... vira fã dele mesmo, vocês se merecem. Seu comentário é a típica justificativa de gente sem talento que faz qualquer estupidez pra aparecer.

Se for assim, se o Stalin, ou o Hitler, ou o maníaco do parque, ou enfim, qualquer imbecil ou simplesmente maluco que faça qualquer merda que gere polêmica e discussão pode se declarar artista e os "atos dele terão mais valor e utilidade que 90% de toda a arte".

Aliás, quando eu disse que seu comentário era imbecil, na verdade eu tava é "fazendo arte" também. E vale mais do que 90% do que você considera bom !!!

hahaha

ghostbastard
Veterano
# mar/10
· votar


Acho que vocês estão discutindo por nada.

Ninguem aqui viu a performance do cara, ninguem sabe o contexto dado durante a apresentação. Tudo o que as pessoas sabem é que ele tirou um crucifixo do cu, só isso.

Acho que por isso que ta dando tanta flamewar. Falta de informação.

Devil Boy
Veterano
# mar/10
· votar


João Gilberto
Moro em Natal e nem sabia que havia acontecido algo dessas proporções.

Tu é do RN?

Sim, eu também sou de Natal, mas me mandei de lá há quase uns dois anos para estudar fora.

De vez em quando ainda dou uma olhada rápida nos sites dos jornais locais, mas geralmente é por meio de amigos que fico sabendo o que acontece na cidade.

Devil Boy
Veterano
# mar/10
· votar


By the way, segue abaixo uma entrevista que fizeram com o depravado:

Em Salão de Artes de Natal, performer tira terço do ânus

Uma performance realizada no 13º Salão de Artes Visuais de Natal na última sexta-feira está causando uma polêmica na internet e no mundo das artes.

O cientista social e artista Pedro Costa, atual único membro do grupo Solange Tô Aberta!, ficou nu em frente ao público e, de quatro, tirou um terço do ânus.

A performance foi filmada e está em exibição na galeria Newton Navarro da Funcarte. O rosário também está em exposição. A mostra fica aberta a visitação até 30 de abril.

Em entrevista ao site A Capa, Pedro comenta a repercussão da performance, diz o que pensa sobre o papel da arte e ainda fala sobre o futuro do Solange Tô Aberta!.

O vídeo já está no youtube?

Não, o vídeo não está na internet e nem tenho previsão de quando estará.

De onde surgiu a ideia da performance?

A ideia surgiu a partir de um show da Solange tô aberta! que foi realizada no "Dia do Índio" em Salvador. Eu comprei uns terços e, na hora do show, tirei um do meu ânus. Só que, no calor e na vibração do show, o trabalho se confundiu com as luzes, fumaça, figurino, música etc. Então pensei conceitualmente e refiz a performance de forma pontual, com a nudez e o ato em si. Percebi que era uma ação "simples" mas poderosa.

Que tipo de reações você recebeu e está recebendo?

Hoje [quinta-feira 18/03] dei uma entrevista para a televisão. O repórter vai entrevistar, também, um líder religioso (provavelmente um padre da igreja católica) e especialistas em arte contemporânea. Sei que há riscos de fortes reações. Leio na internet algumas coisas (opiniões de pessoas que leem as matérias) mas nada com um fundamento crítico para poder dialogar. Bem, entraram no meu orkut e mandaram eu enfiar um abacaxi e depois chupar... eu pensei, pensei... mas não posso roubar a ideia das pessoas (risos). Até pensei em enfiar um ananás que é mais grosso e mais doce (risos), mas desisti.

Como seus amigos e parentes enxergaram a performance?

Os amigos acharam-na muito forte, direta e objetiva. Entenderam a ação e admiraram a coragem e a ousadia. Ficaram muito felizes e, até hoje, estão em estado de êxtase com o trabalho. Os artistas daqui, que tem uma carreira na arte contemporânea, viram que a entrada e a realização dele no salão de Natal foi de extrema importância. Apesar de muitos salões e espaços terem o nome de "contemporâneo", quando você faz uma proposição como a minha, percebe-se que, no fundo, é só o nome. E com o conhecimento, experiência e sensibilidade dos curadores convidados foi possível realizá-la e a Funcarte, aqui em Natal, não a vetou. Meus parentes inicialmente ficaram preocupados com meu ânus (risos). Mas, agora, estão preocupados com alguma reação negativa que possa me atingir diretamente.

Desculpe a pergunta incômoda, mas como você fez pra enfiar o terço no ânus?

Fiz a xuca, passei KY, e fui enfiando devagar, como bolinhas tailandesas...

