Baleia mata treinadora em frente ao público no parque SeaWorld na Flórida

Autor Mensagem
kohler1000
Veterano
# fev/10
· votar


janick

Não tem dessa de pesca controlada... sempre há os ignorantes gananciosos que burlam as leis ambientais e fazem a pesca, caça e desmatamento predatórios. Por isso eu digo, nós tamos ferrados.

Baleias não têm predadores naturais além dos seres humanos, por isso, eu acredito que qualquer pesca, seja ela muita ou não, seria prejudicial à espécie. Mas acredito que isso seja contornável, caso seja REALMENTE necessário caçar baleias.

Zuzza
Veterano
# fev/10
· votar


kohler1000
Hehehe... você não acha engraçado como esse povo vê uns filmes ai de baleia assassina e fica achando que o comportamento do animal é aquilo mesmo?
Eu acho triste. Acho imbecil, acho coisa de idiota... Povinho medíocre.

Não tem dessa de pesca controlada... sempre há os ignorantes gananciosos que burlam as leis ambientais e fazem a pesca, caça e desmatamento predatórios. Por isso eu digo, nós tamos ferrados.

Baleias não têm predadores naturais além dos seres humanos, por isso, eu acredito que qualquer pesca, seja ela muita ou não, seria prejudicial à espécie. Mas acredito que isso seja contornável, caso seja REALMENTE necessário caçar baleias.

Exatamente isso.

Dark Luke
Porra, larguem mão de serem insensíveis também, não dá pra ficar menosprezando a treinadora que morreu. Tá certo que o animal não teve culpa, mas a treinadora não fez nada que merecesse ser punível com a morte. Até onde eu sei ela não matou baleias, não foi ela que tirou ela do cativeiro. Só fez uma péssima escolha de emprego.
Não tou menosprezando ngm. Que deus a tenha e que a família seja confortada de alguma forma. Mas quem procura acha...

d.u.n.h.a.
Na verdade a treinadora foi é muito burra. Todos os animais tem seu senso de humor, e provavelmente naquele dia a orca não acordou muito bem. Qualquer bom treinadora reconheceria que a orca não estaria bem pra ser obrigada a dar pulinhos e giros.
Não necessariamente. Qualquer um que trabalha com animais sabe que eles são imprevisíveis. Alguns não avisam quando tão com o humor do cão chupando manga...
Ressaltando, uma orca nunca tá ''bem'' pra dar punhos e giros.

Christhian
É por isso que meus antepassados comiam baleia! Ferro nelas!!
Não sei dos seus antepassados, mas os japoneses continuam comendo. E muito.

Zuzza
Veterano
# fev/10
· votar


StriKeWaR
E só dando um edit pros defensores do free wily, numa rapida pesquisa acabei de ver que essa espécie é uma das poucas que aparentemente matam por esporte......
A baleia mata por motivos que nós, humanos, não compreendemos, nem os pesquisadores.

Animais matam outros quando estão com fome, quando estão numa briga por território, fêmeas e seja o que for, a orca assassina mata pelo prazer de matar, qualquer coisa menor que ela, sem necessariamente haver algum motivo.
Ok. Como diabos vc sabe ou não o motivo pelo qual a baleia tá matando? Não seja ridículo, vai... Como vc sabe quando ela tá matando sem motivo ou com motivo? Sempre existe um motivo, até pro ser humano matar.

Eu não apoio a caça desse animal, nao apoio botarem ela num cubiculo pra treinar...mas falar "ai coitadinha o stress fez ela destruir a mulher" é mentira, esse bixo é um assassino em potencial desde sempre.
Meu filho, qualquer animalzinho é um assassino em potencial. Já te contei que um conhecido veterinário quase morreu por causa de um Pinscher de 2 kg? O que acontece, obviamente, é que a proporção de estrago que uma baleia teoricamente causaria ao ser humano é maior do que a maioria dos animais, por motivos mais do que óbvios. Isso não a torna uma assassina... Não confunda as coisas.

