Brasil sofre com escassez de engenheiros

Autor Mensagem
Lucas Borlini
Veterano
# dez/09 · Editado por: Lucas Borlini


Área é considerada estratégica, mas faltam professores e novos cursos = Lisandra Paraguassú

O projeto brasileiro de crescer 6% ao ano pode esbarrar em um problema básico: a falta de engenheiros.
Apesar de ter crescido nos últimos anos, essa é uma área da graduação que anda a passos lentos e é deixada para trás por cursos como Administração e Direito. Um levantamento feito pelo Estado mostra que, entre os 589 cursos autorizados pelo Ministério da Educação entre julho de 2008 e agosto de 2009, apenas 13% eram da área.
Nem mesmo as novas universidades públicas têm ajudado muito: entre os 283 cursos que estão sendo ofertados pelas 12 novas federais, apenas 52 são de Engenharia.

O governo federal já reconheceu essa área como estratégica para o País. Ainda assim, o Ministério da Educação tem dificuldade em incentivar novos cursos. Falta de profissionais para ensinar e o alto custo da criação de laboratórios inibe instituições privadas, que preferem se dedicar a áreas mais simples, como Pedagogia, Administração ou Direito, ou investir em cursos como Medicina e Odontologia, que têm alto custo mas também alta procura e rendem mensalidades caras.

Tanto que a Engenharia é uma das únicas áreas do ensino superior em que a distribuição de vagas é praticamente meio a meio entre públicas e particulares. Na soma geral, 75% das graduações estão na mão de faculdades privadas.

Dos cursos autorizados no período de 12 meses, mais uma vez Administração é campeã: foram 63.
Número igual ao de Ciências Contábeis. As denominações de Engenharia - que vai desde a civil até naval e aeronáutica, passando por florestal, entre outras - somam 77.

Desde 2002, o número de vagas disponíveis em cursos dessa área cresceu 40%.
Parece muito, mas o patamar de partida era muito baixo. Em 1991, enquanto Direito já tinha 35 mil vagas nos vestibulares, Engenharia mal passava de 5 mil.
Hoje, todos os cursos de Engenharia no País somam pouco menos de 120 mil vagas - excetuando-se ainda Engenharia de Alimentos e outras denominações que são, na verdade, cursos de tecnologia.
É pouco mais de 4% de todas as vagas de ensino superior do País.
Já Administração, com suas 526,3 mil vagas, representa mais de 18%. Também foi a área que mais cresceu desde 2002: 60%.

Na Coreia do Sul, 26% de todos os formandos são engenheiros. No Japão, 19,7%. Mesmo o México, país em desenvolvimento com indicadores semelhantes aos brasileiros, hoje tem 14,3% de seus formandos nessa área. Na China, eles alcançam 40%.

Além disso, como candidatos a engenheiros tendem a demorar mais para terminar a faculdade ou deixar o curso antes da conclusão, tem-se um quadro de escassez.
Uma análise feita pelo Estado mostra que o número de formandos em 2007 era apenas a metade do número de ingressantes cinco anos antes - o que pode indicar evasão, troca de curso ou pelo menos atraso para terminar a faculdade. Na Pedagogia, esse índice chega a 80%. Em Direito, passa de 60%.

"Toda vez que o País cresce por alguns anos seguidos, nos deparamos com essa situação limite. Temos um enorme déficit de mão de obra qualificada. Não há um plano claro de reversão disso, nos parece que falta um plano estratégico", diz Rafael Lucchesi, diretor de operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O diretor da CNI afirma que uma lógica de mercado faz com que as instituições privadas optem por cursos mais baratos, mas reclama que o MEC precisa ter uma ação mais direta. "Tem faltado uma política de indução mais forte. Talvez precisemos de uma interlocução mais direta com o ministério, algo mais permanente."

A área já sofre por falta de interessados.
Estudo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) revela que, de cada 800 estudantes matriculados no ensino fundamental, apenas 1 opta por Engenharia - a maioria, na verdade, nem chega à faculdade para ter uma opção.