Há pessoas que não entendem de arte, mas quando veem um trabalho como o seu gostam de opinar e criticar. Por que isso acontece?

Acredito que seja porque cada pessoa tem a sua leitura de mundo e muitas delas se sentem instigadas a expressá-las. Isso acontece em relação a tudo. Mas o debate conceitual sobre a obra, no meu caso, existe mais comumente no meio de artistas e curadores.

No ano passado uma escritora fez uma peça com um Jesus transexual. Mais recentemente uma exposição na Espanha foi cancela porque lançava um olhar gay sobre Jesus. Por que parece haver uma fixação da arte contemporânea com as questões ligadas a religião?

No Brasil temos o caso da Márcia X que háa alguns anos, com a sua imagem do terço em forma de pênis, foi barrada no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília. Isso foi ótimo no sentido da mobilização dos artistas a favor da exposição da obra e em todas as questões que nos fizeram pensar criticamente. Qualquer religião envolve tabus, interdições, crenças fortes sobre o que se pode e o que não se pode fazer. Há valores morais envolvidos e, mais ainda, ditaduras sobre corpo, sexo, comportamento. Geralmente a instituição religiosa se torna um impasse entre o desejo das pessoas e a ética que ela aplica. Nisso, resultam conflitos, desde os internos individuais até as guerras.

Então religião também é um tema político a ser trabalhado. E arte contemporânea possui essa característica de questionar as relações de poder e da privação da liberdade de escolha. É dessa forma que eu enxergo. Necessito citar dois ótimos artistas que, assim como eu, tiveram seus trabalhos sobre sexo e religião realizados. É o caso do documentário "Bombadeira" do diretor Luis Carlos de Alencar (BA) e do trabalho de Marcelo Gandhi com velas em forma de pênis e terços, que o registro fotográfico faz parte do "Acervo em Movimento", do Museu da Pinacoteca do Estado (RN). Ambos publicados com o apoio do Ministério da Cultura e outros órgãos importantes do país.

Você é religioso?

Sim. Sou espírita umbandista. Uma religião que nasceu no Brasil, com a influência direta da força indígena e da força africana e do kardecismo, e que não trabalha com a matança de animais. E também me considero pagão. Mas nada disso me impede de fazer ou ser nada.

Pra você qual é o papel da arte? Chocar, questionar, embelezar?

Fazer pensar sobre as questões atuais. Lógico que eu sou fruto de uma época e da minha história de vida. Mas, para mim, a arte tem que causar algo no corpo de quem vê e de quem realiza e, também, levar a uma confusão mental que leva a refletir. Arte é crítica, ou seja, põe em crise. Por isso artistas podem ser tão perigosos...

E o Solange Tô Aberta? Como está a banda? No ano passado vocês fizeram uma turnê na Europa. Quais são os próximos passos da banda para 2010?

Em primeira mão, te falo que apenas eu estou na Solange Tô Aberta! atualmente. O projeto está em off, se reformulando. As mudanças, obviamente, acontecerão e tudo indica que novos integrantes estão por vir, se aceitarem o convite. Se não, será uma "one queer band" (risos). As novidades virão no segundo semestre desse ano. Te deixarei informado de tudo ;-)

Fonte.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# mar/10
· votar


Há pessoas que não entendem de arte, mas quando veem um trabalho como o seu gostam de opinar e criticar. Por que isso acontece?

Que perguntinha babaca... Como se fosse possível alguém que não entendesse de arte. Objetivo da arte é exatamente estimular a percepção, emoção ou idéias em um ou mais espectador. Nesse ponto de vista, não existe alguém que não entenda, existe quem não foi estimulado.


Sim. Sou espírita umbandista. Uma religião que nasceu no Brasil, com a influência direta da força indígena e da força africana e do kardecismo, e que não trabalha com a matança de animais. E também me considero pagão. Mas nada disso me impede de fazer ou ser nada.


E o cara não tem idéia do que é. Umbanda envolve exatamente o catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras. Respeitar o terço é um dos princípios dos umbandistas.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


Esse cara só mostra o quanto é hipócrita e ridículo.

Nesses casos o meu pensamento de direita, voltam à cabeça. Eu não me sinto abalado, ou profundamente irritado pelo que esse cara fez, isso é se mostrar fraco. Só vejo o quanto um ser humano pode ser ridículo.

Infelizmente eu não consigo digitar tudo o que penso num post. E infelizmente qualquer manifestação contrária aqui, promove milhares de comentários libertários.