Realmente, uma veterinaria manja muito de orcas assassinas.
Nem precisa ser veterinária. Meu priminho de 5 anos compreende melhor o comportamento animal do que vc.

janick
Tem tudo que virar enlatado mesmo, É a lei da vida, para uma vida se manter, ela precisa sacrificar outra, independente que seja uma planta ou um animal, que tenha sistema nervoso ou não, é uma morte de qualquer forma. Além disso, é uma industria, move dinheiro, impulsiona a nossa evolução. Estamos apenas fazendo a nossa parte da cadeia alimentar.
Estamos sim, Rafa... Fazendo a nossa parte: destruindo o mundo e as outras espécies. Se vc acha isso evolução, então viva a evolução. Vc poderia ajudar bastante a evolução. Por que não começa a sair na rua matando os cachorros e gatos da rua pra comer? Evolução é isso.

No reino animal, animais também comem outros para manter-se, assim como acontece em nossa espécie. Então falar que nós apenas somos os monstros como falam, considero errado, isso tudo é apenas uma consequência natural da vida.
Animais comem outros por motivos justificáveis. O ser humano também... Porém, o ser humano ultrapassou a linha e não mata apenas por sobrevivência. Mata por conforto, por diversão, pelo diabo que for... Matar outro é consequencia natural da vida. Mas o que o ser humano faz não é natural, e vc sabe disso... Vc não é nenhum ignorante que EU sei.

StriKeWaR
Veterano
# fev/10
· votar


Ok. Como diabos vc sabe ou não o motivo pelo qual a baleia tá matando? Não seja ridículo, vai... Como vc sabe quando ela tá matando sem motivo ou com motivo? Sempre existe um motivo, até pro ser humano matar.

Ai é que tá, e como voces defensores sabem que ela precisou de um motivo?

Nem precisa ser veterinária. Meu priminho de 5 anos compreende melhor o comportamento animal do que vc.

Que bom, mande ele pro animal planet, pq se ele trabalhar com algum profissional do seu baixo nível ele ta na merd* ASHUHUASHUSAUH

Só rindo.

Dogs2
Veterano
# fev/10 · Editado por: Dogs2
· votar


Zuzza
Pow, tipo, gosto demais das coisas que vc fala, apesar de eu ser carnívoro (ainda?). Mas só pra me fazer de do-contra também acho que existe uma demonização exagerada do ser humano pra quem defende os animais. Acho insensato radicalizar os princípios só pra defendê-lo com mais força. Acaba que as pessoas com pontos de vista diferentes começam discutindo saudavelmente sobre suas opiniões que são moderadas e talvez até tenham pontos em comum, mas aí durante a discussão vão criando atrito, atrito... daqui a pouco um defende que todos os animais virem sanduba de lanchonete e o outro acha que o ser humano é a pior praga do universo. Aí eles acabam tomando esse pseudo-ponto de vista (que na verdade é só fruto de uma polarização de uma discussão) como o real ponto de vista deles, mas na verdade é injusto tanto com o animal como com o ser humano. E além de ser opiniões sem senso de realidade, muito etéreas e pouco pragmáticas.

Zuzza
Veterano
# fev/10
· votar


StriKeWaR
Ai é que tá, e como voces defensores sabem que ela precisou de um motivo?
Não precisa ser defensora. Qualquer indivíduo que tenha estudado etologia e fisiologia animal consegue diferenciar certos comportamentos.

Que bom, mande ele pro animal planet, pq se ele trabalhar com algum profissional do seu baixo nível ele ta na merd* ASHUHUASHUSAUH
Vc não vai conseguir arrumar briguinha comigo porque eu nunca me ofendo com esses tipos de comentários, muito menos em um fórum. Além do mais, a discussão sempre termina pra mim quando tem algum tipo de ofensa.