Números
= 13% dos 589 cursos
autorizados pelo Ministério da Educação entre julho de 2008 e agosto de 2009 são da área de Engenharia
= 52 cursos de Engenharia
estão entre as 283 carreiras oferecidas pelas 12 novas universidades federais
= 120 mil vagas
são oferecidas atualmente nos cursos de Engenharia do País

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091130/not_imp474088,0.php
Apoio: http://www.synerhgo n.com.br

Adrianodevil
Veterano
# dez/09
· votar


Uma vez assisti uma palestra bem interessante em que em determinado momento o cara comparava o grau de desenvolvimento do país ao número de Engenheiros... Havia uma proporção e o Brasil estava bem atrás... A China era o destaque... E realmente falta esse tipo de profissional... E mais do que isso, dentro dos próprios formados em Engenharia, ainda há aqueles que saem da graduação totalmente despreparados... Eu to lutando pra não sair assim ahhaha =P

Mas ao mesmo tempo, chega a ser irônico todo esse processo... Os indicadores relatam falta de Engenheiros, mas você encontra muitos deles trabalhando em Bancos e no Mercado Financeiro... Muitas empresas contratam Engenheiros como técnicos para não precisar pagar o piso salarial...

Outra coisa realmente triste é que muitos dos bons Engenheiros se formam e não voltam seus olhos para a carreira acadêmica... Aqui na Politécnica de São Paulo, felizmente, tenho bons exemplos que mostram o que os profissionais deveriam fazer... Um professor meu, muito experiente na área de cálculo estrutural, e presidente de uma empresa de Engenharia dedica 8 horas semanais dele para aulas na Faculdade... Isso tudo por vínculo livre... Bem bacana isso...

Espero que no futuro pelo menos isso aí aumente os nossos salários _o/

Lucas Borlini
Veterano
# dez/09
· votar


Adrianodevil
Eu to lutando pra não sair assim ahhaha =P[2]

Tbm to sofrendo com isso.

Mas a situação é triste mesmo, o ensino da engenharia tbm ta muito ruim.

Cara, eu estudo numa faculdade que não tem nem laboratório, o laboratório aqui é uma salinha que parece um estoque.

Eu tenho varias respostas de engenheiros quanto ao texto acima, vou posta-las daqui a pouco.

Lucas Borlini
Veterano
# dez/09
· votar


A propósito, dia 11/12 -> Dia do Engenheiro.

Feliz dia do Engenheiro!!!

paranauê
Veterano
# dez/09
· votar


Feliz dia do Engenheiro!!!

o/

Enfim. É foda, mas é Brasil, né. "Ahh, engenharia, eca, coisa de nerd". Essa é a visão da maioria dos 'estudantes' de ensino médio.
Logo, tende a isso mesmo. Melhor pra nós...

Non-Toxic
Veterano
# dez/09
· votar


é nói

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Isso é culpa do estado cada vez mais inchado.

O Lula fica criando cargos e mais cargos com várias regalias. Isso leva os jovens a fazer adm e direito em busca de um teta vitalícia.

Uma verdadeira fuga de cérebros.

Sedank
Veterano
# dez/09
· votar


O foda é que o Brasil tem muito engenheiro, mas 95% deles não exercem a profissão.

Lucas Borlini
Veterano
# dez/09
· votar


Respostas de alguns engenheiros quanto ao texto acima (não citarei os nomes):



Caros Amigos,

O que ocorre é, o que um amigo disse Mobilização da Classe, através do CREA........ vcs já foram no CREA, aquilo parece um Banco Comercial, é um órgão fiscalizador só para multar, embargar e não orientador.. ......entã o como vão discutir a carência de profissionais e isto não é só na área da engenharia é geral.