Ele fala da "ditadura sexual, da repressão" e mais um monte de bla bla bla do catolicismo e depois diz que é espírita umbandista. Ou seja, a velha história de que "pimenta no olho dos outros é refresco".
Não olha para o próprio umbigo. Se acha perfeito, livre de qualquer defeito. Hipócrita.

Não duvido muito que deve falar de paz, de direitos iguais e mais um monte de mentira. Porque é um hipócrita. Só despertou o ódio das pessoas e só atingiu a sua ridícula intenção dentro da sua cabeça.

Quando tudo parece correr bem, quando a boa convivência com as diferenças parecem estar em progresso, sempre tem alguém pra dar mais um ponta-pé.

Negativem a vontade.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# mar/10
· votar


brunohardrocker


Ele fala da "ditadura sexual, da repressão" e mais um monte de bla bla bla do catolicismo e depois diz que é espírita umbandista. Ou seja, a velha história de que "pimenta no olho dos outros é refresco".


Cara, discordo em partes. Acho que ele só provou que não tem a o mínimo conhecimento sobre a religião dele. O resto eu concordo.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Carlos_Souza_Jr

Estamos no século XXI, ninguém mais é impedido de ser homossexual e de fazer o que quiser com o corpo. Tanto é que isso só é feito entre quatro paredes, ou vai surgir ainda um da laia dele que defenda o sexo em público? Os católicos só tem a opinião deles e tem todo o direito a isso. Se são 80% da nossa população, é lógico que a nossa sociedade vai ter a influência disso. como nos EUA a maioria é protestante. Nem por isso a mínima porcentagem de ateus, agnósticos, artistas que enfiam coisas no cu, ogros e etc estão obrigados a seguir os dogmas católicos.

Eu não estou querendo dizer que ele devia ser censurado ou impedido de expressar sua "arte", só estou fazendo a minha análise, que, não é uma análise artística porque segundo ele, eu não entendo de arte, e sim das consequencias sociais da arte dele.

Devil Boy
Veterano
# mar/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


brunohardrocker
comentários libertários

Amigo, só uma observação: ser libertário ou liberal não é o mesmo que ser moderninho, "progressista", politicamente correto ou café-com-leite.

Liberais acreditam que o fundamento da Liberdade está no conceito de propriedade privada, que não consiste meramente em você ser o dono de um determinado objeto (como bens e terras apropriados legitimamente), mas antes de mais nada, ser dono e possuidor do seu próprio corpo e racionalidade, de ser soberano de si mesmo e de não ter esse direito de auto-propriedade invadido por ninguém.

É desse princípio que vêm aquelas velhas máximas do tipo "liberdade é o direito de fazer qualquer coisa que não viole esse mesmo direito de outrem" e "posso discordar de cada palavra que você diz, mas defenderei até a morte o teu direito de abrir a boca para dizê-las".

Isso significa que, de um lado, você tem todo o direito de adotar um comportamento considerado depravado pelas outras pessoas sem que elas lhe submetam à violência física. Por outro lado, o que você não tem é o direito de obrigá-las a compactuarem com a sua depravação, impedindo-as de emitir juízos de valor e de condenar pacificamente as suas ações.

Dito isso, é perfeitamente possível ser libertário e, ao mesmo tempo, um pai de família ultra-conservador.

A menos, é claro, que com "libertário" você esteja se referindo àquele pseudo-liberalismo dos punks, hippies, socialistas e demais vagabundos dos países desenvolvidos, que desejavam um mundo onde pudessem fazer o que quer que lhes desse na telha (como entupir-se de drogas, praticarem orgias às vistas de todos, urinar em público, rasgar e emporcalhar jeans, usar chapéus e ponchos ridículos, fazer pixações na rua, escrever aberrações como "Steal this book", etc.) e ainda assim não serem vistos e tratados como párias pelo resto da sociedade.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


Devil Boy

Ok, aceito sua correção.

E eu me referia mesmo àqueles que ao ver meu post, chegariam aqui e diriam: "Ele tem todo direito de fazer isso" (como se eu quisesse censurá-lo) ou a típica pergunta "Qual o problema?" Ou me imaginar como um Hitler da vida.

guschard
Veterano
# mar/10
· votar


Scrutinizer
vc eh fã da geyse tambem?? nada contra ela, mas ela tbm causou mta polemica...

guschard
Veterano
# mar/10
· votar


BokuWa
Tinha... Matar o cachorro.
pior q tinha msm... ele queria mostrar q as pessoas c preocupam mais com um cachorro morrendo numa exposição do q os milhares morrendo d fome e tal...
EU NÃO ACHO QUE FOI UMA BOA FORMA DE ABORDAR O TEMA, mas mesmo assim, tinha um propósito maior do q esse kra ai