Zuzza
Veterano
# fev/10
· votar


Dogs2
É, mas só pra me fazer de do-contra também acho que existe uma demonização exagerada do ser humano pra quem defende os animais. Acho insensato radicalizar os seus princípios só pra defendê-lo com mais força. Acaba que as pessoas começam discutindo saudavelmente, aí vão criando atrito, atrito... daqui a pouco um defende que todos os animais virem sanduba de lanchonete e o outro acha que o ser humano é a pior praga do universo.
Vou ter que concordar com vc. O que acontece é que nós, que defendemos os animais, não admitimos que os animais possuem algumas más características, assim como os seres humanos. Na verdade, na minha opinião, o ser humano é sim a pior das espécies (em termos gerais)... Mas talvez eu concorde que isso seja justamente pela evolução, natural no universo.

StriKeWaR
Veterano
# fev/10 · Editado por: StriKeWaR
· votar


Olha que engraçado o que acabou de passar na tv, a mesma orca amiguinha e que não é assasina, esta envolvida em 2 outras mortes, uma em 91 de um treinador, e outra de um turista.

E acabaram de dizer que as orcas tem um poder de comunicação entre elas como qualquer outra animal, e assim como os animais atacam em bando, elas também "combinam o ataque a "presa", e que o turista foi morto dessa maneira.

Mas deixa pra la, Zuzza loka que cuida de cachorro manja mais que biólogos que estudaram o bicho a vida inteira.

Jesus de Nazaré Rei dos Judeus
Veterano
# fev/10
· votar


chama o dr. pet

Dark Luke
Veterano
# fev/10
· votar


Zuzza
Não tou menosprezando ngm. Que deus a tenha e que a família seja confortada de alguma forma. Mas quem procura acha...

Eu sei, não falei isso pra você, mas olhe alguns posts acima do meu, na verdade exatamente 1 post, aí você vai ver do que eu to falando.

buddy guy
Veterano
# fev/10
· votar


É por essas e outras que eu apóio estes caras aqui !!!!

Zuzza
Veterano
# fev/10
· votar


buddy guy
Tava falando pra CheshireCat que eu tava com uma vontade imensa de ir com esses caras do Sea Sheperd. Vontade imensa mesmo.
Admiro demais o trabalho deles...

Zuzza
Veterano
# fev/10
· votar


http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4286787-EI8141,00-EUA +apos+morte+de+treinadora+parque+cancela+show+com+orcas.html

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


Estou aqui apenas para lembrar a todos que orcas tecnicamente não são baleias. Elas são da família dos golfinhos(apesar de popularmente serem chamadas de baleias assassinas)

O termo baleia assassina é devido a uma tradução ruim do espanhol feita para o inglês(e que foi transmitida para várias línguas). A tradução deveria ser Orca, assassina de baleias, e não baleia assassina(pois as orcas caçam algumas baleias).


Zuzza

Com certeza vc sabe que há alguns animais que aparentemente matam por prazer(não há nenhum demérito nos animais que fazem isso).

As orcas matam e descartam até tubarões por diversão, e eliminam focas apenas para treinar as táticas de caça em grupo, abandonando a carne.

Chimpanzés espancam, fazem emboscadas e matam membros de outros grupos(além de membros desgarrados, sem grupo), e em alguns casos membros do próprio grupo. Eles fazem guerras a troco de nada(e algumas em busca de território, alimentos, fêmeas, em suma, o usual). Além disso ainda sequestram fêmeas e filhotes de grupos rivais, entre outros expedientes.

Mas eles também são extremamente inteligentes, usam e criam ferramentas(vários animais usam ferramentas naturais, mas poucos as criam), tem autoconsciência(assim como golfinhos e porcos) e podem ser muito carinhosos e protetores. Além disso transmitem aspectos culturais(e conhecimento) de seu grupo para as gerações seguintes.

Talvez a sede humana por sangue, assim como nossas melhores qualidades, venham muito da nossa ligação genética com chimpanzés(uma vez que temos ancestrais em comum).

Tento não romantizar os animais, e se alguns deles matam por prazer, não vejo problemas, afinal, nós humanos fazemos isso com bastante propriedade também.

ghostbastard
Veterano
# mar/10
· votar


ainda acho que deveriam colocar essa baleia numa arena de touradas só pra ela aprender.