Caros amigos ,o CREA é um órgão fiscalizador , e faz sua função ( muito mal do meu ponto de vista) , acho que não é o caminho, acredito que se polarizarmos esta discussão e tratarmos do assunto com alto nível, talvez possamos definir novamente qual é o papel do Engenheiro, somos treinados na fase escolar em uma quantidade de matérias que nos permite "navegar" em várias áreas ,mas normalmente não nos filiamos ou criamos nenhuma entidade para fortalecer nossa atuação como desenvolvedores, aplicadores ou fiscalizadores de tecnologia aplicada, normalmente o que vejo é uma selva cujo nível de disputa é mais prejudicial que útil a nossa classe, vejo também um enquadramento e sub utilização das nossas capacidades o que leva a formatação de patamares inadequados de valores de mercado dos salários ofertados, ao mesmo tempo vejo reclamações de que não há mão de obra com boa qualificação para cargos gerenciais , passamos nas ultimas décadas por uma avalanche de modelos administrativos que trouxeram um enorme avanço no conhecimento , mas também muita restrição aos profissionais em função da eterna redução de custos a todos imposta.
Embora possamos rechaçar ou "rechear" a minha opinião acima , proponho aos colegas que acredito sejam muitos na área de manutenção , fazermos um fórum de discussão que nos conduza a melhoria dos nossos conceitos sobre a nossa profissão seja ela de que especialidade for e também a nossa postura diante de um mercado que sabemos , necessita de Engenheiros, pois todos os países que cresceram o fizeram utilizando-se extensamente desta classe







Senhores,

Ao meu ver, devemos buscar o fortalecimento da categoria, que o restante será consequencia. Assuntos dessa magnitude têm que naturalmente gerar, em cada um dos interessados, vontade em debater e definir um caminho a ser tomado. É triste ter que dizer isto, mas já vi neste grupo assuntos relacionados, por exemplo, a vagas de emprego dar mais "ibope" do que o em questão.

Acredito que estamos pagando o preço da desunião existente em nossa classe, que ao meu ver vem desde a a nossa graduação. São poucas as instituições que estimulam a discussão sobre ética na profissão, entre os alunos de engenharia.

Devemos nos unir em prol da proteção da categoria e, porque não, criar o nosso "ATO ENGENHEIRO", pois, ao meu ver a profissão esta sendo "prostituída" .

Por fim, gostaria de salientar que essa é uma opinião pessoal e que não sou dono da verdade. Apenas quero incentivar os colegas a manifestarem as suas opniões. Como foi dito nos e-mails anteriores, podemos criar um forum de debate para que esse assunto difunde entre todos os interessados.

Abraço a todos.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


Isso leva os jovens a fazer adm e direito em busca de um teta vitalícia.


Uma das frases mais ridículas que eu já li na minha vida.

Gan
Veterano
# dez/09
· votar


a culpa é do ensino básico. a criança não aprende matemática direito nos primeiros anos devido ao ensino ruim na maioria dos casos (as vezes pq nao tem aptidão mesmo) e acaba achando q uma coisa simples como a matemática é complexa.

mais um engenheiro/matemático/físico q se perde e vai pra uma profissão cujo raciocínio necessário seja bem menor.

E ainda tem q os q acham q manjam , entram na faculdade e não aguentam o tranco.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel

Uma das frases mais ridículas que eu já li na minha vida.


Ridículla porque é verdadeira, e você sabe disso.

Quantas pessoas não entram pra área de humanas com o único objetivo de "estudar pra concurso"?

Lucas Borlini
Veterano
# dez/09
· votar


Mais respostas:



Colegas,
infelizmente, o grande culpado desta situação são os proprios engenheiros, me formei em 1979, e vi muita coisa acontecer, ao longo dos anos, vi quando o engenheiro era referencia em salario no pais, e vi quando ele se tornou um pouco melhor que um tecnico.
muita vezes porque existe engenheiros formado em instituições de baixo nivel, que nao conegue acompanhar o nivel tecnico das grandes escolas, que preparam melhor o aluno. então vem a sobrevivencia. baixando o seu ganho... e os de melhor formação ---- por medo ---se submentem ---- eu sou do patamar dos 15 mil acima, apenas como engenheiro, mor no nordeste, se nao me querem como engenheiro, vendo côco ,na praia, mas não vendo barato aquilo que me custou claro...
pensem...e noa se nivelem pelo ruim, deixe que ele se destrua sozinho