Devil Boy
Isso significa que, de um lado, você tem todo o direito de adotar um comportamento considerado depravado pelas outras pessoas sem que elas lhe submetam à violência física. Por outro lado, o que você não tem é o direito de obrigá-las a compactuarem com a sua depravação, impedindo-as de emitir juízos de valor e de condenar pacificamente as suas ações.

seus posts são geniais!! parabens!!!
uhahuahuahuahuahuaahuahauhuauhahuahua

Scrutinizer
Veterano
# mar/10 · Editado por: Scrutinizer
· votar


guschard
Quem é geyse?

Vejam bem, se vocês tem o direito de serem conservadores e criticar a obra dele, porque estão tentando me tirar o direito de achá-lo genial? Para que tanta ofensa? O que te deixa tão brabinhos?
O problema é que vocês simplesmente não suportam uma opinião contrária. Prova disso é que meu comentário deve ter uns 10 negativos e eu fui ofendido várias vezes simplesmente por dizer que o que ele fez é bom.
O pensamento de vocês é basicamente "se eu não concordo com você, você não pode ser polêmico".
E eu nem vou me explicar mais, ou dar continuidade à discussão, é deprimente demais ver as suas respostas. Mas achei que isso devia ser dito.

brunohardrocker
Veterano
# mar/10
· votar


Scrutinizer
se vocês tem o direito de serem conservadores e criticar a obra dele

É preciso ser conservador pra criticar (contrariamente) a obra?

porque estão tentando me tirar o direito de achá-lo genial? Para que tanta ofensa? O que te deixa tão brabinhos?

Me responda, onde que alguém te tirou o direito? Onde alguém te ofendeu?

O problema é que vocês simplesmente não suportam uma opinião contrária.

Se você acha que alguém te tirou o direito de opinar, sem isso ter acontecido, ou que alguém te ofendeu, sem isso ter acontecido, não sei que aqui não suporta a opinião contrária.

james_the_bronson
Veterano
# mar/10 · Editado por: james_the_bronson
· votar


porque estão tentando me tirar o direito de achá-lo genial?

huehueheuheuheuehuh

Edit: Pelo menos é um indício de "semancol"...

"Ele querem que eu me omita" = "Eu acho que eu não deveria ter dito isso"...

Joe Road
Veterano
# mar/10
· votar


Scrutinizer


BWAhauHAuahUAHuahUAHuahUAHuahUAHuahUAHuahUAHuahUAHuhaUAHuahUAHuahuAHua hUAHuhauAHuahUAHuahUAHuahUHAuha

Foi mal aê mas num aguentei... XD

guschard
Veterano
# mar/10
· votar


Scrutinizer
Vejam bem, se vocês tem o direito de serem conservadores e criticar a obra dele, porque estão tentando me tirar o direito de achá-lo genial? Para que tanta ofensa? O que te deixa tão brabinhos?

vc pode gostar e achar genial... soh q qdo vc fala q oq ele fez tem mais valor que 90% da arte de toda a humanidade, vc abre espaço pra uma discussão que não tem nada a ver com gosto...

na minha opinião é soh um cara querendo aparecer e não consegue sem apelar pra temas extremamente polêmicos...

oq eu quiz dizer eh q não eh soh porque causou polêmica que é bom... e geyse eh a mina da uniban lá...

e qm foi intolerante à opiniões contrárias foi voce... eu to aqui pra debater d boa...

Mila Turunen
Veterano
# mar/10
· votar


alguns users tem problema em aceitar a opinião contrária e não sabem simplesmente conversar, sem se sentir ofendidos, atacados, ou sei lá eu o que. não podem ver uma postagem contrária (seja ela qual for, isso vale para dos dois lados da discussão) e negativam, dificilmente argumentam.
é difícil assim sair alguma coisa interessante dessas discussões, se a continuar desse jeito...

Eric Clapton
Veterano
# mar/10
· votar


Pq ele não tira um abacaxi do cu?

Arte o caralho. Sem dúvidas é uma pessoa desprovida de talento que queria apenas aparecer e "causar".

thmenezes_RJ
Veterano
# mar/10
· votar


Scrutinizer

Eu não te ofendi. Disse que vc é imbecil.

Mas isso não é ofensa. É arte.

Pelo menos no seu conceito...

Aliás, seu post tb é arte, afinal vc causou polêmica. É tão arte quanto tirar um rosário do cú.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Artista performático causa polêmica no RN.