Momentos de euforia - comofas/

Autor Mensagem
Julia.
Veterano
# mar/10


Vocês já tiveram momentos eufóricos bem efêmeros que milhões de ideias vêm à mente, de imagens, de sons? E você tenta a todo custo canalizar aquilo para algo que dê frutos como compor uma música, escrever um texto, desenhar, mas se percebe completamente incapaz a produzir qualquer coisa porque são ideias que excedem a sua capacidade de organizá-las e criar algo?

Acho que todo mundo já passou por isso, mas...

O que vocês fazem? Como vocês conseguem aproveitar esses momentos raros?

E o que te estimula a sentir essa euforia? Experiências sensoriais, talvez? Ver um pôr do sol perfeito, ler uma passagem em um livro que abre completamente sua mente, ver uma cena de um filme que você queria estar ali vivendo aquilo?


Comentário previsível: Dorgas mano riairairiai.
Heh.
Pronto, já ri da piada ruim, antes que alguém a faça.

pacpac
Veterano
# mar/10
· votar


sim, sim!

sair escrevendo/rabiscando/sentindo tudo que tá vindo, de forma desorganizada mesmo...
depois analisar, ver.. e por em ordem
é muito, muito bom quando isso acontece :)

geralmente essas experiências mesmo..
ou alguns surtos repentinos, com idéias idiotinhas, haha (?)

highvoltage
Veterano
# mar/10
· votar


E você tenta a todo custo canalizar aquilo para algo que dê frutos como compor uma música

Já tentei isso tentando compor algo tipo o Pink Floyd...
Mas os caras são muito fodas e eu desisto :/


É sério.

Eric Clapton
Veterano
# mar/10 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Aconteceu isso comigo quando eu jogava Mario World no Super Nintendo. Quando achei que estava salvando o jogo e consegui fechar todas as telas das estrelas, apareceu um novo mundo. Quase fiquei louco.

Ian Anderson
Veterano
# mar/10
· votar


Jah

pacpac
Veterano
# mar/10
· votar


Eric Clapton
EASHEASIHIUAEAS !

TaylorBass
Veterano
# mar/10
· votar


Dorgas mano rairairari
brinks.

Ih, rola direto. Tomando banho é de lei. Eu saio cantarolando uma melodia aleatória, criada na hora e não consigo ou a esqueço na hora de tentar reproduzir. A inspiração têm a ver com o meu estado de espírito na hora.. Se eu tô feliz, saio cantarolando, todo bobo lá. Agora, se tô triste, não canto uma nota e mal falo com os outros. rs

flwbjs

Hawkings
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
Eu tenho isso também!

Não sei canalizar isso direito, mas isso dá uma inspiração muito grande.

Eu consigo esses momentos de euforia ouvindo música mas me movimentando, consigo milhões de idéias, mas a maioria delas não sei aproveitar direito.

Em um desses estados já consegui criar várias histórias, é muito bom mesmo. \o/

Julia.
Veterano
# mar/10
· votar


TaylorBass
Ou, isso é pior que inspiração. É quase insuportável ficar eufórica assim. Você não sabe o que fazer, saca? Você fica lá tentando tirar fiapos de idéias daquele tormento todo que está na sua cabeça. É foda, cara.
Tenho uma amiga escritora que tem muito disso. Ela fica pirada. Mesmo. Sai gritando. Haha!

Eric Clapton
Mario World é outro nível de abstração, né. Não tem como comparar.

highvoltage
Sim. Nesses momentos a gente sempre acha que vai criar algo excepcional e sai umas coisas que não alcançam o que a gente esperava. É bem frustrante.

pacpac
Hm. Então você faz anotações randômicas para depois retomá-las e criar algo mais "calmo"? Interessante sua técnica.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/10 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Em fevereiro, eu tomei banho de mar com a minha namorada e com o filho dela.. ele no meu colo e ela abraçada em nós... eu nunca me senti tao feliz na minha vida... nao sei explicar, apenas senti que aquelas duas pessoas, que eu amo, precisam de mim, e me amam tambem...

Ta, eu sei que isso é bem gay... mas deem um desconto, estou ficando velho, e velhos sao gays.