Senhores,
tenho acompanhado esse importante debate, e gostaria de deixar aqui minha opinião sobre o assunto. Sou Engenheiro Eletricista formado a 2 anos, por uma Universidade particular e até o momento não consegui uma oportunidade. O que eu vejo que vem acontecendo com nossa profissão é uma desvalorização monstruosa. Antigamente o Engenheiro era o mais importante na industria, era respeitado por todos e hoje vejo que isso não acontece. De quem é a culpa? Na verdade todos temos uma parcela de culpa, desde o governo (através do MEC e dos órgãos fiscalizadores) até nós mesmos que, conforme já foi dito por outros aceitamos salários abaixo do merecido por nós (vejo Engenheiros concursados ganhando menos que o piso salarial estabelecido pelo CREA).
Porém um dos principais problemas, na minha opinião são as diversas especialidades que foram criadas ( na minha opinião com uma jogada de MARKETING das faculdades), o que faz com que o curso perca sua credibilidade, se tornando um profissão "PROSTITUÍDA" . Hoje em dia temos: ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO, ENGENHARIA MECATRÔNICA, ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS, ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO AUTOMOTIVA, ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO, entre outras. Na minha opinião todas essas deveriam ser especializações da tradicionais, como: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, entre outras.
Além desse problema o acesso ao curso de Engenharia está cada vez mais fácil e a qualidade dos cursos cada vez pior. Conheço Engenheiros que não conseguem ler um desenho técnico, e dizem que não viram isso na faculdade. Conheço faculdades sem laboratórios, para desenvolvimento de projetos de pesquisa e aulas práticas, enfim, os cursos estão cada vez mais medíocres e existe até curso de 4,5 anos.
Pessoal, na verdade o problema parece ser geral, uma vez que a qualidade do ensino no Brasil está de mau a pior. Sou professor e dou aula particular. Tenho um aluno que estava no 3º Período de Engenharia e não sabia nem as leis de NEWTON. Não sabia achar o peso de um corpo em queda livre. Como esse cidadão consegue entrar num curso de Engenharia? Que vestibular foi esse que ele fez? As faculdades estão preocupadas com a quantidade de alunos (principalmente as particulares) e não com a qualidade dos profissionais por elas formados.
Por isso que escutamos no dia-a-dia piadinhas como: ENGENHEIRO É AQUELE QUE MEXE COM ENGENHO....
Infelizmente não sei onde vamos parar, mas com certeza se as autoridade e o sindicato dos engenheiros não tomarem uma providência, perderemos totalmente o nosso valor.

Temos que continuar essa discussão e tentar achar uma solução.






Concordo com vc Leonardo, mas tbm queria dizer algo, eu estou no 6º período de engenharia de produção (curso criticado por alguns no grupo), sou ciente que sua grade poderia ser mais específica com intuito de ter não ter um leque tão grande para atuação, mas tenho comigo, que não basta somente o título de Engenheiro, mas sim sua dedicação e vontade naquilo que faz, creio que isto eleva qualquer engenheiro, formado em qualquer faculdade ao topo.

falo isto por min mesmo, por estar cursando engenharia , participei de uma seleção interna para gerência da área cosmética na empresa onde trabalho (empresa de destaque nacionalmente na área cosmética e farmacêutica) , consegui a vaga, e com os conhecimentos adquiridos com as disciplinas, e lógica com a força de vontade, venho conseguindo excelentes resultados com redução do quadro de funcionários, aumento da produção, redução significativa na perdas de vendas, entre outros...






Prezados Engenheiros, bom dia!!!

Realmente a situação do País em se tratando de Ensino Superior esta crítica, escolas particulares que estão formando profissionais de baixissíma qualidade, basta verifircarmos o IGC e pegarmos uma média das Escolas Particulares de Engenharia que verificaremos o IGC (Índide Geral de Cursos), o resultado encontrado será NOTA 2,0, ou seja, insatisfatória, este índice causa uma descrebilidade total da Escola. O fato é tão grave que possuo um Programador de Manutenção, que por sinal é um excelente profissional, o mesmo esta cursando Eng. Elétrica em uma Escola particular e me confidêncou que não tinha o segundo grau completo, esta terminando um supletivo nas pressas para poder regularizar a situação junto a Instituição de Ensino, isso nos leva a concluir que não existe credibilidade nenhuma.