Messiah King
Veterano
# mar/10
· votar


Orcas, são seres extremamente traiçoeiros, então, sem hipocrisia, falando que ela matou só pq tava presa, isso é uma puta duma mentira, pq golfinhos então n atacam? ou sei lá Focas?! Orcas brincam com a comida e com a caça, ontem foi um cara em algum programa desses tipo faustão,gugu sei lá, falando que mergulhou 2x com orcas e que nunca foi registrado nenhum ataque de orcas ao ser humano no oceano, só que eu vi um vídeo no youtube, da orca atacando um barco, barquinho pequeno tipo bote, a bixa dá um puta pulo em cima do barquinho, imagino o desfecho dessa história, visto que orcas geralmente andam em bando e pelo que eu me lembre ela se chamar Killer Whale pela grande habilidade de matar que elas possuem

Cheap Trick
Veterano
# mar/10
· votar


Zuzza
Não necessariamente. Qualquer um que trabalha com animais sabe que eles são imprevisíveis.
falou tudo. por mais que agente tente prever os comportamentos dos animais, hora ou outra eles podem nos surpreender. os mais bem adestrados podem fazer isso, imagine os selvagens...

makumbator
Com certeza vc sabe que há alguns animais que aparentemente matam por prazer(não há nenhum demérito nos animais que fazem isso).
eu concordo com isso. caçar esta no instinto de todas as especies. nao somenta caçar para se alimentar. vide minha cachorra, gosta de brincar de caçar os gatos, gatos dos vizinhos eu justifico talvez ela queira defender seu territorio. mas quanto aos gatos da minha casa? ela brinca de caçar eles tbm, por diversao, por instinto.

ela caça formigas, mosquitos. oq eles tao fazendo? nada, ela vai la e da uma patada, bum, ja era.

meu gato quando caça rato, fica brincando com o rato, deixa ele correr, morde ele, segura, depois deixa correr mais. pra que? ele nao vai comer o rato, o rato nao esta ameacando nada.

acho que dificil descobrir o que os animais pensam, mas com minha mente super aberta, penso dessa forma.

quanto as orcas, puta bixo esperto. depois desse acidente, li varios artigos e vi varios videos. elas cacando sao foda, o video que 4 delas derrubam o leao marinho é foda. elas indo até a praia buscar focas e pinguins, vao até o raso coisa absurda. elas jogando os golfinhos pra cima como se estivesse jogando volei. auahuaheu.

minha opinião sobre a morte da treinadora, é que a balei deveria estar brincando com ela, e por terem proporcoes diferentes, a treinadora nao aguentou a brincadeira e a baleia nao se tocou que ia fazer merda.

coisa que acontece mesmo.

=]

lula_molusco
Veterano
# mar/10
· votar


eu vi um vídeo no youtube, da orca atacando um barco, barquinho pequeno tipo bote, a bixa dá um puta pulo em cima do barquinho

AEHUAEHUAEHEUAEHAUEAHUHUA
esse vídeo é a coisa mais fake do planeta.

e golfinhos também atacam pessoas (vide brasil década de 90)

conheço um caso de uma senhora de 70 e poucos anos de idade que foi morta por seu leal poodle de 12 anos de idade. o bichinho pulou na traqueia e cráu, já era.
essa de dizer que só pq nasceu em cativeiro o animal não tem mais instinto selvagem e blablabla é papo furado.

lula_molusco
Veterano
# mar/10
· votar


Cheap Trick
minha opinião sobre a morte da treinadora, é que a balei deveria estar brincando com ela, e por terem proporcoes diferentes, a treinadora nao aguentou a brincadeira e a baleia nao se tocou que ia fazer merda.

Bingo. É isso que eu acho também.
Os treinadores do SeaWorld não nadam com essa orca, mas com as outras eles pulam em cima, surfam, seguram pelo bico, mergulham e o escambau. A tal da(o) Tilikum só queria brincar também. Até por que, se ela quisesse matar a treinadora como numa caçada, a orca viria de surpresa, e não ficaria fazendo truques com parte do corpo fora da água antes do "ataque".