Eric Clapton
Veterano
# mar/10 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Julia.
Mario World é outro nível de abstração, né. Não tem como comparar.


Mas quando se tem 10 anos e você passou praticamente 18 hora ininterruptamente jogando e quando você finalmente acha que vai salvar o jogo e do nada abre outro mundo...

Eu simplesmente sai do quarto com a cabeça embaralhada de idéias

Marco Hietala
Veterano
# mar/10 · Editado por: Marco Hietala
· votar


Sim,
E o procedimento mais viável que me vem à cabeça é simplesmente anotar.
É o que deveria fazer mas nunca o faço.

Índio_DT
Veterano
# mar/10
· votar


Quando eu sinto isso, eu costumo escrever.

Tem hora que nem eu acredito no que eu escrevi...

pacpac
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
:)

isso é muito louco, muito mesmo...
parece que teu cérebro tá lotando, e tá apertando de coisas boas, e você precisa tirar mas não consegue, e quanto mais pensa em uma maneira, mais ele lota, e qualquer dia eu taco a cabeça na parede e morro ._.
é TENSO

TaylorBass
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
hahah sim. Acho boa a idéia de anotar que o cara citou ali. Um amigo meu monta a partitura de tudo que ele cria e já fez algumas músicas assim. Alguns pedaços se encaixam e ficam muito legais. Pode funcionar com textos ou outras criações suas. hehe

Julia.
Veterano
# mar/10
· votar


Hawkings
Você escreve?

Ed_Vedder
Foda, cara.
Engraçado você falar isso. Ultimamente tanta gente tem falado de experiências em relação ao mar. Poseidon tá que tá.

Eric Clapton
Haha!

Marco Hietala
Deveria.

Índio_DT
Você escreve o quê?

pacpac
Uhum, mas é muito gostoso também. :)

TaylorBass
Faça isso também.

Trololo
Veterano
# mar/10
· votar


da vontade de bater uma

Trololo
Veterano
# mar/10 · Editado por: Trololo
· votar


Maldição

Excelion
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.

Muitas vezes, mas quando isso acontece, quando eu consigo canalizar as idéias eu já estou cozido demais pra fazer qualquer coisa.

thebassx
Veterano
# mar/10
· votar


é... já...

Hawkings
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
Antes eu não escrevia, guardava somente na minha cabeça, depois resolvi levar a sério isso, consegui escrever coisas inacreditáveis, incríveis e totalmente sem nexo.

Ao escrever percebi que tinha posto uma ordem pra aquilo e comecei a usar isso no meu benefício.

Controlo bem o acontecimento das minhas crises de euforia, posso até dizer que eu "manipulo" elas.

Acho que você pode criar essas situações quando você quiser, é só achar a forma certa de como fazer.

:)

MiguiM
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
ver uma cena de um filme que você queria estar ali vivendo aquilo?

Nossa,
putz, na primeira vez que vi Rocky, Um Lutador, na hora que toca aquela musiquinha de quando ele ta treinando, ai ele sobe a escada e começa a pular... cara muito massa, eu pirei mesmo. Eis que um desejo meu é subir aquelas escadas com o MP4 no bolso, tocando aquela musica....

Marco Hietala
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
A maioria dos profissionais do meio da criação mantém um hábito legal de anotas todos esses "flashs" em algum lugar, seja no PC, num palm, ou num bloquinho de papel. O lance é ir acumulando idéias, como se fosse um banco de dados.

Por exemplo, você está assistindo tv e ao ver um comercial, você percebe que determinada idéia cairia bem melhor naquele caso e ficaria algo mais atrativo. Aí vai lá e anota isso, com detalhes. Ninguém sabe quando vai precisar de uma boa idéia num momento sem inspiração.

Konrad
Veterano
# mar/10 · Editado por: Konrad
· votar


Julia.
E você tenta a todo custo canalizar aquilo para algo que dê frutos como compor uma música, escrever um texto, desenhar, mas se percebe completamente incapaz a produzir qualquer coisa porque são ideias que excedem a sua capacidade de organizá-las e criar algo?


]Não. Tento desfrutar ao mesmo tempo em que o analiso bem objetivamente, e como a felicidade é uma explosão de sentimentos que não resiste a uma observação racional e focada, o momento se perde na frieza da análise.