Claro que não podemos generalizar mais podemos atestar que a maioria destas escolas não fazem o que deve ser feito....tenho muito orgulho de ter frequentado os 5,5 anos de Enmgenharia Mecânica em uma FEDERAL, lá sim, se rala bastante, e se forma profissionais de qualidade, dos 30 (trinta) alunos que entraram comigo apenas eu e mais quatro colegas conseguimos concluir o curso o resto abandonou por vários motivos.....

Conversando com alguns amigos que terminaram em Escolas particulares, é praticamente unânime, eles concordam que uma escola Federal, apesar de todos os problemas é o caminho certo para prover um Engenheiro com a formação que o mercado de trabalho exige. Com relação aos salários concordo com a opinião do José Luiz COUTINHO, aqueles que se submetem a salários inferiores ao Piso Salarial infelizmente é uma situação difícil.....ainda não estou ganhando os 15 mil como citado, rsrsrs, estou na luta para isto, rsrsrsrs, mas jamais ganhei abaixo do piso desde que me formei.

boa sorte a todos,

Lucas Borlini
Veterano
# dez/09
· votar


E a minha resposta ao texto acima foi a seguinte:

Prezados amigos, bom dia!

Não acho que devemos jogar a culpa da má formação dos engenheiros em cima das faculdades somente, pois todos nós sabemos que, atualmente, a qualidade do ensino é precária nos ensinos fundamental e médio.
Não sou formado ainda, mas na minha posição de estudante eu percebo que grande parte da minha dificuldade é herança de um mal ensino médio e fundamental.
Independente da faculdade que o candidato esta cursando (ou seu curso) é muito claro perceber que o aluno que chega melhor preparado tem melhor disposição para o aprendizado, consegue melhores notas e tudo mais. Eu já vi e conheço ótimos alunos de faculdades particulares que tem muito mais conhecimento e preparo do que alunos que estudam em faculdades publicas/federais e isso me leva a entender que o problema não esta só na faculdade, no CREA, ou no MEC mas também em um conjunto de fatores que partem desde nosso ensino fundamental.

Lendo os textos abaixo confesso que me preocupei pois percebi que (analisando minha atual situação) corro grande risco de me formar como um engenheiro despreparado, mas por outro lado levo em conta que tenho experiência profissional (pouca mas tenho) e que ainda tenho tempo de me preparar melhor.

No mais, acho que não devemos culpar a instituição de ensino apenas mas sim todo o conjunto de ensino desde a escolinha mesmo porque por melhor que seja a instituição, se o aluno estiver desinteressado/desanimado ele não vai aprender nada e também devemos considerar que grande parte dos alunos trabalha E estuda (muitos ate são pais de família ou "donos-de-casa") e nós sabemos o quanto o trabalho pode ser castigador.

E quanto a faculdades que "arrancam o couro" do estudante... bem, eu acho que ser difícil não é sinônimo de ser de qualidade, porque se fosse assim os professores deveriam dar um curso de FISICA pros alunos de ENGENHARIA e sem passar a matéria, deveriam deixar os alunos ralarem com auto-didatas.

Espero um dia ser um bom engenheiro.


Sds,

Lucas Borlini

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Gan

a culpa é do ensino básico.


Também. Principalmente agora, que o governo vai proibir os estudantes de repetirem de ano.

Qualquer anta desse calibre se forma no ensino médio hoje em dia sem nenhum esforço.

Gan
Veterano
# dez/09
· votar



Qualquer anta desse calibre se forma no ensino médio hoje em dia sem nenhum esforço.

hauauahuhuahuaahuhuauahauuahauaau

SuperGeo
Veterano
# dez/09
· votar


Lucas Borlini
E quanto a faculdades que "arrancam o couro" do estudante... bem, eu acho que ser difícil não é sinônimo de ser de qualidade, porque se fosse assim os professores deveriam dar um curso de FISICA pros alunos de ENGENHARIA e sem passar a matéria, deveriam deixar os alunos ralarem com auto-didatas.