Cheap Trick
Veterano
# mar/10
· votar


lula_molusco
orca viria de surpresa, e não ficaria fazendo truques com parte do corpo fora da água antes do "ataque".
exatamente. ou pelo menos mataria e comeria, ou arrancaria um pedaco, ou sei la... ai a noticia ia ser diferente. "orca come treinadora viva" ou "orca empala treinadora" ou sei la.

assim como brinco com minha cachorra de lutinha e as vezes(geralmente) passo dos limites e ela tbm, sem querer é claro. me morde um pouco mais forte, ou comeca a pular em cima de mim. mas no momento que eu falo para, ela para e ja era.
qualquer hora dessas ela arranca sangue de mim, ai se tiver alguem olhando é capaz de falar que a cachorra é má, ela é assassina, manda sacrificar, etc. mas ela tava apenas brincando ué, a culpa é minha de ter insentivado esse tipo de brincadeira.

Guitar_RdS
Veterano
# mar/10 · Editado por: Guitar_RdS
· votar


Tem um canal que se chama Animal Planet (ou Discovery Channel) e lá tem uma série que se chama Whale Wars. Esse programa mostra um grupo de defensores de baleias onde eles procuram navios-fábrica e os enfrentam. No ultimo episódio que eu vi eles entraram em confronto com um navio japonês. Eles jogaram bombas fétidas feitas de um ácido, essas fazem toda a carne apodrecer. Jogaram também um produto químico parecido com o sabão, só que quanto mais se lava, mais ele se espalha. No contra-ataque os japoneses jogaram flashbangs e bombas de gás lacrimogênio. Rapaz, é legal demais e vale ressaltar que o navio japonês tinha 3 vezes o tamanho do deles e 5 vezes o peso. Muito boa a série.

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


Engraçado é assistir a notícia no jornal da Record, os caras falando como se a culpa fosse da baleia hahahahah

Acho ridículo isso de tentar culpar um animal pela morte de um humano, se a mulher morreu a culpa não foi de ninguém, talvez dela mesma, mas ela estava lidando com um animal selvagem, de índole assassina no mar, simplesmente o animal não estava num bom dia e deu no que deu, se o meu cachorro as vezes fica de lua e não quer papo com ninguém aqui em casa, porque teria que ser ao contrário com outros animais?

Simonetti
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
As orcas matam e descartam até tubarões por diversão, e eliminam focas apenas para treinar as táticas de caça em grupo, abandonando a carne.

Se isto é um fato público e notório, desculpa ainda menos a treinadora, ou seja, então o fato da orca ter matado a treinadora é ainda mais compreensível, pois se todos sabem que a natureza deste animal é capaz disto, qual a surpresa?

O fato é: a treinadora sabia no que estava se metendo, e não é supresa nenhuma a orca ter feito isto... afinal, todos esperam exatamente isto de uma orca, não é?

Para piorar a situação, como a orca - que segundo você diz, tem uma natureza assassina - deve reagir presa em cativeiro, ganhando comida em troca de piruetas?

A propósito, a Preta Gil ficou ofendida por um usuário no Twitter tê-la chamado de baleia, dizendo que a Preta Gil assassinou sua treinadora. A Preta Gil (@pretamaria) vai processar. Eu acho que a associação das baleias de cativeiro também deveria processar o twiteiro, pois é uma comparação ofensiva às baleias.

makumbator
Moderador
# mar/10 · Editado por: makumbator
· votar


Simonetti

Se isto é um fato público e notório, desculpa ainda menos a treinadora, ou seja, então o fato da orca ter matado a treinadora é ainda mais compreensível, pois se todos sabem que a natureza deste animal é capaz disto, qual a surpresa?



Nenhuma surpresa mesmo. E é óbvio que a orca(e outros animais) não deveriam viver nesses lugares apenas para shows. Claro que esses centros dão a desculpa que fazem algumas pesquisas(comportamentais inclusive), mas é um ganho pequeno em vista do problema que causam aos animais.

Cheap Trick


minha opinião sobre a morte da treinadora, é que a balei deveria estar brincando com ela, e por terem proporcoes diferentes, a treinadora nao aguentou a brincadeira e a baleia nao se tocou que ia fazer merda.