Só consigo me libertar dessa cárcere da racionalidade e da análise quando bebo, e isso não é piada para parecer "cult" ou um idiota triste, é a verdade gélida e quadrada, como deve ser.

Tenho realmente tentado ser uma pessoa melhor e mais parecidda com a massa, com gestos mais expressivos e aparentes, menos quadradão. Não tenho tido resultados muito expressivos mas já é um começo. Mas como me conheço muito bem (olha a desgraçada da análise ai) esse esforço não dura mais que um mês.

Edit: o que quis dizer que do momento nunca me sobra muito, o que vale mesmo é o pós-momento.

Julia.
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
Então, peraí. Você tenta deixar de produzir alguma coisa nesse momento e simplesmente aproveitá-lo?

Marco Hietala
É. Eu tenho um caderninho pra isso, mas nunca anoto nada nele. Haha. Eu só fico remoendo.

MiguiM
:)

Hawkings
Usar em seu benefício para criar novos momentos de euforia?

Excelion
Poisé, tenho essa impressão, às vezes.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mar/10
· votar


Ah velho, eu sempre que vou fazer um desenho na escola, já planejo como o desenho deve ficar, aqueles desenhos de mangá fodas que demoram 40 minutos pra fazer só o olho, mas no fim eu desenho os stickmans mesmo.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
Konrad
Então, peraí. Você tenta deixar de produzir alguma coisa nesse momento e simplesmente aproveitá-lo?


Qualquer produção no momento vai ser prejudicada, a melhor coisa e analisá-lo, dissecá-lo e então tentar produzir.

Eu acho que euforia e produção são antagonistas. Não acredito em Horácio. hehe

Julia.
Veterano
# mar/10
· votar


Konrad
É estranho porque no primeiro momento eu tento analisar tudo aquilo. Classificar as ideias, agrupá-las, tirar alguma coisa dali que seja ponto de partida. Não consigo de jeito nenhum. Fico andando de um lado pro outro, fazendo coisas sem sentido e calada.
Daí eu pego pra escrever porque eu preciso pelo menos estabelecer alguma coisa pra colocar no papel. Tenho que eleger qualquer coisa que seja o início de.. Sei lá. O que vier. Uso escrita automática e deixo o lixo vir. Haha. Nesse processo de escrita algumas coisas vão se organizando. Depois que eu acabo esse excerto fico meio abobada, pensando ainda. Sem conseguir fazer muitas coisas práticas.

Konrad
Veterano
# mar/10
· votar


Julia.
Konrad
É estranho porque no primeiro momento eu tento analisar tudo aquilo. Classificar as ideias, agrupá-las, tirar alguma coisa dali que seja ponto de partida. Não consigo de jeito nenhum. Fico andando de um lado pro outro, fazendo coisas sem sentido e calada.
Daí eu pego pra escrever porque eu preciso pelo menos estabelecer alguma coisa pra colocar no papel. Tenho que eleger qualquer coisa que seja o início de.. Sei lá. O que vier. Uso escrita automática e deixo o lixo vir. Haha. Nesse processo de escrita algumas coisas vão se organizando. Depois que eu acabo esse excerto fico meio abobada, pensando ainda. Sem conseguir fazer muitas coisas práticas.


Ah... mas isso varia de pessoa a pessoa..... eu entedno essa sua "prostração" criativa, com ideias esparsas e inconcatenáveis, mas de certa forma, ideias nada mais são do que memórias postas à prática, se você não é capaz de produzir nada naquele momento, pode ser que seja capaz de produzir daquele momento. Basta reter a essência da coisa.

Mas se você considera a emoção e excitação (eheh) partes da criação e não do processo criativo, ai a coisa muda de figura completamente. Eu particularmente acho que elas podem ser o ponto de partida da coisa, jamais o combustível do processo....

Mas eu tenho uma visão bem racionalista da arte e da criação, não me leve muito à sério. ;)

rodsom
Veterano
# mar/10
· votar


quando eu to naquele estado entre o acordado e o dormindo, aparece ideia de tudo quanto é jeito, na minha cabeça, ai de repente eu esqueço tudo que eu tava pensando. detesto quando acontece isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Momentos de euforia - comofas/