Cara as matérias que eu mais me ferrei na faculdade foram as que eu melhor aprendi. Mas não porque o professor largava os alunos, as aulas eram boas. Só que o que era cobrado nas provas exigia domínio total mesmo da matéria.

GuitarDrummer
Veterano
# dez/09
· votar


Sinceramente.
Eu faço Direito. Sei que tem muito jumento que vai pra Direito pra tentar passar em concursinho. É fato, Direito é o curso que mais abre vagas pra concursos, junto com administração.

Acho uma pena que faltam engenheiros. Sério, tirando Direito, que é a minha área, o curso que mais respeito é Engenharia.

Vamo, galera, vamo virar engenheiro pra dar dura em peão!

izzystradlin
Veterano
# dez/09
· votar


falta uma boa faculdade pra auxiliar de pedreiro... =)

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/09
· votar


A culpa é do mongolismo agudo e do baixo qi da população brasileira.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


MajorKong
Quantas pessoas não entram pra área de humanas com o único objetivo de "estudar pra concurso"?


Você fala isso por você. Estou fazendo COMEX e pretendo fazer pós em Economia para seguir carreira e quem sabe trabalhar lá fora.

Prefiro mil vezes isso do que ficar trocentos anos estudando e depois ter que ir trabalhar no SUS.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel

Não precisa ficar mordidinho não. Em algum momento eu falei que direito e adm são cursos de gente burra?

Pelo contrário, se eu falei em "fuga de cérebros", é porque a distorção da máquina burocrática está levando os capacitados para áreas onde eles não são necessários.

Prefiro mil vezes isso do que ficar trocentos anos estudando e depois ter que ir trabalhar no SUS.

Deixa de mimimi que não pega bem.

Nada pior que gente que se ofende fácil. Parece que tem complexo de inferioriade. Você pegou um fato nada a ver e respondeu como se fosse um ataque à sua área.

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

Não é mimimi não, é que você sempre gosta de generalizar as coisas.

Você não tem noção de quantas portas me abriram depois que comecei esse curso.

MajorKong
Veterano
# dez/09 · Editado por: MajorKong
· votar


Murillo Wendel

Você não tem noção de quantas portas me abriram depois que comecei esse curso.


Cara, que bom, que legal, parabéns, show de bola, chuchu beleza!

E o que PORRA isso tem a ver com alguma coisa que eu falei?

Eric Clapton
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong

E o que PORRA isso tem a ver com alguma coisa que eu falei?

NADA!

Extamente por isso.

guitarclub
Veterano
# dez/09
· votar


isso me alegra, e muito!!!

final do ano que vem lá vai eu prestando vestibular pra eng mecânica!!!

_Raulzito_
Veterano
# dez/09 · Editado por: _Raulzito_
· votar


Cara as matérias que eu mais me ferrei na faculdade foram as que eu melhor aprendi. Mas não porque o professor largava os alunos, as aulas eram boas. Só que o que era cobrado nas provas exigia domínio total mesmo da matéria.(2)

Vou para o segundo ano agora, mas parece que funciona assim mesmo.

197873
Veterano
# dez/09
· votar


Sedank
O foda é que o Brasil tem muito engenheiro, mas 95% deles não exercem a profissão.

Sou professor e na escola onde trabalho apenas um professor de matemática não é engenheiro de formação.

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Murillo Wendel
Uma das frases mais ridículas que eu já li na minha vida.

/estudante de adm ou direito

-Toolbar-
Veterano
# dez/09
· votar


Nos dias de hoje é fácil encontrar pedreiro que ganha mais que um engenheiro.


Quem vc prefere contratar? Um pedreiro com 30 anos de experiência, que já levantou inúmeras casas? Ou um engenheiro que se formou na Unip e no ensino médio só ficava de recuperação?


Pois é, é drástica a situação. Ainda mais com técnicos fazendo o serviço por um preço mais baixo.


Serei engenheiro, e vou ralar. Será a profissão que vou levar pra minha vida. Vou aproveitar bastante a faculdade, tanto na zuera quanto nos estudos. Saber separar as coisas é o ideal. E vou procurar extrair o melhor de mim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Brasil sofre com escassez de engenheiros