Também acredito que possa ter sido algo nessa linha, mas mesmo que não seja, e a orca tenha matado apenas por um capricho, isso é algo que esses tratadores tem que lidar, faz parte do risco da atividade. Muito provavelmente a tratadora amava aquela orca em particular, mas também deveria manter uma boa dose de "respeito" e cuidado, pensando nesse tipo de situação.

CheshireCat
Veterano
# mar/10
· votar


O que mais me revolta é que a orca em questão não vai ser morta (*), não porque os donos do lugar acham que seria errado sacrificar o animal, mas sim porque ele é um $$$$ bom reprodutor $$$$.

Quantas pessoas mais vão ter que morrer pra que esses shows acabem?



(*) só pra evitar interpretações erradas, eu não acho que o animal deveria ser sacrificado.

Leblues
Veterano
# mar/10
· votar


CheshireCat
tem que devolver a baleia pro habitat natural dela.

janick
Veterano
# mar/10
· votar



Estou aqui apenas para lembrar a todos que orcas tecnicamente não são baleias. Elas são da família dos golfinhos(apesar de popularmente serem chamadas de baleias assassinas)

O termo baleia assassina é devido a uma tradução ruim do espanhol feita para o inglês(e que foi transmitida para várias línguas). A tradução deveria ser Orca, assassina de baleias, e não baleia assassina(pois as orcas caçam algumas baleias).


Zuzza

Com certeza vc sabe que há alguns animais que aparentemente matam por prazer(não há nenhum demérito nos animais que fazem isso).

As orcas matam e descartam até tubarões por diversão, e eliminam focas apenas para treinar as táticas de caça em grupo, abandonando a carne.

Chimpanzés espancam, fazem emboscadas e matam membros de outros grupos(além de membros desgarrados, sem grupo), e em alguns casos membros do próprio grupo. Eles fazem guerras a troco de nada(e algumas em busca de território, alimentos, fêmeas, em suma, o usual). Além disso ainda sequestram fêmeas e filhotes de grupos rivais, entre outros expedientes.

Mas eles também são extremamente inteligentes, usam e criam ferramentas(vários animais usam ferramentas naturais, mas poucos as criam), tem autoconsciência(assim como golfinhos e porcos) e podem ser muito carinhosos e protetores. Além disso transmitem aspectos culturais(e conhecimento) de seu grupo para as gerações seguintes.

Talvez a sede humana por sangue, assim como nossas melhores qualidades, venham muito da nossa ligação genética com chimpanzés(uma vez que temos ancestrais em comum).

Tento não romantizar os animais, e se alguns deles matam por prazer, não vejo problemas, afinal, nós humanos fazemos isso com bastante propriedade também.


+50 para você! Finalmente alguém sensato por aqui, e sem aquela visão de eco-chato que "animal não mata por prazer, isso e aquilo", e botando o bicho numa porra de um pedestal. Isso acontece sim, não só na nossa espécie. Os animais são mais parecidos conoscos do que a gente pensa...

Zuzza
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
Com certeza vc sabe que há alguns animais que aparentemente matam por prazer(não há nenhum demérito nos animais que fazem isso).
Olha... Isso é complicado de questionar. Primeiro lugar, o que seria matar por prazer? Como saber quando uma baleia mata ou não por prazer?
O que a etologia afirma é que, alguns animais (baleias, chimpanzés, leões), pode matar, em algum momento, sem motivo aparente para nós, seres humanos. Sem motivo aparente não significa matar por prazer. Significa que o motivo foi ignorado. Quando eu fiz essa disciplina, essa sempre foi uma questão complicada de debater... Não dá pra saber exatamente, porque não somos baleias. O que é considerado ''matar por prazer'', pra gente, obviamente não pode ser aplicado aos outros animais.
O que eu tenho certeza (por experiência e pela literatura), é que qualquer um tem um motivo (mesmo que for considerado fútil), para matar. No animal consigo enxergar mais motivos para se tirar uma vida do que para o ser humano.

As orcas matam e descartam até tubarões por diversão, e eliminam focas apenas para treinar as táticas de caça em grupo, abandonando a carne.
Matar tubarões não é consideradio, pela literatura, como diversão. Acontece que tubarões são competidores fortes na busca pela caça e a baleia se sente, com razão, ameaçada pelos tubarões. Isso é bem claro. E eu tbm consigo justificar a matança das focas pelas baleias. Serve, justamente como vc disse, pra ensinar e treinar as técnicas de obtenção de comida. Mundo cruel, mas necessário.

Chimpanzés espancam, fazem emboscadas e matam membros de outros grupos(além de membros desgarrados, sem grupo), e em alguns casos membros do próprio grupo.
Justificando pela etologia, esse tipo de matança é considerada como competição. Igual aos leões que matam machos do mesmo bando ou de bandos rivais. Isso é competição por fêmeas, por espaço, por comida. É a lei do mais forte, é a dominância, tem um motivo pra isso.

Eles fazem guerras a troco de nada(e algumas em busca de território, alimentos, fêmeas, em suma, o usual). Além disso ainda sequestram fêmeas e filhotes de grupos rivais, entre outros expedientes.
Eu não sei o que é fazer guerra a troco de nada pra vc... Mas, se a gente se colocar no lugar do animal, é fácil entender. Eles não tem fast food, não tem Mc Donald's, não tem sala de bate papo pra procurar parceiro e, hoje em dia, não tem nem mais um habitat natural que ofereça uma segurança pra uma espécie crescer e reproduzir (e isso deveria ser direito de todas as espécies existentes). Isso quer dizer que um animal (seja ele da mesma espécie ou não), é uma boca a mais pra alimentar. E o alimento é escasso, o território é cada vez menor... Alguns estudos indicam que, quanto mais perigoso for o local que os animais vivem (ou seja, falta de alimento, falta de espaço, falta de alguém saudável para reproduzir), mais matanças ''fúteis'' ocorrem. A etologia, hoje em dia, não usa mais o termo ''matar por prazer'' porque isso, teoricamente, não existe no reino animal. Pra tudo há justificativa.

Tento não romantizar os animais, e se alguns deles matam por prazer, não vejo problemas, afinal, nós humanos fazemos isso com bastante propriedade também.
Isso é fato e eu concordo com vc. Não sei, ao certo, quando eu estou colocando meu amor pelos animais acima da ciência... Porém, como eu adoro etologia, adoro me apoiar nas ideias dos estudiosos e nas minhas experiências profissionais. Eu não ficaria decepcionada com um animal se ele matasse outro por prazer. Porém, como sigo sempre a ciência, isso ainda não é algo que nós entendemos. Por isso, não acredito que algum animal mata pelo simples prazer de matar. Pode parecer ridículo, mas um animal consegue entender melhor do que o ser humano sobre a necessidade de manter outras espécies, pelo bem de todos, pra se manter a cadeira alimentar e o meio ambiente em harmonia.

Zuzza
Veterano
# mar/10
· votar


Messiah King
Orcas, são seres extremamente traiçoeiros, então, sem hipocrisia, falando que ela matou só pq tava presa, isso é uma puta duma mentira, pq golfinhos então n atacam? ou sei lá Focas?!
Qualquer animal ataca. Golden retriever ataca, baleias, focas, formigas, borboletas... Qualquer um que se sinta ameaçado.


Cheap Trick
mas quanto aos gatos da minha casa? ela brinca de caçar eles tbm, por diversao, por instinto.
Eles se matam? Isso é diversão, é treinar as habilidades, é passar o tempo, é interação.

ela caça formigas, mosquitos. oq eles tao fazendo? nada, ela vai la e da uma patada, bum, ja era.
Vide resposta anterior. Ele tá defendendo o território, tá se divertindo, tá passando o tempo, está treinando técnicas de caça.

meu gato quando caça rato, fica brincando com o rato, deixa ele correr, morde ele, segura, depois deixa correr mais. pra que? ele nao vai comer o rato, o rato nao esta ameacando nada.
Como vc sabe se o gato pensa ou não se está ameaçado? Os gatos são caçadores, é o instinto dele caçar, seja pra comer ou não.

minha opinião sobre a morte da treinadora, é que a balei deveria estar brincando com ela, e por terem proporcoes diferentes, a treinadora nao aguentou a brincadeira e a baleia nao se tocou que ia fazer merda.
Discordo. Assistindo ao vídeo, fica bem óbvio que a baleia se sentiu ameaçada e atacou a treinadora, mesmo que em menor proporção do que faria em outro animal maior.

CheshireCat
O que mais me revolta é que a orca em questão não vai ser morta (*), não porque os donos do lugar acham que seria errado sacrificar o animal, mas sim porque ele é um $$$$ bom reprodutor $$$$.
Eles pensando na grana, e eu pensando na preservação ambiental... De qualquer forma, matar a baleia por isso seria um absurdo.

janick
Isso acontece sim, não só na nossa espécie. Os animais são mais parecidos conoscos do que a gente pensa...
Pois é.

makumbator
Moderador
# mar/10 · Editado por: makumbator
· votar


Zuzza
Olha... Isso é complicado de questionar. Primeiro lugar, o que seria matar por prazer? Como saber quando uma baleia mata ou não por prazer?

O mesmo pode se dizer das pessoas, não? Muitos dos crimes de morte na sociedade humana tem analogia no mundo selvagem. Por exemplo: crimes passionais, mortes em guerras, disputas de poder(desde a briga pela boca do tráfico, brigas no trabalho, até as disputas nacionais, mortes em assaltos e tentativas de assaltos), tudo isso também acontece no mundo animal, adptado à realidade da vida selvagem.


No animal consigo enxergar mais motivos para se tirar uma vida do que para o ser humano.

Um serial killer também não mata impelido por sua mente? Mesmo que tenha prazer, também não é exatamente uma opção pessoal. Assim como vc não é uma baleia(hashsa...sem trocadilhos, hein), também não é serial killer(assim espero...) para saber o que se passa exatamente em uma mente como essa.

Eu não sei o que é fazer guerra a troco de nada pra vc...

As pessoas não vivem dizendo que as guerras(humanas) são sem sentido? Eu sinceramente não acho, mesmo que não concorde com a razão da maioria delas. Assim como pode ser possível achar uma causa no mundo animal, no mundo dos homens também. Nossas razões são tão boas quanto as deles.

Matar tubarões não é consideradio, pela literatura, como diversão. Acontece que tubarões são competidores fortes na busca pela caça e a baleia se sente, com razão, ameaçada pelos tubarões. Isso é bem claro. E eu tbm consigo justificar a matança das focas pelas baleias. Serve, justamente como vc disse, pra ensinar e treinar as técnicas de obtenção de comida. Mundo cruel, mas necessário.

Mas então não estaria um caçador(desses por esporte), também coberto por esse tipo de justificativa? Afinal, a caça esportiva sem dúvida pode moldar o caráter de alguém e de uma certa forma servir à sociedade humana(respeito à rotina, respeito à hierarquia e socialização em caça grupal, reafirmação da masculinidade, canalização "legal" da violência, desenvolver o aspecto lúdico em jovens agressivos).

Veja bem, eu não caço, mas vendo de fora(como advogado do diabo), também posso ver justificativas humanas até na caça esportiva.

A etologia, hoje em dia, não usa mais o termo ''matar por prazer'' porque isso, teoricamente, não existe no reino animal. Pra tudo há justificativa.

Novamente recorro ao exemplo do serial killer, eles também se justificam em suas mentes. Lembro-me do assassino de Riverside, que após ser preso disse que matava as prostitutas(matou dezenas ao longo de mais de 2 décadas) porque elas não prestavam, degradavam a sociedade, e ninguém sentiria a falta delas mesmo... em suma, ele também não matava sem uma razão por trás(mesmo sentindo prazer).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baleia mata treinadora em frente ao público no parque SeaWorld na Flórida